Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Leao

Mini Sistem Aiwa - Minhas Impressões

Recommended Posts

Postado em

Vou dar apenas um relato:

Quando eu tinha uns 16 ou 17 anos, ganhei dos meu pais um mini system Aiwa (aqueles de 1800w, PMPO claro, 3 CDs, toca fitas auto reverse com comando digital, etc). Esse ainda era fabricado no Japão e na época pra mim era o que existia de melhor em som residencial (santa ignorância). Lembro que paguei R$975,00 bem caro na época mas como disse é o melhor, mais bonito, com mais resursos e mais potente. No manual diz ter 150+150 Wrms.

Suas caixas se som tinham 1 woofer de 5", 1 mid range de 3"+ 1 de 3" para o surround; 1 tweeter de 2" + 1 de 1" piezoelétrico. Bom, falante pra caramba. Meu quarto tremia !

Com o tempo passando, casei, mudei de casa, mudei de novo e ele acabou encostado dentro de uma caixa de papelão após eu ter comprado um Home Yamaha. Primeiro eu comprei só o receiver e liguei nas caixas desse Aiwa, pois não tinha dinheiro para comprar as caixas 5.1 para o receiver.

Nisso eu já pude perceber como os 150wmrs do Aiwa eram mentirosos, pois o Yamaha tinha 65wrms por canal (5 canais, mas eu só estava usando 2) e tocavam mais que o Aiwa.. hehehe (65wrms por canal com 0,06% de distorção de 20hz a 20khz e o Aiwa era 150Wrms com 10% de distorção a 1khz - coisa que hoje já é bem manjado pra mim e para qualquer um que entenda um pouco de áudio) coisa que não da para comprar um STK com transistores de saída.

Depois comprei um conjunto de caixas da Yamaha 5.1 e também guardei as caixas de som do Aiwa.

Bom, esses dias tirei o meu querido Aiwa da caixa e fui ligá-lo ao computador da minha esposa, já que ela gosta muito de ouvir música, e alto, no computador e estava quase estourando minhas Creative Inspire 5200 (que tem 6wrms por canal x 5 + 17wrms no sub de 4").

Depois disso puder ver como a qualidade de áudio dessas caixas do mini system (acho que o problema maior são as caixas mesmo e não tanto o amplificador) é ruim, mas ruim mesmo. Esse monte de auto falante só serve para embolar todo o som que é murcho, sem brilho e sem graves. Por incrível que parece, hoje eu gosto mais do som das minhas caixinhas da Creative com falantes full range e um sub woofer do que do Aiwa. O Yamaha então nem se compara.

Hoje, o som que eu mais gosto de ouvir é o do meu carro mesmo (está na assinatura), que no meu gosto e conhecimento eu julgo muito bem equilibrado em qualquer nível de volume, coisa que o Aiwa não sabe fazer nem de longe e nem meu sub Yamaha da sala de casa acompanha.

Bom, esse é só um relato e um desabafo para vocês verem como uma pessoa pode evoluir na vida... hehehe (isso que eu só falei do som, se fosse falar da quantidade de leds coloridos que tem no Aiwa, vixe ia ficar ruim. Nem preciso dizer que prefiro muito mais meu receiver Yamaha todo preto e discreto né).

Até.

Postado em

Eu tive um philips AH-929, mais velho que eu quase, o bichinho era guereiro.

Tive um amplificador Delta depois, tinha 1 canal apenas, com um par de 2n3055 na saida, eu ficava maravilhado com aquelas dual bolachonas, achava o maximo. pra ter uma ideia, o delta tinha 2 trafos, 1 de força e um de saida, que ia pra 4,8 e 16 ohms. E eu usava as caixas do philips, 1 falante de 8 com imã pouco maior que um rolo de esparadrapo, e só, nada de tweeters, apenas difusores de agudos. Que maravilha que era a guitarra que ele tocava, na epoca eu gostava de som mais pesadinho, (tinha meus 15 anos).

mas hj to feliz com meus equipamentos feitos por eu mesmo, agora eu olho pra traz e dou risada.

daqui 20 anos, vou dar risada disso tb, eu espero,

flw

Postado em

É velho, eu comentei do Aiwa mas não foi meu primeiro com não. Esse foi com muito custo.

Meu primeiro som foi um receiver que era do meu pai, um Philips que tinha FM/AM/OC1/OC2 e também tinha só um falante de 8" em cada caixa. Ta com meu pai até hoje.

Depois comprei um mini system CCE que quase dei de graça para um amigo meu de tão ruim que era.

Só depois consegui esse Aiwa.

Postado em

Pelo fato de eu nunca estar contente com meus aparelhos de som, eu resolvi partir pra eu mesmo me fazer eles. E tá dando certo, to bem feliz com o resultado. Agora nao quero ver esses mini system nem pintado de ouro, me da nauseas. Bom mesmo é o que a gente faz, com dedicação, escolhe a dedo qual fazer, em geral o resultado supera as espectativas (pelo menos cmg sempre superou)

tanto é eu comprei um transformador de um ss 9900 da CCE (por ai o modelo), planejando pra usar de fonte pra um amp que eu quero fazer

faz 1 ano que ele ta ancorado aqui, e eu nem me cocei

haauhauhahua

mudei os planos umas 10 vz já, agora vai ficar pouco (ele aguenta 2 canais de 50W).

Ai to pensando em fazer um 2.1 com ele (20+20 + 50), pra deixar pra minha mae. O fo** é tempo e $$, e nem sei que falante eu colocaria pra fazer o grave com 50W 'só'

mas o meu vai ficar cuido, to terminando um de 180W, pena que tá com uns probleminhas ainda, mas eu vou solucionar logo (qnd tiver tempo)

flw

Postado em

eu ainda tenho um desses em perfeito estado, comprei há 11 anos huahauhauahuahauhauahu

excelente aparelho, na época era top, ele nao é uma maravilha, mas acho q vc desceu muito o pau em cima dele, com todos esses aninhos ele dá pau em mto aparelho novo

falow

Postado em

Rapaz, na epoca era a coisa mais maravilhosa, aquele monte de luzes piscando, hehehe....

Eu ja comecei bem, comprei um SONY MHC-RG77, 4 caixas, 1810,00 na epoca, tenho ate a NF e o carne, hehehe.... O bicho e ignorante, tem ventilacao forcada que funciona de acordo que o ampli esquenta, nunca deu pau.

Assistir filmes nele e perfeito, o grave e absurdo, treme a casa toda, dá pra espalhar as cxs e fazer um efeito surround.

Som residencial, desses que a gente compra por ai, ja montado, e SONY.

Postado em

Minhas primeiras experiências práticas com som foram com um mini system Sony, de 100rms totais, que meu pai recebeu no acerto de uma divida

eu ligava dois woofers 10", um driver tosquinho, e um sub 12", um triaxial 5", e ainda as caixas originais, tudo em paralelo (nem sabia que existia outro tipo de ligação, e muito menos oque era impedância)

pra mim aquele era o melhor som

juntava os amigos na frente de casa e botava os cds pra tocar

na época lembro que um amigo meu tinha acabado de comprar um gravador de cd, que era tecnologia recente na época

aquilo era uma maravilha =D

lembro que ele pagou muuuito caro

e olha que o sony aguento a tortura por um bom tempo ein

chegou a derreter o driver tosquinho, provavelmente por falta de corte de frequencia ou sei la oque

depois de uns dois anos comigo, queimou um canal, e então meti tudo no outro canal, que adivinhem, queimou tbm =P

ai meu pai mando arrumar, e eu queimei denovo, ai foi consertado denovo

ainda tenho ele, agora tocando só as caixas originais, mas um canal parou de funcionar do nada, e também não funciona mais o leitor de cd.

a caixa dele são show

um woofer de 6" que dá um grave muito gostoso, e que desce muito prum 6"

mais um tweeter 2" e um piezo tosquinho

só sei que mesmo não sendo lá aquelas coisas, ele me deu muita felicidade e satisfação

PS: nessa época eu devia ter uns 12 ou 13 anos :legal:

Postado em

Uma outra coisa eu tb reparei,quando a gente é mais novo,ouve um Som,e nossa pra gente é o Bixo,ae com o passar do tempo vai ouvindo Som melhor,com mais qualidade e cada vez melhor,e o primeiro som que agente achava q era o Bixo,pra nós hoje é uma bost*,pq já sabemos que existe melhor.

Eu mesmo,quando ganhei um AIWA quando criança (nem sei a potencia RMS,só lembro q era 1500W PMPO),na epoca era o "canal" tb,eram duas caixas com:1 Woofer 6",2 alto falantim de médio 2" e um tweeter de 1".Isso em cada caixa e havia tb mais 2 caixas separadas,surround de 1 full range de 3".Nhuossa,eu ficava loko quando aumentava o volume pelo controle e a bolinha do volume do aparelho mechia sozinho,isso sem falar naquele equalizador.Ae por causa de um problema no mecanismo,encostei numa caixa e deixei.Ae por esses dias do ano passado inventei de liga-lo,ainda funciona na radio,e vi que parece q tinha mudado o som,mas na verdade é meus ouvidos que estão bem mais "treinados" que antes.Mas mesmo assim ainda não acho o som dele tão ruim assim,em termos de qualidade,pq aumentando no maximo,acima dos 80% ele distorce e a luz do visor oscila.A e vi tb que ele tem 5 RCAS,sendo 2 AUX,2 das Surround e 1 saida Subwoofer (não incluso).

Então acho que a verdade é essa,quanto melhor se ouve,piór os antecessores parecem ser.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...