Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rvdv

Projeto Para Fiat Idea

Recommended Posts

Olá pessoal!

Sou novo no forum e gostaria de ter sugestões de vocês para terminar de montar um som mais voltado para qualidade do que para SPL.

Das sugestões de projetos do AutoSom, o que mais me agradou até o momento é a seguinte:

instala_proj22.gif

Tenho até R$750 para gastar com sub + caixa selada + coaxiais + cabo/instalação

De preferência, gostaria de usar o que eu já tenho:

1 - Rádio CD Player integrado ao painel com RDS e leitor de MP3/WMA - ORIGINAL

- Sem detalhes disponiveis no momento

2 - Kit 2 Vias Sony Xplod Hop XS-BG170S - JÁ INSTALADO

Potência de pico 250W RMS cada

Potência nominal 70W RMS (cada)

Woofer HOP com diafragma de 17cm

Woofer com magneto de ferrite de bário

Tweeter dinâmico PEI (2,8cm) com magneto de neodímio

Impedância 4 Ohms

Sensibilidade 90dB/W/m

Frequência de ressonância 60Hz

Resposta de frequência 25 Hz-25 KHz

3 - Amplificador SONY XM-ZR604 - COMPRADO, MAS SEM INSTALAR

• Potência Máxima: 600 W.

• Potência RMS: 240 W RMS.

• MOSFET: Na fonte.

• Resposta de Frequência: 5 Hz - 50 kHz (+0/-3dB).

• Filtro passa baixa: (LPF) 80 Hz - 18 dB / oct.

• Filtro passa alta: (HPF) 80 Hz - 12 dB / oct.

• Distorção Harmônica:THD 0,005% ou inferior a 1 kHz, 4 Ohms.

• Terminais banhados a Ouro: Sim.

• Sistema do Circuito: OLT ( saída sem transformador).

• Entradas: Conectores de pino RCA, conector de entrada de nível alto.

• Saídas: Terminais de alto-falantes.

• Impedância do alto-falante: 2-8 ohms (estéreo), 4-8 ohms (quando utilizado como amplificador de passagem).

• Saída máxima: 4 Alto-falantes: 110 W × 4 (a 4 ohms), 3 Alto-falantes: 150 W × 2 + (a 2 ohms), 300 W × 1 (BTL, a 4 ohms).

• Relação Sinal/Ruído: 100 dB.

Agora começam as dúvidas:

4 - Coaxiais??? - AINDA NÃO DEFINIDO

- Vale a pena comprar? Ou o pessoal do banco trazeiro se contenta com o grave do sub e com o agudo dos TWs?

- O Amplicador vai dar conta de tocar os coaxiais e o kit 2 vias em 2 canais?

- Quais seriam boas opções?

5 - Sub e Caixa Selada?? - AINDA NÃO DEFINIDO

- O IDEA tem é bem alto, tem um grande volume interno, sendo que seus vidros laterias laminados reduzem consideravelmente o ruído externo. Além disso, trata-se de um mono-volume. Aí vem a primeira dúvida: qual tamanho de sub comprar: 8" , 10 " ou 12"? E que potencia pra casar com o módulo da Sony?

- Eu pesquisei bastante sobre formas de economizar espaço no porta-malas (já tive um Ka e não espero passar por outras experiencias de bagagem até o teto no banco traseiro... rsrs).

E como o som seco e limpo me agrada, vou optar pela caixa selada, ajudando a reduzir a litragem. Além disso, vale a pena comprar um sub slim/compact? Perde muito em qualidade? Quantos litros dá pra economizar? Quais seriam as recomendações? Caixa de fibra dá um resultado legal?

Pelo que eu li, as escolhas de módulo e kit não estão nem perto das melhores opções do mercado... Estão pelo menos espero ter a ajuda de voces para acertar no resto do projeto e fazer os devidos up-grades no futuro...

Valeu pela ajuda!

[]'s

Rodrigo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diz quanto pretende gastar q fica mais fácil opinar. ;)

Eu ñ compraria Sony.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ñ compraria Sony.

Galera por favor presta mais atenção ao que as pessoas escrevem, o cara botou lá em cima que quer gastar até R$750,00, aí vem o outro e pergunta quanto o cara quer gastar aí fica difícil :banghead .

Fica o alerta.

Irei formar uma IDEA para poder opinar.

Valeu !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ñ compraria Sony.

Faltou o negrito pra destacar... até R$750 para sub + caixa selada + coaxiais + cabo/instalação

O kit já tenho há algum tempo... e o amplificar comprei bem barato... se for preciso posso vendê-los... Outras sugestões são sempre bem vindas...

Valeu!

Rodrigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ñ compraria Sony.

Faltou o negrito pra destacar... até R$750 para sub + caixa selada + coaxiais + cabo/instalação

O kit já tenho há algum tempo... e o amplificar comprei bem barato... se for preciso posso vendê-los... Outras sugestões são sempre bem vindas...

Valeu!

Rodrigo.

Como o orçamento é baixo, eu esqueceria os coaxiais e ficaria somente c/o kit 2 vias, sub NAR (bom e barato) e um amp 4 canais. Se ñ der, pega um amp 2 canais p/o sub e usa o kit no player, por enquanto... depois troca por um de 4 canais.

Ñ falei sobre marcas/modelos pq é bom saber se pode ser só novo ou pode ser c/produtos usados tb. Mas já esqueceria Banda e afins. Eu partiria p/os usados, já q o orçamento tá apertado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ñ compraria Sony.

Galera por favor presta mais atenção ao que as pessoas escrevem, o cara botou lá em cima que quer gastar até R$750,00, aí vem o outro e pergunta quanto o cara quer gastar aí fica difícil :banghead .

Fica o alerta.

Valeu !!!

Ao invés de reclamar, tenta ajudar. ;) Olha a resposta q o rvdv deu.

Compartilhar este post

Link para o post

Alves, valeu pela dicas!

Primeiro post, muita informação e principalmente muitas perguntas... a medida que o pessoal esta comentando eu estou atualizando o post inicial pra ficar mais claros para todos...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ñ compraria Sony.

Fica o alerta.

Valeu !!!

CALMA BONECA, VÊ SE PRESTA MAIS ATENÇÃO NO QUE LÊ PARA NÃO FICAR DEPOIS SENDO CHAMADO NO SACO !!! :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post
CALMA BONECA, VÊ SE PRESTA MAIS ATENÇÃO NO QUE LÊ PARA NÃO FICAR DEPOIS SENDO CHAMADO NO SACO !!! :pirou:

Star, se não pode ou não quer ajudar, então pelo menos não atrapalhe o tópico dos outros....

Voltando ao tópico, sou a favor também de equipos usados, ao invés de novos medianos...

Meu set é todo usado.

O bom do "usado em bom estado", é que o som automotivo leva ao vicio do upgrade (né Alves ??? :rolleyes: ), e de up em up, vc começa a conhecer os equipos, marcas, ter uma melhor noção do que é bom, pode ser, ou passa longe... entende ??

Tipo Sony... os players melhoraram muito ... porém os falantes continuam bem medianos, ainda mais para um fabricante que carrega um nome gigante desse nas costas.

Outra, venda de som automotivo é lasca. Perde uma grana considerável.

:legal:

Editei !!! Rssss... contei mentira.... meu kit eu comprei zero na caixa... mas camelei muito para tomar essa decisão....

Compartilhar este post

Link para o post
Star, se não pode ou não quer ajudar, então pelo menos não atrapalhe o tópico dos outros....

Voltando ao tópico, sou a favor também de equipos usados, ao invés de novos medianos...

Meu set é todo usado.

O bom do "usado em bom estado", é que o som automotivo leva ao vicio do upgrade (né Alves ???  :rolleyes: ), e de up em up, vc começa a conhecer os equipos, marcas, ter uma melhor noção do que é bom, pode ser, ou passa longe... entende ??

Tipo Sony... os players melhoraram muito ... porém os falantes continuam bem medianos, ainda mais para um fabricante que carrega um nome gigante desse nas costas.

Outra, venda de som automotivo é lasca. Perde uma grana considerável.

Editei !!! Rssss... contei mentira.... meu kit eu comprei zero na caixa... mas camelei muito para tomar essa decisão....

Ainda ñ achei a vacina p/esse vírus do up! :vts hehehe!

"rvdv",

Se vc conseguir usado, ficaria bom algo como:

Blaupunkt (Bosch) Amplificador GTA 4 Special MKII0 (R$353 se for novo)

ou

Hurricane Amplificador Mosfet HA4.120 (R$319 - novo)

NAR Subwoofer 10SW2 (R$169 - novo)

Kit 2 vias NAR, Bravox ou Selenium. Se for de 6", vai direto na porta. Mas vc pode comprar de 5" e instalar em pezinhos... aí, a dica seria um Bravox CS50B. (uns R$260 - novo)

Se vc conseguir esses equipos usados, com certeza ficará bom e barato, sobrando ainda uma grana p/os fios e cabos. Se ainda ficar apertado ($$$), pode pegar um amp dois canais como o Blaupunkt (Bosch) Amplificador GTA 2 Special MKII (R$243 - novo), mas tb usado, p/o sub e usar o kit direto no player. Depois, vc pode trocar o amp p/um de 4 canais.

RCA, tem alguns q ñ são caros... por exemplo, Uniq e um da Stetsom q tem no ML e parece q é bonzinho (tem um tópico sobre ele).

Compartilhar este post

Link para o post

"rvdv",

Se vc conseguir usado, ficaria bom algo como:

Blaupunkt (Bosch) Amplificador GTA 4 Special MKII0 (R$353 se for novo)

ou

Hurricane Amplificador Mosfet HA4.120 (R$319 - novo)

NAR Subwoofer 10SW2 (R$169 - novo)

Legal Alves!

O subwoofer vai ser o NAR 10SW2... muita gente falando bem deste sub e ele é realmente bem em conta...

Subwoofer - NAR 10SW2

Quanto ao módulo, abaixo vão as especificações do Sony XM-ZR604, do GTA 4 Special Mk II e do Hurricane HA4.120 ( tentei fazer uma tabela comparativa mas não rolou... :banghead:banghead:banghead ) :

GTA 4 Special Mk II

Número de canais: 4/3/2

Potência Potência a 4 Ohms 4x 60 Watts RMS

Potência máx. a 4 Ohm 800 Watt

Resposta de frequência 10 - 30.000 Hz

Relação sinal/ruído > 90 dBA

Fator de distorção à potência nominal. < 0,05 %

Sensibilidade de entrada 0,1 - 8 V

Filtro passa baixa (Lowpass) 50 - 250 Hz (12dB/oitava)

Filtro passa alta (Highpass) 80 Hz (12dB/oitava)

Bass Boost 0/6/12 dB a 45 Hz

Entradas 4x RCA

Saídas 4x altofalantes

Saída Line-Out

Terminais banhados a Ouro Não

Dimensões: 190 x 56,5 x 390 mm

Hurricane HA4.120

Potência Potência a 4 Ohms 4x 75 Watts RMS

Resposta de frequência 20 ~ 30Khz

Relação sinal/ruído > 100 dB

Fator de distorção à potência nominal. < 0,02 %

Sensibilidade de entrada 0,2 - 8 V

Filtro passa baixa Passa-Baixo Variável 40Hz ~ 460Hz

Filtro passa alta Passa-Alto Variável 65Hz ~ 460Hz

Bass Boost - - -

Entradas Conectores de pino RCA,

Conector de entrada de nível alto (x2)

Saídas Terminais de alto-falantes.

Terminais banhados a Ouro Sim

Dimensões: ???

SONY XM-ZR604

Potência Potência RMS: 240 W RMS.

Potência Máxima: 600 W.

Resposta de frequência 5 Hz - 50 kHz (+0/-3dB).

Relação sinal/ruído 100 dB

Fator de distorção à potência nominal. THD 0,005% ou inferior a 1 kHz, 4 Ohms.

Sensibilidade de entrada 0,3 a 6 V – RCA

2,8 a 12 V – High level input

Filtro passa baixa (LPF) 80 Hz - 18 dB / oct.

Filtro passa alta (HPF) 80 Hz - 12 dB / oct.

Bass Boost - - -

Entradas Conectores de pino RCA,

Conector de entrada de nível alto.

Saídas Terminais de alto-falantes.

Terminais banhados a Ouro Sim

Dimensões: 256 x 55 x 396 mm

Alguém tem este módulo da Sony? Ele toca bem?

O Sony é o melhor em THD e o Hurricane é mais potente. Qto ao GTA parece que fica atrás dos dois...

As opções de coaxiais que eu achei interessantes são:

Bravox CX 60 D

NAR Coaxial Hi-Pass Kevlar KX65.01

Ou uma opção mais em conta:

NAR Coaxial Hi-Pass CX65.01

O que vocês acham?

Ah, Alguém sabe se o som original da FIAT vem com saídas RCA?

[]'s

Rodrigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Geralmente players originais não tem saidas rca, apenas as saidas amplificadas. Assim seria interessante o Blau gta, apesar de fugir do orçamento já que o mesmo possui entradas para esta conexão.

Quano aos coaxiais não se incomode, pode economizar, basta um coaxial de entrada da NAR ou Bravox que eles irão te satisfazer já que os coaxiais servem para os passageiros não ficarem sem um som atrás. Para o motorista basta o kit 2 vias pois lhe irá proporcionar o efeito placo, ou seja, o som vido da frente.

Compartilhar este post

Link para o post
Geralmente players originais não tem saidas rca, apenas as saidas amplificadas. Assim seria interessante o Blau gta, apesar de fugir do orçamento já que o mesmo possui entradas para esta conexão.

Quano aos coaxiais não se incomode, pode economizar, basta um coaxial de entrada da NAR ou Bravox que eles irão te satisfazer já que os coaxiais servem para os passageiros não ficarem sem um som atrás. Para o motorista basta o kit 2 vias pois lhe irá proporcionar o efeito placo, ou seja, o som vido da frente.

:+1

Eu ñ comentei sobre coaxiais pq o orçamento tá apertado. Ou vc queria usar coaxial ao invés do kit?

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Eu ñ comentei sobre coaxiais pq o orçamento tá apertado. Ou vc queria usar coaxial ao invés do kit?

O kit e o amplificador da Sony eu já tenho... comprei o kit há mais de 1 ano. Ele tava num Ka, ligado direto no radio e tava tocado "bem", entao devo mante-lo pelo menos ate instalar o conjunto todo. Se nao ficar legal, pensarei no up-grade depois.

Estou na Europa e comprei o amplificador da sony por aqui (menos da metade do preço do brasil... ). Volto pro Brasil em 10 dias e pretendo instalar o amplificador e o resto do conjunto.

Ah, o Amplificador da Sony tem entrada RCA e tambem tem entrada para saida amplificada (Conector de entrada de nível alto - high level input). Isto garante a montagem deve mesmo se o radio nao tiver RCA, certo?

Os R$750 são pra gastar com :

1) Subwoofer (ate agora vou de NAR 10" - +/- R$200)

2) Caixa selada (ajustada a lateral do porta-malas do Idea)

3) Coaxiais para portas traseiras (ate agora vou de NAR 6" PP +/- R$160)

4) cabos/instalaçao (???)

Ou seja, deve sobrar dinheiro no final das contas...

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Você vai poder usar o módulo sony sem problemas. Só curiosidade que modelo é este módulo sony?

Você ainda vai gastar uns 100 com a caixa lateral e mais uns 150 com bons cabos rca (dá para economizar e ganhar boa qualidade aqui utilizando cabos rgc e conectores santo angelo), mais uns 100 com cabeamento de qualidade. E mais a instalação feita por um estalador deve ficar por uns 50... Creio que vai ficar em cima do orçamento inicial.

Compartilhar este post

Link para o post
Você vai poder usar o módulo sony sem problemas. Só curiosidade que modelo é este módulo sony?

Você ainda vai gastar uns 100 com a caixa lateral e mais uns 150 com bons cabos rca (dá para economizar e ganhar boa qualidade aqui utilizando cabos rgc e conectores santo angelo), mais uns 100 com cabeamento de qualidade. E mais a instalação feita por um estalador deve ficar por uns 50... Creio que vai ficar em cima do orçamento inicial.

Olá HeLL,

O módulo da Sony é o XM-ZR604. As espefificações estão no primeiro post, mas caso queria dar uma olhada na página da sony, segue o link:

SONY XM-ZR604

Valeu!

Rodrigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá HeLL,

O módulo da Sony é o XM-ZR604. As espefificações estão no primeiro post, mas caso queria dar uma olhada na página da sony, segue o link:

SONY XM-ZR604

Valeu!

Rodrigo.

É bom dar uma conferida na potência real. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei do modulo. Visual clean, sem frescuras.... :legal:

Porém pelo link...

""Potência RMS: 240 W RMS""

O bridge será fraco para um sub de 180Wrms. Pelo jeito esses 240 são totais no modulo.

Compartilhar este post

Link para o post
Gostei do modulo. Visual clean, sem frescuras.... :legal:

Porém pelo link...

""Potência RMS: 240 W RMS""

O bridge será fraco para um sub de 180Wrms. Pelo jeito esses 240 são totais no modulo.

O visual é bem legal mesmo, bem diferente daquele modelo vermelho da sony.

Mas nas especificações pelo que entendi parece dizer que o bridge tem 300rms.

"Saída máxima: 4 Alto-falantes: 110 W × 4 (a 4 ohms), 3 Alto-falantes: 150 W × 2 + (a 2 ohms), 300 W × 1 (BTL, a 4 ohms)."

Compartilhar este post

Link para o post

acho q essa potencia de 2de 150W + 1 de 300W.. seja PMPO.. ou algo parecido... pois ela está como potência máxima..

do mesmo jeito q tá potencia máxima: 600W e potencia RMS: 240W

pela denominação do amp 604 . acho q seja 60W x 4 canais. o q daria os 240Wrms da especificação.

ai acho q deva dar uns 120Wrms no Bridge.. o q seria pouco pra um sub de 180Wrms como o NAR.

Compartilhar este post

Link para o post
acho q essa potencia de 2de 150W + 1 de 300W.. seja PMPO.. ou algo parecido... pois ela está como potência máxima..

do mesmo jeito q tá potencia máxima: 600W e potencia RMS: 240W

pela denominação do amp 604 . acho q seja 60W x 4 canais. o q daria os 240Wrms da especificação.

ai acho q deva dar uns 120Wrms no Bridge.. o q seria pouco pra um sub de 180Wrms como o NAR.

Royo, você está certo quanto à pontência RMS : 130W RMS em Bridge, depois de "googar" um pouco encontrei o seguinte:

- Potencia Máxima 150W x 2 + 300W x 1

- RMS : 60 W x 4 ou 60 W x 2 + 130 W x 1 @ 4 ohms

Fonte: Sony XM-ZR604

Outra googada e encontrei mais informações interessantes:

"O modelo XM-ZR604 atinge 600 W de potência máxima em 3/ 4 canais e resposta de freqüência de 5 Hz-50 KHz (em torno de 3 dB). Também possui entrada RCA, entrada de alto nível para alto falantes e som de alta fidelidade com relação sinal/ruído de 100 dB. O equipamento é feito de alumínio fundido, material que não esquenta com muitas horas de utilização. Dessa forma, o som também não perde capacidade, já que o amplificador não passa por esse aquecimento comum em outros modelos."

Fonte: Revista Fator Brasil.

Será que 130W RMS não dão conta dos 180W RMS do NAR?

Qual seriam outras opções de sub?

Ou será que eu deveria já pensar num amplificador específico para o sub da NAR? Neste caso, o que vocês sugerem?

Lembrando que não estou tão interessado em potência, mas sim num som bom pra ouvir dentro do carro....

[]'s

Rodrigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se ñ for trocar o amp, como ñ dá p/vc fazer bi-amp no kit nem seu player tem x-over 3 way, o jeito é usá-lo p/o kit e p/os coaxiais e pegar outro amp p/o sub mesmo.

Vc disse q ñ tá "tão interessado em potência, mas sim num som bom pra ouvir dentro do carro", mas o sub ñ pode passar fome... tem q alimentar direitinho p/o menino crescer bem :vts Melhor pegar um amp só p/o sub mesmo. Algum c/uns 200-240WRMS.

Se eu fosse vc, pensaria bem em vender o teu amp e pegar um de 4 canais p/usar c/o sub e o kit, deixando os coaxiais direto no player.

Compartilhar este post

Link para o post

O lance é sempre procurar pela especificação "Wrms"... potência máxima, pmpo, etc, não serve para nda. É só para chamar a atenção do consumidor e até, se não me engano, esta prática está proibida no Br. Na caixa tem que estar especificado a potência REAL do produto, ou seja neste caso, Wrms.

Citei acima que era 240Wrms.... O Royo matou no ninho....

Será que 130W RMS não dão conta dos 180W RMS do NAR?

Qual seriam outras opções de sub?

Ou será que eu deveria já pensar num amplificador específico para o sub da NAR? Neste caso, o que vocês sugerem?

Sim, fica fraco pois eu já usei 160 para este Nar e ele não rendia legal.

Lembrando que não estou tão interessado em potência, mas sim num som bom pra ouvir dentro do carro....

Aqui no caso nem digo sobre potência e sim, sobre qualidade. Trabalhando com potência de sobra, o modulo esquenta menos, trabalha com folga, etc, etc...

Se conseguir um outro modulo só para o sub na base de 300Wrms, ficaria bem melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Pô galera, valeu pelas dicas! :legal:

Como previa ia fazer as coisas pela metade... :unsure:

Acho q o negócio vai ser comprar um amplificador especifico pro sub e deixar o amplif. da Sony tocando o kit 2 vias e os coaxiais traseiros...

Última dúvida, tenho o radio original da FIAT integrado ao painel, porém sem a entrada pra IPOD e sem USB. alguem sabe se dá pra trocar o rádio pela versão com estas conexões? E quanto custa?

[]'s

Rodrigo.

Compartilhar este post

Link para o post
Última dúvida, tenho o radio original da FIAT integrado ao painel, porém sem a entrada pra IPOD e sem USB. alguem sabe se dá pra trocar o rádio pela versão com estas conexões? E quanto custa?

Acho que sua essa resposta vc consegue no "Clube Fiat Idea" (se existir).

Sinceramente, se existir tal player, não irá compensar pois geralmente esses players "originais" não valem metade do que custam. Vc irá pagar caro por pouca qualidade.

Eu comprei um Alpine usado em bom estado pelo preço de um "original Polo"... o qual na minha opinião é um lixo, não vale nda !!

E este lance de que malandro não leva, é papo para boi dormir pois já vi em "feirinhas clandestinas", a malandragem vendendo a rodo "players originais".

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...