Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mariotti

Litragem Para Woofers E Mid-bass De Porta

Recommended Posts

Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida à respeito de mid-bass/woofers/coaxiais/triaxiais de porta.

Há algum tempo notei que trocar o alto-falante original de porta do carro por um outro de qualidade e potência superior nem sempre tem um rendimento satisfatório...

Qual a razão disso? Seria a litragem? Características do alto-falante?

Como posso saber a condição ideal para se instalar um determinado alto-falante e obter dele seu máximo rendimento? Fazer uma espécie de caixa embutida na porta para um mid-bass ajuda? Existem programas para calcular isso, como o WinISD, que uso para calcular caixas de subwoofer?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc tá perguntando isso pq ñ quer usar pezinho, certo?

A porta ñ é mesmo o melhor lugar p/se instalar um falante. Porém, p/a maioria, é a única solução. Alguns carros, atá q ajudam um pouco, c/um bom forro de porta e vedação por trás dele, como é o caso do golf. Mas outros carros, principalmente carros básicos, a porta é um verdadeiro lixo. Nesses casos, a solução pode ser a aplicação de manta asfáltica. Há vários tópicos falando sobre o assunto. Basta fazer uma pesquisa e encontrará vários. No caso dessas portas mais simples, investir num kit caro sem tratar a porta é quase q jogar dinheiro fora mesmo. Investir num kit mais barato e tratar a porta pode realmente te dar resultados bem mais satisfatórios.

Há também uma opção melhor, q é a instalação em door-pod (selado ou dutado).

Quanto aos programas, dá uma olhada nos artigos, na parte de softwares. Procura por Bass Box e WinISD.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Alves! Obrigado pela resposta.

Minha dúvida não é tanto por causa dos pezinhos. Até estaria disposto a instalar um pezinho no meu carro, apesar de achá-los um pouco incômodos.

A dúvida é que às vezes, você trocar um alto-falante original do carro, como do Fiat Stilo ou do VW Golf, por exemplo, por um alto-falante de melhor qualidade e mais potente, não trazem necessariamente um resultado bom. A impressão que tenho é que eles foram meticulosamente estudados para aproveitar o máximo da acústica da porta e simplesmente trocar o alto-falante não vai melhorar o sistema, porque o novo não necessariamente "casará" com a porta.

Interessante o que você disse sobre o door-pod. Lembrei que li alguns tópicos sobre isso e vou procurá-los novamente. Acho que será útil.

Quem puder postar mais informações teóricas/técnicas, por favor, ajudem.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

A porta do golf é muito boa.

Quanto ao quesito "potência do falante", prefiro ñ comentar muito, pois acho q potência ñ é tudo.

Alguns falantes exigem grandes volumes. Por isso, são instalados nas portas. Outros, exigem menor volume e são indicados p/pezinhos.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...