Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

SaibotSound

Iniciante
  • Total de itens

    5
  • Registro em

  • Última visita

Reputação

1 Neutral

Dados Adicionais

  • Som instalado
    Caixa ativa S3
  • Nome Completo Real
    Tobias Vicente Flores

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • Cidade/UF
    Sapucaia do Sul/RS
  • Interesse
    Eletrônica e som automotivo
  1. É isso aí mesmo, imaginei que não inteferia tanto. Dá pra ligar com capacitor. Sobre esse sistema, depedendo do tipo do rádio dá pra dar um ganho de 80 a 2k pra compensar a diferença de sensibilidade ou colocar resistor em serie com o driver.
  2. Sim Ale, a impedância é dinâmica em relação a frequência. Até é possível ligar se utilizarmos um crossover passivo bem dimensionado, mas caso alguma distorção entre no circuito oque tenderá a prevalecer será o RE, acarretando na impedância baixa. O ideal é um woofer de 8ohms em paralelo com o driver TI e um resistor juntamente com capacitor para atenuar e fazer o corte no driver TI. Outra solução seria um amplificador com impedância de saída de 2ohms, portanto pode ligar tudo em paralelo, a potência sobre o woofer (4ohm) será o dobro da potência sobre o driver TI. Se eu fosse desenvolver este projeto, usaria o woofer de 8ohm e o resistor. Nunca daria problema e iria tocar bem.
  3. Agora não é circuito eletrico e sim som: A dúvida não é sobre casamento de impedâncias? Se ambas frequência são enviadas ao mesmo tempo, só ocorre a separação de cada uma para um lado e não associação de impedância: Separa uma para cada lado, considerando isso ambos os lados estão recebendo uma parte do sinal, logo você tem um circuito paralelo Senão como os kit 2 vias por exemplo teria impedância de 4 ohms (sendo que alguns usam crossover com apenas hpf e outros hpf e lpf) e no final o kit continua com 4 ohms ( Esse exemplo vc pode procurar em diversos sites de marcas e produtos diferentes) Se você medir com um multímetro, com certeza terá apenas a impedância resistiva do alto falante pois o capacitor elimina o sinal DC, por experiência percebi que os rádios automotivos conseguem trabalhar com uma impedância um pouco abaixo, nunca vi problemas com este tipo de aplicação. Mas a impedância do circuito para sinais de áudio tende a ser 2,66 ohm e isto é incontestável. Existem users aqui, que não são apenas alunos que aprenderam "sentado" na cadeira, alguns são os que estavam dando aula e outros tem o conhecimento de experiência práticas, que possivelmente vc não possui pelo visto Referente a minha carreira e experiencia, não é da sua conta.
  4. Cara, não dá pra ligar. Imagine o seguinte, um Woofer (4ohm) ligado em paralelo com um driver TI (8ohm), porém o driver TI possui um capacitor em série fazendo um high pass de 2khz, certo. A impedância de saída correta para o amplificador são 4 ohms (conforme o problema do tópico) Aplicamos ao sistema primeiramente uma senoide de 400hz: Para esta frequência o sistema possui um impedância próxima de 4ohm. (apenas o woofer tocando pois o capacitor atenuou as frequências baixas do driver) Aplicamos uma senoide de 5khz: Para esta frequência o capacitor se comportará como um curto circuito e a impedância resultante será próxima do paralelo de ambos os transdutores 8//4 = 2,66 ohm Tudo bem, vamos resolver este problema da baixa impedância em frequências altas agregando um low pass para o woofer, vamos instalar então um indutor em série fazendo um low pass de 1,5khz. Novamente aplicamos 5khz: Apenas o driver TI responde pois o indutor atenua as frequências altas para o woofer, impedância resultante próxima da impedância do driver TI, 8ohm. Ótimo, podemos ligar. Para frequências baixas a impedância do circuito tenderá a 4ohm e para impedâncias altas 8ohm. Blz, só vamos fazer mais um teste: Agora aplicaremos uma senoide de 5khz juntamente com outra senoide de 400hz (isto é o sinal de áudio, pode existir grave, medio, agudo ao mesmo tempo, é uma mistura) Agora, para este sinal o capacitor e o indutor se comportam como um curto-circuito (ambos filtram as frequências corretas, porém estão a conduzir ao mesmo tempo) e a impedância do circuito tenderá novamente a ser o paralelo de ambos os transdutores, 2,66 ohm. Logo, não dá pra ligar. O ideal seria um woofer de 8ohms, ligado em paralelo com o driver TI e caso você ache que o driver está sobrepondo muito o woofer, você pode usar um resistor de potência em série com o driver para atenua-lo (8 ohm atenuará 3db). E respondendo o Emanuelnobrega, meu raciocínio não estava errado, porque aquilo que eu afirmei não se tratava de um raciocínio que eu deduzi e sim um conceito que aprendi na cadeira de circuitos elétricos 3.
  5. Pra tirar a sua dúvida, imagine o seguinte, o som é composto por todas as frequências, portanto se houver batida para o médio junto com agudo para o driver ti na música, mesmo com os cortes de frequências ambos estarão trabalhando ao mesmo tempo, portanto a impedância resultante será o paralelo dos dois. Por isso não dá pra ligar, portanto você precisa de um woofer om impedancia de 8ohm.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...