Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gusk4x4

Curvas de Ponderação

Recommended Posts

Pessoal, tentei achar alguma coisa sobre Cruvas de Ponderação no fórum e na internet, mas não consegui muita coisa.

Gostaria de saber se esse tipo de curva não deveria ser de uso indispensável ao fazer cálculos de SPL tentando equilibrar nossos sistemas, bem como se a curva A ou C seria a mais apropriada para este uso.

Não consegui encontrar nenhum cálculo, valor ou gráfico que pudesse me ajudar a vizualizar esta ponderação.

Muito Obrigado,

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

heahehaehh

dei 3 ups e enquanto isso finalmente consegui achar um gráfico...

aí respondi pra mim mesmo!!!

aliás, faltou dizer curvas de isoaudibilidade, curvas de Fletcher e Munson... phons...

ufa, tinha tanto nome pra procurar, pena que eu só descobri agora!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Tb nunca tinha ouvido falar sobre isso....

Pra q q serve e como usa? me ensina? :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

É pra compensar a sensibilidade da audição humana...

Todo mundo sabe que a gente 'ouve' bem menos os graves em relação a agudos, só que tem vários estudos pra mensurar isso.

E como a sensibilidade depende da pressão, existem essas curvas de ponderação (obrigatórias em aparelhos medidores de Nivel de Pressão Sonora) e umas equações malucas. As mais usadas são A e C atualmente.

Foi pra discutir isso que eu postei o tópico! Por isso não bote muita fé nas minhas explicações heheheh

Mais sobre isso:

http://www.acoustics-noise.com/dBA-B-C-D-U...AU-tables.shtml

Muito mais sobre isso:

http://audiolist.cjb.net/faq.htm (mas tem que achar!)

Mais um gráfico

loudness.gif

Abraços

Editado por gusk4x4

Compartilhar este post

Link para o post

Show Guks...quero saber mais sobre isso...

Essas curvas são feitas apenas para as frequencias graves ou é feita no sistema em geral???

Compartilhar este post

Link para o post

Serve pra todas as freqüencias audíveis.

A curva A é pra níveis baixos de pressão, e assim vai subindo junto com as letras...

Mandei 3 sites sobre o assunto, caso alguém se interesse.

Queria saber se ao fazer cálculos de SPL previsível essa curva não deveria estar sempre presente, pois é o único modo de equilibrar um sistema na minha opinão.

Vale lembrar que a audição sofre mudanças drásticas conforme a idade do cidadão (isso sob condições normais), chegando a perdas muito consideráveis dos 55 em diante +-

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...