Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rush

Arrumar Modulo Mosfet Gringo

Recommended Posts

Galera, meu modulo ta dando biziu, pela segunda vez...

É um optimus de 150rms... 4 canais.

O problema é que 2 canais funcionam, e outros dois canais ficam com o som parecido com modulo booster sem ligar o remote... heheheh baixinho e distorcendo...

O CI de amplificação é um NEC uPC 1318AV e eu tenho 1 reserva... Ou seja, é bom resolver dessa vez, se não, me fodo!

Ja rolou isso uma vez... ficou baixo 1 par de canal, ai eu subi o volume pra "ter certeza" (ohh mer**, pq não usei o fade....) e ploft... torrou... tem até um topico aqui no forum sobre isso...

Importei 2 CI's desse, troquei e tudo funcionou as mil maravilhas... Por muito tempo, tipo, rodou legal por mais de 1 ano! Agora, do nada, deu isso de novo...

Alguem sabe por onde começar?

Na inspeção visual, nada de errado... comparei por alto as tensões dos dois CI's e, aparentemente, todos os pinos estão com os mesmos valores de tensão. Isso considerando q deixei meu iPod tocando nos 4 canais a mesma musica e a mesma impedancia de saida (4ohms = dentro da normalidade ). Na inspeçao visual anterior, o CI de amplificação estava com um talho de fora a fora... hehehe sem duvidas que era ele... Ou seja, de maneira bem preliminar, parece que o CI está ok...

Mas é fo**... a fonte deve estar ok, pq se não o outro canal não funcionaria, correto?

Oq me sugerem? O modulo não entra em proteção, apenas 1 par de canal toca esquisito... como se faltasse uma aterramento, algo assim...

Fotos do modulo pra ajudar quem manja! (56k -> out!)

img0429wn6.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teste todos os mosfets, provavelmente um ou mais estará queimado.

Ou então olhe as trilhas da placa em busca de alguma rompida...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, se o problema só está em dois canais, teste então os TIPS de saída deles. Provavelmente estarão ruins.

Eu tive um módulo que estava com um problema parecido. Era de 4 canais e em apenas 2 deles o som saia com um chiado parecido com ovos fritando. Abri, detectei alguns TIP's ruins e em seguida outros transistores. Troquei tudo e ele ficou zerado.

Espero ter ajudado.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Galera, meu modulo ta dando biziu, pela segunda vez...

É um optimus de 150rms... 4 canais.

O problema é que 2 canais funcionam, e outros dois canais ficam com o som parecido com modulo booster sem ligar o remote... heheheh baixinho e distorcendo...

O CI de amplificação é um NEC uPC 1318AV e eu tenho 1 reserva... Ou seja, é bom resolver dessa vez, se não, me fodo!

Ja rolou isso uma vez... ficou baixo 1 par de canal, ai eu subi o volume pra "ter certeza" (ohh mer**, pq não usei o fade....) e ploft... torrou... tem até um topico aqui no forum sobre isso...

Importei 2 CI's desse, troquei e tudo funcionou as mil maravilhas... Por muito tempo, tipo, rodou legal por mais de 1 ano! Agora, do nada, deu isso de novo...

Alguem sabe por onde começar?

Na inspeção visual, nada de errado... comparei por alto as tensões dos dois CI's e, aparentemente, todos os pinos estão com os mesmos valores de tensão. Isso considerando q deixei meu iPod tocando nos 4 canais a mesma musica e a mesma impedancia de saida (4ohms = dentro da normalidade ). Na inspeçao visual anterior, o CI de amplificação estava com um talho de fora a fora... hehehe sem duvidas que era ele... Ou seja, de maneira bem preliminar, parece que o CI está ok...

Mas é fo**... a fonte deve estar ok, pq se não o outro canal não funcionaria, correto?

Oq me sugerem? O modulo não entra em proteção, apenas 1 par de canal toca esquisito... como se faltasse uma aterramento, algo assim...

Fotos do modulo pra ajudar quem manja! (56k -> out!)

img0429wn6.th.jpg

tem certeza que esses canais que estão soando ruim, são amplificados pelos CI`s??

porque dá pra notar na foto 2 pares de transistores bipolares, que podem estar ferrados.se quiser me mandar o modulo pra olhar me manda mp

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos, com certeza...

No caso, me disseram q esse modulo é um Mosfet um pouco diferente, pois usa CI`s de amplificação similares aos que radios (HU) usam...

Daí eu ja não entendo... O que fiz para arrumar da primeira vez era importar o uPC1318AV e trocar...

Ontem olhei o preço dele, encontrei por U$30, fora frete.... Me desanima, pq no ultimo par eu paguei $4!

O que vc recomenda? Eu nào tenho muito a manha de eletronica... Mas ja fui programador de micro controladores e uma vez ou outra tinha de mexer em hardware...

Eu to quase trocando os componentes principais do lado que o CI bichado está... qq vc acha?

Existe um "passo a passo" que deve ser seguido? Adianta eu colocar aqui o nome dos componentes do modulo (principalmente os que estão tampados pelo dissipador)?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, ta aí o modulo...

Ele é extremamente simples, pelo ao menos acredito eu...

Alguem aí poderia me dar uma luz do que poderia estar queimando este CI de amplificação?

Os outros modulos, MOSFETs AB, são amplificados por CI`s também (tipo um amp op) ou são via transistor? Pode parecer totalmente idiota a pergunta, mas não sei como é...

Bom, tão ai os caras que estavam atras do dissipadores.

img003950gk4.jpg

img004150ow3.jpg

Essse é o NEC u1318 bom de serviço.

img004350xz5.jpg

D1148 / B863 (dois conjuntos, um em cada lado do modulo)

img004650ha4.jpgimg004450cq8.jpg

IRFZ 34, sei lá... (dois pares, um em cada lado do modulo)

img004850fr7.jpg

MOSPEC F12C20C (Diodo? saiu bonito na foto!! hahaha)

Notem esse mané preso na carcaça aki:

img004950xq8.jpg

quem é esse cara? Proteçao termica?

O NEC ruim: Tá até torradinho atras dele.

img005150os3.jpg

Algum outros componente que poderia estar bichado?

img005250df1.jpg

da minha visão bitolada de amplificadores, eu começaria pela fonte que alimenta o CI torrado, dando uma olhada ou comparada na tensão dos dois ci`s. Mas comparei todos os pinos, em sinal musical, e ambos apresentaram os mesmos valores de tensão... ai fiquei sem saber oq fazer......

Compartilhar este post

Link para o post

Up nesse treco. Ninguem???

vou abrir e resoldar tudo... acho q tenho 1% de chance de sucesso...

heheeh

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, dá uma medida nos transistores... Deve ter algum bixado.

O Ci pode ser pré amp.?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...