Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gcosta27

Sq + Diy - Xsara - Voltando Em Outro Tópico!

Recommended Posts

Bom dia Pessoal,

Sou carioca e amante do som automotivo de qualidade e bem feito.

Infelizmente, aqui no Rio, são raros profissionais de som automotivo qualificados para trabalhar em sistemas de qualidade. A maioria das lojas trabalha instalando CD players (mal e porcamente) e chama isso de som de qualidade.

Como eu já tive alguns probleminhas com essas lojas, decidi instalar meus próprios sistemas de som. Já estou no meu terceiro Set-up e decidi dividir com vocês minhas aventuras, dúvidas e alegrias com meus projetos.

Bom, chega de apresentações e vamos ao que interessa. Estou planejando um upgrade no meu sistema atual.

O carro é um Citroen Xsara 2001, com um Set-up Rockford Fosgate + Pioneer. Eu planejei e instalei esse Set-up atual, que consiste em:

Head Unit: Pioneer DEH-P8880BT (MP3 + Ipod + BlueTooth) + Controlador de Ipod Pioneer + Ipod Nano 4gb (+/- 1000 músicas)

X-Over: Stetsom STX84

Amplificador Stereo: Rockford Fosgate Punch 400.4 (50 X4 @ 4ohms)

Amplificador Sub: Lightning Audio 350.1 (250 X 1 @ 4 ohms)

Mid Bass: Rockford Fosgate 6"

Mid Range: Rockford Fosgate 5.25"

Tweeter: Rockford Fosgate 1"

Subwoofer: Rockford Fosgate Punch P2 - 12"

Cabos de Força + Stereo: IFE Sound

RCA: Hurricane + UniqCables

Capacitor: 3 Farad

Postarei fotos do meu sistema atual, mas esse Set-up não é o objetivo do meu post.

Vamos aos Upgrades que realizarei para chegar ao quarto Set-Up:

1 - Troca de todos os speakers da marca Rockford Fosgate para a Polk Audio MOMO Series. Os speakers novos já foram adquiridos no exterior e estão aguardando a instalação, são eles:

1 Kit Componente 5.25" Polk Audio Momo Series MM5250

1 Kit Coaxial 5.25" Polk Audio Momo Series MM525

1 Subwoofer 10" Polk Audio Momo Series MM2104

2 - Tratamento acústico das portas dianteiras, laterais traseiras e porta-malas com manta.

3 - Reformulação do acabamento do porta-malas (hoje tenho um problema sério de espaço).

4 - Retirada dos pezinhos e alteração dos doors-pods para receber o kit Polk.

5 - Troca dos cabos RCAs e re-alocação dos cabos de força no porta-malas.

6 - Troca da HU para Pioneer DEH-P9880BT

Meu plano é o seguinte: Realizarei toda a parte de instalação elétrica, tratamento acústico, redirecionamento dos door-pods e caixa nova para o sub durante os finais de semana, já que este é o único tempo livre disponível.

De acordo com o meu planejamento, o cronograma do projeto é o seguinte:

1 - Retirar todo o sistama atual do carro - OK;

2 - Aplicar o tratamento acústico; - OK

3 - Criar os novos Door-pods para o kit Polk Audio; - OK, mantendo o acabamento original.

4 - Fazer a caixa do Subwoofer - OK;

5 - Fazer o acabamento do porta-malas - Em andamento - 90%;

6 - Instalar a fiação RCA e Audio - OK;

7 - Instalar o player e o adaptador do Ipod (reposicionar) - OK;

8 - Instalar a parte elétrica no porta-malas e testar o sistema - Em andamento - OK;

9 - Ajustar a equalização;

10 - Planejar o próximo Set-Up :-)

*** Ultima atualização: 06/07/08 ***

Abaixo, o diagrama do sistema final:

DiagramaProjetoV2.gif

Bom, espero que gostem do meu hobby! Tentarei postar o andamento do sistemas o mais detalhado possível.

Dúvidas, sugestões e comentários serão sempre bem vindos!!!

Ao final, participarei de um encontro do fórum para dividir o resultado com vocês e claro tomarmos uma cerveja.

[]-[]

Abs a todos!

Gustavo

PS: Galera abri outro tópico para continuar meu projeto!!!!!!

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=114351

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O set tá intertessante.. bons equipamentos e DIY é o melhor de tudo.

só não vejo necessidade do capacitor de 3F ..

os coaxiais vão ser ligados no player ou no amp tb? pelo jeito os coaxias já estão comprados, mas eu não teria investido dinheiro neles não.

o q pretende usar de RCA e fiação pra alimentação e falantes no novo set-up?

Posta fotos do andamento da instalação qdo começar a mexer no carro.

Compartilhar este post

Link para o post
O set tá intertessante.. bons equipamentos e DIY é o melhor de tudo.

os coaxiais vão ser ligados no player ou no amp tb? pelo jeito os coaxias já estão comprados, mas eu não teria investido dinheiro neles não.

Posta fotos do andamento da instalação qdo começar a mexer no carro.

Obrigado amigo!

Postarei as fotos com o andamento do projeto. Hj postarei as fotos do sistema atual e dos novos equipamentos.

Minhas respostas:

--> Queria um de 1F mas não achei disponível...energia de sobra é sempre bom! :-)

os coaxiais vão ser ligados no player ou no amp tb?

--> Os coaxiais serão ligados no 400.4, canais traseiros trabalhando acima de 250hz. Na realidade eles funcionam como kits (mids + tweeters + xovers), só que os tweeters estão acoplados ao mid.

--> A fiação de força ficará a mesma (IFE sound) por enquanto, já que não vou mexer nos amps. No futuro trocarei tudo por Stinger, mas para isso preciso ir aos EUA com tempo para procurar.

Com relação aos RCA, vou retirar os Hurricanes (doados para um set de um amigo meu) e vou colocar UniqCables Top. Mesmo caso da fiação de força, quando puder trocarei por Stinger.

Uma coisa, estou trocando os porta-fusíveis e distribuidores por Rockford Fosgate.

Bom, acho que por enquanto é isso. Postarei fotos hoje de noite.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

se vc ja tem o capacitor .. td bem . .mas realmente não vejo necessidade dele.. pois a função dele é estabilizar o fornecimento de energia rápida pros amps no caso dos picos de consumo.. o q é muito comum nos set-ups voltados pra SPL. onde nas batidas dos graves o consumo dos amps é muito grande.

como seus amps vão fornecer 450W no total, uma bateria normal dá conta tranquilo do alimentar o sistema.. acho q o capacitor não vi nem chegar a ser usado...

mas como ele ja tá no set atual.. deixa ele ai mesmo.

Qto aos coaxiais.. como disse eu não teria gasto dinheiro neles.. e nem ligaria eles no amp.. pois vai prejudicar o efeito de palco do som.. som vindo de trás do carro não é o recomendado pra SQ.

A fiação de força eu acho q não tenha tanta necessidade de trocar por Stinger ou outra marca.. desde q esteja dimensionada corretamente.. ela não vai influenciar na qualidade do som.

já os RCAs e fiação dos falantes , seria aconselhavel a troca mesmo.. a Stinger tem tanto produtos bons. qto produtos similares aos Uniq.. não troque simplesmente por ser Stinger.

e se for pros states.. de uma olhada nos cabos da Monster Cable.. acho q sejam melhores q os Stinger.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
se vc ja tem o capacitor .. td bem . .mas realmente não vejo necessidade dele.. pois a função dele é estabilizar o fornecimento de energia rápida pros amps no caso dos picos de consumo.. o q é muito comum nos set-ups voltados pra SPL. onde nas batidas dos graves o consumo dos amps é muito grande.

como seus amps vão fornecer 450W no total, uma bateria normal dá conta tranquilo do alimentar o sistema.. acho q o capacitor não vi nem chegar a ser usado...

Qto aos coaxiais.. como disse eu não teria gasto dinheiro neles.. e nem ligaria eles no amp.. pois vai prejudicar o efeito de palco do som.. som vindo de trás do carro não é o recomendado pra SQ.

A fiação de força eu acho q não tenha tanta necessidade de trocar por Stinger ou outra marca.. desde q esteja dimensionada corretamente.. ela não vai influenciar na qualidade do som.

já os RCAs e fiação dos falantes , seria aconselhavel a troca mesmo.. a Stinger tem tanto produtos bons. qto produtos similares aos Uniq.. não troque simplesmente por ser Stinger.

e se for pros states.. de uma olhada nos cabos da Monster Cable.. acho q sejam melhores q os Stinger.

Abraços

Concordo plenamente com relação ao capacitor...realmente os amps não devem nem utiliza-lo...

Com relação aos coaxiais, discordo um pouco. Acho que posso regular o ganho do 400.4 para não comprometer o palco. Isso que pretendo fazer, vamos ver o resultado! :-)

Pretendo trocar os RCAs por Stinger linha PRO, o que acha?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Seguem fotos do sistema atual...lembrem-se isso tudo vai sair para a entrada dos novos aparelhos...

Bateria + Porta Fusível atual:

IMG_2666.jpg

Proteção do cabo de força:

IMG_2667.jpg

Cabo de força passando pelo conduíte original do Xsara:

IMG_2668.jpg

Passando para a caixa de rodas e depois para dentro do carro:

IMG_2670.jpg

Detalhe do Ipod no porta luvas:

IMG_2671.jpg

Detalhe do Head-Unit Pioneer:

IMG_2661.jpg

Em breve, mais fotos...

Abs a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

como seus amps vão fornecer 450W no total, uma bateria normal dá conta tranquilo do alimentar o sistema..  acho q o capacitor não vi nem chegar a ser usado...

Qto aos coaxiais.. como disse eu não teria gasto dinheiro neles.. e nem ligaria eles no amp.. pois vai prejudicar o efeito de palco do som..  som vindo de trás do carro não é o recomendado pra SQ.

já os RCAs e fiação dos falantes , seria aconselhavel a troca mesmo..  a Stinger tem tanto produtos bons. qto produtos similares aos Uniq.. não troque simplesmente por ser Stinger.

e se for pros states.. de uma olhada nos cabos da Monster Cable..  acho q sejam melhores q os Stinger.

Abraços

Concordo plenamente com relação ao capacitor...realmente os amps não devem nem utiliza-lo...

Com relação aos coaxiais, discordo um pouco. Acho que posso regular o ganho do 400.4 para não comprometer o palco. Isso que pretendo fazer, vamos ver o resultado! :-)

So joga o fader pra frenteee, pro kit 2 vias que fica beleza ;]

Compartilhar este post

Link para o post

como seus amps vão fornecer 450W no total, uma bateria normal dá conta tranquilo do alimentar o sistema..  acho q o capacitor não vi nem chegar a ser usado...

Qto aos coaxiais.. como disse eu não teria gasto dinheiro neles.. e nem ligaria eles no amp.. pois vai prejudicar o efeito de palco do som..  som vindo de trás do carro não é o recomendado pra SQ.

já os RCAs e fiação dos falantes , seria aconselhavel a troca mesmo..  a Stinger tem tanto produtos bons. qto produtos similares aos Uniq.. não troque simplesmente por ser Stinger.

e se for pros states.. de uma olhada nos cabos da Monster Cable..  acho q sejam melhores q os Stinger.

Abraços

So joga o fader pra frenteee, pro kit 2 vias que fica beleza ;]

Compartilhar este post

Link para o post
como não posso ajudar vou apenas assistir...e boa sorte [-]

dougtec: Toda a ajuda é bem vinda! Por isso que estou postanto...críticas tb serão bem vindas! :legal:

betimmm: Isso é uma opção. Vamos ver qnd o sistema estiver tocando! :-)

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Bem interessante estes equipamentos, estou curioso para ver os resultados após ficarem prontos.

Compartilhar este post

Link para o post

Qto aos coaxiais.. pra não prejudicar o efeito de palco , dá pra atenuar o som pelo fader do player sim.. mas ai vc vai estar sub-utilizando tanto o amp qto os falantes..

por isso q disse q não gastaria dinheiro neles.. pra q gastar dinheiro num amp com 4 canais e com os caoxiais se vc não vai ouvir eles???

a função dos coaxiais num SQ é só pra dar um "ambiente" pra quem vai no banco traseiro.. pro motorista eles nem devem ser ouvidos..

ai pra essa função um coaxial simples ou até os falantes originais do veiculo com corte dos graves já da conta do recado facilmente..

o dinheiro investido pra fazer esse coaxias tocarem ( ou não tocarem) poderia ter sido utilizado em outros itens do set-up..

A linha Stinger pro de RCAs usa conectores de plastico.. eu tive problemas com os conectores dos meus Stinger Hyper.

como eles ficam bem fixados nos terminais do player.. qdo precisei retirar os cabo, os canectores acabaram se danificando.. a parte plastica moldada se desprendeu da parte metálica... ai pra não perder o cabo eu comprei conectores Santo Angelo e soldei no lugar dos conectores originais.

eu procuraria usar RCAs com conectores metálicos.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

To usando desse Stinger PRO, gostei mto deles, principalmente pq antes tva usando os famosos "gold conectors" de 10 reais :vts kkk e ainda bem q nao tive má sorte como o Royo... pq ando numa quebradera, e se eles estragassem acho q pularia da janela do meu ap [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

To usando desse Stinger PRO, gostei mto deles, principalmente pq antes tva usando os famosos "gold conectors" de 10 reais :vts kkk e ainda bem q nao tive má sorte como o Royo... pq ando numa quebradera, e se eles estragassem acho q pularia da janela do meu ap [^]

Pessoal,

Seguem mais algumas fotos do meu sistema atual e dos novos equipamentos.

Porta com os Mid Bass Rockford:

IMG_2663.jpg

Teste da caixa e amps no porta-malas, reparem meu problema (mergulhador sempre anda com muita tralha na mala) :-)

IMG_2729.jpg

Caixa após o acabamento de massa:

IMG_2849.jpg

Caixa com curvim, Punch 400.4 instalado e 350.1 sendo instalado:

IMG_2888.jpg

Teste final da caixa e instalação final dos amps:

IMG_2915.jpg

Caixa no processo final de instalação - colocando o Sub Punch P2:

IMG_2939.jpg

Porta Malas finalizado - Falta apenas limpar... :-)

IMG_2948.jpg

Construção dos pezinhos para os Mid Rangers:

IMG_2956.jpg

Pezinhos prontos para instalar:

IMG_2986.jpg

Fotos dos equipamentos novos:

Kit frontal:

h107MMC5250.jpg

Coaxiais:

mmc525.jpg

Subwoofer:

mm2104.jpg

É isso aí pessoal, agora vamos falar do novo sistema!

Espero que gostem.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

po***... achei mto manera a caixa pro sub + os 2 amp... quem dera se eu conseguisse fazer essas coisas... quem sabe um dia crio coragem né :T

Ta de parabens! to acompanhand aqui ;]

Compartilhar este post

Link para o post

Cara estou muito curioso para ver como vai tocar esse seu kit polk...comprei um mas até agora não instalei eles, estou que não me aguento !! boa sorte na sua instalação e parabens !

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Pessoal, estou de volta.

Hoje eu preciso de ajuda de vocês! :-)

Estava planejando a caixa para o Sub 10". Inicialmente tinha planejado utilizar uma selada com 19l, como indicado pelo fabricante. Mas ontem andei olhando o fórum e pensei em uma dutada.

Primeira pergunta: O que vocês acham sobre isso? Selada ou dutada, sempre em mente que o objetivo é qualidade...

Outra dúvida: Utilizar o sub normal ou invertido com o imã para fora?

Seguem abaixo os parametros do sub (Polk Audio MM2104)

FS: 35Hz

Re: 3.3 ohms

Le: 2.56 mH

Qms: 13.77

Qes: 0.5

Qts: 0.48

SD: 353 sq. cm

VAS: 30.67 l

Xmax: 18mm

Alguem poderia simular esses número e postar os resultados? Eu não tenho esses softwares! :-(

Valew!

Abs

PS: Preciso vender o SUB atual e os midbass, se alguém se interessar...

Os midrange e tweeters já tem dono...dei para um amigo meu que está entrando agora no som automotivo...

Modelos:

SUB: Rockford Fosgate Punch P2 12" bobina dupla de 4ohms com 200w rms

MidBass: Rockford Fosgate 6" 4ohms 80 wrms - Vou verificar o modelo direitinho e posto aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores,

Enquanto o fórum estava com problemas, consegui uma bocada bem legal.

Um amigo meu está nos EUA e vai trazer dois amplificadores para meu sistema.

Vou trocar os amps atuais por 2 Polk Audio C400.4.

4114.jpg

O detalhe é o seguinte: Esse amp é feito voltado para os kits da Polk Audio, com isso existe a opção de utilizar um amp para um kit componente, bi-amplificando o kit sem a utilização do X-Over passivo do kit. O amplificador faz o próprio corte de frequencias.

Então vou fazer o seguinte:

1 C400.4 para o Kit de 5.25" na dianteira em portas tratadas

1 C400.4 para o Sub (Canal em bridge 200w @4ohms) + 2 canais para Coaxiais trazeiros.

Acho que assim vai ficar legal.

Qnd tiver mais notícias do front, postarei.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Senhores,

4114.jpg

O detalhe é o seguinte: Esse amp é feito voltado para os kits da Polk Audio, com isso existe a opção de utilizar um amp para um kit componente, bi-amplificando o kit sem a utilização do X-Over passivo do kit. O amplificador faz o próprio corte de frequencias.

1 C400.4 para o Sub (Canal em bridge 200w @4ohms) + 2 canais para Coaxiais trazeiros.

Abs

Eu fazia diferente usava um C300.2 pro kit e um C500.1 pro sub, são todos o mesmo preço

http://www.sonicelectronix.com/item_8478_P...omo+C300.2.html

http://www.sonicelectronix.com/item_8480_P...omo+C500.1.html

Compartilhar este post

Link para o post
Senhores,

4114.jpg

Abs

Eu fazia diferente usava um C300.2 pro kit e um C500.1 pro sub, são todos o mesmo preço

http://www.sonicelectronix.com/item_8478_P...omo+C300.2.html

http://www.sonicelectronix.com/item_8480_P...omo+C500.1.html

tarcizio.z,

Até pensei nisso, mas com esse set up, não consigo utilizar o C300.2 bi-amp com o Kit 5.25" na dianteira. Para fazer isso, preciso de 4 canais independentes.

Da uma olhada no Manual do C300.2, ele não permite a utilização bi-amplificado, eu teria que comprar dois Amps C300.2.

Manual C300.2:

http://www.polkaudio.com/downloads/manuals...pManualC300.pdf

Já com um C400.4, eu posso utilizar um amp só para o Kit.

Manual C400.4:

http://www.polkaudio.com/downloads/manuals...pManualC400.pdf

Já com relação ao C500.1, pensei nisso também, aí vai uma questão de paradigma:

O Royo sugeriu utilizar os coaxiais traseiros ligados direto no player para melhor qualidade do som. Eu pensei em ligar esses coaxiais em dois canais do amp e regular o ganho para não modificar o palco.

Acho que a suloção aí é testar as duas configurações e "ouvir" a melhor delas. :rolleyes:

Caso eu decida seguir a sugestão do Royo, vou mudar o set up e utilizar o C500.1 para o sub. :legal:

O que achas?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Tem uns projetos hi-fi que o pessoal gastaram uma grana preta, e usam basicamente player kit, sub, e 2 ampli, por questão mesmo de palco, quando tem alguma alto-falante atrás e ligado direto no player.

Tenho um Xsara e vou usar kit, sub e 2 ampli, ate pq só andam 2 pessoas no meu carro, e quando levo alguém mais não me preocupo no som para eles ouvirem.

Esse sub é bobina dupla de 4 ohms e o C500.1 casa com seu sub, vc escolhendo o C400.4 e o C500.1 vai ficar show de bola, um sistema mono marca de primeira.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra Hi-fi ou mesmo pra SQ "sério".. não deve ser usado falantes na parte traseira do carro. nem coaxial nem nada.

falantes atrás só se for montar um sistema 5.1 surround.

Compartilhar este post

Link para o post
Tem uns projetos hi-fi que o pessoal gastaram uma grana preta, e usam basicamente player kit, sub, e 2 ampli, por questão mesmo de palco, quando tem alguma alto-falante atrás e ligado direto no player.

Tenho um Xsara e vou usar kit, sub e 2 ampli, ate pq só andam 2 pessoas no meu carro, e quando levo alguém mais não me preocupo no som para eles ouvirem.

Esse sub é bobina dupla de 4 ohms e o C500.1 casa com seu sub, vc escolhendo o C400.4 e o C500.1 vai ficar show de bola, um sistema mono marca de primeira.

Com certeza...acho que vou por essa linha então...Kit na frente + Sub + 2 Amps e vou deixar os coaxiais no player mesmo.

Com relação ao sub, ele é bobina simples 300w rms em 4ohms, vai casar direitinho com o C500.1.

Dei uma olhada no seu tópico, já escolheu os amps?

Se quiser ajuda com relação a Xsara, já desmontei o meu diversas vezes...acompanharei seu set up.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

acho q o set com o kit 2 vias em bi-amp no C400 e o sub no C500 vai ser a melhor pedida..

e esqueçe o coaxial..

mesmo pq se for usar o kit em bi-amp.. não vai dar pra usar os coaxiais.. pois os canais dianteiros do player vão tocar os TW , os traseiros os MId e o canal de sub o sub ( lógico né.. rsrs!!)

ai se vc fizer a ligação dos coaxiais no canal traseiro do player.. qdo vc for usar o fader pra reduzir o som do coaxial.. tb vai reduzir o som dos MIDs... ou seja.. ou usa bi-amp.. ou usa coaxial.. os dois juntos não dá.

até daria pra ligar bi-amp + coaxial.. mas ai vc perde a função de fader e não consegue atenuar os coaxiais... ai vai prejudicar o efeito de palco... pois alem de ter somvindo de trás.. qdo vc fizer o ajuste do TA pros mids.. esse ajuste tb vai ser usado nos coaxias .. e como eles não vão estar na mesma distancia de vc.. o som dos MIDs e dos coaxiais vão cehgar em tempos diferentes no seu ouvido.. não vai ficar legal, não justifica investir em kit top e amp 4 canais pra ter um som com efeito de palco zuado.

pena q o c500 não é um pouco mais fortinho.. 350W pra um sub de 300W eu acho q seja pouco pra tirar tudo o q o sub poderia dar. .. um amp de uns 500Wrms seria o ideal.

vc ja comprou o sub? se ainda desse pra trocar o seu bobina simples por um bobina dupla de 04ohms.. ai ia ficar perfeito com o C500.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for usar mesmo o C500.1 o legal mesmo seria um sub de bobina dupla para usar o 500W que o ampli pode fornecer, usar esse ampli para só para 350W e um pecado pois pode render 500w.

Seu porta mala vai ficar muito bonito, sempre tive vontade de ter um sistema mono marca.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...