Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nachos

Eq 2/5 Bandas. 2, 3 Way..

Recommended Posts

Alguém pode me indicar um site ou artigo ou tópico que solucione as minhas dúvidas? To em busca de um player e o que mais tenho visto são os termos eq de 2 bandas, de 5 bandas, 2 way, 3 way... Quero saber as diferenças, pq o mecanismo de busca aqui no fórum é precário e não consigo encontrar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o htforum segue uma linha sq , hifi...mais pra som residencial...mais tem seção de automotivo tbm....as vezes ...

Compartilhar este post

Link para o post
o htforum segue uma linha sq , hifi...mais pra som residencial...mais tem seção de automotivo tbm....as vezes ...

?!

Compartilhar este post

Link para o post
Alguém pode me indicar um site ou artigo ou tópico que solucione as minhas dúvidas? To em busca de um player e o que mais tenho visto são os termos eq de 2 bandas, de 5 bandas, 2 way, 3 way... Quero saber as diferenças, pq o mecanismo de busca aqui no fórum é precário e não consigo encontrar.

Difícil ver um tópico explicando essas coisas, eu pelo menos não lembro de ter visto nenhum. Diz aí qual a dúvida que a gente tenta explicar.

Compartilhar este post

Link para o post
Difícil ver um tópico explicando essas coisas, eu pelo menos não lembro de ter visto nenhum. Diz aí qual a dúvida que a gente tenta explicar.

Cara, queria saber o que é ligar 3 way, 2 way. A diferença dum equalizador de 2 bandas pra um de 5. Essas coisas..

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, queria saber o que é ligar 3 way, 2 way. A diferença dum equalizador de 2 bandas pra um de 5. Essas coisas..

Um player que faz 2way e/ou 3way, nada mais é um player que tem cross embutido no próprio player. 2way = 2 vias, 3way = 3 vias.

Já o equalizador 2 bandas é o que você pode fazer a regulagem de duas faixa de frequencia diferentes. Geralmente o de duas bandas é dividido em high e low ou alguma coisa parecida com isso. Logo o de 5 bandas é que tem como regular cinco faixas de frequencias o qual já são definidas pelo player (acho que tem alguns modelos que tem como selecionar a frequencia que deseja regular). Ex.: 80hz, 350hz, 1000hz, 10kz e 20kz.

Não sou muito bom pra explicar essas coisas, não sei se deu pra entender direito. Vamos ver se tem mais alguém que acrescente mais alguma coisa na minha resposta.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Um player que faz 2way e/ou 3way, nada mais é um player que tem cross embutido no próprio player. 2way = 2 vias, 3way = 3 vias.

Já o equalizador 2 bandas é o que você pode fazer a regulagem de duas faixa de frequencia diferentes. Geralmente o de duas bandas é dividido em high e low ou alguma coisa parecida com isso. Logo o de 5 bandas é que tem como regular cinco faixas de frequencias o qual já são definidas pelo player (acho que tem alguns modelos que tem como selecionar a frequencia que deseja regular). Ex.: 80hz, 350hz, 1000hz, 10kz e 20kz.

Não sou muito bom pra explicar essas coisas, não sei se deu pra entender direito. Vamos ver se tem mais alguém que acrescente mais alguma coisa na minha resposta.

:legal:

Isso mesmo.

C/outras palavras e à grosso modo:

2way:

O player faz apenas os cortes hi-pass (frente e traseira) e low-pass (sub). Nesse caso, deve ser usado o crossover do kit, q ainda irá dividir as frequências p/midbass e tweeter.

Por exemplo:

Low-pass @50HZ, o sub irá tocar as frequências abaixo de 50Hz.

Hi-pass @50Hz, os falantes traseiros e dianteiros tocaram as frequências acima de 50Hz.

Digamos q o crossover do seu kit faça o corte em 3kHz, então, o mid-bass tocará entre 50 e 3kHz. Já o tweeter tocará de 3kHz em diante.

Nesse caso, deixe sempre os cortes LP e HP iguais! Se o LP for 80Hz, o HP deverá ser 80HZ.

*Teoricamente, ouvimos de 20Hz (graves) até 20kHz (agudos). Dá uma olhada nesse tópico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...apa+da+m%FAsica

3way:

O player, além de fazer o corte low-pass p/o sub, tb faz os cortes p/mid-bass e tweeter, como se fosse o crossover do seu kit. Assim, vc perde os falantes traseiros, q darão lugar a via do mid-bass ou tweeter.

Por exemplo:

Low-pass @50Hz p/o sub.

Os canais dianteiros receberão o corte p/mid-bass (hi-pass) @50Hz até o ponto onde entrar o tweeter (low-pass @3kHz nesse caso).

Os canais traseiros agora receberão o corte hi-pass dos tweeters (de 3kHz em diante).

As bandas do EQ referem-se a quantidade de frequências q vc poderá "alterar/corrigir". Alguns players possuem frequências selecionáveis, como o Gariba citou.

Lembra-se dos equalizadores Tôjo? :vts Lembra-se q eles tinham vários botões q corriam p/cima e p/baixo? Cada botão daquele corresponde a uma banda! hehehe!

Entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post
É acho que ficou bem melhor que a minha :vts

:vts

Deu preguiça de explicar o EQ! o-o-:P

Compartilhar este post

Link para o post

Mas peraí, vamos colocar também a base:

1. Você sabe o que são faixas de frequências?

2. Sabe o que são vias em um sistema de som?

3. Sabe a classificação dos auto-falantes, Sub-wofer, wofer, mid-bass, full-range, tweeter etc?

Pra quem sabe isso a explicação foi excelente, agora para quem não sabe esse basiquinho, por mais explicado que tenha sido não entendeu porr/\ nenhuma, hehe.

Compartilhar este post

Link para o post
Mas peraí, vamos colocar também o alicerce:

3. Sabe a classificação dos auto-falantes, Sub-wofer, wofer, mid-bass, full-range, tweeter etc?

Pra quem sabe isso a explicação foi excelente, agora para quem não sabe esse basiquinho, por mais explicado que tenha sido não entendeu porr/\ nenhuma, hehe.

Dá uma olhada no link q eu postei. :legal: Pode ñ explicar tudo, mas ajuda bastante. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Com relação ao que vc falou, só não sei o que são as vias.

Achei que já tivesse respondido o tópico! hehe Valeu pelas respostas de todos, esclareceu bastante as dúvidas!

Compartilhar este post

Link para o post

Com relação ao que vc falou, só não sei o que são as vias.

Achei que já tivesse respondido o tópico! hehe Valeu pelas respostas de todos, esclareceu bastante as dúvidas!

De uma forma simples... são as faixas de frequência de um crossover.

Se o x-over divide uma gama completa de frequências em 2 partes, dizemos 2 vias, se em 3 partes, 3 vias...

Como eu já disse q teoricamente ouvimos de 20Hz até 20kHz, então entenda da seguinte forma:

Exemplo 1: o crossover de um kit NAR, q faz o corte das frequências em 3kHz (p/cima e p/baixo). Isso quer dizer q ele separa a gama de frequências q são enviadas p/ele em duas partes. Uma parte, q irá p/os mids (20Hz até 3kHz) e outra q irá p/os tweeters (3kHz até 20kHz). Por isso dizemos q o kit é 2 vias.

Exemplo 2: eu tinha um kit MB quart 3 vias. O x-over separava a gama em 3 partes. Ele fazia os cortes p/midbass (20Hz-350Hz), p/o midrange (350Hz-3,5Hz) e p/tweeter (3,5kHz-20kHz).

A explicação p/players 2way e 3way eu já fiz.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...