Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

anjonegro

Dúvida Sobre Clipagem

Recommended Posts

Postado em

Galera, tava de bobeira ontem em casa e resolvi fazer uns testes na saida do player, pra ver se realmente eles fornecem a potencia Q dizem fornecer.

Player Pionner DEH-3880mp

E la fui eu para os testes.

1° peguei uma resistencia de Ducha e cortei de forma e ficar com exatos 4.1hom. liguei um pedaço de fio 2,5mm de aproximadamente 40cm, pra ser meu auto falante :).

Liguei na saida traseira do player deixei as configurações dele todas zeradas e la vamos nós aos testes.

Eu uso o volume sempre até no maximo 42, sendo Q vai até 62.

Com o volume no 42 tocando faixa continua de 80Hz a voltagem (corrente AC) fica em 6V ou seja 6vx6v/4homs = 9W (reais)

Com volume acima de 42 ja se percebe uma leve mas perceptivel distorção no som.

Com o volume no 62 no talo a voltagem chega a 9,3 - 9,4V ou seja atinge proximo aos referidos 22W.

Conclusão, a potencia declarada é atingida porem com distorção. uteis mesmo são aproximadamente 10W.

Mas onde chega a dúvida sobre distorção.

Eu coloquei uma musica pra tocar e continuei aferindo a voltagem da saida.

E percebi que até o volume 44 a voltagem variava de acordo com a intensidade da musica. ja com o volume acima disso a voltagem permanecia quase que constante com leves variações mesmo a musica tento intensidade diferente.

Ai me surgiu o seguinte. O LED de clip de alguns amplificadores se não de todos indica a clipagem com ele ficando permanentemente ligado.

Se isso for real e se a característica percebida no player acontecer nos amplificadores, podemos usar isso como parametro para regulagem de ganho dos amplificadores tocando música normal ao invés de frequencia pura.

Aguardo a opinião dos mais entendidos ai.

Postado em

o player libera 22w com um certo nivel de distorção mesmo...

agora

Ai me surgiu o seguinte. O LED de clip de alguns amplificadores se não de todos indica a clipagem com ele ficando permanentemente ligado.

Se isso for real e se a característica percebida no player acontecer nos amplificadores, podemos usar isso como parametro para regulagem de ganho dos amplificadores tocando música normal ao invés de frequencia pura.

Aguardo a opinião dos mais entendidos ai.

não entendi isso muito bem... o led clip indica clipagem mesmo em piscadas rapidas.. onde a onda ceifa no pico da freq...

Postado em

Puta mer** cara( desculpe pelo palavrão)

mas po volume 42 caraca meu

eu tbm tenho esse player 3880MP e uso no maixmo o volume 12 rsrsrsrsrs e mesmo assim não aguento ficar dentro do carro por causa das batidas mesmo assim pra min ta muito auto, o ganho do player ta abaixo do zero e o ganho do modulo ta em 10%. E eu tava achando que se aumentar o volume iria dar clipagem, o cara que regulo o meu som disse que eu posso aumentar no maximo no volume 20 acima disso daria clipagem, e outra quando chego no volume 15 o fusivel do sd3000 quima sempre, então não arrisco.

Atualmento to usando

SD3000

4 UXP power 12

EX D405 já vendido

Modulo Estereo B52 2800wts 1600rms

Alimentação 60A na frente 100A atras Impact

Cabos 35min e só.

Postado em

eu tbm tenho esse player 3880MP e uso no maixmo o volume 12 rsrsrsrsrs e mesmo assim não aguento ficar dentro do carro por causa das batidas mesmo assim pra min ta muito auto, o ganho do player ta abaixo do zero e o ganho do modulo ta em 10%. E eu tava achando que se aumentar o volume iria dar clipagem, o cara que regulo o meu som disse que eu posso aumentar no maximo no volume 20 acima disso daria clipagem, e outra quando chego no volume 15 o fusivel do sd3000 quima sempre, então não arrisco.

Atualmento to usando

SD3000

4 UXP power 12

EX D405 já vendido

Cabos 35min e só.

Tenho esse 3880mp,se vocês perceberem depois do volume 30,não importa se é na saída rca ou alta,ele tende a puxar mais os medios,cagando o som de medio.

Novatosom seu problema tá mais para alimentação.Uso 1 SD2300 tocando 2 wpu 1507 + 1 b52 pro medio grave,medio e agudo e apenas 1 bateria de 60A + alternador 90A e nunca tive problemas com queima de fusíveis,mais já peguei fusiveis que não abriram,mais derreteram o plastico por fora.

Postado em

Atualmento to usando

SD3000

4 UXP power 12

EX D405 já vendido

Cabos 35min e só.

Tenho esse 3880mp,se vocês perceberem depois do volume 30,não importa se é na saída rca ou alta,ele tende a puxar mais os medios,cagando o som de medio.

Novatosom seu problema tá mais para alimentação.Uso 1 SD2300 tocando 2 wpu 1507 + 1 b52 pro medio grave,medio e agudo e apenas 1 bateria de 60A + alternador 90A e nunca tive problemas com queima de fusíveis,mais já peguei fusiveis que não abriram,mais derreteram o plastico por fora.

Sobre a diferenca na tonalidade é bem perceptivel sim.

Eu ajustei isso alterando o fator Q do equalizador. Mas mesmo assim é perceptivel. Outro fator que ajuda isso é que os falantes responsaveis pela emissão de médios e agudos são mais sensiveis Q graves e subgraves, então uma variação de volume igual em falantes de sensibilidade diferente a tendência é de os mais sensiveis se sobreporem.

Postado em

Atualmento to usando

SD3000

4 UXP power 12

EX D405 já vendido

Cabos 35min e só.

Sobre a diferenca na tonalidade é bem perceptivel sim.

Eu ajustei isso alterando o fator Q do equalizador. Mas mesmo assim é perceptivel. Outro fator que ajuda isso é que os falantes responsaveis pela emissão de médios e agudos são mais sensiveis Q graves e subgraves, então uma variação de volume igual em falantes de sensibilidade diferente a tendência é de os mais sensiveis se sobreporem.

Respondeu minha duvida do topic do meu trio...

Postado em

se os ajustes de som estiverem tudo no flat, pode aumentar o volume que nao deve dar diferenca na tonalidade. todos os players da pioneer que eu testei até hoje, até 70% do volume ele nao distorce por clipamento. meus testes foram feitos usando onda senoidal 60hz e 1khz e medido com osciloscopio. com musica, a distorcao depende do volume que ela foi masterizada. qto a potencia, os players atuais usam o pal007a, deve fornecer uns 10wrms por canal em 4ohm com distorcao aceitavel.

anjonegro, a sua duvida sobre distorcao é assim: voce só mediu a saida com multimetro, e esse só mede valores rms, que é a integral (área) da onda. se a onda ceifou, a area do sinal aumentou, a potencia "aumentou", porque a onda tende a ficar quadrada, entendeu? a area do quadrado é maior que de uma bola, se ambos tiverem a mesma compliancia, vamos dizer assim. mas como o som nao é "quadrado", essa distorcao nao vale como medicao util.

o multimetro mede a integral, só no osciloscopio voce consegue saber com exatidao quando a onda ceifou, voltar um pouquinho o ganho até parar de ceifar e assim saber a potencia util (sem distorcao). ;)

Postado em
anjonegro, a sua duvida sobre distorcao é assim: voce só mediu a saida com multimetro, e esse só mede valores rms, que é a integral (área) da onda. se a onda ceifou, a area do sinal aumentou, a potencia "aumentou", porque a onda tende a ficar quadrada, entendeu? a area do quadrado é maior que de uma bola, se ambos tiverem a mesma compliancia, vamos dizer assim. mas como o som nao é "quadrado", essa distorcao nao vale como medicao util.

o multimetro mede a integral, só no osciloscopio voce consegue saber com exatidao quando a onda ceifou, voltar um pouquinho o ganho até parar de ceifar e assim saber a potencia util (sem distorcao). ;)

...esse detalhe do ceifamento da onda é o que leva a queima das bobinas dos falantes, já que você está mandando praticamente só DC para a bobina dele. Isso acarreta em super aquecimento da bobina, e consequentemente sua queima.

Não é estranho ver relatos de gente com amps de 200w queimando falantes com potencia máxima de 400w, e outras com amps de 800w ligados em falantes de 400w sem nada ocorrer.

Postado em
se os ajustes de som estiverem tudo no flat, pode aumentar o volume que nao deve dar diferenca na tonalidade. todos os players da pioneer que eu testei até hoje,  até 70% do volume ele nao distorce por clipamento. meus testes foram feitos usando onda senoidal 60hz e 1khz e medido com osciloscopio. com musica, a distorcao depende do volume que ela foi masterizada. qto a potencia, os players atuais usam o pal007a, deve fornecer uns 10wrms por canal em 4ohm com distorcao aceitavel.

Era isso que eu precisava :).

Valew ai a explicação.

mas em alguns pontos quase bateu :)

-Com o volume no 42 tocando faixa continua de 80Hz a voltagem (corrente AC) fica em 6V ou seja 6vx6v/4homs = 9W (reais)

-...uteis mesmo são aproximadamente 10W.

qto a potencia, os players atuais usam o pal007a, deve fornecer uns 10wrms por canal em 4ohm com distorcao aceitavel.

Postado em

Sou meio leigo no assunto. Mas alguem pode me responder porque o meu amp clipa mesmo sem estar ligado nos autofalantes???

Lembrando que meu som são

2 oversound de 15'' 300wrms

2 drivers selenium 80wrms

Amp Venom da Stetsom 900.1wrms

Player 1780 Pioneer

Bateria Moura de 60A

E só pasmafaute

Postado em

Sou meio leigo no assunto. Mas alguem pode me responder porque o meu amp clipa mesmo sem estar ligado nos autofalantes???

Lembrando que meu som são

2 oversound de 15'' 300wrms

2 drivers selenium 80wrms

Amp Venom da Stetsom 900.1wrms

Player 1780 Pioneer

Bateria Moura de 60A

E só pasmafaute

Olha, não é por nada, mas já respondemos pra vc. em outro tópico,

O sistema de clipagem haje por tensão, mesmo sem carga vai clipar (led vai acender), vai depender do volume que está usando!

Agora, se vc. sentir falta de potência, aí é outro problema:

1- Falta de bateria....

2- Módulo incompatível com o sistema...

3- Instalação mal feita..........

4- Regulagem mal feita....

5- Problema no módulo...

Tem "N" coisas para ver...só uma instaladora competente e honesta para te dizer....

Desculpe minha franqueza

Abs...

Cláudio

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...