Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

paulonpinheiro

Questionamento Sobre A H-buster

Recommended Posts

Pessoal!!!

Estou com uma dúvida imensa...

>>> INTRODUÇÃO:

Dizem por aí, que a nova linha de amplificadores H-Buster HBM MAXPOWER E PROPOWER está muito boa, com ótimos níveis de potência e ótimos níveis de qualidade sonora (Ruído, Distorção).

Muitas pessoas dizem que após o HBM-2200 a H-Buster se superou e até que enfim fez um módulo realmente bom.

Se as características técnicas informadas pela H-Buster estiverem corretas e não forem "propaganda enganosa", eles são realmente módulos de qualidade (HBM-4400 e HBM-2400) que possuem uma ótima relação sinal/ruído (>100dB), Uma ótima distorção harmônica (<0.03), uma ótima resposta de freqüencias (10Hz - 50kHz) e uma ótima potência, podendo chegar a 920w RMS (HBM-2400) em bridge a 4 ohms (dois canais de 2 ohms em bridge).

Porém, dizem as más linguas, que a H-Buster coloca valores de pôtencia não reais.

>>>> O PROBLEMA:

O problema é que ao verificar os fusíveis do sistema, verifiquei que são 2 de 30 ampéres. Se o módulo tivesse 100% de eficência (o que, até onde sei, nenhum tem) para 920w em 13,5 volts seriam necessários de 68 ampéres.

>>>> MINHA PERGUNTA É:

Os fusíveis do módulo são dimensionados para a capacidade de corrente ('amperagem') TOTAL do módulo, ou os fusíveis são dimensionados APENAS PARA PARTE desta corrente, uma vez que o módulo não se mantém em potência máxima constantemente?

>>>> LEMBRANDO!:

Lembrando que o assunto do post são os AMPLIFICADORES da série HBM!

Quanto aos CD Players da H-Buster, todos já sabemos que são uma porcaria, só dão problemas, o flip-down quebra rapidamente, o atendimento pós venda é lamentavel, etc, etc.

PS: Desculpem pelo post imenso... mas gostaria de colocar o máximo de detalhes possível para que a discussão/explicação seja mais rica possível.

LINK PARA INFORMAÇÕES TÉCNICAS OFICIAIS:

http://www.hbuster.com.br/produtosGrupo.asp?s=04

VALEU PESSOAL!!!

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah! E será que a H-BUSTER coloca valores reais de taxa de distorção harmônica (THD), relação sinal/ruído, freqüência de resposta, etc, etc, etc??

Abs,

[]-[]

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não é só o fusivel que se deve levar em conta para saber se o Módulo fornece a potência indicada, um exemplo é o Módulo Soundigital Sd 2300.1D no início de fabricação, usava um Fusivel apenas de 80amperes...

O meu Dub Mag Audio de 400rms usa apenas um Fusivel de 30amperes!

Compartilhar este post

Link para o post

Ja tive um Hbm 2100,

modulozinho bem ruim comparados a outros fodasticos por ai.

Mais pelo preço acho q até q é bom na relaçao custo beneficio e esquentava pouco. (tb pq era classe D né)

Os fusiveis sao dimencionados abaixo da corrento máxima consumida pelo modulo,

visto que os fusiveis podem suportar uma corrente um pouco maior q a nominal deles, por um curto periodo de tempo.

Compartilhar este post

Link para o post
Ja tive um Hbm 2100,

Mais pelo preço acho q até q é bom na relaçao custo beneficio e esquentava pouco. (tb pq era classe D né)

visto que os fusiveis podem suportar uma corrente um pouco maior q a nominal deles, por um curto periodo de tempo.

Hbm 2100 não é classe D, ele é Hibrído

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, não é só o fusivel que se deve levar em conta para saber se o Módulo fornece a potência indicada

Ufa! Era isso o que eu queria ouvir! :legal:

Na própria página da AutoSom.net, na área de dicas, existe um lugar para calculo dos cabos de força, e no calculador, ele usa a fórmula tradicional P=U.i + o cálculo da eficiência do aparelho em % (o mesmo que eu usei para me embasar acima) para calcular a corrente ('amperagem') do aparelho e conseqüentemente a bitola do fio de alimentação a ser usado.

Se o cálculo for feito dessa maneira, realmente a divergência é grande...

Acredito, então, que a potência 'W RMS' não seja a mesma que a potência real (APENAS 'W') consumida pelo aparelho ('acusada' pelos fusíveis)...

Portanto o cálculo da bitola do fio de alimentação deve basear-se na amperagem dos fusíveis do módulo, certo?

Brigadão!!!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Os fusiveis sao dimencionados abaixo da corrento máxima consumida pelo modulo, visto que os fusiveis podem suportar uma corrente um pouco maior q a nominal deles, por um curto periodo de tempo.

Sim... Pensei nesta hipótese também, somada ao fato de achar que

o módulo não se mantém em potência máxima constantemente
e que não precisam de um fusível de igual ou maior capacidade, e uma vez que acredito que seja necessário um intervalo para evitar que o módulo queime facilmente.

Não sei se me expressei bem! rsrsr

Valeu elsio jr.!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Ja tive um Hbm 2100,

Cara, vc tem razão, O manual do modulo ta errado

Eles colocaram lah classe D

e na realidade é classe H

O.OO.O

paulonpinheiro a potencia dada pela H-Buster é bem "errada".

Certa vez queimei meu Hbm-2100 com um descuido,

ai la vou eu conserta-lo

quando achei o esquema eletrico dele tinha na legenda do desenho o nome da empresa que desenvolveu o projeto e que a potencia dele era de 150w.

Um pouco diferente né, dos 320w dados pelo fabricante^^

hahahah

Compartilhar este post

Link para o post
Acredito, então, que a potência 'W RMS' não seja a mesma que a potência real (APENAS 'W') consumida pelo aparelho ('acusada' pelos fusíveis)...

É... o RMS é bem mais complexo que pensei...

http://en.wikipedia.org/wiki/Root_mean_square

rsrs

Vamos lá pessoal!!

Mais opiniões e informações!!

Obrigado!!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

ai la vou eu conserta-lo

quando achei o esquema eletrico dele tinha na legenda do desenho o nome da empresa que desenvolveu o projeto e que a potencia dele era de 150w.

hahahah

Putz... aí fico triste... :(

Acabei de gastar uma fortuna em dois HBM... um HBM-2400 e um HBM-4400...

Alguém sabe dos esquemas elétricos deles??? rsrrs

De qualquer forma, vou testa-los e depois eu posto aqui...

Eu ia comprar dois HBM, 2300 e o 4300 por seu custo-benefício, mas quando vi os 2400 e 4400 fiquei surpreso, pois são menores que os X300, mas são beeem mais pesados eles! A qualidade sonora informada é semelhante a de um módulo de qualidade, como os Banda Performance e alguns Rockfords... foi o que me deixou decidido a comprar... qualidade sonora e potência...

Tenho a esperança de que pelo preço deles, a H-Buster tenha feito algo realmente bom... Ela está ganhando nome... talvez comece a ter medo de perde-lo pela falta de qualidade...

Bem... me desejem sorte! :legal:

rsrsrsrrs

Abração!!

Compartilhar este post

Link para o post
Ja tive um Hbm 2100,

100% classe D e outra classe H não tem nada a ver com ser hibrido

os chamaod hibridos sao boosters com entraca rca e pre amplificador [^]

Compartilhar este post

Link para o post
os chamaod hibridos sao boosters com entraca rca e pre amplificador

Os HBM-4400/2400 são hibridos???

Ou seja: na realidade eles são Boosters??????

Como eles conseguem um THD menor que 0.03%, uma relação sinal ruído >100dB e uma resposta de freqüência de 10Hz a 50kHz sendo booster??

Normalmente os boosters não tem uma qualidade sonora horrível???

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Ja tive um Hbm 2100,

:+1

O cara viajou forte, e com forca em deduzir que é hibrido.

Compartilhar este post

Link para o post
Ja tive um Hbm 2100,

Quem disse que ele é Hibrído é o Eduardo Hirai, que trabalhava na H Buster na época do Lançamento desse Ampli ( Hj em dia ele trabalha na Clarion ) e comentou sobre ele na Comunidade Som Automotivo Sp do Orkut

Compartilhar este post

Link para o post
Ja tive um Hbm 2100,

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=140...956886173397123

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=140...kw=h%C3%ADbrido

Tópicos no qual comentam sobre isso...

;)

Compartilhar este post

Link para o post
Ja tive um Hbm 2100,

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=140...956886173397123

Tópicos no qual comentam sobre isso...

;)

jah conversei com o referido Hirai

segundo ele o projeot não eh dele.eh chinês

e eh classe D sim

conheço muito bem essa criança

e outra

como jah falei os hibridos são amplifcadores boosters que usam transformadores na saida e tem entrada pré amplificada RCA.

jah os hbm4100 hbm4200 sao amplificadores classe AB full mosfet

assim como o 2200 tbm eh.jah o atual 2300 tbm eh classe D como o seu antecessor 2100

Compartilhar este post

Link para o post
Ja tive um Hbm 2100,

O.OO.O

ai la vou eu conserta-lo

hahahah

Cara, vc está muito equivocado, este amplificador é Classe D sim, vc já teve algum hibrido pra afirmar isto??? Só pela diferença de temperatura de funcionamento e consumo já se percebe isso.

Agora ele ter apenas 150rms é pior ainda... já tive 2 HBM2100 e agora estou com o Corzus PWR1002 e te digo, o 1002 não acompanha nunca a HBM2100, tanto na potência, quanto na temperatura de trabalho.

Vai no link de pesquisa, vc vai encontrar um teste com a HBM2100 em 12.6v, é um post bem antigo, e nessa voltagem se não me engano ele enviou 613rms.

Compartilhar este post

Link para o post
Ja tive um Hbm 2100,

Boa carlos...

pensei q os amplificadores Hibridos fossem representados como classe H

cujo rendimento é +/- 65% né?

vejo q eu tava bem erradoO.o

Mais q o Hbm é D é D

huashuas

Boa rapah..

Valew

Compartilhar este post

Link para o post
Ja tive um Hbm 2100,

Boa carlos...

pensei q os amplificadores Hibridos fossem representados como classe H

cujo rendimento é +/- 65% né?

vejo q eu tava bem erradoO.o

Mais q o Hbm é D é D

huashuas

Boa rapah..

Valew

Elsio Jr

sem problemas

a Classe H , que no brasil foi bastante desenvolvida e evoluida pela Studio R, consiste em amplificaçao em Classe AB, porém com diferentes fontes de tensão.As fontes são comutadas através de mosfets, e de acordo com o nivel do sinal da entrada, os mosfets são comutados e a fonte da etapa de potencia muda.isto eh feito para diminuir a dissipação de potencia nos BJTS da saida, jah que eles trabalham em região linear e a eficiencia não eh alta.

Tipicamente em amplificadores Classe AB, são constituidos de pares complementares, onde cada transistor eh encarregado de amplificar um semiciclo do sinal.Portanto enquanto um conduz o outro não conduz.Porém, ele sendo um classe AB, ainda existe corrente bias de polarização nele. então aquele que está conduzindo , tem uma queda de tensão VCE menor porém a corrente eh grande, enquanto o outro está com toda tensão da fonte praticamente em cima dele, mas tem corrente de repouso, portanto assim dissipando potencia.

Em regimes de sinal de alta potencia isso eh inevitavel, porém em baixas potencias, pra reduzir isso então se reduz a tensao da fonte, para aumentar a eficiencia.Essa eh a classe H verdadeira.

EH boa, tem sonoridade boa em graves, proém não eh difundida para medios e agudos, assim como a classe D, por causa da dificuldade de se conseguir um chaveamento rapido em altas potencias.

por

Compartilhar este post

Link para o post

ENFIM!!!???

O HBM-4400 e o HBM-2400 são HIBRIDOS OU NÃO???

SÃO BOOSTERS OU NÃO???

SÃO FULL MOSFETS O NÃO??

AFINAL, ELES SÃO O QUE???

RSRSRSRS

ESTOU CURIOSO E APREENSIVO!!

ESTOU ACHANDO QUE FIZ UM PÉSSIMO NEGÓCIO EM COMPRA-LOS, POIS ATÉ ONDE EU SEI, BOOSTER SÃO DE PÉSSIMA QUALIDADE SONORA!!

Rsrsrsrsrs... Desculpem a empolgação, mas meus amps estão para chegar amanhã e não tem mais volta... posso até pensar em vender, sem nem mesmo abrir a caixa se vcs me esclarecerem que esse módulo é um lixo pelo preço que custa. rsrsrsrsrs

Ah!

E obrigado por postarem no meu tópico!

Está sendo muito produtivo!

Obrigado mesmo!

Forte abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
ENFIM!!!???

O HBM-4400 e o HBM-2400 são HIBRIDOS OU NÃO???

SÃO BOOSTERS OU NÃO???

SÃO FULL MOSFETS O NÃO??

AFINAL, ELES SÃO O QUE???

RSRSRSRS

ESTOU CURIOSO E APREENSIVO!!

ESTOU ACHANDO QUE FIZ UM PÉSSIMO NEGÓCIO EM COMPRA-LOS, POIS ATÉ ONDE EU SEI, BOOSTER SÃO DE PÉSSIMA QUALIDADE SONORA!!

Rsrsrsrsrs... Desculpem a empolgação, mas meus amps estão para chegar amanhã e não tem mais volta... posso até pensar em vender, sem nem mesmo abrir a caixa se vcs me esclarecerem que esse módulo é um lixo pelo preço que custa. rsrsrsrsrs

Ah!

E obrigado por postarem no meu tópico!

Está sendo muito produtivo!

Obrigado mesmo!

Forte abraço a todos!

são otimos modulos

2400 eh classe D

4400 eh Classe Ab full mosfet

pronto?

Compartilhar este post

Link para o post
são otimos modulos

2400 eh classe D

4400 eh Classe Ab full mosfet

pronto?

Beleza Carlos!!!

Brigadão!!!!

Assim não fico chateado com a compra! rsrsrsrs

Abração!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Será que esse HBM-2400 vai tocar bem meu sub?

É um Bravox Endurance 2K Export Line de 800w RMS e 15 polegadas...

No manual diz que é 800wrms nominal e aguenta até 1600w (http://www.bravox.com.br/produtos/e2kexp_15d2.asp): será que é interessante regular o ganho do amplificador para não mandar os 920w totais e mandar só em torno de 800w, que é o nominal do sub?

Até mesmo porque dizem que não é bom deixar o ganho do amp no máximo... isso é mito ou condiz?

Posso deixar no máximo em 920w ou será prejudicial a meu sub??

Ah! e por fim... um colega meu tem um endurance também de 15" só que não é o Export Line... no manual dele recomenda uma caixa de 90 litros. No manual do meu recomenda uma de 57,4 litros. Mandei um e-mail para a bravox para confirmar se não foi erro de impressão, etc, e eles me responderam que

"Para a confecção da caixa não á (sic) necessidade de MDf de 25 m.m.,o de 20 m.m é o suficiente.Para esse subwoofer a caixa dutada correta é 57,4 litros com 1  duto de 4" x 38cm.O modelo antigo que necessita de caixa um pouco maior.Seguindo o volume indicado de caixa e o comprimento correto do duto , o Sr terá um ótimo rendimento do subwoofer.

Sei que é meio besta perguntar, mas devo realmente seguir a orientação do técnico e fazer uma caixa de MDF de 20mm e com 57,4 litros???

Vocês têm uma sugestão melhor??

Muitíssimo obrigado pessoal!!!

[-]

Abração!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Ja tive um Hbm 2100,

O.OO.O

ai la vou eu conserta-lo

hahahah

Cara, vc está muito equivocado, este amplificador é Classe D sim, vc já teve algum hibrido pra afirmar isto??? Só pela diferença de temperatura de funcionamento e consumo já se percebe isso.

Agora ele ter apenas 150rms é pior ainda... já tive 2 HBM2100 e agora estou com o Corzus PWR1002 e te digo, o 1002 não acompanha nunca a HBM2100, tanto na potência, quanto na temperatura de trabalho.

Vai no link de pesquisa, vc vai encontrar um teste com a HBM2100 em 12.6v, é um post bem antigo, e nessa voltagem se não me engano ele enviou 613rms.

A cara,

Num vo discorda nao viu.

Nunca fiz o teste de potência nele.

tenho um até hj!

olha ai

o esquema onde eu vi isso, pra ninguem acha que eu inventei

http://rapidshare.com/files/48222923/HBM21...100SCH.pdf.html

qm me passo esse esquema foi o Carlos, a um bom tempo atráz.

Em temperatura com certeza o Hbm esquenta bem menos que o 1002, que alem do 1002 ser classe AB ele ja é famoso por esquentar pakas.

Mas seus Hbm tao possuidos cara, o meu nunca que toca mais que um 1002.

Ah, talves o carlos ou alguem aki, que entende bem desse assunto saiba algo sobre amplificador profissional...

Lembra dakeles Cygnus PA1800 tem 270W rms em 4oHms se nao me engano por canal e toca mto mais que os H-buster 2100 ou memos o 1002,

Pq isso? Uma vez medi uma MACHINE 2.5 parecida com a PA1800 dava 310ms +- por canal, e toca d+...

existe algum fator que da essa impreçao nelas? ou a potencia dos modulos de altomoveis sao meio ilusorias?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...