Bom dia galera! Como vai? Gostaria de algumas orientações e opiniões sobre o que penso em fazer.
Antes de tudo um breve histórico do meu carro:
Eu tenho um fiat 500 polonês, essa versão veio para o Brasil apenas em 2010, e conta com um motor fire 1.4 a gasolina com 100cvs, 13.3kgf.m de torque e 930kg de peso. É um carro leve e bem curto e por esse motivo utilizo ele em hot laps e estudo começar a fazer provas de subidas de montanha com ele.
Atualmente eu tenho utilizado ele com tudo original, exceto rodas aro 16 esportivas (relativamente mais leves que as originais) + pneus semislick, além de disco de freio e pastilhas otimizadas. Para a suspensão utilizo jogo de molas alemãs Vogtland e amortecedores preparados.
Vamos as ideias de preparação:
Já desencanei de montar esse carro turbo, é meu carro do dia a dia, teria que ficar muito tempo com ele parado, além de gastar uma boa quantidade de dinheiro para deixar ele seguro (entre 25k e 35k).
Portanto queria extrair uns Cvs a mais, mantendo a segurança do motor e o conforto em usar diariamente.
Alguém já teve experiência em melhorar o fluxo nos motores 1.4 fire? Já cheguei a ler nos fóruns do punto (Motor fire com menor potência) coisas como ganho entre 15cvs e 30cvs, com CAI + escape full + remap.
Em foruns gringos, vi que com o CAI correto + escape + remap, é esperado atingir em torno de 120cvs com esse motor, o que seria fantástico pensando nas provas que pretendo fazer, lembrando que aqui no BR é possível passar para alcool e extrair uma potencia maior.
Outro ponto é que no futuro pretendo comprar um shortshifter para o carro, e estou conversando com o Carlini para ver o que podemos fazer em relação ao comando desse carro (Sei que a gaiola do motor é a mesma do punto TJet).
O que acham dessa programação? Sugestões? Experiências com esse motor são válidas.