Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Olicheski

Iniciante
  • Total de itens

    6
  • Registro em

  • Última visita

Reputação

0 Neutral

Dados Adicionais

  • Som instalado
    Etios Sedan, Pioneer DMH-z5380tv, SD800.4, Audiophonic CK6.3, Audiophonic C1-12-D2
  • Tuning
    Original
  • Nome Completo Real
    Alex Tarnowski Olicheski

Profile Information

  • Cidade/UF
    Porto Alegre
  • Interesse
    Increase car audio knowledge
  1. Sim, eu queria na verdade era um 4 way. Mid nas portas tocando abaixo de 300hz, mid de 4 polegadas no painel tocando entre 300 e 3khz e os tw onde estão hoje. Sub na mala 100hz pra baixo. Porém acho que é um metralhadora pra matar mosquito. Talvez o mais viável seja comprar um par de mid NAR cs3 no futuro e tirar o audiophonic. Pesquisei muito sobre processador e acho que vai estragar o som, pelo que leio e vejo no YouTube, processadores "nacionais" (expert, stetsom, jfa) são voltados pra trio e não tem tanta linearidade nos testes. As saídas são mono ou L+R, têm ruído e perda (testados com smaart por exemplo) Acho que vou ligar 3 way mesmo, quando meu sd400.4 voltar do conserto. Desde que criei o tópico: Mudei os tw de lugar Comprei um mic samsung de alinhamento de home theater, por miseros 25 reais, similar ao pioneer e consegui fazer o auto EQ e TA da propria HU. TA finalmente funcionou, mediu legal. O sub deu 12cm de diferença do meu alinhamento "de ouvido". O resultado geral ficou muito melhor. Eu equalizei de ouvido + auto EQ ON, partindo do 0db e tá tocando bem (modo padrão ainda). O posicionamento dos tw melhorou bastante a percepção da voz vindo dos mid. Acho que a gritaria dos tw pra cima refletindo no parabrisa atrapalhava o som dos mids Meus próximos passos vão ser ligar em 3 way quando o sd chegar. Medir com o REW e esse mic os falantes de forma independente e tentar chegar numa equalização mais precisa. Também quero ajustar os níveis de sub, mid e tw pra ficarem mais harmônicos e acho que já era. Tô muito fissurado no som, tenho que dar uma segurada heheh
  2. Fst-lobo, Ligar ativo seria tirando o crossover, ligando sub, mid e tw e fazer cortes pelo player, certo? Ou usando um "processador"? Processador barato (stetsom, jfa ou expert) eu to com medo de prejudicar a qualidade. A primeira opção ficou ótima, mas meu sd400.4 deu problema, ta na assistência. Havia ligado sub e mids no sd800.4 e os tw no sd400, mas os tw eu mantive o cross passivo com medo de queimar. Eu consegui mais clareza e potência entre mid e tw, além de poder controlar os níveis separado. Fiquei pouco tempo nessa config mas sd400 tava gerando um leve ruído com o motor ligado, mesmo com fiação nova e aterramento bem próximo, lixando e tudo mais. Quando ele voltar vou tentar usar um rca mais longo e rotear junto dos demais que vão pro porta malas (centro do painel), estes não dão ruído, é posicionamento mesmo. O sd400.4 fica sob o porta luvas. Ontem instalei os tw nos "copinhos" da Audiophonic, colados nas colunas, permitindo o direcionamento. Ficou muito melhor, mas muito mesmo. Deixei off-axis cruzando mais ou menos no centro do banco traseiro e aos poucos vou ajustando.
  3. Alves, 1 e 2 - não tem? Pedi pro SAC da Audiophonic os cortes e só me enrolaram. De qualquer forma a frequência inicial do mid é 67hz, a HU corta HPF 63 ou 80hz. Deixando em 63 posso danificar a bobina? Hoje está em 80hz, to pegando leve no volume. 3 - Deu uma boa melhorada com equalização. Deixei em Flat e fui aumentando ou baixando 2db até ouvir melhor as vozes. Equalização pré definidas eu desisti. 4 - To pensando em mudar os tweeters de posição, tirar do espaço "original" e instalar os suportes da Audiophonic para poder posicionar o ângulo e ver como fica. De qualquer forma na voz não vai mudar nada, mas talvez atenuando -3db no crossover passivo pelo jumper fique mais equlibrado. Na posição que tá, se eu atenuar fica praticamente só mid. 5 - Modo Rede, a HU separa os 3 pares de saídas RCA em alto, medios e graves. Consigo fazer bandpass no mid, hpf no crossover e lpf no sub com inversão de fases se precisar. Já fiz o teste colocando um sd400.4 só pros tweeters, mas com o crossover passivo com medo de queimar eles (corte em 5khz) Pensei em comprar um processador e usar apenas nos medios, mas tenho receio de ficar ruim, ruído ou som artificial demais, acho que vou manter duas vias por enquanto e investir num par de mid NAR, regulando o modo rede sem crossover passivo. Pelas especificações o NAR 6,5 polegadas desce mais. Valeu
  4. Pois é Luciano, eu também prefiro testar os cortes primeiro do que chumbar no passivo sem referência. Pensei em fazer o crossover mas desisti justamente por não ter ideia dos pontos ideais pro meu gosto. Imagino bandpass pros mids da porta de 80hz a uns 300hz e pros mids de 4 polegadas de 300hz até 5Khz, mas só testando mesmo O alinhamento de tempo eu tentei fazer na HU, tanto na trena quanto com um microfone condensador e não saiu legal aí desativei, vai ser o próximo capítulo. Obrigado pela contribuição!
  5. Cara, eu tenho um SD800.4 tocando um kit audiophonic kc6.3 e um sub audiophonic C1-12-D2. Também tinha esse medo de queimar o kit pois a potência nominal é 80w RMS. Pode ficar tranquilo! Cuida pra regular o módulo, ganho não é volume, eu demorei a aprender. Minha HU dmh-z5380tv manda 4v no máximo, volume 40, mas distorce bastante de forma audível. A minha regulagem máxima ficou nos 3v, volume 30, EQ flat, sem loudness e bassboost. Tocando um tom WAV 60hz a 0db (baixa no site da soundigital). Módulo em flat, bridge do sub em 40v e estéreo em 20v medindo com multímetro em AC. A abertura do ganho é 1/4 do total (+-1v). Ganho de ouvido até distorcer é loucura na minha opinião. No dia a dia, uso volume 25, no máximo 27 com qualidade e um certo SPL. Dessa forma, toco o terror no kit sem medo. Abraço e feliz ano novo!
  6. Olá pessoal! Me inscrevi hoje no fórum, mas venho acompanhando há meses o conteúdo e lendo os artigos pra não fazer pergunta besta hehehe. Tinha um set muito modesto, central hetzer chinesa com 0,3v nas saídas, sd400.4, bravox cs60bk e sub OMD 200. Aos poucos fui montando o set atual: Pioneer DMH-Z5380TV Audiophonic Club CK6.3, tw painel (etios sd) e portas tratadas com manta. Audiophonic Club C1-12-D2 numa caixa dutada sintonizada em 40hz SD800.4 em flat com ganho bem ajustado RCAs audiophonic, cabeamento paralelo simples e cabos de energia corretamente dimensionados, terra bem feito. Cortes LPF 24db 8a 100hz sub fase invertida, HPF 12db 8a 100hz no 2 vias no player. Crossover passivo do ck6.3 cortando hpf 80hz e lpf 5khz Meu ouvido se adaptou nos 100hz, gosto de ouvir o punch do som, dar um gás moderado no volume mantendo a qualidade. O ponto é que mesmo com todos recursos e regulagens, me incomoda o mid do kit 2 vias. Pelo posicionamento, a voz vem de baixo. Fica bom, mas eu quero melhorar. Os tweeters estão no painel e nesse local, cabe perfeitamente um alto falante de 4", aí os tweeters seriam instalados no suporte direcionável que vem no ck6.3 Minha dúvida é, vale a pena eu investir num fullrange ou midbass NAR por exemplo? Pensei em comprar um par do NAR 400FR3 e um processador JFA J4 PRO para fazer os cortes pra tudo. Tenho o antigo SD400.4 que ligaria os tw e os fullrange. Os mid e o sub seguiriam no SD800.4 Tenho receio de investir e gerar ruído , prejudicar a qualidade do som por usar processador, mas não vejo outra saída Ja tentei modo bridge no Pioneer, deu mais potência pra mid e tweeter, mas segue faltando voz na frente. Ja pensei em comprar os crossovers do kit dat 3 ways, mas hpf pros tweeters são em 3khz e os audiophonic podem queimar (fs1.8khz). Gostaria de opiniões! Obrigado e feliz ano novo para todos!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...