Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luco

Door Pod Vs Pezinhos

Recommended Posts

Então galera,

tem diferença em relação a qualidade de som colocar um Door Pod e não Pezinhos ?!

Eu tava pensando em colocar pezinhos pra não deixar os kits na porta, mais acho q vai incomodar ao dirigir :blink: ... então to pensando no Door Pod !

O que acham !?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tem diferença? Sim. Todas.

Posicionamento, rigidez, alinhamento, fase, direcionamento, distância, volume etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Se irá atrapalhar, então vá de door pod.

Se bem "construído" que mal tem...

Eu uso as portas pois cansei de ficar avisando todo mundo que entra no meu carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, como eu não gosto de pezinho, fiz um par de door pod pro meu carro e ficou muito bom. Como ele é 2 portas (o que quer dizer que as portas são grandes) o volume ficou bem generoso prá um door pod, pouco mais de 8 litros. Não incomoda nada e tem um direcionamento bem bacana.

Acho que door pod bem feito é muito melhor que qualquer pezinho. Não atrapalha a direção, fica muito mais bem acabado, não chama tanta atenção de ladrão e os manobristas desavisados não metem o pezão no falante. Esse final de semana vou terminar a colagem de curvim no meu door pod ai eu posto as fotos por aqui.

Door pod testado e muito bem aprovado por mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Posicionamento, rigidez, alinhamento, fase, direcionamento, distância, volume etc.

Arisa , o que impede de um door Pod ter tudo isso que vc disse ?

pelo que li de sua resposta , vc estava falando que o door não tem tudo isso né ??? Ou entendi errado ???

eu ainda acho que o door pode Subir mais o som que o pesinho que fica debaixo do painel quase !

Compartilhar este post

Link para o post

O resultado do pezinho é superior, mas se vc conseguir fazer um door-pod selado ou dutado... :rolleyes: Mesmo assim, ñ terá a mesma profundidade e o posicionamento dos mids em door-pod costuma ser inferior aos dos pezinhos.

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que li de sua resposta , vc estava falando que o door não tem tudo isso né ??? Ou entendi errado ???

eu ainda acho que o door pode Subir mais o som que o pesinho que fica debaixo do painel quase !

Falta de acoplamento / acoplamento insatisfatório, falta de rigidez da porta e espaço limitado.

Confesso que dá pra fazer doorpods muito bons, porém nunca ouvi um que chegasse às características de referência do som de um bom pezinho.

E olha que já ouvi doorpods MUITO bons, i.e. o do Giovanni, reforçado com Pedra internamento, de mais de 10l livres e com falantes B&W série 8. o doorpod dele toca mais que muito pezinho, até pela rigidez e pelos drivers, porém pra tocaria melhor em um pezinho bem feito (e só imagino como seria um pezinho dele, coisa da NASA mesmo).

o proprio doorpod do seu carro, pelo que vi nas fotos, pareceu-me muito bem reforçado. Não ouvi, entao nao posso dar parecer sobre ele...

Compartilhar este post

Link para o post
Se irá atrapalhar, então vá de door pod.

Se bem "construído" que mal tem...

Eu uso as portas pois cansei de ficar avisando todo mundo que entra no meu carro.

To esperando as fotos...

posta elas aqui tbm O.O

Vleu ae td mundo q ajudou, mais acho q vou de Door Pod Mesmo =]

Quem tiver mais alguma coisa pra falar, por favor fale [¨]

A diferença é muito grande entre deixar os kits na porta tratada com T.A. no Hu ou colocar pezinhos ?!

to com medo de gastar uma grana, perder espaço e n ter muito resultado ;)

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Até no ganho em SPL o pezinho é superior ... impressionante como o mid fica mais parrudo lá embaixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não entendi pq o pezinho é melhor?

Se compararmos um pezinho selado de 10L com um doorpod selado de 10L, ambos bem construídos, posicionados, vedados e rígidos, o pezinho será melhor? pq?

Compartilhar este post

Link para o post

Falta de acoplamento / acoplamento insatisfatório, falta de rigidez da porta e espaço limitado.

Confesso que dá pra fazer doorpods muito bons, porém nunca ouvi um que chegasse às características de referência do som de um bom pezinho.

E olha que já ouvi doorpods MUITO bons, i.e. o do Giovanni, reforçado com Pedra internamento, de mais de 10l livres e com falantes B&W série 8. o doorpod dele toca mais que muito pezinho, até pela rigidez e pelos drivers, porém pra tocaria melhor em um pezinho bem feito (e só imagino como seria um pezinho dele, coisa da NASA mesmo).

o proprio doorpod do seu carro, pelo que vi nas fotos, pareceu-me muito bem reforçado. Não ouvi, entao nao posso dar parecer sobre ele...

entendi , mesmo direcionado não fica bacana então ???

pq o meu não servia como comparação , pois não era direcionado né ???

mas era bem firme sim ... MDF de 10mm com travas internas !

agora , eu não sabia que mesmo direcionado num era legal !

Compartilhar este post

Link para o post
Ainda não entendi pq o pezinho é melhor?

Se compararmos um pezinho selado de 10L com um doorpod selado de 10L, ambos bem construídos, posicionados, vedados e rígidos, o pezinho será melhor? pq?

Também não consegui entender o porquê do pézinho ser tão disparadamente melhor que o door-pod...

Suponhamos que:

-A porta seja tratada com manta adesiva

-O door-pod seja feito em sua maior parte em MDF e em outras partes em fibra + massa plástica

-seja construído visando o direcionamento correto aos ocupantes

-seja construído com um bom volume interno entre 7 a 9 litros

-seja feito um ótimo travamento e isolação acústica do forro da porta para evitar vibrações

Neste caso, em que o pézinho seria mais benéfico, ou em que pontos ele seria uma melhor opção??? Visando SQ

Compartilhar este post

Link para o post
Até no ganho em SPL o pezinho é superior ... impressionante como o mid fica mais parrudo lá embaixo.

Na verdade, o principal ganho eh este. Grave xoxo no carro nao tem graça nenhuma...

edit. para responder acima tb

eh ate bem facil de perceber a diferença entre pezinho e doorpod. Na pratica o som fica mais consistente, o grave mais presente, mais natural.

Basta visualizar, o pezinho fica acoplado à toda a estrutura do carro, a parte mais rigida dele (excluindo os celta da vida), e ainda por cima fica ali, em um habitaculo onde há reforços de graves, uma acustica diferente...

Agora, na porta, mesmo com direcionamento, o falante vai estar la, solto, cheio de perdas mecanicas pela fragilidade das paredes (eh impossivel fazer um doorpod na mesma rigidez de um pezinho, senao a porta cai :vts )

Compartilhar este post

Link para o post

Além de todos os detalhes explicados acima, tem também o alinhamento das vias.

Com o falante na linha do painel, fica fácil acertar o tweeter ou outro tipo de falante e ter um palco bom.

Com o doorpod, a coisa começa a complicar um pouco.

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade, o principal ganho eh este. Grave xoxo no carro nao tem graça nenhuma...

edit. para responder acima tb

eh ate bem facil de perceber a diferença entre pezinho e doorpod. Na pratica o som fica mais consistente, o grave mais presente, mais natural.

Basta visualizar, o pezinho fica acoplado à toda a estrutura do carro, a parte mais rigida dele (excluindo os celta da vida), e ainda por cima fica ali, em um habitaculo onde há reforços de graves, uma acustica diferente...

Agora, na porta, mesmo com direcionamento, o falante vai estar la, solto, cheio de perdas mecanicas pela fragilidade das paredes (eh impossivel fazer um doorpod na mesma rigidez de um pezinho, senao a porta cai :vts )

Não sei não cara. Um pezinho para encaixar perfeitamente no assoalho do carro precisa ser feito quase que todo de fibra, o que o deixa leve também. Além do fato dele não ser aparafusado no carro e por isso poder vibrar com as frequencias mais baixas. Também tem o fator dele ficar numa posição mais baixa que o door pod, o que desce um pouco o palco. Não estou dizendo que door pod é melhor, na verdade acho que são ambas boas soluções, com seus defeitos e virtudes, mas que a diferença dos dois está mais na disponibilidade de espaço e acomodação do que na qualidade sonora.

Não estou convencido de que haja uma diferença grande na qualidade do som (se é que existe) entre um pezinho e um door pod se ambos forem bem feitos.

Compartilhar este post

Link para o post
Um pezinho para encaixar perfeitamente no assoalho do carro precisa ser feito quase que todo de fibra, o que o deixa leve também.

Vc já viu um pezinho bem feito em fibra? Pesa pacas...

Além do fato dele não ser aparafusado no carro e por isso poder vibrar com as frequencias mais baixas.

Eu nunca vi um pezinho bem feito não ser parafusado no carro...

Um pezinho bem construído é aquele em que todas as etapas do processo de confecção foram feitas com muito cuidado, desde a laminação até o acabamento final.

Tenho um pezinho de um Vectra feito pelo Edson da Advance e te digo que o encaixe desta peça no carro é fo**. Mesmo sem parafusar ele fica muito bem encaixado, isso porque a base foi muito bem feita.

Confesso que o pezinho do meu carro atual (fui eu que fiz) não tem esse encaixe fuderoso...

Mas não vibra nada, é mais fácil ouvir ruídos em baixa freqüência por má fixação/vedação do falante com o pezinho do que por causa do material que ele é feito.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...