Meu primo Paulo tinha instalado em um Gol G5, um crossover JFA X5, uma caixa de graves com um par de Pionner W307, uma caixa de cornetas e tweeters contendo 4 corneta JBL Selenium D250X e 2 Super Tweeter JBL Selenium ST324, tocados por um módulo Roadstar, alimentado por uma fonte Usina Spark Plus 60A. Esse primo vendeu o carro e deixou o som parado por mais ou menos 4 anos. Pouco antes dele vender o carro e remover o som, o amplificador Roadstar parou de funcionar.
Meu outro primo Murilo comprou um Fiat Stilo, esse carro possuía sistema de som, que não foi vendido junto com o carro, mas o antigo dono deixou os cabos RCA e de alimentação. O Murilo pegou o sistema de som do Paulo, que estava parado, para montar no seu carro e nós dois realizamos a montagem. Como o modulo do Paulo estava com problemas, utilizamos um Taramps DS440x4 que o Murilo tinha. Utilizamos o crossover com a mesma regulagem utilizada no carro do Paulo, apenas alterando os ganhos. A caixa de grave tocou sem nenhum problema ou ruido, no entanto, a caixa de corneta e tweeter não funcionou, tocando muito baixo e com muito ruído. Trocamos as caixas de canais para ver se o problema era no amplificador, mas o problema continuou. Abri a caixa para verificar a ligação dos alto-falantes e se algum estava queimado, a ligação estava de um lado, duas cornetas ligadas com um tweeter, todos em paralelo, cada tweeter em série com um capacitor de poliéster, e do outro lado a mesma ligação. Como cada um possui a impedância de 8 ohm, estava fechando 2,6 ohm, acima do mínimo do amplificador, que de 2 ohm por canal. Testei cada alto-falante individualmente e todos responderam perfeitamente, mas quando eu montei a caixa novamente, com a mesma ligação que estava antes, o problema continuou.
Testei cada alto-falante individualmente utilizando uma placa amplificadora TPA3110 de 30W por canal e todos responderam perfeitamente, mas quando eu montei a caixa novamente, com a mesma ligação que estava antes, e montamos novamente no carro o problema continuou.
Observação, após montar a caixa novamente, eu fui testar utilizando o placa amplificadora TPA3110 e a placa queimou. A impedância de trabalho da placa e de 4 a 8 ohm, para não queima a placa eu associei em série com um alto-falante que eu tinha de 4 ohm (Bravox B3X50), resultando em 6,6 ohm, e mesmo assim a placa amplificadora queimou.
Alguém sabe me dizer qual pode ser o problema?