Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fabaum2

Kit Bravox Cs60d

Recommended Posts

ola galera é meu primeiro post aqui no forum...

Instalei meu som na pickup corsa semana passada.

Coloquei um hurricane 4120 com um kit 2 vias Bravox cs60D e um sub bomber Dub em bridge.

o som não esta do jeito que queria, quando aumento vem um som bem agudo e estridente que chega a doer os ouvidos, acho que vem do tweeter.

por favor me ajudem a resolver o seguinte problema, quando aumento o som, acontece um corte, ouvi falar que são os cortes que tem no crossover do Kit. mas é um saco isso!! as vezes o som nem ta tão alto e acontece o corte.

O que vocês acham que pode ser? como deveria regular o modulo e o player para ter o maximo de som? tenho um pionner golfinho com saidas RCA

valeu pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, primeiramente recomendo que você leia os artigos do forum que podem ajudar bastante. E também, da próxima vez tenta postar na sessão correta.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo, primeiramente recomendo que você leia os artigos do forum que podem ajudar bastante. E também, da próxima vez tenta postar na sessão correta.

Abraços.

Ianaconi tudo bem?

Qual seria o local correto para postar? sou leigo em som! você teria alguns links para consultar! ja li algumas coisas sobre o kit mas nada relacionado ao meu problema.

Muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços.

Ianaconi tudo bem?

Qual seria o local correto para postar? sou leigo em som! você teria alguns links para consultar! ja li algumas coisas sobre o kit mas nada relacionado ao meu problema.

Muito obrigado!

http://www.autosom.net/artigos.asp

Compartilhar este post

Link para o post

Fabaum2

os TW do kit CS60D são bem estridentes mesmo.. isso é caracteristica do kit.. a opção q vc tem pra tentar minimizar isso é deixar a regulagem do cross do tw em -3DB ( tem uma chave no cross com 02 opções 0Db ou -3db) com isso vc atenua a potencia q chega no tw e reduz um pouco a "gritaria"..

outra opção é usar o equalizador do player e reduzir os ganhos da frequencias mais altas.. tb ajuda q diminuir os agudos.

mas como falei.. o TW desse kit é estridente mesmo.. pra resolver de vez isso.... só trocando o TW.

o som tá cortando "geral"? ele desliga todo o som ou só o TW???

se for o som todo .. ai é 99% de chance de ser o amp q está entrando em proteção... ai precisa ver se é por falta de alimentação ( bateria fraca) ou por clipagem ( excesso de sinal na entrada do amp)

se for alimentação.. tem q por uma bateria mais forte e rever a fiação de alimentação do amp.

se for por clipagem.. tem q ajustar ( reduzir) os ajustes de ganho do amp... ajuste de ganho não é ajuste de volume.. ele tem q casar com a voltagem de saida do RCA do player.. .

por exemplo.. se o RCA da player tem 4,0v e o ajuste de ganho de amp vai de 0,4 a 4,0v.. na teoria o ajuste do amp deveria ficar no minimo..

se o ajuste do amp vai de 0,4 a 8,0v.. o ajuste de ganho tem q ficar na metade...

tem muito "estalador" q acha q ajuste de ganho é ajuste de volume.. ai deixa tudo no máximo .. ai é aumentar o volume do player e o amp cortar por sinal clipado.

dá uma olhada nos ajustes de ganho e na fiação do amp.

Compartilhar este post

Link para o post
Fabaum2

os TW do kit CS60D são bem estridentes mesmo.. isso é caracteristica do kit.. a opção q vc tem pra tentar minimizar isso é deixar a regulagem do cross do tw em -3DB ( tem uma chave no cross com 02 opções 0Db ou -3db) com isso vc atenua a potencia q chega no tw e reduz um pouco a "gritaria"..

outra opção é usar o equalizador do player e reduzir os ganhos da frequencias mais altas.. tb ajuda q diminuir os agudos.

mas como falei.. o TW desse kit é estridente mesmo.. pra resolver de vez isso.... só trocando o TW.

o som tá cortando "geral"? ele desliga todo o som ou só o TW???

se for o som todo .. ai é 99% de chance de ser o amp q está entrando em proteção... ai precisa ver se é por falta de alimentação ( bateria fraca) ou por clipagem ( excesso de sinal na entrada do amp)

se for alimentação.. tem q por uma bateria mais forte e rever a fiação de alimentação do amp.

se for por clipagem.. tem q ajustar ( reduzir) os ajustes de ganho do amp... ajuste de ganho não é ajuste de volume.. ele tem q casar com a voltagem de saida do RCA do player.. .

por exemplo.. se o RCA da player tem 4,0v e o ajuste de ganho de amp vai de 0,4 a 4,0v.. na teoria o ajuste do amp deveria ficar no minimo..

se o ajuste do amp vai de 0,4 a 8,0v.. o ajuste de ganho tem q ficar na metade...

tem muito "estalador" q acha q ajuste de ganho é ajuste de volume.. ai deixa tudo no máximo .. ai é aumentar o volume do player e o amp cortar por sinal clipado.

dá uma olhada nos ajustes de ganho e na fiação do amp.

Royo,

Obrigado mesmo pelas dicas!!

O corte é feito nos tw mesmo pelo que percebi ai baixo o som e em alguns segundos volta ao normal, mas se aumento um pouco faz o corte sendo que não esta usando as vezes nem a metade da potencia do kit

o cross esta configurado em -3DB. tem alguma outra opção para melhorar no proprio player ou no modulo?

Não conheço nada de som Royo sou novato nesse ramo... mas gosto de um som com qualidade. comecei a ler um topicos de hi-fi e vi que realmente não conheço nada neste mundo! rsss eu que pensei que o Bravox era um dos melhores! rs

mas enfim queria fazer o ajuste ideal para ter um som bom!

valeuuu!

Compartilhar este post

Link para o post

se o corte é só nos tw.. ai é o polyswitch ( proteção q tem no cross do TW) q tá atuando pra evitar a queima do TW.. isso acontece qdo tem excesso de potencia pro TW.. ou sinal clipado tb..

uma diminuida no ganho do amp pros canais do kit..

o Hurricane tem sensibilidade de entrada de 0,2 a 8,0V.. ai precisa ver qual o modelo exato do seu pioneer pra saber qual a voltagem das RCAs.. mas acredito q seja algo entre 4 e 6v.. ai o ajuste de ganho deveria estar perto da metado do ajuste dele.. se estiver acima disso vai estar mandando sinal clipado pro TW e ai ele corta mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem-vindo ao SQ amigo.

Se você tivesse conhecido o fórum antes, certamente teria optado por outros equipamentos. Bomber, hurricane e bravox (esse ainda se salva) fazem um som razoável mas nada de primoroso.

Acho que além de os agudos dese kit serem estridentes, pode ser por conta do direcionamento (às vezes o tw no painel e o mid na porta faz com que os agudos sobressaiam ainda mais) que se resolve com pezinhos direcionados. Outra coisa é rever o ganho desse ampli que parece estar entrando "em proteção". Alguns player tem opção de atenuar certas frequências ou então equalizadores ajustáveis ou pré-ajustados. Nos pré-ajustados, mais comuns, opte pelo flat e veja se agrada. Caso contrário, escolha um que apareça mais graves e menos agudos (fuja dos "vocals"). Se não me engano, no próprio ampli, existem regulagens de EQ, pode ser essa a causa também. Desligue tudo: bass boost, eq, etc. e depois faça o acerto que achar necessário.

Pesquise, leia, aprenda e em breve veremos sua pick-up com um novo set.

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
se o corte é só nos tw.. ai é o polyswitch ( proteção q tem no cross do TW) q tá atuando pra evitar a queima do TW.. isso acontece qdo tem excesso de potencia pro TW.. ou sinal clipado tb..

uma diminuida no ganho do amp pros canais do kit..

o Hurricane tem sensibilidade de entrada de 0,2 a 8,0V.. ai precisa ver qual o modelo exato do seu pioneer pra saber qual a voltagem das RCAs.. mas acredito q seja algo entre 4 e 6v.. ai o ajuste de ganho deveria estar perto da metado do ajuste dele.. se estiver acima disso vai estar mandando sinal clipado pro TW e ai ele corta mesmo.

ok Royo vou verificar...

agora a questão do tw estridente tem algo que possa fazer para melhorar???

obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Bem-vindo ao SQ amigo.

Se você tivesse conhecido o fórum antes, certamente teria optado por outros equipamentos. Bomber, hurricane e bravox (esse ainda se salva) fazem um som razoável mas nada de primoroso.

Acho que além de os agudos dese kit serem estridentes, pode ser por conta do direcionamento (às vezes o tw no painel e o mid na porta faz com que os agudos sobressaiam ainda mais) que se resolve com pezinhos direcionados. Outra coisa é rever o ganho desse ampli que parece estar entrando "em proteção". Alguns player tem opção de atenuar certas frequências ou então equalizadores ajustáveis ou pré-ajustados. Nos pré-ajustados, mais comuns, opte pelo flat e veja se agrada. Caso contrário, escolha um que apareça mais graves e menos agudos (fuja dos "vocals"). Se não me engano, no próprio ampli, existem regulagens de EQ, pode ser essa a causa também. Desligue tudo: bass boost, eq, etc. e depois faça o acerto que achar necessário.

abraços.

Julião obrigado pela recepção! :D

pois é ... não compraria mesmo! rss mas enfim sabe como é bolso do cidadão trabalhador neste Brasil.

Entendi também que se quiser algo primoroso como vc mesmo disse precisamos desembosar uma boa grana, coisa que faria com maior prazer caso me sobrasse algum R$ ! rsss

Quais as melhores marcas neste quesito de qualidade e fidelidade!?

e me diz outra coisas Julião os RCA faz mesmo a diferença e qual marca vc me recomendaria?

o modulo Hurricane 4120 tem qualidade ?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

ok Royo vou verificar...

obrigado!

algo q se possa fazer com o TW do CS60D??

tem sim.. troca ele por um Selenium 1TW1.. hehehe vc vai ver q diferença de agudos..

sem trocar o TW e ele ja estando atenuado em -3db no cross.. só ajustando a equalização no player.. ou acrescentando um outro atenuador pra deixar ele em -6db.. mas não sei se vai adiantar.. esse TW é gritão mesmo.. não tem muito o q fazer não.

qto a quais melhores marcas pra fidelidade.. ai tem q ver qto vc está disposto a gastar.. pra poder selecionar o q tem de melhor dentro do orçamento q se possui.. pq tem kits q chegam a custar perto de U$ 4000,00 ( isso lá nos estates ) .. as marcas mais renomadas são : Morel , Focal, MB Quart, Diamond , Infinity,

mas dentro de um fator custo x beneficio.. os kits na NAR são uma boa opção.. e o CS60D tb é um bom kit na faixa de preço dele.. só peca pelo TW.

qto a amps.. o Hurricane seria o "entry level" em qualidade.. pra quem pensa em ter um sistema voltado pra qualidade ele seria o minimo q se deveria usar.. ai acima dele teria Audiobank, Blaupunkt, Wharf,Kenwood, Pioneer, Fosgate,Alpine, Clarion, JL Audio e várias outras marcas gringas..

pra sub.. os JL Audio são os mais renomados.. mas tb tem Diamond, Infinity, Fosgate, e dos nacionais o NAR tb acho q seja o melhor em qualidade.

pra cabos ( RCA ou falantes) os mais famosos são os Monster e depois Stinger.. dos nacionais os melhores são os Uniq TOP e Stetsom.

a "receita de bolo" pra um SQ ( som de qualidade) básico seria :

- Um bom Player , de preferência com TA ( ajuste de tempo) - o player é a parte principal do sistema, eu indicaria o pioneer P880prs, Sony 707dx ou Kenwood X-889 ou Clarion 785USB ( todos tem TA)

- Kit 2 vias NAR ( pegeu o melhor q couber no orçamento)

- amp Blau GTA 480

- Sub NAR 10SW2

- RCA Uniq TOP , Stetsom ou Monster e Stinger linha básica

- Fiação de falantes : Santo Angelo

ja estaria com um belo som e com boa qualidade

Compartilhar este post

Link para o post
Bem-vindo ao SQ amigo.

abraços.

pois é ... não compraria mesmo! rss mas enfim sabe como é bolso do cidadão trabalhador neste Brasil.

Entendi também que se quiser algo primoroso como vc mesmo disse precisamos desembosar uma boa grana, coisa que faria com maior prazer caso me sobrasse algum R$ ! rsss

e me diz outra coisas Julião os RCA faz mesmo a diferença e qual marca vc me recomendaria?

abraços

Beleza cara !

É aí que você se engana. Dá pra montar sim um set bom e barato. É só pesquisar, adquiir algum conhecimento e optar por equipos usados de boa procedência. O próprio Royo que acabou de te responder está vendendo um player super bom, melhor que o meu inclusive por 400 pratas, menos que muito pioneer "golfinho" sem nada da vida. Ampli eu paguei 300 num fosgate 4.6x que dá uma surra no Hurricane. Pode não declarar a mesma potência mas eu afirmo (já ouvi os dois) que dá pra aumentar mais o volume porque o som é mais limpo, claro e sem distorção. E um ampli desses sustenta um sistema inteiro inicial de SQ. Um beyma 2 vias sai a 199,00 novo. Um NAR 200 e poucos já com cross (você pode comprar sem e mandar fazer por encomenda). Acabei de comprar um JL 10w0 por pouco menos de 300 (sub F#D@).Coaxiais simples por 80. Importando um RCA 4 canais top, sai 100 reais e fiação de falantes é relativamente barata. Pronto ! Com menos de 1500 você monta um set bem bacana que vai te agradar por um bom tempo. Imagino que se você comprou tudo novo e instalou em alguma loja de estalador, tenha gasto mais que isso.

Mas é assim, vivendo e aprendendo.

Aqui a gente vai te dando dicas pra melhorar o seu som. Amanhã escrevo melhor e dou umas sugestões pra dar um up sem gastar muito.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

ok Royo vou verificar...

obrigado!

algo q se possa fazer com o TW do CS60D??

tem sim.. troca ele por um Selenium 1TW1.. hehehe vc vai ver q diferença de agudos..

sem trocar o TW e ele ja estando atenuado em -3db no cross.. só ajustando a equalização no player.. ou acrescentando um outro atenuador pra deixar ele em -6db.. mas não sei se vai adiantar.. esse TW é gritão mesmo.. não tem muito o q fazer não.

qto a quais melhores marcas pra fidelidade.. ai tem q ver qto vc está disposto a gastar.. pra poder selecionar o q tem de melhor dentro do orçamento q se possui.. pq tem kits q chegam a custar perto de U$ 4000,00 ( isso lá nos estates ) .. as marcas mais renomadas são : Morel , Focal, MB Quart, Diamond , Infinity,

mas dentro de um fator custo x beneficio.. os kits na NAR são uma boa opção.. e o CS60D tb é um bom kit na faixa de preço dele.. só peca pelo TW.

qto a amps.. o Hurricane seria o "entry level" em qualidade.. pra quem pensa em ter um sistema voltado pra qualidade ele seria o minimo q se deveria usar.. ai acima dele teria Audiobank, Blaupunkt, Wharf,Kenwood, Pioneer, Fosgate,Alpine, Clarion, JL Audio e várias outras marcas gringas..

pra sub.. os JL Audio são os mais renomados.. mas tb tem Diamond, Infinity, Fosgate, e dos nacionais o NAR tb acho q seja o melhor em qualidade.

pra cabos ( RCA ou falantes) os mais famosos são os Monster e depois Stinger.. dos nacionais os melhores são os Uniq TOP e Stetsom.

a "receita de bolo" pra um SQ ( som de qualidade) básico seria :

- Um bom Player , de preferência com TA ( ajuste de tempo) - o player é a parte principal do sistema, eu indicaria o pioneer P880prs, Sony 707dx ou Kenwood X-889 ou Clarion 785USB ( todos tem TA)

- Kit 2 vias NAR ( pegeu o melhor q couber no orçamento)

- amp Blau GTA 480

- Sub NAR 10SW2

- RCA Uniq TOP , Stetsom ou Monster e Stinger linha básica

- Fiação de falantes : Santo Angelo

ja estaria com um belo som e com boa qualidade

obrigado garoto!!!

Infelizmente agora que acabei de comprar o kit bravox e o hurricane, vai ser dificil troca-los no momento, a não ser que tenha alguma proposta boa.

é fo**!! rss se eu tivesse entrado antes no forum... teria esperado para comprar melhores equipamentos.

mas enfim... quem sabe no 13º rssss

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Bem-vindo ao SQ amigo.

abraços.

abraços

Beleza cara !

É aí que você se engana. Dá pra montar sim um set bom e barato. É só pesquisar, adquiir algum conhecimento e optar por equipos usados de boa procedência. O próprio Royo que acabou de te responder está vendendo um player super bom, melhor que o meu inclusive por 400 pratas, menos que muito pioneer "golfinho" sem nada da vida. Ampli eu paguei 300 num fosgate 4.6x que dá uma surra no Hurricane. Pode não declarar a mesma potência mas eu afirmo (já ouvi os dois) que dá pra aumentar mais o volume porque o som é mais limpo, claro e sem distorção. E um ampli desses sustenta um sistema inteiro inicial de SQ. Um beyma 2 vias sai a 199,00 novo. Um NAR 200 e poucos já com cross (você pode comprar sem e mandar fazer por encomenda). Acabei de comprar um JL 10w0 por pouco menos de 300 (sub F#D@).Coaxiais simples por 80. Importando um RCA 4 canais top, sai 100 reais e fiação de falantes é relativamente barata. Pronto ! Com menos de 1500 você monta um set bem bacana que vai te agradar por um bom tempo. Imagino que se você comprou tudo novo e instalou em alguma loja de estalador, tenha gasto mais que isso.

Mas é assim, vivendo e aprendendo.

Aqui a gente vai te dando dicas pra melhorar o seu som. Amanhã escrevo melhor e dou umas sugestões pra dar um up sem gastar muito.

Abs.

valeu Julião!

como disse para o Royo naum tem jeito agora é esperar pra comprar outros equipamentos...

esqueci de perguntar para vocês... para acabar com os cortes do tw do cs60d preciso trocar o cross? estou até pensando em colocar os tw que o royo falou da selenium

ahh e outra coisa percebi que o corte demora quando o som esta "frio" .... vi o instalador colocar um plastico em volta do cross e colou eles com silicone nas portas mesmo acho que pra proteger... mas fiquei imaginando se aquilo ali acaba superaquecendo os cross... sei la.

alquem tem alguma sugestão?

abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

o cross não é pra ter problema de aquecimento não.. isso pode acontecer no TW mesmo.. pois com o uso.. qualquer falante aquece a bobina mesmo.. é normal.

e tirar o cross pra acabar com o problema de corte não é uma boa opção .. pq o cross corta o tw pra evitar q ele queime.. se tirar o cross e ele continuar a receber sinal distorcido.. ele pode demorar mais pra cortar , mas qdo cortar vai ser a 1ª e ultima vez.. pq vai queimar.

se puder pegar o 1TW1.. é um excelente TW.. domo de seda.. bem suave.. eu considero como o melhor TW nacional e melhor q muito gringo tb..

Compartilhar este post

Link para o post
o cross não é pra ter problema de aquecimento não.. isso pode acontecer no TW mesmo.. pois com o uso.. qualquer falante aquece a bobina mesmo.. é normal.

e tirar o cross pra acabar com o problema de corte não é uma boa opção .. pq o cross corta o tw pra evitar q ele queime.. se tirar o cross e ele continuar a receber sinal distorcido.. ele pode demorar mais pra cortar , mas qdo cortar vai ser a 1ª e ultima vez.. pq vai queimar.

se puder pegar o 1TW1.. é um excelente TW.. domo de seda.. bem suave.. eu considero como o melhor TW nacional e melhor q muito gringo tb..

ok Royo me tira mais algumas dúvidas...

se eu comprra 1tw1 a idéia é me desfazer do cross do cs60d e usar o que vem com o 1tw1?

fica bom o cs60d com esse 1tw1 junto com o modulo hurricane?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

isso mesmo.. com o 1tw1 ja vem o cross especifico dele.. ai usa o cross q vem junto com o TW..

ainda daria pra fazer uns ups nesses sistema.. mas com a troca do TW ja vai resolver o problema de "gritaria" dentro do carro.

ai o proximo passo seria trocar o amp..

Compartilhar este post

Link para o post
isso mesmo.. com o 1tw1 ja vem o cross especifico dele.. ai usa o cross q vem junto com o TW..

ainda daria pra fazer uns ups nesses sistema.. mas com a troca do TW ja vai resolver o problema de "gritaria" dentro do carro.

ai o proximo passo seria trocar o amp..

Royo, eu to achando estranho esse problema de "cortar" o tw. Parece ter alguma coisa errada na instalação, não ? Esse kit não é dos piores, sem dúvida. Pra falar a verdade, já ouvi um e até me agradou. O meio mais fácil e barato seria usar algo para "atenuar" os tws. Eu investiria em pezinhos, com os mids e tws colocados neles. Assim o médio/grave vai aparecer mais e diminuir o problema dos agudos. Fora a questão do direcionamento. Não trocaria o kit nem o módulo agora, talvez só o SUB, acerto de instalação e ajustes.

Qual o player afinal ?

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

se o TW tá cortando só em volume alto.. acredito q seja a proteção do cross mesmo..

se tivesse algo errado na ligação.. tipo fio em curto.. teria dado problema em qualquer volume..

talvez possa estar com a polaridade invertida.. mas naõ sei se isso chegaria a ativar a proteção do cross.. mas é um ponto a ser verificado tb.

a intenção de trocar o TW não é pra evitar os cortes.. pois se estiver com sinal clipado.. qualquer TW q colocar ali.. vai continuar a cortar tb..

a troca do TW é pra diminuir os agudos estridentes.. q são caracteristca do TW do kit CS60D.

usar pezinho pra esse kit é meio complicado pois o mid deve pedir um pezinho muuuito grande... uma opção mais simples seria tratar a porta com manta .. tb faria aparecer muito mais os médios e medio-graves do mid.

ja tive esse kit em porta original e depois em porta tratada.. a diferença é bem grande.... o mid bate muito bem em porta tratada.

Compartilhar este post

Link para o post

cara.. eu to usando o 3/4tw1 com o mid do cs60d... e dá um banho no tw do kit! Cheguei a usar os dois pra comparar no "tete-à-tete"... e vi q o selenium deu um banho no bravox! Em todos os sentidos, inclusive resistencia à barbeiragens! (o bravox abriu o bico)

Acredito q um par de 3/4tw1 já cobre numa boa o CS60D... mas... se vc gosta de um agudo mais "presente", bota o 1TW1 mesmo! (eu curto agudo discreto, que só aparece quando precisa) ;)

Compartilhar este post

Link para o post
cara.. eu to usando o 3/4tw1 com o mid do cs60d... e dá um banho no tw do kit!  Cheguei a usar os dois pra comparar no "tete-à-tete"... e vi q o selenium deu um banho no bravox! Em todos os sentidos, inclusive resistencia à barbeiragens! (o bravox abriu o bico)

Acredito q um par de 3/4tw1 já cobre numa boa o CS60D... mas... se vc gosta de um agudo mais "presente", bota o 1TW1 mesmo! (eu curto agudo discreto, que só aparece quando precisa) ;)

E a diferença de preço é significativa =D

Alguém tem alguma sugestão de tw gringo (ou nacional) pra acompanhar um mid mbquart de 4". Procurei em lojas lá fora e não achei nada que me impressionasse à primeira vista. To cogitando o 3/4tw1 mesmo, até pq o mid é bravo mas é "pequenino". O 3/4 tw1 tb vem com cross embutido ? Isso seria uma boa porque o meu mid desce muito naturalmente e não precisa de LP. Só usaria um cross pro tw msm.

Pergunta idiota: Ligar o tw no mid é tipo + no + e - no - sem nenhum erro. Nunca liguei sem xover e, por mais estúpido que possa parecer, pensei que pudesse mudar a impendância. É só fazer um "gato" dos fios que vem do ampli msm ? [^]

às vezes as coisas mais simples pegam a gente ...

Edit: onde eu coloquei desce muito naturalmente, eu quis dizer morre muito naturalmente. Eu não sei explicar mas um entendido disse que a própria bobina funciona pra fazer tipo esse "corte". Por isso ia deixar o tw dali pra cima.

Edit 2: O 1tw1 vem com cross 18db/octave a 2.5khz. O 3/4 tw1 vem com um capacitor no fio cortando em 5khz a 6db/octave. Minha sugestão: usar o 3/4tw1, cortar o capacitor que vem embutido e usar o cross original do kit. Porque ? Porque o cross já leva em consideração o projeto do mid e de onde o tw tem que "partir".

Compartilhar este post

Link para o post

vc vai ligar mid e tw sem cross??

se fizer isso a impedancia vai cair pra 02 ohms..

os mids geralmetne "morrem" mesmo acima de uma certa frequencia.. pois ele tem cone grande e não são feitos pra reproduzir freq altas.. ai eles não conseguem reproduzir os agudos mesmo..

mas isso não quer dizer q eles não recebam esta faixa de freq.. ai vc vai er 02 falantes trabalhando na mesma faixa de freq .. o q vai fazer a impedancia cair.. pois eles estariam trabalhando em paralelo..

pra ligar o tw no mid é "+" com "+" e "-" com "-" mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
vc vai ligar mid e tw sem cross??

se fizer isso a impedancia vai cair pra 02 ohms..

os mids geralmetne "morrem" mesmo acima de uma certa frequencia.. pois ele tem cone grande e não são feitos pra reproduzir freq altas.. ai eles não conseguem reproduzir os agudos mesmo..

mas isso não quer dizer q eles não recebam esta faixa de freq.. ai vc vai er 02 falantes trabalhando na mesma faixa de freq .. o q vai fazer a impedancia cair.. pois eles estariam trabalhando em paralelo..

pra ligar o tw no mid é "+" com "+" e "-" com "-" mesmo.

Digamos que eu entendi em partes.

Tipo, eu queria ligar como nos kits que só tem cross pro tw, entendeu ? O kit selenium, bravox csx0b, csx0d, etc. Todos esses só tem cross pro tw e não pro mid. Na verdade, isso também é uma solução paleativa somente. Mas isso geraria uma impendância de 2ohms ? <_<

Como esses kits funcionam então ? É obrigatório que eu use um xover 2 vias ?

Compartilhar este post

Link para o post

os kits da Bravox.. tipo o CS60D tem cross pro mid sim...

se vc ja viu o mid do CS60D ao vivo ( ou pelo menos em fotos) .. repare q em volta do imã tem um fio de cobre enrolado.. esse fio enrolado é o indutor q faz o corte LP pro mid..

o cross desses kits é separado .. o corte LP do mid ja fica no proprio falante.. e o corte HP pro TW é feito pela "caixinha" onde vc seleciona a atenuação do TW.

Compartilhar este post

Link para o post
os kits da Bravox.. tipo o CS60D tem cross pro mid sim...

se vc ja viu o mid do CS60D ao vivo ( ou pelo menos em fotos) .. repare q em volta do imã tem um fio de cobre enrolado..  esse fio enrolado é o indutor q faz o corte LP pro mid.. 

o cross desses kits é separado .. o corte LP do mid ja fica no proprio falante.. e o corte HP pro TW é feito pela "caixinha" onde vc seleciona a atenuação do TW.

Agora ficou mais claro.

Existe alguma possibilidade de esse mid mbquart possuir esse indutor ? De ter esse corte já no falante ?

Outra coisa, você sabe se o tw que vem no kit selenium é o 3/4tw1 ?

Abs. e valeu pelas dicas !

Edit: De fato, nas especs. do CSx0d vem o lance do corte. Mas já em outros kits como o selenium e o csx0b, não especifica corte para o mid. É porque não divulgam ou porque não tem ? Mesmo assim os kits são de 4ohms ... :unsure:

Me perdi de novo

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...