Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

juliox

De Monoponto Pra Multiponto - Gol 1.8i

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, to pegando um GOL 96 atlanta 1.8i gasolina, injeção monoponto bosch. Achei o carrinho manco e não gosto de carro à gasosa.

Minha intenção é converter para álcool e colocar uma injeção multiponto.

Quanto à injeção, já tenho o kit completo com distribuidor, coletor, módulo, chicote, bicos próprios pra álcool, etc.

Para a conversão, penso que depois de trocada a injeção, faltará somente aumentar um pouquinho a taxa de compressão que é de 10:1 originalmente. Minha idéia para não prejudicar a originalidade é trocar a junta de cabeçote por uma especial de aço da SPA turbo de 0.9mm, 1 mm a menos do que a original. Já irá elevar a taxa sem necessidade de mexer em nada do motor, que é standard. Além disso, entra o comando 027.7 que já tenho em mãos.

Perguntas: Esqueci de algo ? Precisa trocar a bomba de combustível ou a original aguenta ? Se for trocar, por qual seria ?

O carro tem 88HPs originais, pretendo tirar pelo menos 110 com essas mexidas e ainda economizar no bolso por andar no álcool.

O que acham ?

Postado em

Fala Julio, vc só esqueceu de mencionar as velas que tem que trocar, então seria a Injeção MI completa que tu já tem, velas, taxa e só.

Mas acho que só com essas trocas não sei se vc consegue 110cv não hein.

Bom se eu lembrar de algo eu posto aqui :)

Abraço cara.

Postado em
Fala Julio, vc só esqueceu de mencionar as velas que tem que trocar, então seria a Injeção MI completa que tu já tem, velas, taxa e só.

Abraço cara.

converter pra álcool, aumentar a taxa, mudar a injeção monoponto pra multiponto e ainda botar o comandinho 027 com certeza me darão uns 15, 20 HPs. Sei disso porque tenho essa config no voyage e é uma diferença gritante para os 88 originais do gol.

Outra pergunta, me disseram que o bico do gol monoponto gasosa é o mesmo do álcool, o que muda é a pressão de combustível. Procede essa informação ?

Abraços !

Postado em

Julio, pq vc não aproveita q seu cabeçote vai estar fora por trocar a junta e ja manda fazer um cabeçote trabalhado. Fiz algumas cotações aqui em Sampa, e sai em media por 700 reais trabalho de angulos em valvulas e sedes, e fluxo nos dutos. Vc ganha una 20 cv ou mais, fora a economia de combustivel, ja que vai ter um cabeçote que respira melhor, pode acelerar menos.

Abraços

Marv

Postado em
Julio, pq vc não aproveita q seu cabeçote vai estar fora por trocar a junta e ja manda fazer um cabeçote trabalhado. Fiz algumas cotações aqui em Sampa, e sai em media por 700 reais trabalho de angulos em valvulas e sedes, e fluxo nos dutos. Vc ganha una 20 cv ou mais, fora a economia de combustivel, ja que vai ter um cabeçote que respira melhor, pode acelerar menos.

Abraços

Marv

É uma idéia. Só tenho que achar um pessoal que faça isso bem aqui no rio. Mas esses projetos são futuros mesmo. É que estou trocando de carro e sinto muita diferença de motor. Meu voya antigo com uns 120HPs contra 82 originais do gol atlanta 1.6i.

Postado em

o juliox

o bico é diferente tmb, o alcool é branco e o gasolina é verde.

da pra usa mexendo na pressao que nao é muito dificil nao. é o caso do provisorio que fica definitivo, da certo mais nao é certo.

vc acha que compensa mexer tanto no motor assim?

po 700 de cabeçote ate que é legal, mais bom ta no meio do caminho de um kitzinho T pra anda de boa. o que é muito mais eficiente e tem o custo beneficio bem melhor.

tem um amigo meu que tem uma quantum turbo so pra pode ter mais força por causa da carretinha que ele tem, consumo muda pouco sabendo andar, e quanto a policia desde que seja um carro certinho nao embassa tanto ja me pararam na fernao dias e olharam o motor puxaram o doc e só.

Postado em
pq não pega logo um 1.8Mi??

a diferença de preço deve ser menor dq a conversão...

Impossível achar um carro no estado que eu peguei. Fora o trabalho de vender e comprar. Nem transferi pro meu nome ainda. O carro tem cheiro de novo, 107mil rodados somente.

Só acho o consumo alto para 1.6 e o desempenho baixo para um 1.6. Os Mi já rendem bem mais, sei por experiência própria. Mais desempenho e economia com o mesmo motor.

Mas vou pensar ... não queria modificar o carro também porque ele é muito original. Dúvida cruel essa.

Postado em
o juliox

o bico é diferente tmb, o alcool é branco e o gasolina é verde.

da pra usa mexendo na pressao que nao é muito dificil nao. é o caso do provisorio que fica definitivo, da certo mais nao é certo.

vc acha que compensa mexer tanto no motor assim?

po 700 de cabeçote ate que é legal, mais bom ta no meio do caminho de um kitzinho T pra anda de boa. o que é muito mais eficiente e tem o custo beneficio bem melhor.

tem um amigo meu que tem uma quantum turbo so pra pode ter mais força por causa da carretinha que ele tem, consumo muda pouco sabendo andar, e quanto a policia desde que seja um carro certinho nao embassa tanto ja me pararam na fernao dias e olharam o motor puxaram o doc e só.

O ruim é turbinar com essa injeção monoponto. Além disso não sei como é pra acertar a documentação e tal. Na verdade não queria nada demais. Não quero muita potência, apenas um pouco mais por questões de dirigibilidade, principalmente em subidas e ultrapassagens. 100 HPs nesse golzinho já seria a glória pra mim. Só quero um carro econômico, liso pro dia a dia e mais esperto.

Alguém sabe se bobina, distribuidor, sonda etc. são diferentes do Mi ? Se são, tem que trocar ou dá pra ficar com eles ? Seria coletor + sensores + chicote e módulo somente ? E a bomba de combustível, daria pressão necessária ? Caso contrário, o que seria melhor, colocar uma externa ou trocar a interna por uma de Mi ? Por último, essa injeção do 1.6i gasolina entraria num 1.8 álcool carburado ? Se sim, com que modificações ?

Agradeço a ajuda da galera aí !

Abraços.

Postado em

tem que trocar tudo sensores, bomba ate que nao so se a sua ja tive comprometida.

a sonda, de cara na lembro acho que é diferente o encaixe.

seria entao:

chicote, modulo, distribuidor, sensores, bicos, bobina e dependendo se tiver code tem que mandar cancelar, maizomeno 100 reais so pra isso.

agora adaptar uma injeçao dessa mono em outro carro é meio que dificil pelo trabalho talves nao compense.

Postado em
tem que trocar tudo sensores, bomba ate que nao so se a sua ja tive comprometida.

seria entao:

chicote, modulo, distribuidor, sensores, bicos, bobina e dependendo se tiver code tem que mandar cancelar, maizomeno 100 reais so pra isso.

agora adaptar uma injeçao dessa mono em outro carro é meio que dificil pelo trabalho talves nao compense.

A questão é: Já tenho um voyage GLS 89 1.8 álcool com injeção Mi completa. Estou pensando em vendê-lo porque peguei esse gol mais novo e com direção, ar condicionado mais forte, etc. Pensei em brincar de frankestein e trocar uma pela outra. Ficaria com um voya monoponto e um golzinho Mi que rodaria no álcool tranquilamente.

O coletor é igual 1.6/1.8 Meu módulo AVP é de 1.6 gasolina e está decodificado. Os bicos são IWP 024 com vazão para carro a álcool. Porém, acho que regulando na pressão de combustível, daria pra rodar na gasolina. Acho até que o carro aceitaria andar no álcool tranquilo. Pensei em trocar a junta original de 1.5mm por uma de 0.9mm de aço, aumentando um pouquinho a taxa de compressão pra poder rodar no álcool ou no álcool + gasolina. No voyage, instalaria a injeção completa Bosch e só trocaria o bico por um de maior vazão para dar conta. A TBI monoponto do 1.6 é igual a do 1.8 ? Se sim vou pegar o bico do 1.8 álcool. Acho que dá pra fazer um frankestein legal dessa brincadeira aí :pirou:

E aí vendo o voyage monoponto. Vai ficar econômico e mais redondo que carburado, imagino. O problema talvez seria a central 1.6 gasolina. Não sei se funfaria bem e nem sei se aceita remapeamento ...

Bom, digam se eu estou louco ou se a idéia procede.

Abraços.

Júlio

Postado em

seria entao:

A questão é: Já tenho um voyage GLS 89 1.8 álcool com injeção Mi completa. Estou pensando em vendê-lo porque peguei esse gol mais novo e com direção, ar condicionado mais forte, etc. Pensei em brincar de frankestein e trocar uma pela outra. Ficaria com um voya monoponto e um golzinho Mi que rodaria no álcool tranquilamente.

O coletor é igual 1.6/1.8 Meu módulo AVP é de 1.6 gasolina e está decodificado. Os bicos são IWP 024 com vazão para carro a álcool. Porém, acho que regulando na pressão de combustível, daria pra rodar na gasolina. Acho até que o carro aceitaria andar no álcool tranquilo. Pensei em trocar a junta original de 1.5mm por uma de 0.9mm de aço, aumentando um pouquinho a taxa de compressão pra poder rodar no álcool ou no álcool + gasolina. No voyage, instalaria a injeção completa Bosch e só trocaria o bico por um de maior vazão para dar conta. A TBI monoponto do 1.6 é igual a do 1.8 ? Se sim vou pegar o bico do 1.8 álcool. Acho que dá pra fazer um frankestein legal dessa brincadeira aí :pirou:

E aí vendo o voyage monoponto. Vai ficar econômico e mais redondo que carburado, imagino. O problema talvez seria a central 1.6 gasolina. Não sei se funfaria bem e nem sei se aceita remapeamento ...

Abraços.

Júlio

Amigo, pegando carona na sua duvida, tem alguma diferença no Modulo de injeção Magnetti Marelli Mi do 1.6 para o 1.8 e do 1.8 para o 2.0. Digamos, mesmo meu carro sendo 1.8 à alcool, na instalação do kit Mi posso colocar o modulo do 1.6 ou 2.0 à gasolina? Quais os problemas que podem ocorrer? Os benefícios? A instalação ficou perfeita, o carro funciona bem, o único problema, é que em toda a partida com o carro quente, a marcha lenta fica oscilando uns 20 segundos, mas depois estabiliza e fica perfeita. Aguardo resposta. Valeu!

Postado em

seria entao:

Abraços.

Júlio

E ae cara beleza? Poderia falar um pouco do teu voyage? É que tenho um também e pretendo um dia passá-lo a Mi. Como é que ficou em relação ao carburado? Tá mais econômico andando na boa? Tá melhor pisando fundo? Qual é o câmbio? Melhorou a final? E a aceleração?

Valeu.

:mac1:mac1:mac1

Postado em

seria entao:

Abraços.

Júlio

E ae cara beleza? Poderia falar um pouco do teu voyage? É que tenho um também e pretendo um dia passá-lo a Mi. Como é que ficou em relação ao carburado? Tá mais econômico andando na boa? Tá melhor pisando fundo? Qual é o câmbio? Melhorou a final? E a aceleração?

Valeu.

Infinitamente melhor em todos os aspectos. Mais potência e economia. A maior diferença foi no torque em baixas rotações. Eu praticamente não troco marcha. Passou de 80 em 5ª ele sobe até parede. Estou tendo que me acostumar agora com o gol a usar 4ª e 3ª para ladeiras e serras. O carro está sendo vendido, com alguns pretendentes já:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707...el-raridade-_JM

Abraços,

Júlio

Postado em

seria entao:

Abraços.

Júlio

Valeu.

Infinitamente melhor em todos os aspectos. Mais potência e economia. A maior diferença foi no torque em baixas rotações. Eu praticamente não troco marcha. Passou de 80 em 5ª ele sobe até parede. Estou tendo que me acostumar agora com o gol a usar 4ª e 3ª para ladeiras e serras. O carro está sendo vendido, com alguns pretendentes já:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707...el-raridade-_JM

Abraços,

Júlio

Valeu pelo testemunho Júlio. Um dia ainda vou passar o meu para mi. Parabéns pelo carro, tá bem bacana, e boa venda. :legal::mac1:mac1

Postado em

Opa!

Desculpe se estou postando em um topico antigo, mas aí vai

Tenho um Gol GLi AP 1.8i gasolina, que até rende bem. Queria colocar alcool nele, mas a taxa de compressão é baixa (8,5:1) e não deve compensar. Para muda-la, qual o melhor jeito (menos trabalhoso)? Acho que, no meu caso, a troca das juntas nao faz muito efeito.

Sobre a injeção monoponto, tenho também vontade de ter uma Mi, mas não sei se no final o processo fica bom ou o custo dele.

Por cima, quanto saiu mais ou menos o material e mão de obra?

Valeu

Postado em

Abraço cara.

converter pra álcool, aumentar a taxa, mudar a injeção monoponto pra multiponto e ainda botar o comandinho 027 com certeza me darão uns 15, 20 HPs. Sei disso porque tenho essa config no voyage e é uma diferença gritante para os 88 originais do gol.

Outra pergunta, me disseram que o bico do gol monoponto gasosa é o mesmo do álcool, o que muda é a pressão de combustível. Procede essa informação ?

Abraços !

Seu voya eh 1.8 , gol eh 1.6........ com essa sua config num dah 20 cvs num motor 1,6 naum amigo........ se der 15cv eh mto , ate pq o certo eh vc acertar a programacao da central , dai sim vc acerta a injecao para o motor atual............ :legal:

E outra coisa do seu voya pro gol , deve ter mudado relacao de cambio , e tbm o torque eh diferente , eh menor em motor menor 1.6 , por isso tem q usar mais marcha mesmo em subida cara , isso eh normal........

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...