Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rdallasen

## Teste Basico Hurricane E Stetsom ##

Recommended Posts

Bem, esse final de semana, eu e o Paladinox iremos realizar uns testes com esses amps, que são os que nos temos acesso. Estes seão amps da mesma categoria em termos de potencia, já que de custo, agora o stetstom está ficando barato, antigamente era bem mais caro.

 

Como os testes serão realizados sexta ou sabado, este vai ser o preâmbulo. Inicialmente a ideia é de realizar testes de potenica, e de sonoridade. a seguir, é descria a metodologia dos testes, para que possamos obter o melhor resultado possivel.

 

TESTES DE POTENCIA

Para os testes de potencia, eu estou estudando a possibilidade de usar uma resistencia de secador de cabelo, acho que ela deve ser mais estavel que a de chuveiro, por ser mais grossa, e ser refrigerada a ar. Mas teremos disponivel ambas, chuveiro e secador. Nos testes de potencia, utilizaremos fontes atx modificadas, para tentar chegar mais proximo possivel de 13,8V, que é a tensao da potencia do stetsom. testes em 14,4V estão descartados, pois este é um valor alto demais, e ninguem quer ter seu amp queimado por surbevoltagem. Dependendo do bom humor, tempo e resultados, tambem faremos testes com bateria e carro ligado.

Nas mediçoes de potencia, será medido a potencia de apenas uma bridge, pois o stetsom (creio eu) possua 2 fontes, nao fazendo sentido usar 2 briges. Também pois esses amps são utilizados na maioria das vezes para tocar 1 sub e um par de 2 vias, nao irá interferir na usuabilidade dos resultados.

A tensao sera medida no borne, espero que consigamos proximo de 13,8V. Usaremos osciloscopio, inicialmente o de plc de som para pc, mas estou vendo se consigo um Tektronics para ficar mais divertido.

 

TESTES DE SONORIDADE

Nos testes de sonoridade, utilizaremos meu set, cabos RGC 59, 2 vias Visteon, sub NAR 10SW2 em caixa selada de 50L. A fonte de sinal será um notebook (ainda nao sei qual), e o cabo de sinal é um Stinger Dream, com RCA-P2. Para os testes de sonoridade irá ser usado algumas faixas das disponibilizadas pelo Kleber, um cd do Iron Maiden - Live after death (o unico original que possuo), estou pensando em usar algum dvd de video, mas isso se sobrar tempo. Para as avaliaçoes, serei eu, o Paladinox, e espero poder contar com a presença da minha namorada. Ela faz faculdade de musica, é vai trazer alguns cds de musica classica (originais) para avaliar. Para referencia, será usado meu amp, feito por mim, que usa o CI LM4780.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PRIMEIRAS IMPRESSOES

 

HURRICANE

 

Abrimos o Hurricane, e nao tivemos boas impressoes. Ele utiliza fonte simples, o que faz a separaçao entre canais cair, e perde 'qualidade'. Um ponto positivo sao os potenciometros do cross, que eu gostei, mais precisos e lisos que os do stetsom. Gostei também de uns capacitores Elna, os grandes marrons bem do lado esquero do amp.

 

Foto do hurri

p1020478zj1.th.jpg

 

Uma coisa que eu estava curioso, era se ele era parecido com o Blau. olhando as fotos do Hell, da pra ver que são irmaos gemeos, axo que o Blau tem o trafo mais forte. Transistores e diodos nao sei, nao me detive nisso.

p1020485hs0.th.jpg

 

Topico das fotos do blau, por _HeLL_

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=99644

 

 

os opamps utilizados são os NJM4560 (SlewRate de 4V/us). Meia boca, para os de baixa linha. Prefiro o NE5532 ainda.

p1020480ds6.th.jpg

 

Os transistores da saida são os TIP35c e 36c (1 par por canal), potencia MAXIMA de 125W, freq max 3MhHz. Estamos pensando em fazer um upgrade neste amp, e colocar o 2sc500 e o 2sa1943, que tem potencia MAXIMA de 150W, freq max 30Mhz, um ganho quase insignificante de potencia, em qualidade, deve ser substancial.

Se um amp com 1 par de 2sc/2sa fornece 100W de verdade, sendo que esses transistores conseguem fornecer mais potencia que os TIP, eu CHUTO que o hurri, se limitado apenas pelos transistores de saida, forneça uns 85W(bem menos que os 120 declarados).

p1020482pa9.th.jpg

 

Os fets da fonte são os FQP50N06, suportam 120W @25°. Como o Hurricane usa 4 fets, a fonte pode suprir 480W em 25°. AI podemos ver que a fonte é subdimensionada, já que a potencia total do hurricane é de 480W (decladada).

p1020489cu8.th.jpg

 

A retificação é composta por um par de F1B2CCI, que suporta 10A em 100°. Logo a fonte do hurri consegue fornecer pouco mais de 10A. Como nao tivemos tempo de ver a tensao, nao tenho como estimar nada.

 

Agora vamos ao stetsom

 

p1020490om6.th.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

STETSOM

 

estamos com uma grande espectativa em relaçao ao stetosm. Ele alem de maior e mais pesado que o Hurricane, é nacional, e esperamos que as espeficicaçoes sejam verdadeiras (120W @13,8V <0,2%THD se nao me engane).

 

Primeira coisa que chama a atençao, é o trafo. Axei ele pequeno, mas bem feito. Como sao 2, a espectativa da potencia está mantida ainda. Eu removi uma etiqueta (entre os 4 indutores, lado direito), e para minha 'surpresa' dizia CD6100T. Este é o modelo de um amp da linha Tunning. Este amp 6100T, possui 4 canais de 100W, e o Thunder, que usa a mesma placa, 120W. Fiquei decepcionado com isso, mas pode ser que o Thunder tenha algum componente melhor que o Tunning, e faça sair esses 20W.

Outra coisa que me chamou a atençao, é que o trafo nao esta rodeado de capacitores. PROVAVELMENTE (nao tive tempo de averiguar), cada canal tenha seu banco de capacitores, porque existe uma abundancia de eletroliticos proximos aos transistores de saida.

p1020491xf4.th.jpg

 

Os operacionais utilizados sao os famigerados 4558, nao saiu bem na foto, literalmente. Com uma slew rate de mediocres 1,1V/us, pior que isso, axo que só com o 741, decepcionando um pouco, por ser mais caro que o hurri. Podemos ver que o amp é de fabricaçao nacional, economizam 5 pila em opamps para ceifar o potencial do amp. Logo logo eles vao sair e dar lugar a NE5532, ai eu postarei os resultados.

p1020497ws2.th.jpg

 

Os transistores de saida, sao TIP102/107, comuns, meia boca, nada de especial. Eles estão em abundancia no amp, 3 pares por canal. Eu estou pensando em como fazer um upgrade neles, mas nao sei que transistor eu posso colocar no lugar. Esses tips tem dissipaçao MAXIMA de 80W, chuto que na vida real, chegam a 40W por par (tem um amp que estou montando, ele usa essa proporção, tem os mesmos transistores). Com 40W por par, e 3 pares, temos 120W por canal TEORICOS estipulados, um bom sinal.

 

Fets, retificadores fica para a proxima, nao deu tempo de fazer tudo. Quando conseguir, eu atualizdo aqui.

Por enquanto é só, aguardem os testes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

excelente tópico !

 

é ótimo encontrarmos tópicos com detalhes técnicos e não somente "achismo"

 

Parabéns !

 

Acompanhando e abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra ser sinserto aki na minha regiao nem tem estes hurri pra comprar.... stetsom TH tem bastante e sempre gostei do custo beneficio deles...... realmente estao ate mais em conta agora!!

 

Acompanhando os testes!! Eu chuto que o Stetsom vai se sair melhor!! Abçx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
excelente tópico !

 

é ótimo encontrarmos tópicos com detalhes técnicos e não somente "achismo"

 

Parabéns !

 

Acompanhando e abraço

Obrigado

Pior que dá um trabalhao. Tem que abrir e tirar fotos (parte divertida), sair catar os datahseets, comparar dados, escrever, ler para ver se ficou bom o texto.

 

Quero ver amanha, vou ir no paladinox. pena que so vamos poder mexer a noite, nao vai dar tempo de fazer mta coisa, e sabado ele nao pode a tarde toda, ai temos nosso tempo estrangulado.

 

Achismo, nao tem. Temos uma espectativa no stetsom, que ele vai conseguir entregar os 240W na bridge. Se nao der, azar (o meu, pq eu que comprei o stes kkkkkkk)

 

flw

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o teste

 

São testes assim que o fórum está precisando. Sem achismos e com análise completa de componentes.

 

Continue o bom trabalho :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo tóico, espero tbm q o stetsom não decepcione acredito neles, aguardo os ups. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei... Parabéns

 

agora é esperar os resultados... e resultados que vão ajudar muita gente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela iniciativa!

 

Em alguns quesitos o fórum ta ficando melhor a cada dia...

 

Fico no aguardo dos resultados!

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou ancioso, hj a noite faremos os testes.

Posso informar que o Ricardo (rdallasen) conseguiu um osciloscópio minipa MO-310 de 100Mhz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tetse tem tudo pra ser muito bem feito, tanto em acessórios para os mesmo, quanto aos user deifnidos, vai fundo Murilo, vamos ficar aqui na ansia do resultado desse teste, que só tem a trazer boas coisas pro nosso forúm e para nós.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Além da presença do osciloscopio, que infelizmente, não consegui o Tektronics, mas o Minipa já vai atender bem a proposta, também teremos um termometro, quem sabe sobre tempo pra brincar com ele.

 

até hj a noite,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tetse tem tudo pra ser muito bem feito, tanto em acessórios para os mesmo, quanto aos user deifnidos, vai fundo Murilo, vamos ficar aqui na ansia do resultado desse teste, que só tem a trazer boas coisas pro nosso forúm e para nós.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Murilo???

 

pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela iniciativa. Vamos ver se minha impressão se consuma, pois da última vez q comparei bem por alto, achei o agudo do Stetsom mais vivo, além de, tocando grave, achar o Stetsom mais forte que o concorrente.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tetse tem tudo pra ser muito bem feito, tanto em acessórios para os mesmo, quanto aos user deifnidos, vai fundo Murilo, vamos ficar aqui na ansia do resultado desse teste, que só tem a trazer boas coisas pro nosso forúm e para nós.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Murilo???

 

pasmafaute

Acho queo Charles confundiu, já que o Muriloalvares, salvo engano, usa o mesmo avatar. Abraços. []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tetse tem tudo pra ser muito bem feito, tanto em acessórios para os mesmo, quanto aos user deifnidos, vai fundo Murilo, vamos ficar aqui na ansia do resultado desse teste, que só tem a trazer boas coisas pro nosso forúm e para nós.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Murilo???

 

pasmafaute

Foi malz Ricardo, é pq quando olhei pra foto no avatar achei que era o Murilo Alvez, num tinha olhado o nome do forista não.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tetse tem tudo pra ser muito bem feito, tanto em acessórios para os mesmo, quanto aos user deifnidos, vai fundo Murilo, vamos ficar aqui na ansia do resultado desse teste, que só tem a trazer boas coisas pro nosso forúm e para nós.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Murilo???

 

pasmafaute

Acho queo Charles confundiu, já que o Muriloalvares, salvo engano, usa o mesmo avatar. Abraços. []-[]

Isso Danilo, brigadão aí por se explicar por mim, pq num tinha visto que tinha errado :legal:

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tetse tem tudo pra ser muito bem feito, tanto em acessórios para os mesmo, quanto aos user deifnidos, vai fundo Murilo, vamos ficar aqui na ansia do resultado desse teste, que só tem a trazer boas coisas pro nosso forúm e para nós.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Murilo???

 

pasmafaute

É que seu avatar, o do Carlos, o do Murilo e acho que de mais gente são iguais ... aí confunde kkk

 

... esse é o autofórum gelando a barriga das fábricas e vendedores [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tetse tem tudo pra ser muito bem feito, tanto em acessórios para os mesmo, quanto aos user deifnidos, vai fundo Murilo, vamos ficar aqui na ansia do resultado desse teste, que só tem a trazer boas coisas pro nosso forúm e para nós.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Murilo???

 

pasmafaute

É que seu avatar, o do Carlos, o do Murilo e acho que de mais gente são iguais ... aí confunde kkk

 

... esse é o autofórum gelando a barriga das fábricas e vendedores [¨]

Isso, parece que agora quase todos que moram no RS tão usando esse avatar, outro que entra nessa lista é o Delimaju.

 

hauhau, gelando é fods, hauhauha, mas só presta assim, não podemos nos deixar ser enganados por eles.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso é resultado do ultimo encontro, kkkkk

 

mas eu havia me ligado, so peguei no teu pe, em relaçao a me chamar o murilo. Conheci ele no encontro em POA, super gente boa.

 

mas em relaçao aos testes, eu vou fazer uns aqui em casa, com um amp que eu tenho, usa um par te tip 122/127, usando o nar, so pra ver o comportamento do osciloscopio, eu nunca tinha mexido em um sem botoes de rodinha, e tao compacto, (acostumado com analogico e os tektronics).

 

eu liguei ele no meu mp4, me decepcionei com a saida, cerca de 0,5V de pico, quando está lacrado no maximo o volume.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
isso é resultado do ultimo encontro, kkkkk

 

mas eu havia me ligado, so peguei no teu pe, em relaçao a me chamar o murilo. Conheci ele no encontro em POA, super gente boa.

 

mas em relaçao aos testes, eu vou fazer uns aqui em casa, com um amp que eu tenho, usa um par te tip 122/127, usando o nar, so pra ver o comportamento do osciloscopio, eu nunca tinha mexido em um sem botoes de rodinha, e tao compacto, (acostumado com analogico e os tektonics).

 

eu liguei ele no meu mp4, me decepcionei com a saida, cerca de 0,5V de pico, quando está lacrado no maximo o volume.

 

[]'s

[]-[][]-[] Isso ai cara , seu topico tá animal , bota os bicho pra brigar que eu quero ver quem dá o que promete. Eu tenho o hurricane e vamos ver o que dá???? []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estamos eu e o Paladinox na casa dele, nos preparativos para o teste.

Estamos nos acertos com as fontes ATX, colocamos um banco de capacitores improvisado, com 16 caps de 4700uF, já já os amps entrarão em cena

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá ficando melhor ainda este post ! dá gosto de acompanhar.

 

apostando todas minhas fichas no stetsom , já tive um cd6100 e cd6220 , ambos no mesmo set e era bem fortinhos.

 

o 6220 (2 canais pro mono) tinha um controle de sub bacana (excursão ) e 6100 (4 canais pro estereo), isso sem falar na melhor definição de médios e agudos, agudos claros sem serem estridentes .

 

Gostava muito do casalzinho stetsom, já tive hurricane 4.120 e num gostei não, mesmo assim tô arriscando um Hurricane DOminator que ainda nem instalei.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...