Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

XKirk

Fusível = Gargalo?

Recommended Posts

Postado em

Vou colocar o fusível no sistema do meu carro, é claro, de 80A...

mesmo soldando a bitola (q vai ser de 21~25mm) nos plugs do fuse, isso não seria mesma coisa q um gargalo na fiação? tipo como se eu precisasse de uns 5~10cm a mais na bitola e fizesse a emenda usando cabo de 5~10mm...

ou o fusível e seu respectivo plug tem capacidade de carga de 80A, ou seja, consegue passar a corrente como a bitola de 21~25, mas limitada a 80A?

abraço ae! :legal:

Postado em

mesmo soldando a bitola (q vai ser de 21~25mm) nos plugs do fuse, isso não seria mesma coisa q um gargalo na fiação? tipo como se eu precisasse de uns 5~10cm a mais na bitola e fizesse a emenda usando cabo de 5~10mm...

ou o fusível e seu respectivo plug tem capacidade de carga de 80A, ou seja, consegue passar a corrente como a bitola de 21~25, mas limitada a 80A?

Não é bem assim.

O fuzivel é de 80A , quer dizer q a corrente q ele suporta é de 80A ou um pouco mais.

Se vc colocar um amplificador com o consumo muito maior q o fuzivel, o mesmo ira queimar (experiencia propria) , por que como disse acima a corrente q o fuzivel suporta é 80A ou um pouco mais.

Deu pra entender ?

VAleu

Postado em

abraço ae!  :legal:

A resposta é: não, o fusível não é um gargalo no sistema.

O fusível no caso é para proteger o sistema, mas tem propriedade resistiva, assim como uma lâmpada incandescente (só que em menor intensidade), ou seja, ele perderá uma parte da energia em forma de calor, onde essa energia depende da intensidade da corrente que passa por ele. Por isso os fusíveis tem valores expressos em ampère (intensidade de corrente) para dimensioná-lo de acordo com o sistema, evitando assim grandes perdas por ele não assumir grande resistência perante ao sistema.

Podemos demonstrar isso pela equação de resistência em física:

R = ρ.L/A

onde, R = resistência, ρ = constante do material usado, L = comprimento e A = área da secção do fio.

Daí podemos interpretar que, quanto maior o comprimento, maior a resistência à passagem de corrente, e quanto menor a área do fio (em mm²) ocorre o mesmo!

Podemos concluir que, por o fusível ter um comprimento bem pequeno, ele não dissipará parte significativa da energia, não fazendo diferença no resultado final do sistema.

Espero que tenha entendido. =D

Até mais,

Gabriel

Postado em

Não é bem assim.

O fuzivel é de 80A , quer dizer q a corrente q ele suporta é de 80A ou um pouco mais.

Se vc colocar um amplificador com o consumo muito maior q o fuzivel, o mesmo ira queimar (experiencia propria) , por que como disse acima a corrente q o fuzivel suporta é 80A ou um pouco mais.

Deu pra entender ?

VAleu

sim sim... entendi legal, eh q era akelas dúvidazinhas q t deixam com a pulga atrás da orelha... queria matar mesmo a curiosidade do fato, pois olhar para o fuse e seu plug apenas como um pedaço de metal fininho q keima da essa impressão... olhando pelo lado químico (liga metálica q o compõe) a história muda completamente!

mto grato pela info ae kelvisson!!

abraço! :legal:

NOTA: 1º som de "verdade" q eu monto... e quero ter o prazer de dizer q montei... existe uma regra bem simples na eletrônica: "Não inverta os polos!" hehehe (desmontar carrinhos a pilha serviu pra alguma coisa!)

Postado em

A resposta é: não, o fusível não é um gargalo no sistema.

O fusível no caso é para proteger o sistema, mas tem propriedade resistiva, assim como uma lâmpada incandescente (só que em menor intensidade), ou seja, ele perderá uma parte da energia em forma de calor, onde essa energia depende da intensidade da corrente que passa por ele. Por isso os fusíveis tem valores expressos em ampère (intensidade de corrente) para dimensioná-lo de acordo com o sistema, evitando assim grandes perdas por ele não assumir grande resistência perante ao sistema.

Podemos demonstrar isso pela equação de resistência em física:

R = ρ.L/A

onde, R = resistência, ρ = constante do material usado, L = comprimento e A = área da secção do fio.

Daí podemos interpretar que, quanto maior o comprimento, maior a resistência à passagem de corrente, e quanto menor a área do fio (em mm²) ocorre o mesmo!

Podemos concluir que, por o fusível ter um comprimento bem pequeno, ele não dissipará parte significativa da energia, não fazendo diferença no resultado final do sistema.

Espero que tenha entendido. =D

Até mais,

Gabriel

Opa! de melhor maneira impossível gabrielninja!! ^^

Sabe aquelas coisas q a gent imagina q funcione assim, mas por estar alguma coisa valiosa em jogo, é melhor ter certeza não é? :legal:

Obrigado pelo esclarecimento!

Postado em
A duvida e bem interesante XKirk.

Mais o gabriel ja explico direitinho.

Pode crê! mto bem respondido... considerem o meu som montado em "parte" por v6 aki do fórum... o respeito que tenho pelas dicas e infos como as acima jah é de tal grandeza q comprei uma cam digital pra detalhar o trabalho a v6...

abraço geral... :legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...