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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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caça cabaço

Tirar Catalisador Em Turbo Original, Nao Recomendo

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blz galera, to pensando em fazer algum up no escape do passat turbo

 

primeira ideia foi tirar o catalisador, mas qdo liguei para a ewerk, me disseram para nao fazer isso porque todo carro turbo original precisa de back pressure adequado, e tirando o catalisador, o lag da turbina fica bem maior, e vc ganha somente em velocidade final, mas no dia dia fica mais xoxo

 

ele disse que somente tirando o intermediario ja ajuda bem

 

 

alguem ja tirou catalisador de a3 turbo, golf gti e passat? sentiu que ficou mais fraco mesmo?

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Se seu carro é a gasolina não é boa coisa tirar o catalisador devido a poluição.

 

Agora se for a alcool, pode arrancar, silenciosos tb. É bom vc nem passar mais perto dessa oficina pq nem o básico de preparação turbo essas malas sabem. Turbo não gosta de backpressure, em hipótese alguma. E carro turbo sem lag tb não é lá boa coisa.

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Nossss....

 

Esse realmente não sabe o que fala.

 

Turbo ( Na verdade qualquer tipo de motor ) não "curte" back-pressure.

 

Retirar o catalizador só tende a aumentar a eficiência volumétrica do manco, diminui o lag da turbina ( escape menos restritivo ) e aumenta a emissão de poluentes.

 

Além de aliviar o manco em 1kg!!! *rs*

 

Eu sou a favor de rancar e instalar só qnd for fazer vistoria... Ou usar um oco...

 

Catalisador é um treco tão sensível, que tenho cá minhas dúvidas qnt a durabilidade/eficiência deles, perante nosso combustível, com o passar dos anos...

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ó, tenho uma parati 1.6 orininal, sem turbo......

 

e tirei o catalizador pq estava entupindo....

 

resultado: andou muito mais, só que em marcha lenta fica pipocando. Que tenho que fazer pra parar de pipocar??

 

Markto

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bom sobre a oficina

 

www.ewerk.com.br

 

entrem la e digam o que acham

 

eu fui la e confio no que me disseram, ja que numa oficina onde e comum cayenne turbo, rs4, golf mk5 gti , a3 T e golf GTI e que nem bunda la

 

 

eu confiei no que me disseram e tirei somente o penultimo abafador e realmente o ronco ficou muito bom, bem suave , mas de desempenho num senti nada significante.

 

 

talvez mais pra frente tire o catalisador

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bom sobre a oficina

 

www.ewerk.com.br

 

entrem la e digam o que acham

 

eu fui la e confio no que me disseram, ja que numa oficina onde e comum cayenne turbo, rs4, golf mk5 gti , a3 T e golf GTI e que nem bunda la

 

 

eu confiei no que me disseram e tirei somente o penultimo abafador e realmente o ronco ficou muito bom, bem suave , mas de desempenho num senti nada significante.

 

 

talvez mais pra frente tire o catalisador

mk5 gti?? c tem certeza disso?? ;)

 

 

Agora, e em carro flex?? Alguem ja fez essa experiencia??

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bom sobre a oficina

 

www.ewerk.com.br

 

entrem la e digam o que acham

 

eu fui la e confio no que me disseram, ja que numa oficina onde e comum cayenne turbo, rs4, golf mk5 gti , a3 T e golf GTI e que nem bunda la

 

 

eu confiei no que me disseram e tirei somente o penultimo abafador e realmente o ronco ficou muito bom, bem suave , mas de desempenho num senti nada significante.

 

 

talvez mais pra frente tire o catalisador

mk5 gti?? c tem certeza disso?? ;)

 

 

Agora, e em carro flex?? Alguem ja fez essa experiencia??

hehehe mk4 ne

 

falei merds

 

mas tinham 3 la qdo fui

 

duma importadora independente que ja vende os carros chipados

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bom sobre a oficina

 

www.ewerk.com.br

 

entrem la e digam o que acham

 

eu fui la e confio no que me disseram, ja que numa oficina onde e comum cayenne turbo, rs4, golf mk5 gti , a3 T e golf GTI e que nem bunda la

 

 

eu confiei no que me disseram e tirei somente o penultimo abafador e realmente o ronco ficou muito bom, bem suave , mas de desempenho num senti nada significante.

 

 

talvez mais pra frente tire o catalisador

Isso não diz nada.

 

Prefiro confiar nos livros...

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Concordo com o Ewerton!!!

 

:legal:

 

 

Caça...

 

Um bom vendedor, vende até ar condicionado nos pólos terrestres...

 

Não é o tipo de carro que está na oficina, que diz o "preparador" que ele é. Um mesmo trampo pode custar R$ 1,00, qnt custar 1 milhão. Basta ter quem pague. Valores financeiros/aparëncia não significam que o trampo é bom, necessariamente.

 

Verifique quantos livros esta pessoa já leu sobre mecânica/preparação... Verifique então, qnts livros ele já publicou.

 

Se ele tivesse lido, um mínimo sobre prep, ele não diria isso.

 

Ele só poderia alegar isso, única e exclusivamente, sob o ponto de vista da emissão de poluentes. Só e unicamente.

 

Como seu "pedido" era para maior desempenho, ele deveria advertir vc ( como bom cidadão ) que é ilegal retirar o catalisador ( E demais sistemas restritores no escape ), mas dizer que é uma das soluções "baratas" de se liberar alguns "cavalos" a mais...

 

Não me lembro em qual livro está... Deve ser o Tecnologia Automotiva da Bosch ou o Performance Tunning do Graham Bell. Se eu achar, tiro uma foto e posto pra ti...

 

;)

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Nossss....

 

Esse realmente não sabe o que fala.

 

Turbo ( Na verdade qualquer tipo de motor ) não "curte" back-pressure.

 

Retirar o catalizador só tende a aumentar a eficiência volumétrica do manco, diminui o lag da turbina ( escape menos restritivo ) e aumenta a emissão de poluentes.

 

Além de aliviar o manco em 1kg!!! *rs*

 

Eu sou a favor de rancar e instalar só qnd for fazer vistoria... Ou usar um oco...

 

Catalisador é um treco tão sensível, que tenho cá minhas dúvidas qnt a durabilidade/eficiência deles, perante nosso combustível, com o passar dos anos...

Mas Loko, por um lado até faz sentido...

 

Se pensarmos bem, o que move as pás é a pressão dos gases de escape que passam pelo lado quente. É claro, quanto melhor o fluxo, maior a velocidade que eles passam, porém menor é a pressão dos gases lá dentro, o que se traduz em menos força para o rotor, logo, mais dificuldade em vencer a inércia.

 

Em um turbo "aftermarket", creio que o catalizador seja de fato um problema, mas num turbo de fábrica (num motor caprichado, claro), creio que parte da engenharia envolvida seja pra otimizar a relação entre pressão e vazão dos gases, logo, a retirada do catalizador significaria um aumento de vazão em detrimento à pressão. Por isto o maior lag.

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Mas Loko, por um lado até faz sentido...

 

Se pensarmos bem, o que move as pás é a pressão dos gases de escape que passam pelo lado quente. É claro, quanto melhor o fluxo, maior a velocidade que eles passam, porém menor é a pressão dos gases lá dentro, o que se traduz em menos força para o rotor, logo, mais dificuldade em vencer a inércia.

 

Em um turbo "aftermarket", creio que o catalizador seja de fato um problema, mas num turbo de fábrica (num motor caprichado, claro), creio que parte da engenharia envolvida seja pra otimizar a relação entre pressão e vazão dos gases, logo, a retirada do catalizador significaria um aumento de vazão em detrimento à pressão. Por isto o maior lag.

Hmmm... Não é bem assim, Klebão.

 

Toda contra-pressão no sistema de escape é prejudicial à eficiência volumétrica de qualquer manco. Isso é fato. Vc sabe...

 

O que podemos fazer é calcular o escape ( Formas, diâmetros e comprimento ) para sintonizar com os pulsos de gases do motor no intuito de satisfazer alguma condição para melhorar o fluxo. Algo semelhante ao que aplicamos na parte de admissão em mancos aspro...

 

Agora... Como não haverá mudanças neste quesito - Isso só é feito/estudado para motores de altíssimo desempenho/competição. E geralmente sem uso de "abafadores/surdinas"... É um processo que demanda MUITO estudo de dinâmica dos gases, com simulações "astronômicas" em supercomputadores e/ou inúmeras horas de testes com diferentes sistemas em dinamômetros... - acredito que não devemos levar para esse lado.

 

Para nós, meros mortais, deixar de restringir o escape será a solução.

 

No caso do caça, ou qualquer manco que façamos "em casa", o que rege é justamente a diferença de pressão entre a entrada da turbina ( pressão dos gases quentes no coletor ) com a saída da mesma. Quanto maior essa diferença, maior será o volume de gases que passam pela turbina.

 

Aumentando o volume de gases, melhora a eficiência volumétrica do motor ( Consequentemente maior torque/potência ) e ajuda a "acordar" a turbina "mais cedo" ( que faz disponibilizar mais torque "mais cedo", dando impressão que o manco tem um motor "maior". )

 

Para aumentarmos a vazão de um gás, dentro de um sistema com volume constante, precisamos aumentar a diferença das pressões de entrada com a de saída... ;)

 

Como a pressão de entrada está diretamente ligada à Efic Vol do motor, aumentar a pressão na entrada da turbina, não seria legal pois perderíamos potência... Além de outros problemas mecânicos que poderiam ocorrer.

 

Nos resta somente diminuir a pressão na saída... De onde vem deixar todos os escapes de carros de competição só na "flange", independente de ser um F-1 aspro, um "Indy" turbinado ou um AP/Boxer a AR/GM250S de arrancada...

 

;)

 

:legal:

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Putz...

 

Eu já não aguento o barulho constante do motor numa estrada, por exemplo... :/

 

Escape pra mim, é imprescindível...

 

Mas acho "corajoso" quem consegue rodar sem!!!

 

*rs*

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Putz...

 

Eu já não aguento o barulho constante do motor numa estrada, por exemplo... :/

 

Escape pra mim, é imprescindível...

 

Mas acho "corajoso" quem consegue rodar sem!!!

 

*rs*

Já viajei de SP pro ES assim. Fui feliz de lá até aki, mas meu pai q estava comigo chegou surdin em casa... o-o-

 

E outra, som de turbo com escape é horrível. Uma vez botei e o som da turbina sumiu. Só ficou akele sssssss bem leve dela enchendo e o espirro. O irado é a bixinha assuviando e vc ouvindo ela girar cada vez mais rápido. Não tem nem o q dizer... mto melhor.

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bom hoje fui pra anchieta e pisei um pouco

 

nao notei diferença alguma, so o ronco que ficou mais grosso

 

 

de final bateu os mesmos 230k no painel

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