Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

luiz.junyor

Trafo Dando 42v Com Capacitor

Recommended Posts

Postado em

tenho um transformador aqui

medindo tensao alternada dah 30V

apartir que retifico e meço a tensao continua

dah 15,5

no mometo em que coloco um capacitor de 35V x 2200uF

ele dah 42V

por que acontece isso

e como posso regular eesa tensao com um

LM317

Postado em

dah 15,5

ele dah 42V

por que acontece isso

LM317

Olá luiz.junyor

Quanto as tensões, por acaso o transformador possui três fios no secundário? Se sim, você vai medir entre um fio do extremo e do meio 15V, caso utilize os fios das borda vai aparecer 30V.

Dessa forma, se você utilizou uma ponte retificadora e conectou nos fios das bordas, vai ter uma tensão elevada mesmo. Em vez de uma ponte você pode fazer uma configuração em que utiliza o fio central como negativo e dois diodos em cada fio do extremo.

Quanto a utilização do regulador, não teria problema, desde que você respeite o limite de corrente que ele é capaz de manejar.

Envie mais detalhes de como você montou esse transformador, assim, teremos como ajudar mais.

Postado em

dah 15,5

ele dah 42V

por que acontece isso

LM317

Olá luiz.junyor

Quanto as tensões, por acaso o transformador possui três fios no secundário? Se sim, você vai medir entre um fio do extremo e do meio 15V, caso utilize os fios das borda vai aparecer 30V.

Dessa forma, se você utilizou uma ponte retificadora e conectou nos fios das bordas, vai ter uma tensão elevada mesmo. Em vez de uma ponte você pode fazer uma configuração em que utiliza o fio central como negativo e dois diodos em cada fio do extremo.

Quanto a utilização do regulador, não teria problema, desde que você respeite o limite de corrente que ele é capaz de manejar.

Envie mais detalhes de como você montou esse transformador, assim, teremos como ajudar mais.

nao soh tem

dois fios na saida

eu usei umaponte retificadora e na hora

que cloco o capacitor em paralelo

ela vai para 42V

e sem o C1

ela fica com 13,5

Postado em

dah 15,5

ele dah 42V

por que acontece isso

LM317

Olá luiz.junyor

nao soh tem

dois fios na saida

eu usei umaponte retificadora e na hora

que cloco o capacitor em paralelo

ela vai para 42V

e sem o C1

ela fica com 13,5

os diodos apenas retificam, qnd entra o capacitor ele da uma estabilizada na tensao

via de regra a tensao ja retificada é sempre maior q a alternada direto na saida do trafo

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...