Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

supercharger

Review - Wharf Clean - Comparativo Com Blaupunkt

Recommended Posts

Impressões – Wharf Clean 4x100w 4ohms

wharffn1.th.jpg

wharf1dq2.th.jpg

Externamente

wharf3em1.th.jpg

- estrutura rigida, bem construido, boa qualidade da pintura

- conectores de fácil instalação, porém muito próximos um do outro, tem de tomar cuidado para nenhum fio escapar e causar um curto.

- a entrada de energia é feita por 2 conectores, o ideal seria apenas um, e maior, eu estou usando 2 cabos de 8mm2, mas se estivesse usando um de 16mm2 teria dificuldade no plugue.

- design simples

- esquenta bastante, mas nada que assuste, tem um bom dessipador.

- faz um pequeno barulho no ampli quando vc liga e desliga, parece ser algum rele, algo assim, para a “partida” do modulo.

- botões de ganho independente para cada um dos 4 canais, somente manuseáveis através de uma chave de fenda pequena, é bom para evitar desrregulagens.

- não possui nenhum tipo de corte de freqüência e muito menos bass bost

- do lado de fora não há fusivel, e diz assim "no fuse inside" mas abrindo uma surpresa, estava la o fusivel.

- comsumo maximo de 40A - recomendacao de cabo de 10mm2

wharf2jz2.th.jpg

wharf4zu9.th.jpg

wharf5jt7.th.jpg

Ouvindo o som

Foi usado um player Pioneer 7880, musicas do CD ‘Torre de Babel” , cabos RCA Uniq tripla blindagem (semelhante aos db link) kit 2 vias Profile e Kit 2 vias Bravox CS60B.

Amplis para efeitos de comparação

- db Drive 4x120w

- AudioBank 4100 – 4x100w

- Blaupunkt GTA 475 – 4x75w

O som demonstrou boa qualidade, superior aos outros amplis, agudos mais detalhados e mais controle nos medios, os mids deceram mais com o wharf do que com o db. Em termos de volume, parece que o wharf demora mais para dispertar do que os outros, porem quando ele começa a tocar, toca mais alto sim, o que mais próximo chega é o Blaupunkt. Um recuso bastante interessante no wharf é o anticliping, que não deixa o som clipar, realmente funciona, você nota que quando começa a distorção, o volume abaixa sozinho, começando pelos mids, os tweeters apresentaram uma pequena distorção, mas nada que fizesse eles cortarem (em stress).

Internamente

wharf6cd8.th.jpg

wharf7wm4.th.jpg

Conclusão:

O amplificador é muito bom, vale a pena recomendo, porém, em custo beneficio, o Blaupunkt sai na frente, pois custa quase a metade, e o Wharf não toca o dobro.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Impressões – Wharf Clean 4x100w 4ohms

wharffn1.th.jpg

wharf1dq2.th.jpg

Externamente

wharf3em1.th.jpg

- estrutura rigida, bem construido, boa qualidade da pintura

- conectores de fácil instalação, porém muito próximos um do outro, tem de tomar cuidado para nenhum fio escapar e causar um curto.

- a entrada de energia é feita por 2 conectores, o ideal seria apenas um, e maior, eu estou usando 2 cabos de 8mm2, mas se estivesse usando um de 16mm2 teria dificuldade no plugue.

- design simples

- esquenta bastante, mas nada que assuste, tem um bom dessipador.

- faz um pequeno barulho no ampli quando vc liga e desliga, parece ser algum rele, algo assim, para a “partida” do modulo.

- botões de ganho independente para cada um dos 4 canais, somente manuseáveis através de uma chave de fenda pequena, é bom para evitar desrregulagens.

- não possui nenhum tipo de corte de freqüência e muito menos bass bost

- do lado de fora não há fusivel, e diz assim "no fuse inside" mas abrindo uma surpresa, estava la o fusivel.

- comsumo maximo de 40A - recomendacao de cabo de 10mm2

wharf2jz2.th.jpg

wharf4zu9.th.jpg

wharf5jt7.th.jpg

Ouvindo o som

Foi usado um player Pioneer 7880, musicas do CD ‘Torre de Babel” , cabos RCA Uniq tripla blindagem (semelhante aos db link) kit 2 vias Profile e Kit 2 vias Bravox CS60B.

Amplis para efeitos de comparação

- db Drive 4x120w

- AudioBank 4100 – 4x100w

- Blaupunkt GTA 475 – 4x75w

O som demonstrou boa qualidade, superior aos outros amplis, agudos mais detalhados e mais controle nos medios, os mids deceram mais com o wharf do que com o db. Em termos de volume, parece que o wharf demora mais para dispertar do que os outros, porem quando ele começa a tocar, toca mais alto sim, o que mais próximo chega é o Blaupunkt. Um recuso bastante interessante no wharf é o anticliping, que não deixa o som clipar, realmente funciona, você nota que quando começa a distorção, o volume abaixa sozinho, começando pelos mids, os tweeters apresentaram uma pequena distorção, mas nada que fizesse eles cortarem (em stress).

Internamente

wharf6cd8.th.jpg

wharf7wm4.th.jpg

Conclusão:

O amplificador é muito bom, vale a pena recomendo, porém, em custo beneficio, o Blaupunkt sai na frente, pois custa quase a metade, e o Wharf não toca o dobro.

Conforme prometido... Ta ai

Desculpem, nao tenho fotos do Blaupunkt, pois era de um amigo e devolvi antes de tirar fotos.

Compartilhar este post

Link para o post

Supercharger...

Agradeço em nome de mtos o help que vc dá por aqui pra galera!

Soh retrate mais a questão qualidade Blau x Wharf

O que deixa a desejar no blau: bass? medio? agudo? medio agudo? volume?

Compartilhar este post

Link para o post

:legal:

Parabéns pela iniciativa! Se tivesse tempo e recursos gostaria de testar diversos itens, mas...

Legal esse comparativo. Agora, entre um Clean com um ano de uso e um Blau zero, o primeiro por R$ 500,00 e o segundo por R$ 400,00, qual dos dois você levaria? Por que?

Abraço.

Edu Nicácio

Compartilhar este post

Link para o post
Supercharger...

O blaupunkt já ouvi, o wharf não.

Conversando com um amigo que conhece o fabricante dos wharfs, ouvi que a principal característica deles é manter a fidelidade sonora. Ou seja, o que sai do player vai para os falantes amplificado sem nenhuma "coloração" no som. Ele se queixava, inclusive, que alguns preferiam outros amplis justamente por estes mascararem players de baixa qualidade.

Como disse, apenas "ouvi falar". E realmente, parece que o Wharf tende mais para à fidelidade e deve se destacar mais com um conjunto top, um player de primeira linha, etc. Em relação a custo x benefício, acredito que nem entre na discussão o clean contra o blau, até por serem de propostas diferentes. O clean não faz bridge se não me engano, etc.

Acredito que o ideal seria ligá-lo a um alpine/clarion top com um kit 2 vias focal, mb quart e aí refazer as impressões.

Num sistema menos elaborado, não vejo a necessiade de um investimento desses.

Já o Flex, veio pra brigar e oferece um preço mais competitivo. Esse sim seria interessante fazer um review contra os outros do mercado.

Outra coisa interessante seria medir a potência real x potência declarada com aparelhagem para tal.

De qualquer forma, valeu supercharger pelo review e pela ajuda no fórum, estando sempre presente nas discussões e mantento o bom nível nas argumentações. :legal:

P.s: O Blau muda de fato a sonoridade do sinal original, assim como muitos outros amplis, principalmente os mais baratos, com milhares de opções com bassbosta, etc e tal. Mesmo assim, no quesito custo x benefício, ainda não tem pra ninguém, pelo menos dos novos e nacionais. Se formos para amplis antigos aí é impossível ...

Compartilhar este post

Link para o post

ótimo post , pra variar o super sempre colaborando com informações técnicas de excelente nível .

valeu a iniciativa.

Grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela iniciativa! Se tivesse tempo e recursos gostaria de testar diversos itens, mas...

Legal esse comparativo. Agora, entre um Clean com um ano de uso e um Blau zero, o primeiro por R$ 500,00 e o segundo por R$ 400,00, qual dos dois você levaria? Por que?

Abraço.

Edu Nicácio

Eu pegaria o clean pelo investimento :vts

Daqui a um ano continuará valendo 400 ou mais. Já o blau valerá 400 ou menos.

Novamente, o blau é legal pra usar um 2 vias que não aceite bi-ampli + um sub, esquema 3 canais, som básico.

O clean deve ser ideal para uma biampli num kit top em porta tratada ou em bons pezinhos juntamente com um player top. Acho que só com essa config nem precisa de sub pra ter um som excelente dentro do carro. E se for necessário acrescentar um ou 2 subs, aí parte para outro ampli como o próprio 666 da wharf ou algum fosgate da vida.

Repito, acho que são coisas bem diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

muito bom.. [-]

só fiquei puto com uma coisa. pra que todo aquele espaço vazio dentro do Clean???

deu um trabalhão pra conseguir espaço no malas pra instalar o Clean.. e muita gente diz q não usa os Wharf por ser muito grande.

O franco bem q podia conseguir umas "caixas" menores pra embalar os seus amps né?? pasmafaute

AH !!! mais uma informação tecnica sobre o clean.

conversei com o sepacheco e ele disse q o anti-cliping do clean qdo entra em funcionamento reuduz a potencia do amp de 100W pra +ou- 60W .

Compartilhar este post

Link para o post
O clean deve ser ideal para uma biampli num kit top em porta tratada ou em bons pezinhos juntamente com um player top. Acho que só com essa config nem precisa de sub pra ter um som excelente dentro do carro. E se for necessário acrescentar um ou 2 subs, aí parte para outro ampli como o próprio 666 da wharf ou algum fosgate da vida.

Exatamente essa a minha intenção. Veja só:

Player Alpine 9835 (100%)

Kit NAR Kevlar + Titanium (100%)

Cabos Monster (0%)

Punch 60ix DSM pro sub (100%)

Sub NAR 12SW1 em dutada @ 30 Hz (100%)

Cabos speaker Sto Angelo (0%)

Esse sisteminha não é meia boca, e para as brincadeiras que pretendo, o Clean seria a melhor alternativa. Agora, se no lugar desse Alpine aí estivesse meu Pioneer anterior (4850) nem pensava duas vezes... Blau na cabeça.

Edu Nicácio

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente essa a minha intenção. Veja só:

Player Alpine 9835 (100%)

Kit NAR Kevlar + Titanium (100%)

Cabos Monster (0%)

Punch 60ix DSM pro sub (100%)

Sub NAR 12SW1 em dutada @ 30 Hz (100%)

Cabos speaker Sto Angelo (0%)

Esse sisteminha não é meia boca, e para as brincadeiras que pretendo, o Clean seria a melhor alternativa. Agora, se no lugar desse Alpine aí estivesse meu Pioneer anterior (4850) nem pensava duas vezes... Blau na cabeça.

Edu Nicácio

Aí sim. Sisteminha show de bola.

Acho que o clean ficaria perfeito aí. Se tiver oportunidade de pegar por 400 pilas então, abraça logo, nem pensa duas vezes ...

Muito bacana o projeto !

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Aí sim. Sisteminha show de bola.

Acho que o clean ficaria perfeito aí. Se tiver oportunidade de pegar por 400 pilas então, abraça logo, nem pensa duas vezes ...

Muito bacana o projeto !

Abs

Valeu! Falta pouco agora! Cabos e ampli stereo, que pretendo estar fechando até abril...

A instalação começa esse fim de semana. Depois atualizo meu tópico aqui com fotinhas!!! Hehehe

É nóis na IASCA!!! É nóis di saundi cualiti... hehehe

Abraço.

Edu Nicácio

PS - Royo, preciso ver uns cabos contigo. MP.

Compartilhar este post

Link para o post
Supercharger...

Na verdade o Blaupunkt não deixa a desejar, o Wharf que supera ele. O Blau achei muito bom, não testei nenhum sub nele, mas o Wharf pareceu um som mais natural. O Blau eu usaria em kits de ate NAR Kevlar e Morel Tempo, acima disso eu partiria para Wharf- a partir do NAr Kevlar, MB Quart, Diamond....

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço.

Edu Nicácio

Se o Wharf estiver mto novo e não houver necessidade de um ampli com bridge e cortes de frequencia eu ficaria com ele. Tanto é que tive oportunidade de comprar um Blau zero ou o Wharf Clean com pouco uso. Comprei o Wharf do Dan aqui do forum.

Compartilhar este post

Link para o post
Supercharger...

O blaupunkt já ouvi, o wharf não.

Conversando com um amigo que conhece o fabricante dos wharfs, ouvi que a principal característica deles é manter a fidelidade sonora. Ou seja, o que sai do player vai para os falantes amplificado sem nenhuma "coloração" no som. Ele se queixava, inclusive, que alguns preferiam outros amplis justamente por estes mascararem players de baixa qualidade.

Como disse, apenas "ouvi falar". E realmente, parece que o Wharf tende mais para à fidelidade e deve se destacar mais com um conjunto top, um player de primeira linha, etc. Em relação a custo x benefício, acredito que nem entre na discussão o clean contra o blau, até por serem de propostas diferentes. O clean não faz bridge se não me engano, etc.

Acredito que o ideal seria ligá-lo a um alpine/clarion top com um kit 2 vias focal, mb quart e aí refazer as impressões.

Num sistema menos elaborado, não vejo a necessiade de um investimento desses.

Já o Flex, veio pra brigar e oferece um preço mais competitivo. Esse sim seria interessante fazer um review contra os outros do mercado.

Outra coisa interessante seria medir a potência real x potência declarada com aparelhagem para tal.

De qualquer forma, valeu supercharger pelo review e pela ajuda no fórum, estando sempre presente nas discussões e mantento o bom nível nas argumentações. :legal:

P.s: O Blau muda de fato a sonoridade do sinal original, assim como muitos outros amplis, principalmente os mais baratos, com milhares de opções com bassbosta, etc e tal. Mesmo assim, no quesito custo x benefício, ainda não tem pra ninguém, pelo menos dos novos e nacionais. Se formos para amplis antigos aí é impossível ...

Não vejo a hora de colocar as mãos em um Flex e colocar no ring.

Eu ate poderia comprar um, porem o ampli que estou precisando agora é para instalar numa Pajero Sport, em som original, e o Blau tem uma boa vantagem de permetir entrada alta, sem cabo RCA, que neste caso é muito vantajoso.

Compartilhar este post

Link para o post

Falaa pessoallll....

"Superr"... excelente tópico... ajuda muito os usuários que estão pensando em comprar um amplificador...

Eu adquiri hoje o meu Clean com o Franco !!! =D !!!

vou usar ele em bi-amplif. com algum kit que o acompanhe.. mais tarde, pretendo por um Focal, aí não sei se o clean vai acompanhar, mas tem a possibilidade de fazer upgrade que fica a partir de 300 conto né =D..aí deve ficar showw !!!

bom..é isso pessoal.. me da uma ajuda lá no meu tópicooo..sugestoes... e etc.. preciso tb saber de cabos, o que usar.. ou se fica sussegado fazer eu mesmo !

valeuuu !

Compartilhar este post

Link para o post

boas informações.... [-]

apenas uma opinião....

quem ja teve esses amps poderia comentar tbm...com seus respectivos set´s e fixar no hot topics , ou no topo do subforum sq.... pq muita gente entra aqui com essa duvida...e ja seria mais pratico localizar :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eae Supercharger!!! Estava esperando este seu review há um tempão, já não via a hora...

Parabéns, é uma ótima comparação que vc fez.

E sobre o anti-clipping, como o Bdog disse, também me falaram no encontro que quando o anti-clipping entra, a potência cai, ou seja nunca irá tocar em volume máximo mesmo, o que dependendo do volume poderíamos mudar a equalização pelo player e manerar um pouco no volume para alcançar a máxima dele, mas com AC não conseguiriamos tudo do amp...

Meu setup será o seguinte:

HU Alpine CDA-9887

Mid-bass Audio-Art (é superior aos Nar Kevlar, para Hi-fi mesmo)

1tw1

RCA Monster ou Nakamichi

Qual seria o melhor investimento, clean ou Blau???

Compartilhar este post

Link para o post

Qto ao anti-cliping.. o q eu to pensando em fazer é o seguinte:

como qdo o anti-cliping entra em funcionamento, a potencia é reduzida de 100w pra 60w.. essa diferença é facilmente percebida no ouvido pela redução do volume do som..

ai isso pode ajudar a regular o ganho do amp corretamente, pra fazer o ajuste de ganho to pensando em fazer o seguinte:

com o ganho do clean no minimo.. ajustar o volume do player em 75% a 80% do valor máximo.. onde a distorção enviada pelo player não é tão alta. .. ai vou aumentando o ganho do amp.. com isso o volume do som deve ir aumentando também.. até o ponto onde ocorra a sturação do sinal e o anti-cliping atue reduzindo a potencia do amp e consequentemente o volume do som..

achando esse ponto onde o anti cliping entra em funcioamento.. é só reduzir um pouco o ganho até o ponto antes da entrada do anti cliping.

seria o mesmo procedimento descrito no artigo do autosom.. só q ao invés de usar software ou osciloscópio.. vc utiliza o proprio anti cliping do amp pra determinar o ponto de inicio da distorção no sinal.

acho q assim de pra deixar o clean no seu melhor ajuste de ganho e tirar toda a potencia q ele pode fornecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Resalto que não é porque o ampli tem anticliping que ele nunca irá mandar distorcao para os autofalantes. Em volume alto e frequencias muito altas, o tweeter pode apresentar distorção, coisa que o anti cliping "não segura", bem como exesso de graves no mid.

Quanto usei o Clean com ligação normal no Bravox CS60B e no Profile, era muito mais facil de atingir esse tipo de distorção. Porem o tweeter do bravox que tem um dispositivo que efetua corte após distorcao, com o Blaupunkt e o db drive era facilmente ativado o corte no tweeter apos um certo volume, já no clean em nenhum momento o tweeter bravox foi cortado.

Já na ligacao atual, MB Quart PCE 216 em bi ampli com o CLean, em nenhum momento vi o Clean atuar o seu anti cliping, provavelmente porque são 400w rms tocando em um kit, então ele tem muita folga, o kit toca muito alto, e vc coloca mais volume no player ele continua respondendo igual. Tenho receio de fazer um teste com o MB para ver o anticliping funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post
Eae Supercharger!!! Estava esperando este seu review há um tempão, já não via a hora...

Parabéns, é uma ótima comparação que vc fez.

E sobre o anti-clipping, como o Bdog disse, também me falaram no encontro que quando o anti-clipping entra, a potência cai, ou seja nunca irá tocar em volume máximo mesmo, o que dependendo do volume poderíamos mudar a equalização pelo player e manerar um pouco no volume para alcançar a máxima dele, mas com AC não conseguiriamos tudo do amp...

Meu setup será o seguinte:

HU Alpine CDA-9887

Mid-bass Audio-Art (é superior aos Nar Kevlar, para Hi-fi mesmo)

1tw1

RCA Monster ou Nakamichi

Qual seria o melhor investimento, clean ou Blau???

Vai fazer bi ampli?

No seu caso acho que o Clean consegue monstrar vantagem ao Blau devido a qualidade dos equipamentos. Player Alpine e Wharf são bons casamentos . (sem brigas :vts )

Compartilhar este post

Link para o post
Resalto que não é porque o ampli tem anticliping que ele nunca irá mandar distorcao para os autofalantes. Em volume alto e frequencias muito altas, o tweeter pode apresentar distorção, coisa que o anti cliping "não segura", bem como exesso de graves no mid.

Quanto usei o Clean com ligação normal no Bravox CS60B e no Profile, era muito mais facil de atingir esse tipo de distorção. Porem o tweeter do bravox que tem um dispositivo que efetua corte após distorcao, com o Blaupunkt e o db drive era facilmente ativado o corte no tweeter apos um certo volume, já no clean em nenhum momento o tweeter bravox foi cortado.

Já na ligacao atual, MB Quart PCE 216 em bi ampli com o CLean, em nenhum momento vi o Clean atuar o seu anti cliping, provavelmente porque são 400w rms tocando em um kit, então ele tem muita folga, o kit toca muito alto, e vc coloca mais volume no player ele continua respondendo igual. Tenho receio de fazer um teste com o MB para ver o anticliping funcionar.

tá com receio de testar o anti-cliping com os MB Quart..

deixa comigo.... [¨]

sabadão eu vou por em pratica o método de ajuste q eu falei ai em cima.. vamos ver se funciona mesmo ou não.

até agora tb não vi o Clean entrar em anti-cliping com os meus PVF-216... mas to achando q tá com pouco volume o som.. sabadão eu aumento o ganho do clean até ele entrar no anticliping e depois eu posto aqui o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra colocar lenha na fogueira, se não me engano o Blau é um pouco mais barato que o Clean sendo assim o Blau seria a opção de melhor custo benefício ??

Parabéns pelo review!

Abraços,

Ivan Milazzotti

Compartilhar este post

Link para o post
Só pra colocar lenha na fogueira, se não me engano o Blau é um pouco mais barato que o Clean sendo assim o Blau seria a opção de melhor custo benefício ??

Parabéns pelo review!

Abraços,

Ivan Milazzotti

O blau pelo que eu saiba é uns 300 conto mais baratooo...

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo review!

Abraços,

Ivan Milazzotti

um pouco mais barato???

se considerar o valor deles novos:

o blau vc encontra por R$399,00 na som curitiba

o clean sai pro R$ 850,00.

ou seja.. com o Clean vc compra 02 blau e ainda sobra uma grana.

e o clean não tem crossover.. a qualidade de áudio é superior mas não tem os ajustes de o blau tem.

Em qualidade o Clean é superior mas em custoxbeneficio o blau é melhor.... depende do que cada um está buscando e de qto o bolso de cada um pode comportar.

eu acho q o Clean seja pra um set-up mais elaborado, onde vc use um player q tenha no minimo HPF pros canais dianteiros , um kit de melhor qualidade q possibilite fazer bi-amp.. e etc..

ja o blau é mais versátil, vai bem em projetos um pouco nemos elaborados... dá uma boa qualidade no som, sem exigir q se use outros equipamentos top junto com ele.

eu acho q eles fiquem em patamares diferentes.. tanto de qualidade qto de preço.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...