Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

galegorafa

Cabos Diy Cat5 Blindado

Recommended Posts

Postado em

Eae galera,

Andei olhando a pag da Furukawa.. achei uns cabos interessantes...

Ja li sobre CAT5 e seus problemas de sinal em longas metragens e problemas quanto a falta de blindagem.

Se algun fizeram ou pensaram na ideia de um CAT blindado com a malha de RGC.. acho que esse tipo de cabo pode ser visto como alguma nova alternativa. Bom, soh testando.

Alguma ideia?

Espec:

Definição

* Sistemas de Cabeamento Estruturado para tráfego de voz, dados e imagens, segundo requisitos dos drafts de normas ANSI/TIA/EIA-568B.2-10 (Balanced Twisted Pair Cabling Components) Categoria 6A, para cabeamento vertical ou Horizontal entre os painéis de distribuição (Patch Panels) e os conectores nas áreas de trabalho, em sistemas que requeiram grande margem de segurança sobre as especificações normalizadas para garantia de suporte às aplicações futuras.

* Indicado para ambientes que sofram com alguma Interferência Eletromagnética pois devida à alta frequência trabalhada para transmissão em 10Gb, até mesmo os equipamentos ativos presentes na sala de telecomunicações ou Data Center pode afetar o desempenho da rede.

# Cabo de 4 pares trançados compostos de condutores sólidos de cobre nu, isolados em polietileno especial. Capa externa em PVC não propagante à chama, nas opções CM e CMR.

# Marcação seqüencial métrica decrescente (1000 - 0 m) acondicionados em bobinas, com gravação de dia/mês/ano - hora de fabricação, proporcionando rastreamento do lote.

# Diâmetro externo nominal de 8,1mm, massa líquida nominal 58 kg/km em lance padrão de 1000m .

# A solução completa para Categoria 6A da Furukawa supera os requisitos para redes 10 Gigabit sobre cabos metálicos.

# NVP (Velocidade Nominal de Propagação) = 66% .

LINK

Vide demais cabos... mta coisa interessante. e o melhor, aqui na minha cidade ha representante deles...

Abraços

Postado em

O problema desses cabos é que eles são feitos para trabalharem com altas frequências e por isso não houve uma preocupação grande com a capacitância do cabo, o que atenua um pouco os graves. Não acho que uma blindagem resolveria este problema. O negócio é usá-lo apenas para o RCA dos tweeters quando for fazer bi-amp, pois quem usou falou que eles são ótimos para agudos.

Postado em
Dá... o Renato até fez um, tá no site dele... http://www.diyaudio.com.br/2007/04/coaxial...l-com-cat6.html

No meu caso, eu fiz algo infinitamente mais simples: Alumínio! Ópaíó: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=71193&hl=

Kleber, pelo aterramento do cabo Furukawa, sera que daria pra usar somente ele sem nada a mais ?

Seria pra uso normal pros kits... nao bi amp

Postado em
O problema desses cabos é que eles são feitos para trabalharem com altas frequências e por isso não houve uma preocupação grande com a capacitância do cabo, o que atenua um pouco os graves. Não acho que uma blindagem resolveria este problema. O negócio é usá-lo apenas para o RCA dos tweeters quando for fazer bi-amp, pois quem usou falou que eles são ótimos para agudos.

A capacitância não é a culpada pelo problema da falta de graves... isto pq ela está em paralelo com a carga, e não em série. Atua como um filtro LP.

O problema é que cabos Litz são mais secos no grave mesmo.

Postado em
Dá... o Renato até fez um, tá no site dele... http://www.diyaudio.com.br/2007/04/coaxial...l-com-cat6.html

No meu caso, eu fiz algo infinitamente mais simples: Alumínio! Ópaíó: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=71193&hl=

Kleber, pelo aterramento do cabo Furukawa, sera que daria pra usar somente ele sem nada a mais ?

Sim, dá... já vi muito cabo RCA com onde a "malha" era um fiozinho ridúculo trançado no fio do sinal. E não pegava ruído... :vts

Fiz a cobertura por capricho mesmo, nunca é demais, né? :vts

Postado em

Sim, dá... já vi muito cabo RCA com onde a "malha" era um fiozinho ridúculo trançado no fio do sinal. E não pegava ruído... :vts

Fiz a cobertura por capricho mesmo, nunca é demais, né? :vts

Interessante.. acho que vou fazer o teste.

To com contato da distribuidora.. vendem somente de 100mts pra cima.. se alguem estiver afim...

Bons RCA eh o que tem sido dificil encontrar...

Postado em

Kleber, uma pergunta que nunca ninguém me responde... já que não irei usar em bi-amp, compensaria o investimento ? Pensando em não somente os agudos, mas sim também médios e médios/graves ?

E aquela maluquice de usar Cat e RGC "juntos" (em paralelo acho), daria certo ? Um "compensar" o pecado do outro ? :rolleyes:

Postado em
Kleber, uma pergunta que nunca ninguém me responde... já que não irei usar em bi-amp, compensaria o investimento ? Pensando em não somente os agudos, mas sim também médios e médios/graves ?

E aquela maluquice de usar Cat e RGC "juntos" (em paralelo acho), daria certo ? Um "compensar" o pecado do outro ? :rolleyes:

:+1:+1:+1

Eh a resposta que falta muita gente ouvir...

Acho que fica estranho falar "paralelo" da impressao que um cabo passaria ao lado do outro mas o certo seria um dentro do outro: Malha RGC por fora, isolado das tranças CAT06 em sua interna conforme link

Postado em

Pra via única, use 2 pares por canal... ou seja, cada cabo comporta 2 canais, como foi o do teste. Uso um de 4 pares por canal, e ele é fo**... seca ainda mais o grave.

Quanto ao CAT + RGC, eu acho uma ótima idéia, mas há de se estudar bem a forma de montagem, senão o trombolho não entra no conector... :vts

Se contorna os problemas, não sei, mas a chance de ficar ruim é muito baixa. De repente eu acabo testando isto aqui.

Postado em

Tá comprado RGC 59 KMP para 2 pares + conectore gold!!! Não vou inventar muito não......pelo menos assim tá testado e eprovado!!

Ô Galego, vamso fazer os seus com CAT??

Markto

Postado em

Obrigado pela resposta Kleber...

:legal:

Não vi dificuldade em fazer um "híbrido"... rsss... mas o frango com tudo dentro no conector será complicado mesmo...

Lance é seguir adiante com a idéia ...

[]-[]

Postado em

E aquela maluquice de usar Cat e RGC "juntos" (em paralelo acho), daria certo ? Um "compensar" o pecado do outro ?  :rolleyes:

Pra via única, use 2 pares por canal... ou seja, cada cabo comporta 2 canais, como foi o do teste. Uso um de 4 pares por canal, e ele é fo**... seca ainda mais o grave.

Quanto ao CAT + RGC, eu acho uma ótima idéia, mas há de se estudar bem a forma de montagem, senão o trombolho não entra no conector... :vts

Se contorna os problemas, não sei, mas a chance de ficar ruim é muito baixa. De repente eu acabo testando isto aqui.

Kleber

Nao da pra ver direito na foto mas.... no link q passei, ele soh usa a malha externa pra blindagem..

Nos cabos DIY convencionais, essa malha do RGC eh utilizada como negativo.. aterramento. ligado no conector em sua parte externa. Certo?

Nesse caso do link que mencionei, ele utilizou somente as tranças para o sinal. Nao sendo, entao, um hibrido do jeito que imaginei oputrora fazer para nao matar os medio-graves.

Eu usaria aquela malha externa para o negativo e os 2 pares trançados (ou mais) do CAT para o positivo que fina no meio do plug...

Fui claro? Nao fui? To viajando? Nao tô? hahahaha

abraços :vts

Postado em

E aquela maluquice de usar Cat e RGC "juntos" (em paralelo acho), daria certo ? Um "compensar" o pecado do outro ?  :rolleyes:

Kleber

Nao da pra ver direito na foto mas.... no link q passei, ele soh usa a malha externa pra blindagem..

Nos cabos DIY convencionais, essa malha do RGC eh utilizada como negativo.. aterramento. ligado no conector em sua parte externa. Certo?

Nesse caso do link que mencionei, ele utilizou somente as tranças para o sinal. Nao sendo, entao, um hibrido do jeito que imaginei oputrora fazer para nao matar os medio-graves.

Eu usaria aquela malha externa para o negativo e os 2 pares trançados (ou mais) do CAT para o positivo que fina no meio do plug...

Nesse caso, espere a mesma sonoridade, ou algo bem próximo, de um CAT5.

Uma observação importante: Em um cabo com 5 metros, a distância entre o cabo de sinal e o terra é crucial! A capacitância e a indutância do cabo não podem ficar variando tanto, então vc dependerá de um dielétrico bem espesso.

Postado em

Kleber

Nesse caso, espere a mesma sonoridade, ou algo bem próximo, de um CAT5.

Uma observação importante: Em um cabo com 5 metros, a distância entre o cabo de sinal e o terra é crucial! A capacitância e a indutância do cabo não podem ficar variando tanto, então vc dependerá de um dielétrico bem espesso.

Maldito dieletrico... esse eh o problema!!!

Postado em

uia!

essa ideia de coaxial de cat5 eh boa

trabalho com info e tenho acesso a meeeeeeetros disso 0800

serah q ele puro, soh aterrando as pontas dah bom resultado?

pq tecnicamente falando os cabos de rede jah saum bem blindados. especialmente os cat6 q saum pra rede gigabit

[]s

Postado em
uia!

essa ideia de coaxial de cat5 eh boa

trabalho com info e tenho acesso a meeeeeeetros disso 0800

serah q ele puro, soh aterrando as pontas dah bom resultado?

pq tecnicamente falando os cabos de rede jah saum bem blindados. especialmente os cat6 q saum pra rede gigabit

[]s

Ficar bom parece que fica, mas ainda nao achei uma boa ideia pra poder ter a melhora nos agudos com o CAT sem perder em medio-graves...

Na busca aqui... mas se acabar pegando o kit que pretendo mesmo, que faz bi-amp.. ai ja nem precisaria de se preocupar com medio grave pq teria CAT soh pros TW´s

Postado em

entao no meu caso, naum serve

por hora devo colocar soh sub (usaria como RCA)

os outros falantes soh no player msm q jah tem 1 mosfetzinho q dah conta do volume q gosto d ouvir

s a perda tah justo nos medios e graves, no way usar prosub...

[]s

Postado em

Aproveitando que esse tópico ta falando de cabos RCA DIY, tem alguém interessado em conectores Bullet da Eichmann de Copper? Eu posso conseguir por um preço bacana pra galera do forum. []s

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...