Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BRAZADF

Motor Com 160hp

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal, estou pesquisando motores de automóveis que possam ser aeronautizados com 160 HP ou mais.

Bom gostaria que vcs me indicasse quais motores tem esta faixa de potencia, que não sejam tão grandes e pesados...

É isso aí, desde já agradeço a ajuda de vcs

Postado em
Olá pessoal, estou pesquisando motores de automóveis que possam ser aeronautizados com 160 HP ou mais.

Bom gostaria que vcs me indicasse quais motores tem esta faixa de potencia, que não sejam tão grandes e pesados...

Putz...

Motor aeronautico tem algumas características "peculiares", cara... Geralmente utilizam peças mais resistentes, tem um plano de manutenção diferente, o cárter pode ter significativa mudança no desenho para na hora de uma aceleração forte para ganhar altitude ( arremeter um pouso, por ex... ) não falte óleo no sistema, etc...

No Brasil temos pouquíssimas opções de motores nessa faixa de potência e/ou para mais ( falando de originais... )

Alguns poucos que me vem à cabeça, de imediato, que existem/existiram em mancos comercializados no .br:

Chevrolet 4.1/S 6 cilindros, em linha, injetado +/- 170cv ( GRANDE e PESADO que só! );

Opel 3.0 6 cil, em linha, injetado +/- 170cv tmb. ( Motor de manutenção CARA! Grande );

AP 2.0 16V 4 cil, em linha, injetado +/- 145cv. ( Barato mas um pouco aquém do seu necessário. )

Opel C20XE 4 cil, em linha, injetado +/- 150cv ( Difícil de achar... )

Honda B16 VTi 4 cil, em linha, injetado +/- 160cv ( Tmb difícil de achar e CARO. )

FIAT Fivetech 2.0 5 cilindros, em linha, injetado +/- 145cv ( Já começa ser pesado e caro ).

FIAT Fivetech 2.0T 5 cilindros, em linha, turbo, injetado +/- 180cv ( Já começa ser pesado e mais caro... ).

FIAT Fivetech 2.4 5 cilindros, em linha, injetado +/- 165cv ( Já começa ser pesado e caro ).

Ford 2.4 Duratec 4 cil, em linha, injetado +/- 160cv ( Difícil de achar... )

FIAT 2.0 8V Turbo, 4 cil em linha, turbo, injetado +/- 160cv ( Seria uma opção, ao meu ver... Uma vez que, por ser turbo, não sentiria muito as variações de altitude! )

VW/Audi 1.8T 4 cil em linha, turbo, injetado de 150 à 225cv ( Fácil de achar, mas relativamente caro. Com a "benção" de ser um turbo e de fábrica )

Vortec 3.8, 6 cil em V, injetado +/- 180cv. ( Compacto, caro e não muito leve... )

Ford V6 6 cil em V, injetado +/- 180cv ( Idem GM Vortec )

Para uma aeronave, eu ficaria sem sombra de dúvidas, com um motor turbo de fábrica, dado que um motor naturalmente aspirado tem uma perda de quase 1% de potência, para cada 100m de altitude.

E todos injetados, uma vez que carburador para aeronaves, diferem para os de automóveis...

Postado em

Pô, me ajudaram bastante, e pelo que vi, e andei pesquisando com o pessoal da área, realmente é muito difícl achar motores nesta faixa de potencia que dê pra usar, mas existem uns raros modelos

vou continuar pesquisando, pois nesta faixa de potencia, um motor aeronautico é caríssimo, cerca de 20 mil dólares, então apesar de toda a dificuldade acho que vale a pena continuar, pois existem muitas aeronaves que voam com motores automotivos aeronautizados..

destas opções citadas vou me aprofundar nestes:

FIAT 2.0 8V Turbo, 4 cil em linha, turbo, injetado +/- 160cv ( Seria uma opção, ao meu ver... Uma vez que, por ser turbo, não sentiria muito as variações de altitude! )

VW/Audi 1.8T 4 cil em linha, turbo, injetado de 150 à 225cv ( Fácil de achar, mas relativamente caro. Com a "benção" de ser um turbo e de fábrica )

e o SUBARU 2.0 o 2.5, sendo que este parece ser bastante usado realmente, mas o problema é achar o danado.

Aproximadamente, vcs saberiam qual o valor e o peso destes motores, podendo ser usado, pois de qualquer maneira terei que abrir e faz uma revisão geral.

Obrigado pela ajuda

Postado em

Não h4nds...

Em motores aeronauticos CONVÉM FORTEMENTE *rs* vc não arriscar. A "durabilidade" e o intervalo de tempo entre as manutenções são seguramente maiores nos motores turbo de fábrica, dado ostensivos testes ainda no seu desenvolvimento.

Afinal, se vc "explodir" um motor em um manco "no chão", o máximo que vc terá de consertar e/ou trocar, é o motor...

Agora, imagina se um motor de avião PARAR em uma decolagem??? *rs* Não será só o motor... Será a nave, a cara, a cara de terceiros, a casa, a fiação elétrica, a árvores, a... *rs*

;)

Por isso.

Sinceramente?? Eu NEM DE LONGE pensaria em, por exemplo, um "AP TURBÃO" em uma hora dessas. Sairia ultra-barato... Mas tmb pode sair "ultra-caro", no uso.

Motor aeronautico é caríssimo justamente por esse "excesso de confiança na durabilidade" ( MTBF - Do inglês: Tempo médio entre as falhas ) o MTBF deles é GRANDE, pois geralmente são SUPERdimensionados perto do que os de uso automotivo seriam.

Motor não é tudo igual. O conceito é o mesmíssimo, porém há inúmeras questões que para alguns "pouco importam" e outros "não dispensam".

Um carburador automotivo não seria a melhor opção para um avião "de acrobacias", por exemplo... E tanto um carb automotivo, qnt um aeronautico fariam qualquer motor funcionar.

Capiche?

:legal:

Postado em

Putz...

Motor aeronautico tem algumas características "peculiares", cara... Geralmente utilizam peças mais resistentes, tem um plano de manutenção diferente, o cárter pode ter significativa mudança no desenho para na hora de uma aceleração forte para ganhar altitude ( arremeter um pouso, por ex... ) não falte óleo no sistema, etc...

No Brasil temos pouquíssimas opções de motores nessa faixa de potência e/ou para mais ( falando de originais... )

Alguns poucos que me vem à cabeça, de imediato, que existem/existiram em mancos comercializados no .br:

Chevrolet 4.1/S 6 cilindros, em linha, injetado +/- 170cv ( GRANDE e PESADO que só! );

Opel 3.0 6 cil, em linha, injetado +/- 170cv tmb. ( Motor de manutenção CARA! Grande );

AP 2.0 16V 4 cil, em linha, injetado +/- 145cv. ( Barato mas um pouco aquém do seu necessário. )

Opel C20XE 4 cil, em linha, injetado +/- 150cv ( Difícil de achar... )

Honda B16 VTi 4 cil, em linha, injetado +/- 160cv ( Tmb difícil de achar e CARO. )

FIAT Fivetech 2.0 5 cilindros, em linha, injetado +/- 145cv ( Já começa ser pesado e caro ).

FIAT Fivetech 2.0T 5 cilindros, em linha, turbo, injetado +/- 180cv ( Já começa ser pesado e mais caro... ).

FIAT Fivetech 2.4 5 cilindros, em linha, injetado +/- 165cv ( Já começa ser pesado e caro ).

Vortec 3.8, 6 cil em V, injetado +/- 180cv. ( Compacto, caro e não muito leve... )

Para uma aeronave, eu ficaria sem sombra de dúvidas, com um motor turbo de fábrica, dado que um motor naturalmente aspirado tem uma perda de quase 1% de potência, para cada 100m de altitude.

E todos injetados, uma vez que carburador para aeronaves, diferem para os de automóveis...

q carro tem esse motor?

Postado em

q carro tem esse motor?

Opa! Desculpa a demora para "responder" e o erro de datilografia.

É o Duratec HE 2.3 dos Fusion. injetado, 160cv.

Se não estou enganado, a Mazda tem um cabeçote VVT para esse motor que "entrega" a ele quase 180hps...

Tem os 2.0 das Ecosport 4x4 tmb. Mas ele já entregaria 145hp, "só".

Postado em

q carro tem esse motor?

Opa! Desculpa a demora para "responder" e o erro de datilografia.

É o Duratec HE 2.3 dos Fusion. injetado, 160cv.

Se não estou enganado, a Mazda tem um cabeçote VVT para esse motor que "entrega" a ele quase 180hps...

Tem os 2.0 das Ecosport 4x4 tmb. Mas ele já entregaria 145hp, "só".

Loko , um problema grave eh o peso do possante viu........... :legal:

Postado em

Sim Laércio!

Por isso eu indiquei os turbos originais de fábrica.

São mais leves que um L6 de Omega, tem potência semelhante e não sofrem perda sensível de potência com a altitude.

Postado em

Iria de AP com alguma preparação, pra chegar próximo desses 160cv. Digo do AP, porquê já existem kits prontos pra adaptar esses motores. Custa barato, mexe em pouca coisa, e pela internet já existe uma boa quantidade de material sobre este motor, em particular.

Postado em

Ah Klebão...

"Preparação" é uma loteria...

E brincar com algo que "avua" *rs* é brincar de roleta russa!

Se um motor em solo "explode", o máximo que fazemos é ficar putos e guinchar o manco...

Se um motor no "ar" explode, o máximo que faremos é REZAR!!!

HUAHAUHAUAH!!!

Né?

Postado em
Iria de AP com alguma preparação, pra chegar próximo desses 160cv. Digo do AP, porquê já existem kits prontos pra adaptar esses motores. Custa barato, mexe em pouca coisa, e pela internet já existe uma boa quantidade de material sobre este motor, em particular.

Bloco de Ap eh mt pezado , vi alguns por aki em projetos deste nipe , e o aeroplano voando pendurado no motor , o q eh mto , mas mto ruim , e naum recomendavel.......... tem q usar motor potente confiavel e leve tbm , se num tiver um destes 3 fatores , eskece.......... :legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...