Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thimaster

2 Dúvidas (tweeter + 4.6x)

Recommended Posts

Pessoal,

 

1.Tenho um cs60d nas portas da frente e gostaria de comprar um cs50d para colocar nas portas traseiras do meu 206, mas não sei como fazer com o tweeter? Tem como adaptar, alguém já fez isso por aqui? Se não for possível vou acabar comprando um coaxial mesmo.

 

2.O que é melhor, deixar o 4.6x só para o cs60d na frente e o cs50d direto no player, ou, dividir o 4.6x para os dois kits?

 

Obrigado

 

Thiago José

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal,

 

1.Tenho um cs60d nas portas da frente e gostaria de comprar um cs50d para colocar nas portas traseiras do meu 206, mas não sei como fazer com o tweeter? Tem como adaptar, alguém já fez isso por aqui? Se não for possível vou acabar comprando um coaxial mesmo.

 

2.O que é melhor, deixar o 4.6x só para o cs60d na frente e o cs50d direto no player, ou, dividir o 4.6x para os dois kits?

 

Obrigado

 

Thiago José

Olha eu iria de kit 2 vias mesmo, na frente na traseira. :rolleyes:

No meu caso (um astra 2 pts) os tweeters traseiros eu coloquei no finalzinho da coluna do malas... ficou bem discreto e no mesmo nível que os tweetes dianteiros. Não coloque o crossover na porta, aí vc poderá subir com o fio do woofer apenas na porta e o fio do tweeter p/ onde eles estiverem. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal,

 

1.Tenho um cs60d nas portas da frente e gostaria de comprar um cs50d para colocar nas portas traseiras do meu 206, mas não sei como fazer com o tweeter? Tem como adaptar, alguém já fez isso por aqui? Se não for possível vou acabar comprando um coaxial mesmo.

 

2.O que é melhor, deixar o 4.6x só para o cs60d na frente e o cs50d direto no player, ou, dividir o 4.6x para os dois kits?

 

Obrigado

 

Thiago José

Olha eu iria de kit 2 vias mesmo, na frente na traseira. :rolleyes:

No meu caso (um astra 2 pts) os tweeters traseiros eu coloquei no finalzinho da coluna do malas... ficou bem discreto e no mesmo nível que os tweetes dianteiros. Não coloque o crossover na porta, aí vc poderá subir com o fio do woofer apenas na porta e o fio do tweeter p/ onde eles estiverem. :legal:

não entendi direito, vc colocou o tweeter traseiro na coluna do vidro traseiro, ao lado do banco traseiro? é isso?

 

e qto ao fosgate 4.6x, é melhor ligar os dois kits nele ou só o da frente e ligar o traseiro direto no cd player?

 

obrigado

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal,

 

1.Tenho um cs60d nas portas da frente e gostaria de comprar um cs50d para colocar nas portas traseiras do meu 206, mas não sei como fazer com o tweeter? Tem como adaptar, alguém já fez isso por aqui? Se não for possível vou acabar comprando um coaxial mesmo.

 

2.O que é melhor, deixar o 4.6x só para o cs60d na frente e o cs50d direto no player, ou, dividir o 4.6x para os dois kits?

 

Obrigado

 

Thiago José

Olha eu iria de kit 2 vias mesmo, na frente na traseira. :rolleyes:

No meu caso (um astra 2 pts) os tweeters traseiros eu coloquei no finalzinho da coluna do malas... ficou bem discreto e no mesmo nível que os tweetes dianteiros. Não coloque o crossover na porta, aí vc poderá subir com o fio do woofer apenas na porta e o fio do tweeter p/ onde eles estiverem. :legal:

não entendi direito, vc colocou o tweeter traseiro na coluna do vidro traseiro, ao lado do banco traseiro? é isso?

 

e qto ao fosgate 4.6x, é melhor ligar os dois kits nele ou só o da frente e ligar o traseiro direto no cd player?

 

obrigado

 

abraços

Exatamente! Digamos que o tweeter fica próximo à lateral do encosto de cabeça do banco traseiro.

É que num tenho foto aqui no trampo...

 

Quais são as especificações do amplificador? Nº de canais, potência (W) e impedância (ohms) ? Não conheço os dados dele.

Com base nesses dados é possível vermos um esquema de ligação.

 

Em geral, é preferível ligar os falantes no módulo pois a potência do rádio num é suficiente pra tocar legal os kits.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Movido para o subforum "Som de Qualidade"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

thimaster,

 

q tipo de som vc procura ter no carro?

 

som pra dentro? pra fora? alta qualidade ? alto spl?

 

sabendo disso fica mais fácil definir em q seção do fórum o pessoal pode te ajudar melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

liga os 2 kits no modulo mesmo, fica melhor... Tenta instalar os tw traseiros virados para quem vai atras mesmo....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você procura realmente qualidade, utilize o 4.6x em bi-ampli e coaxiais na traseira alimentados pela saída amplificada. Kit para a traseira eu considero desperdício de dinheiro, a não ser que você esteja querendo fazer um som misto para tocar pra fora também.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se você procura realmente qualidade, utilize o 4.6x em bi-ampli e coaxiais na traseira alimentados pela saída amplificada. Kit para a traseira eu considero desperdício de dinheiro, a não ser que você esteja querendo fazer um som misto para tocar pra fora também.

Um abraço,

Sérgio.

então, pessoal respodendo as perguntas para que possam me ajudar melhor

 

1. não sei as especificações direito do 4.6x, mas acho que tem 4 canais de 30rms em 4 ohms, 2 canais de 60 em 2 ohms e na brigde 1 de 150w a 4 ohms, mas não tenho certeza mesmo.

 

2. tenho um 206, meu objetivo é um som de qualidade principalmente em stéreo, com spl também mas sem encobrir. Mais interno que externo.

 

3. Tenho um cs60d, o 4.6x e queria comprar ou um cs50d ou um cx50d e tenho dúvidas se ligo o falante traseiro direto no player ou divido o módulo com os dois kits.

 

4. Para o sub, por tudo que já li e ouvi a respeito, minha idéia é um uxp ou de 10 ou de 12 e um corzus 1002 para empurrá-lo, mas não sei qual seria a impedância correta para este sub, se o 2+2 ou o 4 + 4

 

5. Quanto ao tweeter traseiro, se colocar, acho que seguirei as instruções do nosso amigo aqui do fórum de colocá-lo ao lado do encosto traseiro

 

6. Não entendi o que seria bi-amplificar o 4.6x, poderia me explicar?

 

Abraços

 

Aproveitando, tenho interesse em comprar um uxp e um módulo para empurrá-lo, quem tiver é só me mandar mp

 

thiago

8291.8542

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

thimaster.

 

as specs do 4.6x são essas mesmo . tá correto.

 

se vc pensa em qualidade.. o ideal é não ter som vindo da parte traseira do carro.. pois prrejudica o efeito de palco ( sensação de estar num show ao vivo, com o som vindo da frente ... vc não fica de costas pro palco qdo vai a um show fica? ) então não recomendaria o uso de falantes na parte traseira do carro..

 

se vc levar constantemente passageiros no banco traseiro.. ai pode se pensar em usar um midrange na parte traseira ligado direto no player.. e preferencialmente nas portas e não no tampão.. evite o uso de TW.. pois eles repruduzem os agudos q são mais direcionais ( mais facil de identificar de onde o som está sendo emitido) denunciando de onde vem o som.

 

o corzus tem bridge de 600W rms em 02 ohms ou 400W rms em 04 ohms. ai daria pra usar tanto o UXP 2+2 qto o 4+4.. só q com o 4+4 vc va iconseguir uma potencia maior do amp.

 

bi-amp com o 4.6x seria utilizar os 4 canais dele pra tocar o kit dianteiro.. ai usaria um canal pra cada mid e tw..

 

isso é interessante no caso do CS60D pois ele tem um tw bem estridente. ai ligando os tw em canais separados dos mid.. ( canal 1 e 2 pros TW e 3 e 4 pros mid) vc pode regular o ganho do amp de modo diferente , pra q o tw receba uma potencia menor q os mids.. atenuando o tw.

 

o user Coco JJ tá com um UXP zerado pra vender.. nem foi usado.. eu q fiz a instalação no carro dele.. ele ja tinha comprado o UXP.. mas decidimos usar um JL no lugar do UXP .. ai o sub nem saiu da caixa.. manda mp pra ele e ve se da algum negócio.

 

e tem corzus 1002 nos classificados tb.. se não me engano o cara tá pedindo 350 reais no amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
thimaster.

 

as specs do 4.6x são essas mesmo . tá correto.

 

se vc pensa em qualidade.. o ideal é não ter som vindo da parte traseira do carro.. pois prrejudica o efeito de palco ( sensação de estar num show ao vivo, com o som vindo da frente ... vc não fica de costas pro palco qdo vai a um show fica? ) então não recomendaria o uso de falantes na parte traseira do carro..

 

se vc levar constantemente passageiros no banco traseiro.. ai pode se pensar em usar um midrange na parte traseira ligado direto no player.. e preferencialmente nas portas e não no tampão.. evite o uso de TW.. pois eles repruduzem os agudos q são mais direcionais ( mais facil de identificar de onde o som está sendo emitido) denunciando de onde vem o som.

 

o corzus tem bridge de 600W rms em 02 ohms ou 400W rms em 04 ohms. ai daria pra usar tanto o UXP 2+2 qto o 4+4.. só q com o 4+4 vc va iconseguir uma potencia maior do amp.

 

bi-amp com o 4.6x seria utilizar os 4 canais dele pra tocar o kit dianteiro.. ai usaria um canal pra cada mid e tw..

 

isso é interessante no caso do CS60D pois ele tem um tw bem estridente. ai ligando os tw em canais separados dos mid.. ( canal 1 e 2 pros TW e 3 e 4 pros mid) vc pode regular o ganho do amp de modo diferente , pra q o tw receba uma potencia menor q os mids.. atenuando o tw.

 

o user Coco JJ tá com um UXP zerado pra vender.. nem foi usado.. eu q fiz a instalação no carro dele.. ele ja tinha comprado o UXP.. mas decidimos usar um JL no lugar do UXP .. ai o sub nem saiu da caixa.. manda mp pra ele e ve se da algum negócio.

 

e tem corzus 1002 nos classificados tb.. se não me engano o cara tá pedindo 350 reais no amp.

Perfeito, gostei bastante de sua sugestão, vou fazer isso mesmo.

 

O usuário do corzus já me mandou mp e devo comprar dele.

 

Para o corzus é melhor comprar o 4+4 então?

 

E esse negócio de turbinar o 4.6x, é verdade que dá para fazer isso, e se der, vale a pena?

 

to ansioso para esse projeto sair. Este farei questão de postar fotos e review aqui no forum.

 

Só estou preocupado com esse negócio de bi-amplificiar o 4.6x pq não conheço uma loja de confiança que o cara saiba fazer isto, alguém recomenda alguma boa em são paulo preferencialmente?

 

 

Abraços

 

Thiago

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quem eu sei q turbinava o 4.6x era o Zé Fosgate. .mas da ultima vez q falei com ele , ele disse q não estava mais fazendo isso.. pois não conseguia mais dissipadores pra fazer a modificação.. fora ele , não sei mais quem faria esse "turbo"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só complementando...

 

Na bi-amplificação do kit dianteiro, como você vai usar um canal para cada elemento do kit, a distorção harmônica diminui resultando em maior qualidade. Se é qualidade de áudio o que você procura, sugiro a bi-amplificação do kit dianteiro e o uso de coaxiais - ou mid-range como sugeriu o Royo - na traseira ligados às saídas amplificadas da HU pra dar um pouco de volume para os ocupantes do banco traseiro (eu preferi não usar), para não prejudicar o palco sonoro. O corte do sub também deverá ser baixo para não causar a impressão do som vindo da traseira.

 

Um abraço,

Sérgio []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sergio..

 

não entendi isso da distorção harmonica diminuir no bi-amp, em relação à ligação normal..

 

pq vc diz isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sergio..

 

não entendi isso da distorção harmonica diminuir no bi-amp, em relação à ligação normal..

 

pq vc diz isso?

No caso da bi-amplificação a impedância utilizada será 4 ohms, sendo assim, a THD será menor! [¨]:legal:

 

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas ligando o kit em um par de canais e os coaxias em outro par de canais.. a impedancia tb é de 04 ohms.. da na mesma..

 

só teria THD maior se ligar os dois kits num mesmo canal.. pois ai a impedancia vai pra 02 ohms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mas ligando o kit em um par de canais e os coaxias em outro par de canais.. a impedancia tb é de 04 ohms.. da na mesma..

 

só teria THD maior se ligar os dois kits num mesmo canal.. pois ai a impedancia vai pra 02 ohms.

Acho que expressei-me mal. [^] Falava exatamente da impedância, mas em configuração diferente. No caso de utilizar 2 kits e falantes em paralelo (sem a utilização do x-over) a 2 ohms fazendo alteração no x-card do 4.6. Nesse caso haveria alteração da THD.

Acho que adiantei-me ao projeto, visualizando uma alteração do x-card para adequar a resposta do kit (efeito do meu projeto). Realmente utilizando o kit em um par de canais e os coaxiais em outro par a impedância fica em 04 ohms, mas a regulagem do ganho independente ficaria prejudicada para atenuar os tweeters.

 

Um abraço,

Sérgio. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:legal:

 

a vantagem de se usar o bi-amp é mais em termos de possibilidades de ajustes.. com o bi-amp vc consegue ter potencias e ajuste de TA independentes entre MID e TW..

 

e qdo se usa um player q faça 3 way .. ai vc pode elimnar os cross passivos e usar os cortes do player.. ai tem um ganho em qualidade tb.. pois com a eliminação dos cross passivo.. vc tem menos perdas.. tanto de potencia qto de qualidade de audio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já procurei aqui, mas nao achei.

 

Como se configura esses X-Cards ?? Eu tenho um 200ix e nao sei nem pra onde vai isso ';P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

os x-cards vão na parte traseira do amp.. dependendo da posição q ele é colocado ele faz o corte HP, LP, ou deixa Full Range.

 

ele é uma placa de circuito com alguns resistores.. ai o valor desses resistores é q vai definir a frequencia de corte.. o original acredito q deva vir em 100Hz.

 

no manual do amp tem uma tabela com os valores dos resistores q vc tem q usar pra ter a freq de corte desejada.. ai é só comprar os resistores nos valores indicados no manual e soldar eles na placa do x-card.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz,

 

A respeito de usa bi-amp ou não:

 

Quando exigimos um pouco mais em termos de potência, é que o diferencial da bi-amp torna-se torna-se vidente: dinâmica e presença nos agudos, que se percebem "puros" e lineares. Enfim, a bi-amp extende o patamar de potência que podemos aplicar antes que o som comece a degradar.

 

Para ouvir de baixo a moderado acho que não exista diferença perceptível.

 

O maior vilão dessa história geralmente são os capacitores do crossover passivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Blz,

 

A respeito de usa bi-amp ou não:

 

Quando exigimos um pouco mais em termos de potência, é que o diferencial da bi-amp torna-se torna-se vidente: dinâmica e presença nos agudos, que se percebem "puros" e lineares. Enfim, a bi-amp extende o patamar de potência que podemos aplicar antes que o som comece a degradar.

 

Para ouvir de baixo a moderado acho que não exista diferença perceptível.

 

O maior vilão dessa história geralmente são os capacitores do crossover passivo.

:legal:

 

o maior ganho do bi-amp é usar em conjunto com um player q faça 3 way e eliminar os cross passivos mesmo... tem bastante perda devido ao uso deles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
os x-cards vão na parte traseira do amp.. dependendo da posição q ele é colocado ele faz o corte HP, LP, ou deixa Full Range.

 

ele é uma placa de circuito com alguns resistores.. ai o valor desses resistores é q vai definir a frequencia de corte.. o original acredito q deva vir em 100Hz.

 

no manual do amp tem uma tabela com os valores dos resistores q vc tem q usar pra ter a freq de corte desejada.. ai é só comprar os resistores nos valores indicados no manual e soldar eles na placa do x-card.

ual, pra mim vcs estão falando aramaico hehehe...no dia de instalar imprimirei esta folha para o instalador ler.

 

Agradeço as dicas, já comprei o corzus 1002, agora só falta o uxp, caixa e fiação de primeira.

 

Pra fechar então:

 

1. para o corzus 1002w e para um bom SQ num 206, é melhor uxp 12 4+4? ou preferem um de 10, ou o de 12 2+2?

 

2. alguém pode recomendar um cara bom que saiba instalar som de verdade, que goste do que faça e que fique em são paulo? preciso de um cara que saiba como colocar tudo o que não entendo muito, porta-fusível, terminal de bateria, cabos de alimentação de 21mm, cabos RCA blindados etc. (estou esquecendo de algo?)

 

muito obrigado pelas constantes aulas

 

Agradecimento especial ao Direstroke que foi o primeiro idealizador do meu projeto, demorou mas tá saindo, sempre aos poucos heheh

 

thiago josé

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o instalador tem q ser em SP???

 

não pode ser em São Jose dos Campos??? [¨] fica a 90km de SP..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...