Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rajjax

Ajuda Com Regulagem De Ganho

Recommended Posts

Postado em

Opa galerinha, hj (se Deus quizer) chega o meu Audiobank KA4100 q vai substituir meu Banda 2.4 , porem o banda mandava 80rms@2ohms pro kit (ok, potencia ideal pro kit) e mandava 160rms@4ohms pro NAR, teoricamente tbm uma potencia ideal

porem com o KA4100 , ele vai mandar 100rms@4ohms pro kit , e 220rms@4ohms pro NAR

ai eu iria regular o Ganho do canal do kit, normal, com a voltagem de saida do meu player (4V) e regularia a 4V de ganho no canal do modulo, pois a potencia a mais nao eh tanta

porem no canal em bridge q vai para o sub, se eu fizer igual, estaria mandando 220rms pro sub, teoricamente eu teria q colocar o ganho na metade da regulagem q faria antes certo? tpo se eu regular o ganho do sub pra 4v, ele manda 220rms, entao teria q regular por volta de 2,2v +/- pra ele mandar por volta de 130~140rms ???

ajudae q to meio perdido nisso e to com medo de destrui o sub hehe

otra coisa, posso usar os mesmos cabos de força q uso no banda, no audiobank???

a diferença de potencia é de 320rms pra 560rms totais...

falowss

Postado em

opa.. acho q vc tá confundindo as coisas. .

ajuste de ganho é pra vc casar a sensibilidade de entrada do amp com a voltagem de saida do RCA do player..

e não pra casar amp com falantes..

tem uma materia nos artigos do autosom q explica como regular o ganho do amp.. dá uma lida por lá..

mas de qualquer jeito.. se o amp tem 100W por canal.. e o ganho estando regualdo corretamente.. vc só vai conseguir ter esses 100w qdo o volume do player estiver proximo do máximo..

O banda não mandava 80w pro kit.. essa potencia do amp só é conseguida com impedancia de 02 ohms.. o kit trabalha em 04 ohms.. então o amp tava enviando 40w pro kit.

o NAR SW1 é o de 125W??? se for o ideal pra ele é trabalhar com algo em torno de 250W .. isso mesmo .. o ideal é ter o dobro de potencia do amp pra empurrar o sub...

qual o kit q vc tá usando? qual a potencia dele?? pro kit tb pode usar até o dobro de potencia sem problemas.

é mais fácil destoir um sub com um amp de 50W mal ajustado do q com um amp de 500W bem regulado.. o q destroi falante é sinal clipado e não potencia com sinal limpo.

Qto a fiação.

O banda tem 160W ( 4x40w a 04 ohms).. pra ele a fiação indicada é de 6mm²

pro audiobank q tem 400W ( 4x100 a 04 ohms) .. a fiação ideal é de 21mm².

Postado em

Amigo, não querendo desanimar vc, mas esse ampli ai não fornece 100W rms, talves algo perto de 70 ou ate menos.

Quanto a potencia demais nos falantes não tem problema não, só não mandar distorção que vai bom, já usei 150 W rms num mid de 50w . Ja vi gente usando sub de 125 Wrms com ampli de 1000 Wrms.

Quanto ao ganho coloca o volume do player em 70% e vai regulando o ganho ate começar a destorcer, ai vc diminui um pouco e pronto.

Postado em

é.. os maps nacionais geralmente tem potencia inferior ao divulgado..

mas vai ser uma bela diferença.. pois o banda tb não mandava os teóricos 40W ( q ele imaginava q era 80w) .. talvez algo perto de 25 a 30W..

ai de 30w pra 70W é um belo ganho de potencia.

Postado em
é.. os maps nacionais geralmente tem potencia inferior ao divulgado..

mas vai ser uma bela diferença.. pois o banda tb não mandava os teóricos 40W ( q ele imaginava q era 80w) .. talvez algo perto de 25 a 30W..

ai de 30w pra 70W é um belo ganho de potencia.

entendi, qdo falei dos 80 era a 2ohms mesmo

entao c eu regular bem o ganho (q teoricamente é o mesmo pro canal do sub e pro canal do kit certo?) nao vo te problemas em destrui o sub?

e tpo, a fiaçao q ta no meu banda, eh certeza q nao eh soh de 6mm pois pelos artigos do autosom.net , eh pela potencia rms TOTAL, e o total do banda eh 320rms (80x4 , nao importando c sao 4 ou 2 ohms, pois isso soh influencia na potencia q vai para o falante, mais a potencia total q ele pode consumir sao 320wrms certo?)

a fiação do meu, sinceramente nao lembro, mas quase certeza q é de 16mm²

necessariamente preciso trocar pela de 21mm² neh? se nao vai ficar uma porcaria...

bom, vo ve aki , qq coisa volto a perguntar =)

valeu Royo e tarcizio.z

Postado em

16mm² vira tranquilo. Não ficar ruim não. Se já tá passado, deixa ele. Se fosse passar, aconselharia a usar um de seção maior por segurança e até para upgrades futuros. Mas 16mm² para um sistema básico de 300rms tá ótimo, pode ficar tranquilo.

Postado em

até onde eu sei.. o cálculo da fiação é feito considerando a potencia nominal por canal a 04 ohms x o número de canais.

mas vc vai usar o amp com os canais do kit em 02 ohms???

se for usar .. ai calcula com a potencia em 02 ohms.. senão, não tem pq calcular em 02 ohms.

Postado em

Entao, o modulo chegou e eu instalei.

Eu confirmei e a fiação eh de 21mm² (+/- 5mm de diametro)

instalei tudo certinho... o ganho ia de 0,75V a 4V no modulo, com a saida a 4V do player, deixo o ganho no max certo?

considerações:

- sinceramente não sei porque mas o crossover High Pass do modulo parece nao funcionar, ambos os crossovers vao de 40hz a 250hz tanto a 40 quanto a 250hz eu sinceramente nao senti mudar absolutamente NADA , unica coisa q fez o som do kit mudar foi a chave FULL - HP - LP , no HP parece q o modulo tem um corte fixo, pois a regulagem do corte nao faz efeito.

- o bridge do sub eu tive que deixar em FULL e fazer o corte pelo player, nesse eu sentia diferença quando mudava a faixa de corte no modulo , porem, em LP eu senti o sub MTO "xoxo", nao dava a mesma pegada q no banda.

- a potencia do kit parece q deu uma melhorada, mas nada significativo

sinceramente, meio decepção....

agora eh junta uma grana , vende os dois e compra um modulo REALMENTE BOM

ps: quando vai te algum encontro da galera aki do forum? queria i em algum desses encontros pro pessoal da a opiniao, da uma ajuda, ve se é alguma coisa tao besta que ta passando em branco e ta fazendo a diferença...

falowss

Postado em

o cross do amp só funciona se a chave estiver em HP ou em LP..

se deixar a chave seletora em FULL.. pode girar o ajsute do cross avontade q não muda nada mesmo..

o correto é deixar HP pro kit.. algo em torno de 60Hz e 80Hz .. e LP pro sub no mesmo valor..

mas veja se vc já não fez esses mesmos cortes no player.. tem q ser feito uma vez só.. ou no player ou no amp.. fazer o corte nos dois não dá certo.

o ajuste de ganho pode deixar um pouco "menor" q 4,0 v.. pq seu player só vai ter 4,0v qdo estiver no volume máximo..

o correto pra ajustar o ganho é deixar o player com volume entre 75 e 80% do volume máximo com equalização em flat.. sem loud.. sem bbe.. ( tudo desligado no player) .. ai vc vai aumentando o ajuste de ganho até ouvir distorção nos falantes.. ai vc reduz um pouco o ganho e tá regulado.

Postado em
o cross do amp só funciona se a chave estiver em HP ou em LP..

se deixar a chave seletora em FULL.. pode girar o ajsute do cross avontade q não muda nada mesmo..

o correto é deixar HP pro kit.. algo em torno de 60Hz e 80Hz .. e LP pro sub no mesmo valor..

mas veja se vc já não fez esses mesmos cortes no player.. tem q ser feito uma vez só.. ou no player ou no amp.. fazer o corte nos dois não dá certo.

o ajuste de ganho pode deixar um pouco "menor" q 4,0 v.. pq seu player só vai ter 4,0v qdo estiver no volume máximo..

o correto pra ajustar o ganho é deixar o player com volume entre 75 e 80% do volume máximo com equalização em flat.. sem loud.. sem bbe.. ( tudo desligado no player) .. ai vc vai aumentando o ajuste de ganho até ouvir distorção nos falantes.. ai vc reduz um pouco o ganho e tá regulado.

entao Royo, mas justamente, com a chave em HP , eu mechia a vontade na regulagem do crossover e nao mudava NADA no kit, testei com o sub desligado pra ve c por causa do sub eu nao tava percebendo e absolutamente NADA mudou...

o do LP funciona, mas parece q do HP nao muda nd...

o meu player so tem LPH (LP) q eu tinha deixado em OFF pra regular pelo modulo, mas vi q ficou MTO xoxo o sub, ai pus o modulo em FULL , e fiz o corte LP pelo player...

quanto a encontros do pessoal do forum c sabe c tem algum???

e te mandei uma MP , ve la...

falowss

Postado em

entando a chave em HP e vc mechendo nos ajustes e o player não estando com corte ligado ... é pra ter diferença sim

vc deveria perceber q o mid diminuiria as batidas de acordo q vc fosse subindo a freq de corte... em 40hz é pro mid tem um grave mais forte... chegando a distorcer nas batidas mais fortes.. em 250Hz o mid não deve bater nada... pq não vai ter mais grave indo pra ele.

q player vc tá usando? qtas saidas RCA ele tem ?

Postado em
entando a chave em HP e vc mechendo nos ajustes e o player não estando com corte ligado ... é pra ter diferença sim

vc deveria perceber q o mid diminuiria as batidas de acordo q vc fosse subindo a freq de corte... em 40hz é pro mid tem um grave mais forte... chegando a distorcer nas batidas mais fortes.. em 250Hz o mid não deve bater nada... pq não vai ter mais grave indo pra ele.

q player vc tá usando? qtas saidas RCA ele tem ?

eu sei disso Royo, nao sou leigo quanto pareço em termos de som, eu sei oq sao faixas de frequencia, sei quais as frequencias q cada falante deve tocar... eu regulei o som do meu irmao, e o tpo de regulagem do modulo dele eh igualzinho a desse e no som do carro dele era nitida a diferença qdo c colocava 40hz por exemplo e qdo colocava 250hz....

meu player eh um GT617UX da Sony, com 3 saida RCA (F - R - SUB)

o front do player ta ligado em 2 canais do modulo , 100 por canal a 4ohms, positivo no positivo, negativo no negativo...

o bridge do sub ta certinho tbm, positivo no positivo, negativo no negativo...

oq acho estranho eh q em HP, parece nao fazer diferença alguma a regulagem da frequencia de corte (40hz~250hz)

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...