Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FSRS

Vectra Elite, Na Reta Infinita Da Gm, Chegou A 180

Recommended Posts

Postado em

O Vectra Elite, pilotado na reta infinita da GM em SP, chegou a 180 km/h

Vectra Elite 'encolhe' motor para custar R$ 4.500 a menos

A General Motors apresentou nesta terça-feira, no campo de provas de Indaiatuba (SP), o Vectra Elite com motor Flexpower 2.0 de oito válvulas. Trata-se de uma subdivisão da versão de luxo do sedã médio da marca, que antes só possuía motorização 2.4. Com a litragem menor, o carro paga menos IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A alíquota do 2.4 é de 18%, e a do 2.0 fica em 11%.

Desse modo, o Elite 2.0 pode começar em R$ 76.527, enquanto o 2.4 -- que não vai sair de linha -- tem como primeiro preço R$ 81.372. A diferença é de R$ 4.485. O valor inicial do 2.0 passa a ser praticamente o mesmo de um 2.4 que recolhesse 11% de IPI.

vectra_materia_2.jpg

O Vectra Elite 2.0 é uma movimentação da GM no segmento dos sedãs médios com valor acima de R$ 75 mil, dominado pelo Ford Fusion

Parece um bom negócio, mas cabe lembrar que o 2.0 oferece menos 400 cm³ de cilindrada, menos oito válvulas (o 2.4 é 16V) e -- com gasolina -- menos 25 cavalos de potência (121 cv do 2.0 contra 146 cv do 2.4). Esse débito no trem de força não se refletiu no preço. Em "compensação", a versão Elite passa a contar com GPS de série, igual ao que equipa o Vectra GT.

A criação do Vectra Elite 2.0 é mais um lance no jogo de xadrez dos sedãs médios, segmento que vem ganhando força especial com o crescimento da produção e vendas da indústria automotiva. Foram cerca de 160 mil unidades vendidas em 2007, contra 108 mil em 2006 -- um aumento de 48%. No ano passado, venderam-se cerca de 30,5 mil Vectra, que deteve 20% do segmento e ficou em terceiro lugar, atrás de Honda Civic e Toyota Corolla.

motor_20_vectra.jpg

O motor bicombustível do Vectra Elite 2.0 entrega 121 cavalos

Tal jogo recebeu em 2007 alguns novos players, como o Nissan Sentra e o Citroën C4 Pallas -- e logo mais terá a reestilização do Corolla e a chegada do Fiat Linea.

Por ora, a reação da GM é apostar no "andar de cima" dos sedãs médios, aqueles que custam entre R$ 75 mil e R$ 90 mil -- território dominado pelo Ford Fusion. A corporação norte-americana vê ali um nicho para um Vectra tão equipado quanto seu topo de linha, mas alguns milhares de reais mais barato. Ou seja, é uma aposta no custo/benefício, mesmo num segmento que namora os endinheirados.

Equipamentos

O Vectra Elite 2.0 possui transmissão automática com quatro velocidades (a mesma do 2.4) e vem bem equipado de série -- tanto que oferece apenas dois opcionais: banco do motorista com regulagem elétrica e teto solar. Com ambos, vai a R$ 80.069 (o 2.4 chega a R$ 85.274). Entre os itens de conforto estão acabamento em couro, ar-condicionado com ação no banco traseiro, regulagem de altura e profundidade do volante (que abriga comandos do som), descanso de braço dianteiro e porta-malas com abertura elétrica.

Quanto à segurança, o Elite 2.0 dispõe de airbags frontais e laterais, freios ABS (antitravamento) com distribuição eletrônica de frenagem (sistema EBD) e faróis de neblina. Finalmente, há os mimos: sensor de chuva no pára-brisa, volante em couro e antena Shark (em formato de barbatana) no teto. Os acessórios que podem ser colocados fora da fábrica incluem geladeira, sensor de estacionamento e entradas de USB e cartão de memória (SD).

Rodando com o Elite

Após a apresentação técnica e mercadológica do Vectra Elite 2.0, a GM promoveu um test-drive em seu campo de provas em Indaiatuba, do qual UOL Carros participou como motorista e passageiro traseiro -- situação relevante num veículo usado por famílias e também no transporte de executivos.

A aparência do Vectra é a mesma desde 2005. A traseira continua resistindo melhor ao tempo que a dianteira, semelhante demais a outros carros da GM. Perto de adversários como o C4 Pallas, Civic e Ford Fusion, ele é que fica com "cara de tiozão". Mas isso não é ruim. O conservadorismo pode ser um apelo de venda.

Por dentro, o carro entrega uma boa posição de dirigir (as duas unidades testadas possuíam o ajuste elétrico do assento) e uma sensação geral de conforto, mas não exatamente de luxo -- apesar do couro nos bancos e nas portas, e também do painel revestido de borracha agradável ao toque e com detalhes em imitação de madeira. O quadro de instrumentos parece vindo de um carro de menor valor.

Ao rodar, o Vectra (como outros carros do segmento) sente a falta de um câmbio automático de seis velocidades, que permitiria mais suavidade nas trocas -- em vez das "esticadas" promovidas pelo câmbio de quatro marchas, que aumentam o ruído que vaza para o habitáculo.

A suspensão é bem rígida, mas mesmo nos trechos de pista irregular do campo de provas não chegou a haver desconforto ao volante ou como passageiro. E a estabilidade é um ponto alto do Vectra. Mesmo entrando em curvas em velocidades um pouco acima do bom senso, o carro não saiu de traseira uma vez sequer. Pareceu grudado no chão o tempo todo.

Na reta infinita da GM (pista rápida de traçado circular), o Vectra Elite 2.0 chegou a cerca de 170 km/h com o pedal totalmente no assoalho. Uma segunda tomada, feita por UOL Carros com outra unidade e o ar desligado, atingiu 180 km/h de máxima (números do velocímetro; na verdade os valores devem ser menores, embora a GM fale em mais de 190 km/h). O carro chegou a essas velocidades sem dificuldade, mas também sem muita emoção.

Atrás, duas pessoas tem muito conforto e espaço para as pernas -- o entreeixos é de 2,7 metros, mas o banco é um pouco duro (talvez até melhore com o uso). Como sempre, três pessoas não vão ficar tão à vontade.

Mas isso ocorre porque o Vectra Elite é um sedã feito para famílias de quatro pessoas. É produto para um público mais "tranqüilo" ao volante, que provavelmente não sentirá falta do que o motor 2.0 perdeu em relação ao 2.4. Nesse ponto a GM mostrou-se arguta.

Além disso, futuros proprietários vão gostar da lista de equipamentos de série e do GPS -- apesar de o aparelho ser daqueles de grudar com ventosa no pára-brisa, com jeitão de brinde. Mas pelo menos é útil. E, no final das contas, serão quase R$ 4.500 que continuarão no bolso de quem optar pelo Elite 2.0 em vez do 2.4.

FONTE

Postado em

Deve ter alguma coisa errada nessa maxima aí, aqui em casa tem um elegance automatico e da pra colocar 160 facinho, nunca testei a maxima dele pq nunca fiz trajetos longos com o carro, mas se chega a 160 sem esforço com certeza ele passa dos 180.

Postado em

Gente... beleza, o vectra é um bom carro. MAS...

O que é um Vectra ao lado de um Fusion???????

Tenho ereções involuntárias ao ver um Fusion... e uma completa broxada ao ver o Vectra. Se for o GT então, é capaz de nunca mais o menino subir na vida... o-o-

Postado em

Tenho ereções involuntárias ao ver um Fusion... e uma completa broxada ao ver o Vectra. Se for o GT então, é capaz de nunca mais o menino subir na vida... o-o-

O que é um Vectra ao lado de um Fusion/C4 Pallas/Sentra/NewCivic/NewCorolla???????

acamento vectra = [o_]

Postado em

:+1 falou tudo

Postado em

Tenho ereções involuntárias ao ver um Fusion... e uma completa broxada ao ver o Vectra. Se for o GT então, é capaz de nunca mais o menino subir na vida...  o-o-

O que é um Vectra ao lado de um Fusion/C4 Pallas/Sentra/NewCivic/NewCorolla???????

acamento vectra = [o_]

:+1

Postado em

Tenho ereções involuntárias ao ver um Fusion... e uma completa broxada ao ver o Vectra. Se for o GT então, é capaz de nunca mais o menino subir na vida...  o-o-

acamento vectra = [o_]

Postado em

acamento vectra = [o_]

Postado em

nao sou preguiços pra ler reportagem, mas confesso que nao vou gastar nem meu tempo depois de ter lido o título e o sub-titulo...

todo mundo poderia pensar como a gente né? aposto que os carros seriam muito melhores depois de alguns boicotes! rssss

Postado em
nao sou preguiços pra ler reportagem, mas confesso que nao vou gastar nem meu tempo depois de ter lido o título e o sub-titulo...

todo mundo poderia pensar como a gente né? aposto que os carros seriam muito melhores depois de alguns boicotes! rssss

Com o Fusion na casa dos 80k, não sei como diabos alguém tem a pachorra de comprar um Vectra.

Sério mesmo... é como pagar 100 reais pra encher o bucho de espetinho no quiosque da esquina, enquanto o rodízio na churrascaria TOP é infinitamente superior.

Postado em

Com o Fusion na casa dos 80k, não sei como diabos alguém tem a pachorra de comprar um Vectra.

Sério mesmo... é como pagar 100 reais pra encher o bucho de espetinho no quiosque da esquina, enquanto o rodízio na churrascaria TOP é infinitamente superior.

pois é josué... tem Jetta tb que é muito top, o proprio Civic que só perde no porta-malas, C4 Pallas que eh um carro muuuuito louco, muito top e incrivelmente espaçoso.

Postado em
meu primo deu isso com astra flexpower q a minha tia tinha

uhahuauhauhahuahuahua

dei mais que isso no Corsa... hauhaua e nem precisei de mta reta não hauhauaa

Postado em

acamento vectra = [o_]

Postado em

É de longe a melhor analogia!!!

É por essas e outras que a GM perdeu a colocação de Primeirão do mundo pra Toyota!!!

Ironicamente só em mercados emergentes ela dá lucro...

Postado em

Pesso sempre para meu amigo (quando o pai dele está aqui no Brasil) levar nós nesse oval que a GM tem. Ele nunca leva.

Agora sobre o carro em si eu falo o seguinte: só lamento. Andei no sedan e no hatch e para mim aquilo não é acabamento de carro de 80k. Desculpe-me. Tirando o motor beberrão, seja em qualquer modelo.

Abraços

Postado em
meu primo deu isso com astra flexpower q a minha tia tinha

uhahuauhauhahuahuahua

dei mais que isso no Corsa... hauhaua e nem precisei de mta reta não hauhauaa

eu lembro disso

o bruno ateh fico quieto

uauhauhahuhauhuahua

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...