Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

VinaUm®

Pequenas Dúvidas Técnicas...o.o

Recommended Posts

Galera...tenho algumas dúvidas tecnicas sobre som automotivo:

1- Meu módulo Estéreo(Aquarius ST 9090) tem impedância de 2 OHMS, preciso comprar alto falantes tbm de 2 OHMS ?

2. Não sei qual a impedância do meu módulo Mono, Aquarius ST-5050. Possivelmente seja de 2 Ohms. Posso comprar um subwoofer de 4 OHMS ?

3. É verdade que a porrada de um sub numa basuca é mais longa que a de uma caixa selada ?

4 - Qual a diferença entre bobina simples e bobina dupla ?

Agora uma recomendação de vcs:

5 - Alto falantes traseiros que não gritem mtu, e que preze a qualidade. Lembrando que na frente já escolhi kit 2 vias Selenium 100 WRMS.

Desculpa pelas perguntas leigas galera. Aliás já fui olhar no tópico "Grandes Mitos do Som" e nenhuma dessas perguntas estavam citadas lá...sahushauhea

AbraçooO

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1- Meu módulo Estéreo(Aquarius ST 9090) tem impedância de 2 OHMS, preciso comprar alto falantes tbm de 2 OHMS ?

2. Não sei qual a impedância do meu módulo Mono, Aquarius ST-5050. Possivelmente seja de 2 Ohms. Posso comprar um subwoofer de 4 OHMS ?

3. É verdade que a porrada de um sub numa basuca é mais longa que a de uma caixa selada ?

5 - Alto falantes traseiros que não gritem mtu, e que preze a qualidade. Lembrando que na frente já escolhi kit 2 vias Selenium 100 WRMS.

Desculpa pelas perguntas leigas galera. Aliás já fui olhar no tópico "Grandes Mitos do Som" e nenhuma dessas perguntas estavam citadas lá...sahushauhea

AbraçooO

R: Ele fornece 2x 90wrms em 2 ohms. Você pode comprar 2 falantes de 2 ohms, pra enviar 90wrms pra cada.. ou 4 falantes de 4ohms, enviando 45wrms pra cada. A segunda opção é ideal prum kit interno original!

R: O ST-5050 é igual ao 9090, só q com 2 canais de 50wrms (mais fraco). Seria interessante o uso de um amp realmente MONO e com Low Pass (corte pra subwoofer).

R: O fato de ser "Basuca" não influencia no SPL! Se a basuca for selada, vai tocar igual à uma caixa selada. Se a basuca for dutada, vai tocar igual à caixa dutada. Dutada toca mais q selada, seja basuca ou caixa!

R: Na construção, Bobina simples é ligada nos extremos da bobina, ou seja, ela inteira funciona como uma só e ponto final! Já na Bobina dupla, ela é ligada nos extremos e na metade da bobina! Ou seja, ela é uma dividida em duas... que pode funcionar como uma simples ou duas duplas menores.

A diferença é a impedancia! Por ex.: Um sub bob simples 4 ohms, é 4 ohms E PONTO FINAL! Já um sub bob dupla 4+4 ohms (duas metades, ou seja, duas bobinas de 4ohms) pode ser ligado em 2 ohms (as duas bobinas em paralelo) ou 8 ohms (as duas bobinas em série). A potencia não influencia em nada... só ajuda na escolha do amp! (ex.: se vc tem um amp de "x" ohms.. pode escolher um sub que "case" com a impedancia dele).

R: QUalquer COaxial (evite tetra, penta, hexa axial q "gritam" muito) já dá conta do recado! Os bravox e Nar costumam agradar muito, sem custo alto! Tem também uns selenium, hurricane, bomber.. sendo q esses últimos (bomber) são os q menos me agradam! Mas como "o principal" do som é o kit da frente, atrás não precisa tanta "dedicação". E quanto ao volume deles, vai depender do amp q vai toca-los!

Tem bronca não! É só ir postando as dúvidas, que, conforme a galera tiver tempo, vai ajudando! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AbraçooO

R: Ele fornece 2x 90wrms em 2 ohms. Você pode comprar 2 falantes de 2 ohms, pra enviar 90wrms pra cada.. ou 4 falantes de 4ohms, enviando 45wrms pra cada. A segunda opção é ideal prum kit interno original!

R: O ST-5050 é igual ao 9090, só q com 2 canais de 50wrms (mais fraco). Seria interessante o uso de um amp realmente MONO e com Low Pass (corte pra subwoofer).

R: O fato de ser "Basuca" não influencia no SPL! Se a basuca for selada, vai tocar igual à uma caixa selada. Se a basuca for dutada, vai tocar igual à caixa dutada. Dutada toca mais q selada, seja basuca ou caixa!

R: Na construção, Bobina simples é ligada nos extremos da bobina, ou seja, ela inteira funciona como uma só e ponto final! Já na Bobina dupla, ela é ligada nos extremos e na metade da bobina! Ou seja, ela é uma dividida em duas... que pode funcionar como uma simples ou duas duplas menores.

A diferença é a impedancia! Por ex.: Um sub bob simples 4 ohms, é 4 ohms E PONTO FINAL! Já um sub bob dupla 4+4 ohms (duas metades, ou seja, duas bobinas de 4ohms) pode ser ligado em 2 ohms (as duas bobinas em paralelo) ou 8 ohms (as duas bobinas em série). A potencia não influencia em nada... só ajuda na escolha do amp! (ex.: se vc tem um amp de "x" ohms.. pode escolher um sub que "case" com a impedancia dele).

R: QUalquer COaxial (evite tetra, penta, hexa axial q "gritam" muito) já dá conta do recado! Os bravox e Nar costumam agradar muito, sem custo alto! Tem também uns selenium, hurricane, bomber.. sendo q esses últimos (bomber) são os q menos me agradam! Mas como "o principal" do som é o kit da frente, atrás não precisa tanta "dedicação". E quanto ao volume deles, vai depender do amp q vai toca-los!

Tem bronca não! É só ir postando as dúvidas, que, conforme a galera tiver tempo, vai ajudando! :legal:

Bloom, brigadão pelas respostas. Me esclareceram mta coisa mesmo.

Mas agora eu fikei com outra dúvida.

Como esses módulos eram do meu pai e já estão instalados no carro, embaixo do carpete, talvez eu naum tenha identificado esse ST 5050. Pq pelo q ele me disse, tem um Estéreo q eh o 9090 com 2 canais mesmo, pra 4 alto-falantes. Era assim q tava ligado antes em alto falantes da Pionner.

O outro ele disse q era MONO e empurrava um sub da Pionner de 500w (não me lembro qual).

Já q vc disse q esse ST 5050 é um stereo 50wrms ( como o próprio nome diz ), devo ter me enganado.

Esse som qdo existia tocava mtu. Não é possivel o outro módulo naum ser mono e estar empurrando um sub desse.

Tendo em vista q apenas 1 módulo de 2 canais empurrará 4 alto falantes, qual seria a sua recomendação qto a impedância dos altofalantes ?

E o módulo se compravado mesmo q eh MONO e 2 OHMS o ideal é pegar um sub 2 OHMS mesmo ?

Valeuu Bloom...

Grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Bloom, brigadão pelas respostas. Me esclareceram mta coisa mesmo.

Mas agora eu fikei com outra dúvida.

Como esses módulos eram do meu pai e já estão instalados no carro, embaixo do carpete, talvez eu naum tenha identificado esse ST 5050. Pq pelo q ele me disse, tem um Estéreo q eh o 9090 com 2 canais mesmo, pra 4 alto-falantes. Era assim q tava ligado antes em alto falantes da Pionner.

O outro ele disse q era MONO e empurrava um sub da Pionner de 500w (não me lembro qual).

Já q vc disse q esse ST 5050 é um stereo 50wrms ( como o próprio nome diz ), devo ter me enganado.

Esse som qdo existia tocava mtu. Não é possivel o outro módulo naum ser mono e estar empurrando um sub desse.

Tendo em vista q apenas 1 módulo de 2 canais empurrará 4 alto falantes, qual seria a sua recomendação qto a impedância dos altofalantes ?

E o módulo se compravado mesmo q eh MONO e 2 OHMS o ideal é pegar um sub 2 OHMS mesmo ?

Valeuu Bloom...

Grande abraço

Na verdade o ST5050 é relativamente fraquinho! toca mais q o player original.. mas Beem menos q o próprio ST9090!!! É mto provavel q vc tenha confundido mesmo! =)

pro ST9090, coloca 4 falantes de 4 ohms! tem vááários modelos..bravox, pioneer, nar, selenium... só varia o valor e a qualidade final =P rssr

e o amp do sub, SE (veja bem:SE) ele for 2 ohms.. vc pode usar:

1 sub bob simples 2 ohms

1 sub bob dupla 4 ohms (liga em paralelo, resultando 2 ohms)

2 sub bob simples 4 ohms (em paralelo, resultando 2 ohms)

2 sub bob simples 2 ohms (em série cada sub, resultando 4 ohms NO SUB e em paralelo os subs, resultando 2ohms no total)

Seria interessante um NAR por ex.. ou UXP 10'! Mas seria ainda mais interessante se tivesse como vc pegar um MOSFET (tipo Pyramid, Corzus,Hbm) pro sub... q ia dar um "up" a mais no som! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

É isso ai falça um investimento num modulo basico mosfet mesmo q tu vai sentir a diferença na hora, pois alem de ter mais qualidade q esses tbm vao ter mais potencia e muitas vezes com um preço bacana. Pode comprar h-buster q vai t sucesso ótimo custo beneficio aprovado por muitos aki do forum.

Compartilhar este post

Link para o post

Será que o modulos não seriam ST 5050 (stereo) e WE 900 (mono)? o WE 900 é identico visualmente e em tamanho a um ST 9090, só muda mesmo a inscrição com o nome do respectivo amp. Ja o ST 5050 se não estou enganado, é bem menor (nunca vi, só me lembro dos saudosos ST 7070, ST 9090 ST 2002 e ST 1001, e os Monos WE 700 e WE 900)

Abraços

Gustavo

Compartilhar este post

Link para o post
Será que o modulos não seriam ST 5050 (stereo) e WE 900 (mono)? o WE 900 é identico visualmente e em tamanho a um ST 9090, só muda mesmo a inscrição com o nome do respectivo amp. Ja o ST 5050 se não estou enganado, é bem menor (nunca vi, só me lembro dos saudosos ST 7070, ST 9090 ST 2002 e ST 1001, e os Monos WE 700 e WE 900)

Abraços

Gustavo

Também pensei nisso, mas segundo ele falou, é um SD9090 e outro q ele não lembra, q ele achava ser ST5050! :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Gustavo

Krk Gustavoo...mato a charada ! shaushaue

Olhei lá hj, com o maior sacrifício qse arrancando o carpete e cheguei a seguinte conclusão:

Temos 3 módulos:

ST 9090 de 100WRMS 2 OHMS ( sim 100w era o q tava escrito lah)

ST 5050 80WRMS e 2 OHMS. pelo q eu vi nessa tabela : Lista de Módulos

eee

WE-900 MONO de 90 WRMS 2 OHMS :rever1:

Soh q ele eh preto e talz.

Axo q até o meu pai naum sabia o q ele tinha lah dentro.

Creio q funcione os dois ST com dois canais cada um pros 4 alto falantes e o mono pro sub.

Ae Bloom, seguinte, logo mais eu vo vender o carro, mas pra quebrar o galho enquanto isso, eu deva instalar um som nele usando mesmo esses módulos. Qdo eu trocar o carro ai sim eu compro um módulo melhor e dexo esses de brinde pra quem compra...saheuhuea

Ai te lanço outra pergunta:

Eh mais inteligênte pegar agora um sub de 4ohms com bobina dupla e ligar nesse WE 900 para q depois q eu trocar o módulo por um melhor esse sub toque a 4 OHMS ou não vai fazer diferença pega um 2OHMS agora e depois por num módulo de 4 OHMS ?

Abraçooos

Compartilhar este post

Link para o post

cara.. 90wrms é complicado! é muito pouca potência! Tenta pegar um NAR ou keybass panther... q tocam bem com baixa potência!

Mas eu no seu lugar pegaria um amp melhor já agora, q tb serviria pro futuro carro! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...