Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

klabundee

Projeto 5.1 Porreta

Recommended Posts

Postado em

Boas pessoal?

To com uma idéia meio loca na cabeça e tal..

OBS: n sei se to postando no local certo.

pesquisando e pesquisando na net.. encontrei vários circuitos e tal de amplificadores.

Queria fazer um assim:

6 amp monos.

4 amplificadores mono com 60w rms cada um vai ter 1/ do kit 2 vias..

o kit vem com 2 falantes e 2 twiters.. a idéia é por 1 em cada satellite..

a principio da selenium..

dai mais um amp mono pra 150w rms.. e colocar 1 kit 2 vias da bravox O.O.. sim vai uma grana..

e mais um amp mono com +/- uns 400w rms e ligar um matador de 12'' ou um bicho papão... algo do tipo..

isso tudo é só pensamento por enquanto..

queria saber se vai ficar bom..

to colocando tudo assim do q eu penso pra ficar show de bola..

será q os satellites acompanhaum bem o sub e tal?

é possivle fazer?

com esses kit 2 vias vai fica bom?

gostaria de opinições de vcs.

Grato

Postado em

Oi!

___Não é bem assim que se faz um esquema 5.1.

___Melhor você pegar um módulo automotivo de 4 canais independentes, como o B52 ZL4240,

ai você liga 1 Mid Bass 8homs de 6" + 1 Tweeter de 8homs hinor em cada canal.

___O canal central você deixa pra quando o som estiver todo montado, porque ai você vai ver se quer o canal cantral ou não,

o canal central é menos importante nesse caso na minha opinião, porque além de ser um pouco mais complicado de projetar ele pode tirar o efeito "estéreo" do sistema.

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=1141

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-683...-watts-pmpo-_JM

Esses do link servem muito bem, pode pegar. 4 de cada. Todos de 8homs.

Ai você vai precisar de um módulo com no mínimo 200RMS por canal @2homs, porque o sistema vai trabalhar em 4homs,

dando 50RMS pra cada falante e Tweeter. Uma boa potência. O ZL4240 serve, custa 580,00 sem frete.

As frequências :

No caso do Mid do link vc pode por:

90~2,5Khz

E do Tweeter de 2,5~18Khz

___A parte do subwoofer um de 400RMS com boa sesibilidade e que tenha bons valores

dos parâmetros pra trabalhar em lugares grandes. (miores que uma mala de carro com certeza...)

Tem o Swiss audio de 400RMS, ou o Selenium Matador de 12" mesmo.

Pelo que aprendi até hoje os subwoofers com borda mais estreita são melhores pra isso.

Vai precisar de uma fonte de 120A, a Gilson custa 700,00 aqui.

Postado em

E o Decodificador??? fica onde????????????????????????

é muito mais fácil, barato e com mais qualidade vc colocar um receiver 5.1, mesmo que usado ... a potência deles variam entre 80w /150w por canal, poderá fazer esse seu esquema para o subwoofer, eu iria de endurance em band pass(para tremer a sala, é muito bom ...)

Postado em
vai precisar de um receiver, ou DVD 5.1 com certeza.

Abraço

Ok, se colocar um receiver terá que se um com saidas RCA independente por canal (não são todos os receivers antigos que possuem), mas mesmo assim ficaria sem sentido os amplificadores, pois o receiver já é amplificador.

Quanto ao DVD 5.1 a ídéia é boa, mas temos que lembrar que será necessário um pré entre o DVD e os amplificadores, pelo pouco que conheço não existe pré 5.1 barato, são todos Hi-Fi para cima com o custo de aproximadamente R$ 3.500,00 pra cima ...

Eu comecei (a uns 15 anos), com amplificadores automotivos, qdo resolvi passar para o 5.1 (em 1996), comprei um receiver pioneer 606 Dolby Digital, e usava os amplificadores automotivos para amplificar apenas o sub (Endurance Roxo de 12" em band pass :rever1: )

Bom ... minha ideia é essa, se alguem tiver mais...

Postado em
vai precisar de um receiver, ou DVD 5.1 com certeza.

Abraço

Ok, se colocar um receiver terá que se um com saidas RCA independente por canal (não são todos os receivers antigos que possuem), mas mesmo assim ficaria sem sentido os amplificadores, pois o receiver já é amplificador.

Quanto ao DVD 5.1 a ídéia é boa, mas temos que lembrar que será necessário um pré entre o DVD e os amplificadores, pelo pouco que conheço não existe pré 5.1 barato, são todos Hi-Fi para cima com o custo de aproximadamente R$ 3.500,00 pra cima ...

Eu comecei (a uns 15 anos), com amplificadores automotivos, qdo resolvi passar para o 5.1 (em 1996), comprei um receiver pioneer 606 Dolby Digital, e usava os amplificadores automotivos para amplificar apenas o sub (Endurance Roxo de 12" em band pass :rever1: )

Bom ... minha ideia é essa, se alguem tiver mais...

Intão me diz umas coisas.

___Tipo, eu tava estudando essa possibilidade hà um tempão.

___A minha idéia aqui é ligar os módulos numa placa de som do computador pra reproduzir os sons do computador. Eu vi que a placa de som tem 2 volts de sensibilidade nas saídas, e que tem 1 saída pra cada canal: R&L FRONT; R&L REAR; CENTER; SUB.

Ligando 1 módulo estéreo no FRONT e outro módulo estéreo no REAR temos a parte 4.0 do sistema.

E ligando 1 módulo mono, ou em bridge na saída SUB temos a parte 0.1 do sistema.

Correto ?

O THD da placa de som é de 0,005%

E a relação Sinal/ruído é de 105DBs

24 bits

196Khz de resolução se não me falha a memória.

Qual o problema nesse esquema ?

Abraço

Postado em

nunca fiz 5.1 em PC, a ideia é boa, só tem uma maneira de saber ...

só por curiosidade, qual será o custo e potência dos amplificadores??

Pois acho q compensaria mais vc partir para um desses ...

Tecnics

Pioneer

Postado em

Tem um tópico no fórum "DIY" do usuário "DestroyerX", um senhor de 56 anos que projetos alguns amplificadores e postou todo o esquema de funcionamento de alguns deles nesse tópico... Sugiro dar uma olhada lá... Veja que não é tão simples assim montar um esqueminha daqueles... Mas se tiver vontade de aprender e tempo para analisar todas as variáveis envolvidas na construção, arregace as mangas e vá em frente... esse é o espírito DIY...

Link para o tópico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=101482

Abraço.

Edu Nicácio

Postado em
lipenur

___O custo é de R$ 980,00 +-. Só que a parte dos canais (menos o canal do subwoofer) vão receber 280RMS cada, isso já descontado a parte da potência RMS "ruim", com distorção. Nesses 980,00 estão incluso o módulo do subwoofer que vai aplicar até 550RMS com uma boa folga , de +- 25%. Só ai pelo que sei já garanto um bom/ótimo sinal amplificado, correto ? Quero dizer, é um som pra curtir, com qualidade, porém não Hi end, Hi fi ou algo do tipo. Eu já tenho um home theater +- aqui, bem simples mesmo, apenas 80RMS totais, porém a clareza dos instrumentos é uma coisa que eu gosto de perceber, como percebo nesse meu home de 80RMS.

___Eu tenho uma boa parte do projeto pronto, queria mostrar pra alguém pra me dar umas idéias, talvez melhorar algo, ou alguma parte que eu não esteja pensando...ainda to calculando a melhor forma de usar 2 dos falantes do sistema. É um sistema de 3 vias, na verdade 4 vias com o subwoofer.

___Eu to precisando de alguém pra trocar umas idéias comigo no msn, porque no msn é mais rápido. please.

willy_zkd@hotmail.com

Postado em

Na boa, não deixem o canal central de fora...

Ele é o responsável por boa parte das reproduções de vozes num sistema 5.1

Fora isso, os projetos estão interessantes...daki uns tempos vou comprar um HT box mesmo, mas se o som não agradar podem rolar uns mods...hehehe

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...