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renatods

Instalar Turbo-totalmente Inexperiente No Assunto

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Olá caros amigos,

 

Bom, desde pequeno sempre fui fascinado por carros. O tempo passou, e a quase 3 anos atras consegui meu primeiro, e atual carro.

 

Porem, o tempo foi passando, e venho alimentando um desejo enorme de mexer no motor do bixinho.. mas em questao de motor, sou totalmente inexperiente :(

 

O carro em questão é um Gol Rallye 1.8 2005 Total flex.

 

Algumas perguntinhas basicas q gostaria de saber:

 

1 - Quanto gastarei num kitzinho basico, pra iniciante mesmo? Nada mto sofisticado.

2 - O motor original tem 106 cv, gostaria de chegar em 140 cv, por ai. Vou precisar mexer mta coisa pra chegar nisso?

3 - Há diminuiçao da vida util do motor?

4 - O consumo aumenta mto?

 

A principio sao essas duvidas hehe.. agradeço mto a quem puder me ajudar! Opinioes sao sempre bem vindas!

 

Obrigado e abraço a todos :D

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consumo aumenta sim.. e vc vai querer pisar mais, vai aumentar MAIS ainda..

a vida do motor cai levemente, depende da preparacao

um kit com 0,6 de pressão acho que já taria legal..

uns 3mil 4mil reais!

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Cara com o seu motor e mais 3 ou 4mil dá para vc arrancar mais de 180cv sem problemas e com uma boa durabilidade ainda mais se seu carro for fles ai vc passa a andar no álcool.

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  renatods disse:

...

 

O carro em questão é um Gol Rallye 1.8 2005 Total flex.

 

Algumas perguntinhas basicas q gostaria de saber:

 

1 - Quanto gastarei num kitzinho basico, pra iniciante mesmo? Nada mto sofisticado.

 

Kit básico SPA/Turbo Anhanguera gira em quase 1500 lascas. Mais mão de obra, escape, bico extra e gerenciador de bico extra... Umas 4k lascas.

 

  Citar
2 - O motor original tem 106 cv, gostaria de chegar em 140 cv, por ai. Vou precisar mexer mta coisa pra chegar nisso?

 

Hmmm... Com 0,4bar de pressão, o que é BASTAAAANTE tranquilo, vem 150cv fácil. Mas aí acredito que não valha o investimento todo. Com 0,8bar, teu carro ficará com uns 210cv motor fácil e é ainda "seguro" para o miolo original.

 

  Citar
3 - Há diminuiçao da vida util do motor?

 

Se vc ingere 3000 kcal por dia e vive bem, o que acontecerá se vc ingerir 6000kcal por dia??? Capiche??? :legal:

 

A vida útil está ligada a vários fatos. Qnt mais vc exigir da potência extra, mais rápido será o desgaste. Se vc não abusar a qualquer hora, não haverá problemas tão significantes.

 

Mas manutenção em dia é cruxial!

 

  Citar
4 - O consumo aumenta mto?

 

Infelizmente aumenta...

 

E aumenta MUITO se vc usar o "novo poder de fogo" por qualquer bobeira. Se vc usar racionalmente, uns 10% a mais...

 

 

  Citar
A principio sao essas duvidas hehe.. agradeço mto a quem puder me ajudar! Opinioes sao sempre bem vindas!

 

Obrigado e abraço a todos :D

 

;)

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ae cara...eu tinha uma saveiro supersurf 2005 flex, mas era 1.6.

 

Gastei 2950 kit spa,escape,m.o.

Depois foram mais 400 de embreagem (após uns 4 meses turbo)

 

total: 3.350,00

 

andei com 0,7 depois 0,9

 

NUNCA quebrou

NUNCA fiquei na rua

 

foi só alegria.... aprox uns 10 meses turbo.

 

Mas é bem aquilo que o Loko falou, depende muito de como voce vai usar. Se sair estilo cupinzão, espirrando até pra garotinha de mochila e lancheira da 5 série, se prepara que vai beber pra ca**** e as chances de quebras aumentam proporcionalmente.

 

ps.: No primeiro rolê é normal gastar 1 tanque de combustivel de uma vez tá haiauhauhaiuhuiahuia, acho que todos que turbinam pela 1 vez passam por isso...haiuhaihaiuahui

 

 

abraço

 

Boa Sorte!!!!!

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  paulo disse:

ps.: No primeiro rolê é normal gastar 1 tanque de combustivel de uma vez tá haiauhauhaiuhuiahuia, acho que todos que turbinam pela 1 vez passam por isso...haiuhaihaiuahui

 

 

abraço

 

Boa Sorte!!!!!

HIAHAAHAIAHAIAH!!!

 

É vero!!!

 

Eu gastei 100 litros de cana no primeiro dia...

 

HUAHAUHAUAHAUAHA!!!

 

:legal:

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Opa, obrigado a todos q responderam :D

 

Já me esclareceram bastaaaaante coisa!

Agora vo começar a correr atras de lugares q façam esse tipo de serviço.. com isso q vcs falaram ja deu pra ter uma ideia de como começar hehe

 

Brigadao msm :)

Abraço a todos!

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  Loko disse:
  paulo disse:

ps.: No primeiro rolê é normal gastar 1 tanque de combustivel de uma vez tá haiauhauhaiuhuiahuia, acho que todos que turbinam pela 1 vez passam por isso...haiuhaihaiuahui

 

 

abraço

 

Boa Sorte!!!!!

HIAHAAHAIAHAIAH!!!

 

É vero!!!

 

Eu gastei 100 litros de cana no primeiro dia...

 

HUAHAUHAUAHAUAHA!!!

 

:legal:

 

meu primeiro role foi com minha mina.....fui andando...andando....andando....andando.... quando vi acendeu a luz do painel ahahahahahahahahahahahahah

 

o pior que voce conta, e as pessoas acham que é mentira......mas deixa eles , só vão descobrir quando turbinarem hauiahiuahiuahuahiua

:pirou::pirou:

 

osso!!!

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Putz... eu ja acelerava mais qdo coloquei o escapamento esportivo, nao quero nem imaginar qdo turbinar.. uahuaha

Vo ter q fazer convenio com o posto :(

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Tenho uma saveiro 2004 flex 1.6 e to na mesma situação q vc!

 

Minha idéia é manter original na fase aspro. Até pq a gente não precisa modificar os bicos, dosador original e tudo mais, e na fase turbo um bico auxiliar com gerenciador de bico e de ponto.

 

Dá pra andar de boa até seu 2800 giros... Depois é só matar a sede de alcool do ap...

 

  Citar

espirrando até pra garotinha de mochila e lancheira da 5 série, se prepara que vai beber pra ca**** e as chances de quebras aumentam proporcionalmente.

 

kkkkkkkk....

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so posso dizer uma coisa, a mesma que falo pra todo mundo carro turbo é dahora.

 

quando peguei o carro pra anda a primeira vez ate que foi bacaninha tava economico pra caramba tipo 9km/l ate 10 colocava vintão e ia longe pra caramba.

 

ate quebrar em agosto passado tava bom ainda 5km/l considerando que so tinha 2 posiçoes no acelerador ligado e desligado, ate ter a quebra.

 

mais vai fundo AP 1,8, carro forte economico(ns medida do possivel) e duravel. :legal:

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Aproveitando o tópico:

 

Qual pressão poderia ser utilizada neste motor (taxa de 11:1) usando gasolina como combustível??? (Dessa maneira não se perderia o recurso bi-combustível e se ganharia um pouco mais de potência na utilização do álcool).

É possível turbinar esse motor com configuração toda para o álcool e ao usar gasolina apenas retirar o tubo que leva o ar ao coletor??? Teria falhas em rotações elevadas (entrada do turbo)??? O consumo de gasolina aumentaria muito andando em rotações abaixo de pressurização?

 

Obrigado. :mac1:mac1:mac1

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aproveitando o topico

 

tenho um gol power 1.8 2005 flex

no documento diz ter 118cv mas nao sei se eh verdade isso!

 

to querendo da uma mechida nele... pra ficar mais esperto nas arrancada e tals.

alguma sugestao??

penso em por um kit turbo tb... mas tenho medo de f**er com motor ou outra coisa.

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Aproveitando o tópico novamente... Será que uma receita aspirada tipo essa consegue 130cv neste motor?

 

*Filtro ar esportivo K&N ou Race Chrome ou qualquer outro.

*Trabalho no corpo de borboleta

*Trabalho no cabeçote

*Um bom comando para tucho hidráulico, gringo, máx. 272º

*Alteração no escape (Coletor original)

*Chip

 

Como ficaria o torque?

 

:mac1:mac1:mac1

 

Sera que ficaria legal?

 

http://www.cranecams.com/?show=browseParts...rtType=camshaft

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  NookiE disse:
aproveitando o topico

 

tenho um gol power 1.8 2005 flex

no documento diz ter 118cv mas nao sei se eh verdade isso!

 

to querendo da uma mechida nele... pra ficar mais esperto nas arrancada e tals.

alguma sugestao??

penso em por um kit turbo tb... mas tenho medo de f**er com motor ou outra coisa.

Foi oq eu te disse na mensagem privada..

No documento mostra 118, mas eh 103/106 (gas/alc). Nosso motor eh o mesmo.. no manual e nas especificacoes eh oq diz.. mas realmente nao sei pq aparece 118 no documento!

 

Ps: o topico ta ficando bem interessante :D

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  renatods disse:
  NookiE disse:
aproveitando o topico

 

tenho um gol power 1.8 2005 flex

no documento diz ter 118cv mas nao sei se eh verdade isso!

 

to querendo da uma mechida nele... pra ficar mais esperto nas arrancada e tals.

alguma sugestao??

penso em por um kit turbo tb... mas tenho medo de f**er com motor ou outra coisa.

Foi oq eu te disse na mensagem privada..

No documento mostra 118, mas eh 103/106 (gas/alc). Nosso motor eh o mesmo.. no manual e nas especificacoes eh oq diz.. mas realmente nao sei pq aparece 118 no documento!

 

Ps: o topico ta ficando bem interessante :D

sohhh

vdd.. peguei o manual do meu aqui é ta 103/106cv mesmo

alguem sabe explica o pq disso???

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  NookiE disse:
  renatods disse:
  NookiE disse:
aproveitando o topico

 

tenho um gol power 1.8 2005 flex

no documento diz ter 118cv mas nao sei se eh verdade isso!

 

to querendo da uma mechida nele... pra ficar mais esperto nas arrancada e tals.

alguma sugestao??

penso em por um kit turbo tb... mas tenho medo de f**er com motor ou outra coisa.

Foi oq eu te disse na mensagem privada..

No documento mostra 118, mas eh 103/106 (gas/alc). Nosso motor eh o mesmo.. no manual e nas especificacoes eh oq diz.. mas realmente nao sei pq aparece 118 no documento!

 

Ps: o topico ta ficando bem interessante :D

sohhh

vdd.. peguei o manual do meu aqui é ta 103/106cv mesmo

alguem sabe explica o pq disso???

Para tirar a dúvida, álcool no tanque e o carro no dina. :legal:

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  NookiE disse:
  renatods disse:
  NookiE disse:
aproveitando o topico

 

tenho um gol power 1.8 2005 flex

no documento diz ter 118cv mas nao sei se eh verdade isso!

 

to querendo da uma mechida nele... pra ficar mais esperto nas arrancada e tals.

alguma sugestao??

penso em por um kit turbo tb... mas tenho medo de f**er com motor ou outra coisa.

Foi oq eu te disse na mensagem privada..

No documento mostra 118, mas eh 103/106 (gas/alc). Nosso motor eh o mesmo.. no manual e nas especificacoes eh oq diz.. mas realmente nao sei pq aparece 118 no documento!

 

Ps: o topico ta ficando bem interessante :D

sohhh

vdd.. peguei o manual do meu aqui é ta 103/106cv mesmo

alguem sabe explica o pq disso???

Acho que essa é a potência bruta do motor.

 

118 * 0,1 -118 = 106,2

 

171 * 0,1 -171= 153,9 opala ss6

 

125 * 0,1 - 125 = 112,5 gol gti quadrado

 

Não sei se o coeficiente é 10% de perda, mas para os modelos acima funciona.

 

:mac1

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  kmionero disse:
  NookiE disse:
  renatods disse:
  NookiE disse:
aproveitando o topico

 

tenho um gol power 1.8 2005 flex

no documento diz ter 118cv mas nao sei se eh verdade isso!

 

to querendo da uma mechida nele... pra ficar mais esperto nas arrancada e tals.

alguma sugestao??

penso em por um kit turbo tb... mas tenho medo de f**er com motor ou outra coisa.

Foi oq eu te disse na mensagem privada..

No documento mostra 118, mas eh 103/106 (gas/alc). Nosso motor eh o mesmo.. no manual e nas especificacoes eh oq diz.. mas realmente nao sei pq aparece 118 no documento!

 

Ps: o topico ta ficando bem interessante :D

sohhh

vdd.. peguei o manual do meu aqui é ta 103/106cv mesmo

alguem sabe explica o pq disso???

Acho que essa é a potência bruta do motor.

 

118 * 0,1 -118 = 106,2

 

171 * 0,1 -171= 153,9 opala ss6

 

125 * 0,1 - 125 = 112,5 gol gti quadrado

 

Não sei se o coeficiente é 10% de perda, mas para os modelos acima funciona.

 

:mac1

hmmmm

soh soh

 

 

em relaçao a "receita"

oq da pra fazer pro gol ficar um pouco mais agil na arrancada???

 

esses gol 1.8 anda de boua com um corsa/pick-corsa 1.6 original?

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  NookiE disse:
  kmionero disse:
  NookiE disse:
  renatods disse:
  NookiE disse:
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tenho um gol power 1.8 2005 flex

no documento diz ter 118cv mas nao sei se eh verdade isso!

 

to querendo da uma mechida nele... pra ficar mais esperto nas arrancada e tals.

alguma sugestao??

penso em por um kit turbo tb... mas tenho medo de f**er com motor ou outra coisa.

Foi oq eu te disse na mensagem privada..

No documento mostra 118, mas eh 103/106 (gas/alc). Nosso motor eh o mesmo.. no manual e nas especificacoes eh oq diz.. mas realmente nao sei pq aparece 118 no documento!

 

Ps: o topico ta ficando bem interessante :D

sohhh

vdd.. peguei o manual do meu aqui é ta 103/106cv mesmo

alguem sabe explica o pq disso???

Acho que essa é a potência bruta do motor.

 

118 * 0,1 -118 = 106,2

 

171 * 0,1 -171= 153,9 opala ss6

 

125 * 0,1 - 125 = 112,5 gol gti quadrado

 

Não sei se o coeficiente é 10% de perda, mas para os modelos acima funciona.

 

:mac1

hmmmm

soh soh

 

 

em relaçao a "receita"

oq da pra fazer pro gol ficar um pouco mais agil na arrancada???

 

esses gol 1.8 anda de boua com um corsa/pick-corsa 1.6 original?

Cara acho que isso deve ficar bom

 

*Filtro k&n universal: R$216 (Ancona)

*Retrabalho no corpo de borboleta: R$220 (Nascarchips)

*Comando de válvulas maior: antigamente na garage34 tinha uns comandos jpf nacional para ap por R$352. Agora tão loco da cabeça e o mais barato tá R$480. Tem comando samcams injetado de 266/268/274º mas não sei qual o preço. E tem os gringos. Na ancona tá r$650 pila os crower. Acho melhor gastar um pouco mais e pegar um bom comando importado.

*Chip: R$400 (Nascarchips)

*Escape mais livre: Não deve ser muito caro pra tirar o catalisador e colocar uns canos um pouco maiores.

*Mão de obra instalação de comando: Será que 150 pila paga???

 

Total: R$1636 sem o escape. Acho que isso ae e um BOM acerto deve melhorar legal o comportamento do motor. Mais que isso dae vem o trabalho no cabeçote que não deve ser muito barato não (numa oficina boa, com banco de fluxo e laudo de antes/depois) e um coletor dimensionado. Sobre coletor, tem que ser um bom, se não ao invés de ganhar, vc perde potência. Tem uns caras famosos ai em sp. Mas sei lá, eu iria de original mesmo pois vai durar a vida inteira e acho que não deve ser um baita gargalo pra esse nível de preparação. Botei no exemplo a Nascarchips porque tem os preços na página, mas poderia ser qualquer outra. O que interessa é ser uma BOA oficina mecânica pro serviço sair no capricho e ter garantia se der qualquer problema. Eu ainda passaria o carro no dino antes de fazer as modificações para ver no final o que se ganhou e encher o saco da mecânica se não ficou ao meu contento.

 

Vai uns links tb:

 

http://www.primeiramao.com.br/editorial/su...al_veneno49.asp

 

http://www.nascarchips.com.br/midia-autopo...wer_64_flex.php

 

:mac1:mac1:mac1

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