Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

aleanz

[Fiat Ideia] Algumas Idéias Para Som No Idea.

Recommended Posts

Tá bom, antes que começem a zoar o carro que comprei, vou justificar. O carro pode não ser bonito para a maioria das pessoas, mas pra oq eu preciso ele serve e muito: carregar 4 ou 5 pessoas mais bagagem em estrada de chão com relativo conforto, silêncio interno e bastante espaço. Comparei com Ecosport, Crossfox, Escapade e Citroen Xtr, em todos os quesitos o que mais me agradou foi o idea.

Além do maior porém de todos, garanto que muitos de nós aqui, senão todos, ao comprar um carro, olhamos dentre todos os fatores, aonde vamos colocar nossos tw e mids, como vão se comportar e tals, e nisso, siceramente, o Idea é te*** pra ca*****.

Ao projeto:

Pretendo utilizar oq tenho em mãos, o kvt817 da kenwood, que é um baita aparelho; comparando com o prs880(comparamos quando um amigo comprou) o kvt tem o palco muito mais aberto, um som menos granulado, resposta bem linear sem reforço nos graves, vício pioneer percebido tb no prs; o kvt tem o processador independente do hu, e o sinal é transmitido por fibra ótica, oq me permite utilizar rca's com menos de 1 metro.

O kit será o txc 6.1, gosto muito dele, tem um tw bem detalhado, que desce legal, um cross parrudo que permite vários ajustes e um mid com 4.8mm de Xmax, é um kit que pede e aguenta muita potência, tô jogando mais de 100rms pra cada tw e cada mid e o bixin tá se comportando muito bem. Na minha opinião é o único kit da mtx que presta.

Vou adicionar ao projeto dois fulls de 3,5", tb da mtx, pq o painel do Idea pede um full lá em cima.

 

Fotos:

Painel onde vão os full´s e os tw

 

imagem083qf5.th.jpg

 

moldura que será utilizada como peitinho

 

imagem081ov5.th.jpg

imagem080pm3.th.jpg

 

Edit: título.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo. Parabens pelo carro. Os equipamentos sao de 1ª. Pelo que entendi vc nao esta com nenhuma duvida e nenhum pedido, só quer mostrar como vai ficar o projeto, certo?

 

Não tem sub? Que amplis vai usar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amp será o TA7804 que manda pouco mais de 100rms nos 12v, e a ligação será a seguinte:

O tws e os full´s serão ligados no cross do kit, que faz o corte na casa dos 3khz, e o hp dos full´s será ativo, no kvt, pretendo atenuar bem baixo, na casa dos 250hz, pra ter algumas oitavas do baixo em cima do painel [-], esse "kit" será ligado nos canais front do amp.

Os mids serão ligados nos canais rear do amp, que é otimizado pra sub, e farei um corte lp no amp na casa dos 400-500hz, em tese.

Não pretendo utilizar sub, e aí começam as dúvidas, por isso conto com a ajuda dos companheiros foristas pra encontrar uma solução satisfatória pra esse projeto.

 

Não gosto de pesinhos, mesmo porque esses mids pedem por baixo 9 litros pra render oq podem. A princípio pensei em tratar muito a porta, que é grande e reforçada, pra extrair sub graves dela( não tenho pretenções de ter muito spl, é um projeto unicamente visando qualidade, e porque não, até uma certa fidelidade de audio), mas pensando melhor, me veio a idéia de fazer uns boxes pra colocar eles embaixo dos bancos da frente:pirou: , já que o grave é omnidirecional não precisaria deixar eles virados pra mim, e tenho bastante espaço sob os bancos.

 

Tô doido?

 

Abraço,

 

Alexandre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Certo. Parabens pelo carro. Os equipamentos sao de 1ª. Pelo que entendi vc nao esta com nenhuma duvida e nenhum pedido, só quer mostrar como vai ficar o projeto, certo?

 

Não tem sub? Que amplis vai usar?

O Supercharger, magina, tô cheio de dúvidas sim, elas vão chegando no andar da carruagem...hehehe, e conto com a ajuda da galera, pq é um projeto um tanto esquisito, mas que promete muito.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amp será o TA7804 que manda pouco mais de 100rms nos 12v, e a ligação será a seguinte:

O tws e os full´s serão ligados no cross do kit, que faz o corte na casa dos 3khz, e o hp dos full´s será ativo, no kvt, pretendo atenuar bem baixo, na casa dos 250hz, pra ter algumas oitavas do baixo em cima do painel [-], esse "kit" será ligado nos canais front do amp.

Os mids serão ligados nos canais rear do amp, que é otimizado pra sub, e farei um corte lp no amp na casa dos 400-500hz, em tese.

Não pretendo utilizar sub, e aí começam as dúvidas, por isso conto com a ajuda dos companheiros foristas pra encontrar uma solução satisfatória pra esse projeto.

 

Não gosto de pesinhos, mesmo porque esses mids pedem por baixo 9 litros pra render oq podem. A princípio pensei em tratar muito a porta, que é grande e reforçada, pra extrair sub graves dela( não tenho pretenções de ter muito spl, é um projeto unicamente visando qualidade, e porque não, até uma certa fidelidade de audio), mas pensando melhor, me veio a idéia de fazer uns boxes pra colocar eles embaixo dos bancos da frente:pirou: , já que o grave é omnidirecional não precisaria deixar eles virados pra mim, e tenho bastante espaço sob os bancos.

 

Tô doido?

 

Abraço,

 

Alexandre.

sei la kra, nao tenho mta experiencia nisso, mas por mais graves q esse mids toquem, eles continuam sendo mids, teoricamente nao sao feitos pra tocar abaixo dos 60hz, acho q c fizer isso nao vai da mto certo nao...

 

mas vc q sabe

 

falows

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é bem assim. Na porta, acima dos 50hz esses mids já tem uma resposta muito boa, penso que em boxes corretos, eles dêem tudo oq preciso. Lembrando, não quero 140db nos sub-graves, e não acho impossível viver sem sub, quando se tem bons mids.

 

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas fotos do full:

 

imagem067xt5.th.jpg

 

imagem068vy4.th.jpg

 

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, completando como falaram, eles sao mids, e nao subs, por isso precisam ser direcionados, embora vc tenha o full range pode ate ser que fique bom, mas seria só testando, pois em tese vc estaria com os graves vindo de baixo, e o full range iria sanar o problema dos medios que nao iriam chegar corretamente ao ouvido pelos mids. Talvez o que possa acontecer é os medios do mid estarem "sujando" o som, pois eles estarao posicionados errado. O que poderia ser feito era um corte low pass para os mids, fazer como eles fosse um "quase" sub. Eu nao conheco esses mids, sera que eles conseguiriam fazer o papel de um quase sub???

Se vc estivesse disposto a investir um pouco, tem aquele sub JL de 6 polegadas, que toca mtooo bem para um sub deste porte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja vi em um polo que o dono colocou um sub de 6 nas portas traseira tratada com manta, no local original,

 

Nao ouvi mas acho que nao deve ter ficado ruim nao,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se vc não quer sub no malas e vai ter os full no painel com corte baixo.. .. acho q o ideal seria os subs JL 6W0 mesmo.. ele pede selada de 5L e dutada de 7,1L.

 

ai cv poderia fazer uma caixa pra eles debaixo do banco q acredito q ficaria legal..

 

mas só precisa ver oq vai tocar na faixa entre 250Hz ( corte do full) e uns 100Hz.. ( corte dos subs ) .. não sei se esses 6W0 subiriam até os 250Hz..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que seria bem interessante instalar um par de JL 6w0 que o Supercharger mencionou, nas portas bem tratadas no lugar dos mids que vc pretende usar. Por serem de 6" eles devem subir até 250hz numa boa. Precisa saber como eles se comportariam numa porta, por mais bem tratada que esteja. Eu arriscaria um teste em porta ou até um pezão de uns 10 litros pra colocar um par de JL 6w0 na frente se não fosse prá instalar sub no porta malas. Som sem um sub grave de qualidade ninguém merece.

 

Outra coisa. Que fulls são estes seus?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois esse é meu medo, que os mids sob o banco dêem uma impressão de opacidade no som. Mas o corte será feito no máximo em 400hz lp nos mids, a vontade é essa, UTILIZAR OS MIDS COMO SUBS. Conheço eles e sei do que são capazes.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Anteontem fiz uns testes com esses full´s pra ver oq daria pra tirar deles, parece piada, mas funcionou. Comprei numa loja de 1,99 aqueles copos plásticos com tampa de rosca bem rígidos, um com 540ml, um com 750ml, outro com 1litro e uma derradeira jarra com 2litros pra testar o volume que ficaria melhor pra eles.

Fiz o teste sem nenhum corte, seja ativo ou passivo, tocando em full toda a programação musical. Embora eu vá usa-los da faixa dos 250hz até os 3khz +-, queria saber como se comportavam em full.

Por sorte, bastou desgastar um pouco a rosca dos copos pra que coubesse perfeitamente o full neles. No copo de 540ml, penso que pelo menos uns 480ml livres eu consegui. Vedei com fita larga, muitas voltas, e reforcei todo o copo com várias voltas da fita.

Impressões:

Com o meio litro tive um pico que considerei agradável, pois deu muito ataque, nos tons da bateria e oitavas mais altas do baixo. Embora não vá utilizar pra cima dos 3khz, percebi que o full sobe bem, num set básico daria tranquilamente pra viver sem tw.

Nos 750ml, que deve ter dado algo em torno de 680ml livres, não houveram muitas mudanças, ficando um pouco mais suave a resposta picuda dos tons de bateria e surdo, bem como as oitavas altas de baixo, dando graves que me impressionaram, ainda mais levando em conta que vão sair de cima do painel, agradável pacas.

Com 1 litro ele já decia mais do que eu pretendo tirar dele, perdia spl onde deve ter, que é justamente a faixa um tanto picuda até os 750ml e dando mais grave do que preciso e quero pra eles. Desceu, mas não é pra isso que quero.

 

Edit: Essa foto ilustra oq fiz pra testar, na verdade, de ouvido, oq decidi fazer vai ser algo em torno de 800ml brutos pra ele, e a grande vantagem, é que esse peito vai ficar embutido no painel, pq sob a moldura ao lado do painel existe um vão, que é onde iremos trabalhar.

 

Abraço.

 

 

imagem079kl2.th.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

onde vão ficar tw e full...

 

imagem081moddf3.jpg

 

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alexandre ... acabei de te passar a idéia por MSN mas vou jogar aqui tbem pra ver o que o pessoal acha ...

 

Comentei com o Alexandre que de início os mids fariam um bom trabalho, mas mais pra frente a necessidade de um sub virá. Pensei então na possibilidade de ele usar os mids do TXC nas portas e um Bass Shaker embaixo dos bancos. Assim teria os subgraves com força e os mids poderiam ser cortados de forma mais precisa e com mais impacto.

 

O site da marca mais famosa de shakers é esse

 

http://www.aurasound.com/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que vc falou dos seus mids, e se colocar um corte ideal neles, utilizando como sub é capaz que fique bom.

Quanto o JL 6".... esse sub toca animalmente para o que é. Escutei uma vez numa L200, amplificado por um banda 2.4 :vts ... tocou forte, achei que era um sub de 10" e uns 200w rms.

Sera que nao caberia na porta traseira no local original?

 

Tambem soube deste polo que usou um par na porta traseira. Aliais, saiu na full power ha um tempo atras

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alexandre ... acabei de te passar a idéia por MSN mas vou jogar aqui tbem pra ver o que o pessoal acha ...

 

Comentei com o Alexandre que de início os mids fariam um bom trabalho, mas mais pra frente a necessidade de um sub virá. Pensei então na possibilidade de ele usar os mids do TXC nas portas e um Bass Shaker embaixo dos bancos. Assim teria os subgraves com força e os mids poderiam ser cortados de forma mais precisa e com mais impacto.

 

O site da marca mais famosa de shakers é esse

 

http://www.aurasound.com/

Acabei de falar com ele tb, Noise, e tinha pensado nisso, mas não tive tempo de falar...

 

Essa ideia é legal, mas como eu nunca "escutei" um, nao posso opinar muito...

 

 

Outra "lebre" que levantei pra ele, e deixo aqui pra q outros opinem, é a diferença de potência entre o tw e o full...

 

Como os dois vao no mesmo canal , com cerca de 100 rms, achei um pouco demais pro full (que suporta até 20rms);

por outro lado, o tw trabalha com ate 150 (eu tenho esse mesmo kit mtx e uso com 125rms pro tw, estao em bi-amp)...

 

Pra casar a potencia, teria q atenuar bastante o tw, nao correria o risco de deixá-los apagados?

 

E a ultima lebre q eu levantei com ele foi o posicionamento dos tw em relação oa full, estando mais ao fundo (nao tenho noção de distancia / profundidade pela foto), se nao causaria problema de fase, e quanto ao palco, ja q não tera TA independente entre o TW e o full ???

 

Por enquanto é isso...

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pelo que vc falou dos seus mids, e se colocar um corte ideal neles, utilizando como sub é capaz que fique bom.

Quanto o JL 6".... esse sub toca animalmente para o que é. Escutei uma vez numa L200, amplificado por um banda 2.4 :vts ... tocou forte, achei que era um sub de 10" e uns 200w rms.

Sera que nao caberia na porta traseira no local original?

 

Tambem soube deste polo que usou um par na porta traseira. Aliais, saiu na full power ha um tempo atras

tem noção de faixa de preço de um par dessas "crianças", Super?

 

Já cobiçava essa ideia de dois falantes de 6 nas portas traseiras simulando um sub.... so pensando a longo prazo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...

 

Outra "lebre" que levantei pra ele, e deixo aqui pra q outros opinem, é a diferença de potência entre o tw e o full...

 

Como os dois vao no mesmo canal , com cerca de 100 rms, achei um pouco demais pro full (que suporta até 20rms);

por outro lado, o tw trabalha com ate 150 (eu tenho esse mesmo kit mtx e uso com 125rms pro tw, estao em bi-amp)...

 

Pra casar a potencia, teria q atenuar bastante o tw, nao correria o risco de deixá-los apagados?

....

 

Por enquanto é isso...

[]'s

Ntaum Verdiani, quanto a potência acho q não vou ter problema, pq joguei 100rms no full sem usar nenhum corte no "teste" com os copos. Como vou atenuar em 250hz, coisa de mais de 18db/8ª, acho que ele vai aguentar potência sim, embora só ligando tudo junto pra saber, mas isso não me preocupa tanto, me incomoda mais a questão de acerto de fase e TA. Os tw e full´s vão ficar a mais de um metro de distância dos ouvidos, bem longe mesmo, ainda não medi, mas é grande o painel.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se vc não quer sub no malas e vai ter os full no painel com corte baixo.. .. acho q o ideal seria os subs JL 6W0 mesmo.. ele pede selada de 5L e dutada de 7,1L.

 

ai cv poderia fazer uma caixa pra eles debaixo do banco q acredito q ficaria legal..

 

mas só precisa ver oq vai tocar na faixa entre 250Hz ( corte do full) e uns 100Hz.. ( corte dos subs ) .. não sei se esses 6W0 subiriam até os 250Hz..

Acho q subir ele sobe, mas como ele vai responder nos 200-300hz? Por isso acho mais interessante pegar um mid parrudo com clara vocação pra tocar graves, que é o caso desse txc. Ele aguenta o dobro de potência, 150rms, e sobe tranquilamente, pq foi feito pra isso. Claro que não vai responder nos 30hz como o 6w0, mas em testes que fiz em boxes selados de 10 e 30(!!!) litros, ele desceu bastante e com ótimo spl.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alexandre, acho que nao tenho mto a acrescentar aqui... vc ja esta bem seguro e definido sobre o que quer fazer, entao acho que agora eh maos a obra e depois conta o resultado... abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
...

 

tem noção de faixa de preço de um par dessas "crianças", Super?

 

Já cobiçava essa ideia de dois falantes de 6 nas portas traseiras simulando um sub.... so pensando a longo prazo...

Nos classificados tinha um par por 840,00 acho eu...

 

Vlw.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alexandre, acho que nao tenho mto a acrescentar aqui... vc ja esta bem seguro e definido sobre o que quer fazer, entao acho que agora eh maos a obra e depois conta o resultado... abs

Fala Fabio, agora os kunt vão responder dos 300hz pra cima, responsa deles!!!

 

 

Valeu, t+.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comecei a instalação:

 

Isso vai ter que ser cortado fora...

 

imagem015nj6.th.jpg

 

...pra poder caber o bafle do mid do txc.

 

porta traseira tratada, apenas por isolamento acústico, não vai falante ligado aí.

 

imagem024um2.jpg

imagem024um2.c6a6d6da7e.jpg

 

 

interior da porta dianteira tratada, uma grande faixa de seladin, partes de acesso mais difícil com vedacit, tá uma rocha!

 

imagem019fm4.jpg

imagem019fm4.556977d2d2.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha a seladin ai gente....

Alexandre, vc colocou quantas camadas na porta dianteira? Para ficar mais facil para colocar a manta já corta em faixas de 20x30cm e vai colocando e sobrepondo uma na outra para dar maior rigidez, pois mesmo aplicando uma camada na parte que sobrepos ela fica bem rigida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...