Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Baboo

((((((( Descrevendo Subwoofers ))))))))

Recommended Posts

Eae seus Loucos por terremoto!!!!! []-[]

 

 

Criei este tópico pra tentar ajudar o pessoal a entender os parâmetros Thiele-small dos subwoofers e assim podendo fazer uma melhor avaliação antes de comprar um ou outro subwoofer e assim também evitando muitos tópicos desnecessários. A base de dados eu retirei de um artigo escrito pelo Marcelo Portela da High Pass em Outubro/2000.

 

 

cpia2dedsc00288jh3kq5.jpg

cpia2dedsc00288jh3kq5.be5e4358b7.jpg

 

 

vamos aos conceitos...

 

 

 

Um subwoofer é basicamente um conversor de energia elétrica em energia acústica. Quando uma corrente elétrica passa por sua bobina ele produz som (vibração do ar), e assim fazendo com que o cone se movimente para frente e para trás. Este movimento causa compressões e descompressões no ar em sua volta, que captamos como sons.

 

 

 

Para Realizar seu trabalho, um subwoofer possui um sistema motor (bobina e magneto ou imã), onde este conjunto determinará sua potência elétrica.

Preso a bobina temos uma membrana, conhecida como cone (formato cônico igual aos BP, Nitros),

 

 

diminhas075fr2.jpg

 

 

e também possuímos membranas ou diafragmas planos como nos antigos selenium Stratum ou as relíquias dos Precision Power, quem é mais antigo em som automotivo irá se lembrar deles... e também temos a membrana parabólica como nos Bravox E2k, JL linha nova...

 

diminhas040iq5.jpg

 

 

 

E pra terminar o Sub, temos a centragem, que também conhecemos como aranha; ela é responsável por manter a bobina centralizada no pino polar (fica no meio do imã), temos a borda ou suspensão, que isola o movimento do cone com a carcaça e dando limites a excursão do cone, sendo que a maior força de limite de excursão está na centragem e não na suspensão.

 

 

dsc012298pybd6.jpg

 

 

 

Vamos aos Parâmetros:

 

Os grandes Responsáveis por tudo o que sabemos sobre subwoofers hoje em dia são Neville Thielle e Richard Small que acho que foi o Kleberlpa que disse que ainda estão vivos... eu já havia até enterrado eles, kkkk!!!! o-o-

 

Eles realizaram várias experiências com subwoofers e acabaram por identificar os parâmetros que mais influência têm sobre o comportamento do sub.

E estes parâmetros ficaram conhecidos como:

 

Parâmetros Thielle-Small

 

 

Vamos a descrição do que é cada coisa:

 

Fs- frequência de ressonância do sub

 

Q- representa a razão entre as forças que tendem a "segurar" o movimento do cone e as que tendem a mantê-la em movimento, podendo ser:

Qms- quando conseideramos as propriedades mecânicas apenas

Qes- quando consideramos as propriedades elétricas apenas

Qts- valor total do Q do sub, considerando o Qms e Qes

 

Vas- medida em pés cubicos ou litros, ou quantidade de ar que possui a mesma resistência à compressão (compilância) do sub

 

Re- resistência a corrente contínua

 

Xmax- medida em mílimetros ou polegadas da excursão máxima do sub

 

Z- mínima impedância a corrente alternada, valor mínimo que o sub atinge quando recebe um sinal musical, o valor máximo pode ser até 10 vezes maior, dependendo muito do tipo da caixa utilizada

 

Sd- área útil do cone do sub realmente capaz de movimentar ar.

 

Esses dados são necessários para poder calcular a caixa do sub, e o rendimento do sub depende totalmente da eficiência da caixa e de sua construção.

 

Espero que tenha ajudado e possa servir de ajuda futura a alguém!!!!

 

valeu!!!

 

 

:legal:

 

baboo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

baboo.. vc conseguiu montar aquele sub que vc estava querendo??

 

pequeno e que suportasse altas potências...

 

hehehe... se não me engano vc queria 8" né..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
baboo.. vc conseguiu montar aquele sub que vc estava querendo??

 

pequeno e que suportasse altas potências...

 

hehehe... se não me engano vc queria 8" né..

Então Ernany, este eu deixei mais pra frente, pois eu irei usar ele no meu carro que uso pra trabalhar e tem GNV... mas no momento estou mais inclinado no projetinho da minha Blazer que uso só nos FDS... irei usar 2 subs de 12" que modifiquei, por enquanto estou apenas testando eles, sendo que já tive que desmontar um sub 2 vezes por não ter gostado do resultado... e por enquanto está faltando Baterias pro sistema também...

 

E cara, dá uma olhada no tópico do Raulfosgate, eu vi os subs pessoalmente, e quase não consegui segurar... tirei algumas fotos e postei pra ele lá no tópico dele, também fiz um vídeo do omega terremoto dele, quando eu conseguir upar vou mostrar pra galera.

E vou te dizer, tocava muito forte mesmo o som dele... tinha um deslocamento de ar incrível!!!!

 

Valeu!!!

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa iniciativa baboo..

 

Para a galera entender mais acho que você poderia dar exemplos de como se comporta um sub de paramêtros x y z.

 

E aliás tambem dar uma dica de que paramêtros deveriamos procurar na procura de um subwoofer para SPL..

 

fica ai a dica []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui está um review que fiz com o amp Rockford Fosgate 4.6x

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=105071

 

Se alguém se interessar... postei no SQ pois como ele é mais destinado a isso... mas vi que tem muita gente usando ele pra tocar subwoofers também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
boa iniciativa baboo..

 

Para a galera entender mais acho que você poderia dar exemplos de como se comporta um sub de paramêtros x y z.

 

E aliás tambem dar uma dica de que paramêtros deveriamos procurar na procura de um subwoofer para SPL..

 

fica ai a dica []-[]

Cara isso aí é muito relativo, pois aí já entra o gosto pessoal de cada um..

 

Por exemplo:

 

Uns gostam de subs com área menor, para ter resposta mais rápida, com sensibilidade alta (geralmente Fs alta tbm)...

 

Outros preferem um sub com grave pesadão e gordo e co Fs bem baixa mesmo...

 

vai depender muito do que a pessoa quer.

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Otima iniciativa baboo....

para os totalmente leigos em falantes esta ai uma otima explicação....

detalhada e bem incorporada....

com informaçoes uteis na hora de comprar um sub novo....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Otima iniciativa baboo....

para os totalmente leigos em falantes esta ai uma otima explicação....

detalhada e bem incorporada....

com informaçoes uteis na hora de comprar um sub novo....

É isso aí, vamos ver o que pessoal acha...

 

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente glossário dos parâmetros TS.

[-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae Baboo.. buscando através de atitudes a moderação do SPL !

 

É isso ae! Bela atitude! :legal:

 

Parabéns pela iniciativa!

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Baboo , esqueceu de fala do BL que é MUITO importante ... que diz quanto de controle de cone o falante tem !

 

quanto maior melhor , mas quanto maior , menos sensibilidade ...

 

Mas pra os falantes que gostam de fazer terremoto , um BOM BL é primordial !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderia também ter explicado em parênteses para ter uma explicação mais definitiva pra totalmente n00b's como eu:

 

Ex.:

Fs: "" "" "" (Quanto menor a frequência que o SUB indicar, mais SUBGRAVE ele vai desenvoltar)

 

Ou mais ou menos assim, quanto maior um valor, melhor indicação para tal finalização, quanto menor, outra indicação final.

 

Grato pela iniciativa, de grande ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara isso aí é muito relativo, pois aí já entra o gosto pessoal de cada um..

 

Por exemplo:

 

Uns gostam de subs com área menor, para ter resposta mais rápida, com sensibilidade alta (geralmente Fs alta tbm)...

 

Outros preferem um sub com grave pesadão e gordo e co Fs bem baixa mesmo...

 

vai depender muito do que a pessoa quer.

:legal:

O que eu quis dizer é que gostaria que você exemplificasse como um sub com parametros X se comporta ,como outro com parametros Y se comporta, etc..

 

Como você fez nesse ponto de seu comentário:

Uns gostam de subs com área menor, para ter resposta mais rápida, com sensibilidade alta (geralmente Fs alta tbm)...

 

Outros preferem um sub com grave pesadão e gordo e co Fs bem baixa mesmo...

 

Saber oque cada parametro significa é simples ,mas saber como eles afetam a resposta o subwoofer em questão, nem todos sabem. Isso sim é que eu gostaria de ler.

Sacou?

 

bjundas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa Baboo, vlw mesmo Brother....

 

Mais conhecimento pra gente !!

Muito útil o tópico, deu pra entender bastante coisa !! =P

 

Vlw, flw !! =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa Baboo , esqueceu de fala do BL que é MUITO importante ... que diz quanto de controle de cone o falante tem !

 

quanto maior melhor , mas quanto maior , menos sensibilidade ...

 

Mas pra os falantes que gostam de fazer terremoto , um BOM BL é primordial !

Boa Guto!!! É que agora estou no serviço, mas quando chegar em casa eu adiciono mais algumas coisinhas...

 

E vc perdeu o encontro... desta vez teve até trio elétrico e carro de SPL Monstro mesmo!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa Baboo , esqueceu de fala do BL que é MUITO importante ... que diz quanto de controle de cone o falante tem !

 

quanto maior melhor , mas quanto maior , menos sensibilidade ...

 

Mas pra os falantes que gostam de fazer terremoto , um BOM BL é primordial !

Boa Guto!!! É que agora estou no serviço, mas quando chegar em casa eu adiciono mais algumas coisinhas...

 

E vc perdeu o encontro... desta vez teve até trio elétrico e carro de SPL Monstro mesmo!!!!

dahora hehehe

 

eu vi pelas fotos e fiquei babando ... mas num tava com Clima pra ir viu véio =( ... tava fo**

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa Baboo , esqueceu de fala do BL que é MUITO importante ... que diz quanto de controle de cone o falante tem !

 

quanto maior melhor , mas quanto maior , menos sensibilidade ...

 

Mas pra os falantes que gostam de fazer terremoto , um BOM BL é primordial !

Boa Guto!!! É que agora estou no serviço, mas quando chegar em casa eu adiciono mais algumas coisinhas...

 

E vc perdeu o encontro... desta vez teve até trio elétrico e carro de SPL Monstro mesmo!!!!

dahora hehehe

 

eu vi pelas fotos e fiquei babando ... mas num tava com Clima pra ir viu véio =( ... tava fo**

Estamos pensando em marcar um com o Pessoal do SPL aqui de sampa, igual os encontros do pessoal do SQ... quando estiver tudo certo te dou um toque.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Meu sonho de consumo: JL AUDIO 12W6 ou W7 :rever1::rever1::rever1:

Este da Foto lá em cima é um JL w6 do Glauber...

 

Cara, o sub é pesado pacas... e tem um acabamento que não vi igual até hoje, é produzido nos mínimos detalhes, por isso o preço tão elevado e qualidade ótima!!!

E pela lateral dele vc consegue ver a bobina, refrigera a bobina bem sossegado... e o enrolamento da bobina dele é bem mais calibroso que do UXP e 307...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...