Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Moh Limpeza

Alto Xmáx, Qual Objetivo?

Recommended Posts

Pessoal tava vendo esse video de prototipos de sub com uma nova suspenção, que aumenta o xmax, mas fico na duvida pra que um xmax tao grande, pois me parece que o timbre fica bem estranho(desse Boston). Enton, o xmax alto favorece SPL ou faz os graves descerem mais?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho q Xmax alto é pra ter maior SPL.. pois vai movimentar uma quantidade maior de ar .. o volume de ar movimentado é dado pela área do cone(Sd) x deslocamento do cone (Xmax)

se vc pegar um JL 10W0 q desce bem e tem um ótimo timbre.. ele naõ tem Xmax muito grande.... ja um 10W7 tem um Xmax bem maior...

Compartilhar este post

Link para o post

Pow é isso que eu tava pensando Royo, pq ele funciona como uma 'bomba' de ar, mas fica esquisito o som, parece que tá amassando plastico sei lá..

Compartilhar este post

Link para o post

o problema de falante com alto x-max é que normalmente exige bastante potencia pra excursionar e os amplificadores tem que ter controle sobre o cone, sem controle o som fica com distorçao mecanica, que pra voce deve ser esse som de amassar plastico.

o amplificador empurra o cone pra frente. em seguida ele tem que ter força pra puxar o cone pra tras, mas o amp tem que vencer a força que empurra o cone pra frente mais a energia que a bobina armazenou (contra força eletro motriz). por isso muitos dizem que é importante o controle de cone, entendeu? tem que ser bom de arrancada mas tem que ter um freio melhor ainda. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhh, pensei que o controle de cone era com a construçao do sub, nao sabia que era com o ampli tb não... Quais seriam exemplos de ampli com esse controle? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

outra coisa nao... mas esse sub pula pra k@r@lho

Compartilhar este post

Link para o post
Ahhh, pensei que o controle de cone era com a construçao do sub, nao sabia que era com o ampli tb não... Quais seriam exemplos de ampli com esse controle? :blink:

Bom, essa é uma característica importantíssima para graves definidos e firmes, aliás importante para toda a faixa.

FA todos tem, uns mais outros menos.

Um studio-r garante coisa tipo FA = 2000 em toda faixa.

Os Fosgates geralmente garantem FA > 200 a 4 ohms.

Os Soundigital tb tem ótimo fator de amortecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Entao fator de amortecimento(FA?) é que faz esse controle do cone? A partir de qual valor seria interessante um FA num ampli automotivo?

Valeu ae pelos esclarecimentos... :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
Entao fator de amortecimento(FA?) é que faz esse controle do cone? A partir de qual valor seria interessante um FA num ampli automotivo?

Caramba, eu também não sabia que esse excursionamento do falante era controlado pelo amplificador. Achava que era devido ao funcionamento normal do falante.

Agora, como esticam esses falantes hein... imagina o deslocamento de ar e o grave que eles proporcionam... já fico babando no teclado! :)~~~~

Compartilhar este post

Link para o post

Falar me termos de mínimo aceitável fica complicado, difícil estabelecer. Depende do nível de exigênca de cada um.

O detalhe é que muitos fabricantes automotivo mentem na potência ou em especs diversas; nem sempre as especs vem completas ou mesmo é padronizada na forma de medir.

Como disse Os soundigital em 4 ohms e alguns Fosgates o FA é 200 ou pouco mais a 4 ohms. Considero bons amplificadores automotivos, mas este valor é bastante inferior ao valor do FA em bons amplificadores profissionais. Para não ficar sem resposta: um bom valor para automotivo é 200.

Flw

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...