Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelosantos

Qual A Principal Vantagem Da Ligação Biamplificada

Recommended Posts

Postado em

Ola pessoal tenho uma duvida e gostaria de saber mais sobre as principais vantagem da ligação bi amplificada num kit 2 vias,tenho o modulo Blaugta 480 e estou pensando em por um modulo taramps so pro sub e usar o blau no stereo em bi amplificado no kit 2 vias. As vantangens seriam essas:

1º seria o não uso do crossover passivo do kit usando apenas o crossover ativo do modulo??

2º ganha-se mais em potencia?? ja que estarei mandando 75 watts para cada um

3º liga-se canal 1 e 2 nos tweeter e canal 3 e 4 nos mid correto??

valeu galera !!

Postado em
Ola pessoal tenho uma duvida e gostaria de saber mais sobre as principais vantagem da ligação bi amplificada num kit 2 vias,tenho o modulo Blaugta 480 e estou pensando em por um modulo taramps so pro sub e usar o blau no stereo em bi amplificado no kit 2 vias. As vantangens seriam essas:

1º seria o não uso do crossover passivo do kit usando apenas o crossover ativo do modulo??

valeu galera !!

Tá tudo correto, com pequena correção. Esse módulo certamente não fará os cortes que você precisa pra mid/tw, portanto você terá que usar xovers passivos individuais pra mid e tw ou ter um player que faça 3 way. Além da potência maior, o controle da altura do tw individualmente do mid proporciona um acerto mais preciso e de acordo com o seu gosto.

abs.

Postado em

valeu galera !!

Tá tudo correto, com pequena correção. Esse módulo certamente não fará os cortes que você precisa pra mid/tw, portanto você terá que usar xovers passivos individuais pra mid e tw ou ter um player que faça 3 way. Além da potência maior, o controle da altura do tw individualmente do mid proporciona um acerto mais preciso e de acordo com o seu gosto.

abs.

:+1

Fazer bi-amp vc tem ganho em qualidade e potencia desde q vc elimine os crossovers passivos do kit... pois existem perdas qdo se usa cross passivo.

mas pra isso vc vai precisar de um player q faça 3 way ou um amp com cortes adequados, pra poder fazer os cortes corretamente pra mid e TW.

o GTA só tem cortes até 250Hz , o q é muito baixo pra TW.. ai só usando um player com 3 way mesmo.

q player vc tá usando?

Postado em

valeu galera !!

abs.

:+1

Fazer bi-amp vc tem ganho em qualidade e potencia desde q vc elimine os crossovers passivos do kit... pois existem perdas qdo se usa cross passivo.

mas pra isso vc vai precisar de um player q faça 3 way ou um amp com cortes adequados, pra poder fazer os cortes corretamente pra mid e TW.

o GTA só tem cortes até 250Hz , o q é muito baixo pra TW.. ai só usando um player com 3 way mesmo.

q player vc tá usando?

Ola Royo meu player tem 2 pares de saidas rca e tem crossover high pass e low pass mais não tem 3 way. abaixo tem a descrição do player:é um pioneer modelo 3950mp

Características:

•Potência máxima de saída MOSFET 50W x 4

•Reprodução de CD-R, CD-RW, WMA, MP3, iTunes AAC, WAV

•Controle remoto

•Entrada auxiliar frontal

•Compatibilidade com adaptador de iPod e adaptador Bluetooth

•Equalizador paramétrico de 3 bandas e controle de subwoofer

•Iluminação dos botões: azul e vermelho

Conexões

•IP-BUS (compatibilidade com adaptador de iPod CD-IB100 e com adaptador Bluetooth CD-BTB100 vendidos separadamente)

•2 saídas pré-amplificadas RCA (frente + traseira ou subwoofer) 2,2V 1K ohm

•Entrada auxiliar frontal

•Conector ISO

CD Player

•DAC 8fs/1 bit (16bit)

•Reprodução CD-R, CD-RW

•Scan/ pause / repeat

•Random play - reprodução aleatória

•CD text

•COMP/BMX Equalizador que compensa as degradações provenientes da compactação de arquivos

Sintonizador

•BSM busca e sintonia automática de estações

•Memória para estações - 18 FM e 6 AM

•Busca de estações automática e manual

Postado em

Qual o kit? Pelo pouco que entendo, no teu caso, somente um kit com cross que admita bi-amp pra vc poder fazer a utilização dos 4 canais do amp num kit, aí o cross passivo faria os cortes necessários. Outra possibilidade seria ligar apenas os tw no cross, só q aí os mids tocariam em full, oq deixaria a transição um tanto "caótica", melhor nem tentar.

Abraço,

Alexandre.

Postado em

Marcelo,

se o seu plauyer não faz 3 way e nem tem TA... a unica vantagem de vc fazer bi-amp é poder aplicar potencias diferentes entre MID e TW.

isso é valido qdo vc tem um TW muito gritão e quer atenuar ele..

fora isso , usando player sem TA e 3way.. o bi amp não traz grandes vantegens não.

Postado em

esse artigo é muito bom mesmo.. lembro q passei uma madrugada toda lendo ele..

mas o bi-amp q ele descreve no inicio do artigo não é referente ao kit 2 vias e sim a um sistema onde se usa um amp pro Sub e outro pra mid e tw..

a separação de sub, mid e tw , ele chama de tri-amp. e comenta do item 3 do artigo pra frente..

mas é muito bom pra entender as diferenças q existem com a utilização de cross passivos e ativos.

inclusive alguns fabricantes de sub não recomendam usar cross passivo em seus subs... pois a perdas podem comprometer o desempenho geral do sub.

Postado em

Eu já testei bastante 2 e 3-way e não cheguei a uma conclusão... nunca usei fazendo o 3-way no amp...

No player nem sempre o 3-way é melhor, as vezes não é necessário...

Lembrando que gasta-se mais com cabeamento... mas acredito que só testando mesmo!

[]s

Anderson

Postado em
Eu já testei bastante 2 e 3-way e não cheguei a uma conclusão... nunca usei fazendo o 3-way no amp...

No player nem sempre o 3-way é melhor, as vezes não é necessário...

Lembrando que gasta-se mais com cabeamento... mas acredito que só testando mesmo!

[]s

Anderson

Agradeço a todos que responderam e tiraram minhas duvidas e pensando bem não é muito viavel pra mim a ligação bi amplificada,meu som esta muito bom mesmo tem uma qualidade que todos meus amigos comentam hoje meu setup e esse:

player pioneer 3950mp

kit 2 vias pioneer de kevlar troquei o tweeter dele por um nar de titanium e ficou show de bola com esse mid de kevlar da pioneer

sub Nar12sw3d6 em caixa dutada de 50 litros livre

amplificador gta480 sei que ele não da tudo que o sub pede mais o som ficou lindo.

Meu interesse agora é somente ter mais volume porque em qualidade estou satisfeito pessoal !!

Postado em
pra ter mais volume.. acho q só trocando o amp..

Compra um taramps 2ohms pro sub e deixa o gta pra fazer biampli, é a melhor opção. Compra dois pares de cross passivos alchemy way com HP e LP tanto pro tw qto pro mid, caso não seja a idéia comprar outro player (opção 2)

Uma 3ª opção seria deixar o mid (livre) só com HP do player e ver até quanto ele sobe. Aí usa um cross passivo pro tw mais ou menos de onde o mid perde "força". Pra isso seria interessante um microfone e um laptop com o spectralab instalado, nada muito difícil. Muitos mids "morrem" naturalmente em uma certa frequência. Com isso, você gastaria menos de 500 pratas em ampli + cross artesanais (tem o Protheus que faz aqui no fórum) e daria um belo up.

Abs.

Postado em

Acabei de instalar um kit Polk MOMO de 5,25" Bi-amplificado!

Diference monstruosa para o 3 way Rockford que estava instalado.

Sem falar do ajusto do ganho no amp, conseguindo assim um palco muito mais definido.

Eu faço o bi-amp direto no x-over do kit, que permite esse tipo de ligação.

abs a todos

Postado em
Acabei de instalar um kit Polk MOMO de 5,25" Bi-amplificado!

Diference monstruosa para o 3 way Rockford que estava instalado.

Sem falar do ajusto do ganho no amp, conseguindo assim um palco muito mais definido.

Eu faço o bi-amp direto no x-over do kit, que permite esse tipo de ligação.

abs a todos

Aí já é outro patamar ... kitzinho da polk momo é show ! :rever1:

Postado em
e como q funciona o bi-amp a partir do cross passivo? [^]

Se for um cross só pra mid/tw, ele tem que aceitar esse tipo de ligação, ou seja, ter dois "inputs" para o ampli e saída mid/tw. No caso de não existir essa possibilidade, tem que se comprar xovers passivos tanto pra mid qto pra tw (se o player não fizer esse cortes) como o alchemy way, vendido aqui no autosom. O cross terá que ter HP e LP pro mid e HP pro tw.

Postado em
Se for um cross só pra mid/tw, ele tem que aceitar esse tipo de ligação, ou seja, ter dois "inputs" para o ampli e saída mid/tw. No caso de não existir essa possibilidade, tem que se comprar xovers passivos tanto pra mid qto pra tw (se o player não fizer esse cortes) como o alchemy way, vendido aqui no autosom. O cross terá que ter HP e LP pro mid e HP pro tw.

No caso de c omprar crossover passivo pro mid tera que ter passa baixa e passa alta (lp e HP) correto?? mais qual seria a frequencia ?? os crossover da alchemy são vendindos em separado então eu deveria comprar:

2 pares de crossover hp em qual frequencia?? Para o mid bass!!

2 pares de crossover lp em qual frequencia ?? para o mid bass!!

e para o tw sera um HP apenas com corte em ???

Ainda tenho essa duvida sobre os crossovers do mid bass que tem que ser dois para formar o corte passa banda!!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...