Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
jackm973

Caixa Colméia P/ Sub

Recommended Posts

Então pessoal, eu estou começando um projeto no meu polo classic e estive olhando algumas idéias com essas caixas e fiquei animado em construir uma com a frente de acrílico pro meu JL 15W0v3 o que vocês me dizem será que pra esse sub rola essa caixa?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, eu estou começando um projeto no meu polo classic e estive olhando algumas idéias com essas caixas e fiquei animado em construir uma com a frente de acrílico pro meu JL 15W0v3 o que vocês me dizem será que pra esse sub rola essa caixa?

Abraços

Rolar? Rola!

Mas tem que ficar atento no travamento das "paredes" da caixa, nas vibrações, na espessura do acrílico, na forma de parafusar para que ele não trinque, etc.

:legal:

A Bass Audio fez uma caixa dessas, apenas com a frente de acrílico. Inclusive, junta os dois assuntos do tópico.

antdep10.jpg

antdep13.jpg

antdep15.jpg

Repare na espessura do acrílico e na quantidade de parafusos usados.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu jamais usaria furos tão próximos da borda em uma placa de acrílico!

Aliás, eu não usaria furos em acrílico. Fixaria o acrílico em uma moldura.

Compartilhar este post

Link para o post

essas fotos ai vão dar problema hein........

O klebis , existe algum cálcÚlo para a largura dos orifícios ???

Compartilhar este post

Link para o post

Cálculo? A sua serra-copo mais larga, e a sua paciência de abrir furos.

Não existe cálculo pra isto não. O máximo cálculo que se aplica seria numa caixa de médios/agudos, pra determinar o espaço entre as placas pra evitar ondas estacionárias.

Na real MESMO, sendo bem sincero MESMO?

Use travamentos simples na caixa. Colméia é só pra ter fotos bonitas pra mostrar. O resultado é o mesmo. Pode ver que em caixas DIY de montadores reconehcidos, a estrutura perfurada é usada com grande espaçamento, não chega a configurar essa colméia imaginária, exatamente pq a chapa perfurada está alá apenas como travamento, e nada mais.

Compartilhar este post

Link para o post

então é que eu vou montar uma caixa para um MTX TR75 de 15" , e não sei se consigo MDF de 18mm então tava pensando em pegar de 15mm e travar bem ela... por isso a dúvida , se eu pegar de 15 vou fazer umas loucuras ai...

Compartilhar este post

Link para o post

Cagaço de trincas?

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilho a mesma idéia sua... certa vez usei um policarbonato de 12mm de espessura para fazer um gerador de HHO... era um quadradinho de uns 100 x 100 mm, tinham 4 furos nos cantos e um maior meio que no centro, um pouco deslocado para baixo... esse furo maior do centro tinha um espigão para ligar uma mangueira. Prendi o conjunto de placas de inox com os policarbonatos na extremidade por chapinhas em "L" dentro de uma caixa.

Depois de ficar andando com o carro, e o negócio trepidando, rachou um lado... fiz outro quadradinho de policarbonato novamente e, rachou! O racho ia do furo do centro até o furo de uma das extremidades.

Tentei tirar o espigão que havia colocado no furo do centro, dando umas marteladas para "quebrar" o resto. Impossível, martelava a face da plaquinha, lascou o chão e não quebrou a plaquinha. O Policarbonato é MUITO resistente contra impacto, até por isso usa-se em escudos a prova de balas até, mas percebi que quando tem furos no caminho, uma torção ou trepidação ele racha facilmente.

Resolvi o problema colocando uma plaquinha de Nylon, bem maleável e está lá até hoje.

Se fosse usar acrílico/policarbonato para algo que precise de uma minima resistência, colocaria ele "moldurado", sem furos.

Abraço,

Lucas

Editado por LucasMatheus

Compartilhar este post

Link para o post

Cagaço de trincas?

Isso!

Do jeito que está ali, se apertar demais algum parafuso, ela já trinca. Acrílico é chato pra ca*****!

Onde o sub vai então, fazia um anel de MDF por trás, colado no acrílico, e furos VAZADOS. Assim o sub atravessa da carcaça do sub para o MDF, sem forçar o acrílico.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto aos reforços da caixa, fiz da seguinte forma e gostei:

img0107hr.th.jpgimg0106hi.th.jpg

Quanto ao acrílico, utilizei na bancada da tupia, ainda não tive problemas, e olha que trepida hein!!!

dsc00844wz.th.jpgdsc00843h.th.jpgdsc00842rt.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

essas fotos ai vão dar problema hein........

...

Por que? Estão identificadas, usei-as apenas como exemplo...

Querem que eu as tire?

Compartilhar este post

Link para o post

a minha caixa tem esses "furos em paredes de reforço interno".

O objetivo era ter uma caixa mais travada, pois eu uso 4 subs. Os furos foram feitos de forma asssimetrica, para melhorar a passagem de ar (todas as bordas arredondadas e os cantos foram "mortos").

Se o som fica melhor ou pior, eu nao vou conseguir saber na pratica. Mas preferi fazer de um jeito mais elaborado, pecar pela ação a pecar pela omissão.

A caixa toca legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ser Bruno porque o Mauro tirou todas as fotos e tópicos da Bass

Então Reginaldo, mas eu as encontrei no google, como qualquer imagem postada aqui...

Bom, creio que seja um bom exemplo para ajudar o colega, se der algum problema, eu edito então, ok?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno sua atitude é sim louvável,

o que o P-mAV disse se relacionava somente a isso, pelo fato do próprio Mauro ter retirado seus posts etc do forum, não que isso impeça de encontrar diversas fotos na net, acredito que foi apenas um alerta e nada mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno sua atitude é sim louvável,

o que o P-mAV disse se relacionava somente a isso, pelo fato do próprio Mauro ter retirado seus posts etc do forum, não que isso impeça de encontrar diversas fotos na net, acredito que foi apenas um alerta e nada mais.

O cara não vai encrencar por isso. Não deveria pelo menos!

Compartilhar este post

Link para o post

O cara não vai encrencar por isso. Não deveria pelo menos!

Se vai, fo**-se.

Dá ouvido demais pra ver.

Compartilhar este post

Link para o post

não falei em questão que o "tal" vai reclamar não... até porquê se as fotos estão na internet são praticamente livres...

só que já tem uns 8 posts sobre isso hehehe , então essa empresa já gera em mim um certo repúdio , já nem compro mais uma revista em que ela sai toda hora kkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto aos reforços da caixa, fiz da seguinte forma e gostei:

img0107hr.th.jpgimg0106hi.th.jpg

Quanto ao acrílico, utilizei na bancada da tupia, ainda não tive problemas, e olha que trepida hein!!!

dsc00844wz.th.jpgdsc00843h.th.jpgdsc00842rt.th.jpg

Issoae Brunão... se esses furos da base da tupia estivessem bem na borda, como na caixa... acho que na hora de ligar a tupia já ia cair no chão! heheheh

Enfim... que é bonito é. E que sua mesa para tupia tbm ficou show, com certeza! =D

Compartilhar este post

Link para o post

Puts, agora que reparei, essas fotos foram tiradas antes de eu terminar a bancada.. Na verdade eu parafusei o acrílico na madeira, e na borda.

Não "arrochei" o parafuso, pelo fato de o buraco onde o acrílico é encaixado não ser totalmente uniforme, mas deu para apertar bem e não rachou não..

Acho que dei sorte, ou então o fato de o acrílico estar em um "buraco" ajudou pasmafaute

Valeu :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem pessoal, em primeiro lugar queria tentar explicar a escavação do tópico rsrsrs, minha idéia foi não criar outro tópico com um assunto ainda vivo, mesmo que no formol kkkk, agradeço a todos pois as idéias e principalmente as fotos estão ajudando muito, com certeza farei a caixa para o meu carro, vamos ver o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...