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Moh Limpeza

Alto Xmáx, Qual Objetivo?

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Pessoal tava vendo esse video de prototipos de sub com uma nova suspenção, que aumenta o xmax, mas fico na duvida pra que um xmax tao grande, pois me parece que o timbre fica bem estranho(desse Boston). Enton, o xmax alto favorece SPL ou faz os graves descerem mais?

 

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eu acho q Xmax alto é pra ter maior SPL.. pois vai movimentar uma quantidade maior de ar .. o volume de ar movimentado é dado pela área do cone(Sd) x deslocamento do cone (Xmax)

 

se vc pegar um JL 10W0 q desce bem e tem um ótimo timbre.. ele naõ tem Xmax muito grande.... ja um 10W7 tem um Xmax bem maior...

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Pow é isso que eu tava pensando Royo, pq ele funciona como uma 'bomba' de ar, mas fica esquisito o som, parece que tá amassando plastico sei lá..

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o problema de falante com alto x-max é que normalmente exige bastante potencia pra excursionar e os amplificadores tem que ter controle sobre o cone, sem controle o som fica com distorçao mecanica, que pra voce deve ser esse som de amassar plastico.

 

o amplificador empurra o cone pra frente. em seguida ele tem que ter força pra puxar o cone pra tras, mas o amp tem que vencer a força que empurra o cone pra frente mais a energia que a bobina armazenou (contra força eletro motriz). por isso muitos dizem que é importante o controle de cone, entendeu? tem que ser bom de arrancada mas tem que ter um freio melhor ainda. :legal:

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Ahhh, pensei que o controle de cone era com a construçao do sub, nao sabia que era com o ampli tb não... Quais seriam exemplos de ampli com esse controle? :blink:

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outra coisa nao... mas esse sub pula pra k@r@lho

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Ahhh, pensei que o controle de cone era com a construçao do sub, nao sabia que era com o ampli tb não... Quais seriam exemplos de ampli com esse controle? :blink:

Bom, essa é uma característica importantíssima para graves definidos e firmes, aliás importante para toda a faixa.

 

FA todos tem, uns mais outros menos.

 

Um studio-r garante coisa tipo FA = 2000 em toda faixa.

 

Os Fosgates geralmente garantem FA > 200 a 4 ohms.

 

Os Soundigital tb tem ótimo fator de amortecimento.

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Entao fator de amortecimento(FA?) é que faz esse controle do cone? A partir de qual valor seria interessante um FA num ampli automotivo?

Valeu ae pelos esclarecimentos... :rever1:

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Entao fator de amortecimento(FA?) é que faz esse controle do cone? A partir de qual valor seria interessante um FA num ampli automotivo?

Valeu ae pelos esclarecimentos... :rever1:

Caramba, eu também não sabia que esse excursionamento do falante era controlado pelo amplificador. Achava que era devido ao funcionamento normal do falante.

 

Agora, como esticam esses falantes hein... imagina o deslocamento de ar e o grave que eles proporcionam... já fico babando no teclado! :)~~~~

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Entao fator de amortecimento(FA?) é que faz esse controle do cone? A partir de qual valor seria interessante um FA num ampli automotivo?

Valeu ae pelos esclarecimentos... :rever1:

Falar me termos de mínimo aceitável fica complicado, difícil estabelecer. Depende do nível de exigênca de cada um.

 

O detalhe é que muitos fabricantes automotivo mentem na potência ou em especs diversas; nem sempre as especs vem completas ou mesmo é padronizada na forma de medir.

 

Como disse Os soundigital em 4 ohms e alguns Fosgates o FA é 200 ou pouco mais a 4 ohms. Considero bons amplificadores automotivos, mas este valor é bastante inferior ao valor do FA em bons amplificadores profissionais. Para não ficar sem resposta: um bom valor para automotivo é 200.

 

Flw

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