Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fvigna

Ajuda Com Caixa Band-pass

Recommended Posts

E aí Pessoal, gostaria de uma ajuda do pessoal mais entendido. meu som é o seguinte:

- Alpine 7998

- Kit 2v Clarion SRS-1685 45w rms

- Amp Clarion APA 450 4x 50w rms @4 ohms

Agora pretendo botar um sub, mas quero montar numa caixa band-pass. Como não é qualquer sub que aguenta, nem qualquer um que sabe fazer, peço aqui uma indicação de sub e medidas da caixa. Meu carro é pequeno, tenho pra disponibilidade apenas uns 50L, desconfio que vou conseguir colocar no máximo um 10" nesse espaço.

Meu som ainda é bem básico, mas pretendo dar um up em falantes e amp em breve, então a escolha do sub pode ter uma margem um pouco maior do que esse conjunto aí.

O que me indicam?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
E aí Pessoal, gostaria de uma ajuda do pessoal mais entendido. meu som é o seguinte:

- Alpine 7998

- Kit 2v Clarion SRS-1685 45w rms

- Amp Clarion APA 450 4x 50w rms @4 ohms

Agora pretendo botar um sub, mas quero montar numa caixa band-pass. Como não é qualquer sub que aguenta, nem qualquer um que sabe fazer, peço aqui uma indicação de sub e medidas da caixa. Meu carro é pequeno, tenho pra disponibilidade apenas uns 50L, desconfio que vou conseguir colocar no máximo um 10" nesse espaço.

Meu som ainda é bem básico, mas pretendo dar um up em falantes e amp em breve, então a escolha do sub pode ter uma margem um pouco maior do que esse conjunto aí.

O que me indicam?

cara eu tô com um projeto de band-pass pra dis de 10 que ocupa 72 litros, em breve vou executa-la pra por num corsa sedan. [^]

Compartilhar este post

Link para o post

E aí fvigna, beleza?

Cara, consegui simular duas caixas aqui para um JL 10W0 de 125W... uma band-pass (linha amarela) e uma dutada (linha branca).

Note que ambas as caixas respondem mais ou menos da mesma forma, porém a band-pass é um pouco mais atenuada em relação à dutada (pela simulação, 1.5dB).

Dá uma análisada nesse programa e veja qual a melhor para o seu caso. Veja os dados das caixas:

Dutada

Volume: 60L

Sintonia: 25Hz (duto de 4" x 59)

F3: 25Hz

Group-delay: máximo de 24ms em 22Hz

SPL: ~ 126dB em 45Hz

Band-pass

Volume selado: 35L

Volume dutado: 23L

Sintonia: 43Hz (duto de 4" x 51)

Corte inferior (-3dB): 29Hz

Corte superior (-3dB): 66Hz

Group-delay: 18ms em 28Hz

SPL: ~ 122 dB de 30 a 66Hz (!!!)

Aí estão as medidas para construir uma ou outra. O volume ocupado por ambas é equivalente, então teste e use a que mais lhe agradar.

Abraço.

Edu Nicácio

post-50-1201713412.png

Compartilhar este post

Link para o post

em q carro vai ser instalado a caixa?

qual o motivo de ter escolhido band pass?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...