AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V.
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****
-
Total de itens
6 -
Registro em
-
Última visita
Reputação
0 NeutralSobre NITROMAN
- Data de Nascimento 19-06-1993
Dados Adicionais
-
Nome Completo Real
Marlon Turcato
Profile Information
-
Sexo
Masculino
-
Cidade/UF
Catuípe/RS
-
Crossover do modulo
' NITROMAN' respondeu tópico de ' Verdeee' em [SPL] Sound Pressure Level e muito grave interno
Ressucitando aki pq to com a mesma duvida do colega aew de cima. Simulando um subsonico de 20 hz por exemplo ele empurra 20 hz pra cima, um pouco de 30 e e um pouqinho de 40, deixando a resposta mais plana nessa faixa. E aew galera do forum, vcs observam isso em outros softwares? Também ainda não encontrei uma forma de incluir um lowpass no Bassbox 6. -
Vou comprar a fonte, mas meu conhecimento de eletrônica se restringe ao que to aprendendo neste tópico. Tentando contribuir com o tópico vi que tem poucas referências para a bitola dos cabos. Acho que seria interessante se o Viepper, como autor do tópico destina-se la nas primeiras paginas um capítulo sobre isso. Fiz os calculos me baseando nos artigos do site http://autosom.net/artigos.asp 1 - que medida devemos ter como base pra ligar nossa fonte a tomada? OK CALCULO FONTE DE PC: watts / volt. = amp amp = awg 350/ 220 = 1,6 ampréres 350/ 110 = 3,18 ampréres Segundo a tabela: http://autosom.net/artigos/awg.htm o cabo 20 AWG (0,41 mm² de seção) 1,6 A pode ser usado para regiões 220v o cabo 17 AWG (1,04 mm² de seção) 3,2 A pode ser usado para regiões 110v 2- Para uma ligação da fonte direto ao amplificador Usando a calculadora: http://autosom.net/a...c_fuse_cabo.htm Simulando um amplificador classe AB 400 rms Temos o resultado de um fusível de 67 Ampéres (não muda conforme comprimento do cabo) e um cabo 6 awg (pode se usar até 3m) 2- Para uma ligação da fonte,a bateria e desta ao amplificador? Para uma ligação da fonte,a bateria 14v 350/14 = 25 a = 7 awg Deve se usar algum fusível aki? se eu e interpretei errado, por favor me corrijam.
-
Vou iniciar testando com 40l (pra cada falante), se ficar embolado corto a taboa pela metade e aproveito pras de 20l segue texto que garimpei no forum: Segredo? Não, não tem não... o que existe é a necessidade de "empirismo" mesmo. A caixa perfeita nunca é aquela que sai do projeto dirreto pra realidade, e a verdade é que a caia só fica boa depois de muito teste e alteração. Escolha do volume adequado é a parte mais COMPLICADA. O volume da câmara é o que vai oferecer o correto amortecimento ao cone do falante. Pouco volume (seja selada ou dutada) freia muito o cone. Muito volume, freia muito pouco o cone. Todo falante é composto de um motor, um conjunto móvel (cone) e uma suspensão (aranha e borda). O motor empurra o cone, e sua força é medida pelo produto BL. A suspensão lhe fornece um meio ELÁSTICO que faz com que o cone retorne à sua posição inicial, e, dependendo dos objetivos daquele falante, irá oferecer uma carga mecânica, para que este cone não se movimente demais. O ar dentro da caixa vai se comportar como parte desta suspensão. Por isto que falantes em caixas grandes demais excursionam demais, e há falantes que sequer precisam de uma caixa (modelos free air). A relação do falante com o volume interno da caixa é mostrado pelo VAS. Quanto maior, MENOR é a necessidade de "freio" (tá, vamos chamar de CARGA ACÚSTICA). Quanto MENOR, mais ele depende de carga acústica. GERALMENTE a caixa sempre vai ser MENOR que o VAS. Em muitos casos, 50% dele é um valor de partida, mas veja bem, isto é completamente genérico e NUNCA deve ser entendido como receita ou regra, nem mesmo como limite. Tá, falei muito, né? Resumindo, caixa muito grande TENDE a deslocar muito, e isto significa: 1 - Cone se perdendo, logo, grave embolando. 2 - Maior deslocamento, podendo levar ao dano. 3 - MAIOR facilidade ao conjunto motor para mover o cone em grandes deslocamentos, o que te leva a uma resposta melhor em baixas frequências. Caixa muito pequena mantem o cone mais controlado, o meio fica com constante elástica maior, logo, o cone consegue retornar com maior agilidade de um movimento. MAS isto cobra seu preço, e esta resistência maior reduz a resposta em baixas frequências, e, além disto, por exigir maior força do conjunto motor para movimentar o cone, tende a não ter força para movimentos muito pequenos da fase membrana. Estes movimentos sãao aqueles graves mais baixos, que estão na extensão de qualquer "batida", ou na miccrodinâmica de um som grave (sim, ela existe, ao contrário do que muitos dizem). Logo, se diz que o grave perde extensão. Como saber quando a caixa é ideal? Testando várias caixas, ou fazendo uma caixa de teste que permita reduzir o volume com sacos de areia, até se chegar num ponto ótimo. Fora isto, não tem jeito. Duto? Testando. A interação entre a caixa e o ambiente muda TODA a resposta que você viu lá na simulação, por isto uma boa caixa nunca fica "lindinha" lá no Bassbox ou no WinISD. A frequência de sintonia (Fb) pode ser acima, abaixo ou igual à F3. Eu mesmo já usei falante de Fs de 80Hz em caixa grande, sintonizada a 40Hz pra conseguir mais graves comprometendo potência e velocidade. Fb abaixo da sintonia tem 2 problemas: O SPL na sintoniaa não é tão alto (mas quebra o galho reduzindo o rolloff pra frequências mais baixas), e o Group Delay fica alto. O que é o tal do Group Delay: É, a grosso modo, a diferença de tempo que cada frequência leva pra ser reproduzida. Como nossos ouvidos conseguem distinguir diferenças iguais ou maiores que 24ms, qualquer GD maior que isto VAI ser entendido pelo nosso cérebro como embolamento, pois a reprodução de uma onda de baixxa frequência pode acabar se sobrepondo a outra nota de frequência diferente (eentenda frequência como período). Diâmetro do duto é função do volume de ar que passa por ele. Logo, se o falante desloca muito ar, um duto mais fino vai soprar. Por via de regra, use sempre o duto de MAIOR diâmetro possível. Melhora a resposta em baixas frequências e evita ruídos de sopro. Quadrado ou redondo, tanto faz. Só que o quadrado te deixxa livre pra escolher a área, enquanto o redondo vai te cobrar ficar dentro dos valorescomerciais, ou usar vários dutos. Bem, é isto, tentei ser o mais simples possível. Mas muita coisa aí não tem como ser simplista, então meta as caras no google pra digerir tudo. Leia mais: http://autoforum.com.br/topic/157344-caixa-dutada-e-dutos/#ixzz39wMmHHta Follow us: AutoSomNetBrasil on Facebook
-
Ok, parece que quanto a excursão não haverá problemas. Vcs chegaram olhar as ibagens das simulaões no bassbox. Parece render mais DB's utilizar um volume de caixa maior (e mesma freq de duto). Ex 20 e 40l comparação (individuais, coloquei fs do falante em. A FS do 6X9 bravox eh 60hz, mas coloquei 70 hz pois axo q a do b-buster é maior). Independente da litragem defininida será 1 caixa paa cada falante separadas ( 1 pra cada canto) Ex:20l vs 40l https://imageshack.com/i/f0uvgNxuj
-
Fiz a simulação da caixa com os 6x9 BRAVOX B4X69t do lucas durante (comecei ontem a mexer no bassbox então pode estar sujeito a erros, se for me corrijam) https://imageshack.com/i/f0SwiPfjj https://imageshack.com/i/kqr5El3bj https://imageshack.com/i/exCrHo6Yj https://imageshack.com/i/kqpjJEdKj https://imageshack.com/i/eyZ3Kw6Tj https://imageshack.com/i/knEpWiNWj https://imageshack.com/i/f0ykh0qgj No gráfico mostra um deslocamento do cone bem alto, A única referencia de xmax para 6x9 foi dentro de um tópico, onde modelos da selenium divulgam de 1,5 a 2mm isso significa que minha simulação está errada? (n sei se o bassbox simula esse deslocamento com senóide ou com programa musical) ou meu entendimento do gráfico? Ou ainda esses 6X9 tem xmax de sub? Estou me baseando nesses bravox que o rodigo e o lucas usam para ter uma idéia do comportamento de um falante semelhante, com diferentes litragens e sintoniasde duto. Por curiosidade, a caixa sugerida pelo bassbox para qualidade, de 227 litros, mostra um ponto máximo de deslocamento menor que a caixa de 43 (40l). Por isso minhas dúvidas acima. Agradeço a atenção em responderem ao tópico.
-
APRESENTAÇÃO: Sempre busco informações nos forums e o autoforum vem me chamando atenção pelo seu conteúdo que casa com meu interesse atual de qualidade com custo X benefício utilizando equips automotivos que estão sobrando. (no HTforum, sempre acompanhei os maravilhoso projetos do Renato, mas ainda estou a km's de distancia deles). Os projetos que li por aqui, são aqueles onde o cara olha pro falante e não acredita que é so ele que tah fazendo aquele som. Este é o tipo de projeto que estou interessado. Tópicos que tem servido para estudo e inspiração: rodrigodoidao: http://autoforum.com...jeto-diy-4-6x9/ Lucas Durante: http://autoforum.com...o/page__st__175 Allan Farias: http://autoforum.com...m-caixa-de-20l/ SubSonic: http: //autoforum.com.br/topic/143696-caixa-tipo-lt-para-leigos-novidade-no-2-post/ Iaan Henriqu: http://autoforum.com...-de-6-dutadona/ vxice: http: //autoforum.com.br/topic/141805-subgrave-de-22hz-com-sub-de-6/ julianonicoletti: http://autoforum.com.../191224-baubos/ SubSonic: http://autoforum.com...c/#entry3039819 SubSonic: http://autoforum.com...s/#entry2837272 victorj: http://autoforum.com...c-mtx-ou-outro/ cmpicolo: http://autoforum.com...169381-bassbox/ OBJETIVO: Caixas fullrange residencial, buscando uma resposta plana e com SPL dentro do possível, APROVEITANDO A BAIXA POTÊNCIA QUE SERÁ APLICADA RESPEITANDO OS LIMITES DE SEGURANÇA DOs ALTOs-FALANTEs SPEAKERS: A. 1 par de 6x9 b-buster - 7 anos de uso gostava do timbre deles quando tocavam na Strada 2003 cab. extendida nas laterais traseiras -(sem parâmetros TS) B. 1 par de 6x9 bomber tuning - ? anos de uso - só ouvi quando estavam no tampão do gol G3 com HPF -(sem parâmetros TS) - 4ohm 100 rms (diz a eiqueta atrás de cada falante) C. 1 par de 6 e 1/2 roadstar quadriaxiais - pelas audições que fiz dve ter sensibilidade 2db abaixo do 6x9 b-buster, ambos free air(sem parâmetros TS) 4 ohm 60 rms (diz a eiqueta atrás de cada falante) *Consideração: Como não tenho o TS dos falantes busquei de outos, para termos uma referência, mesmo que genérica. POWER: CD PLAYER pioneer DEH-1450 (4 X 22 rms alimentado por fonte atx 12v) - Ligado aos 2 pares de 6x9 Receiver frahm HS-4900 (2 X 10 rms) - Ligado ao par de 6 e 1/2 *Consideração se algum dia resolver ligar os falantes a potencias mais fortes será feito HPF. Portanto vamos considerar as supracitadas para desenvolvimento da caixa A QUESTÃO: Qual a melhor montagem de caixa para o meu caso? LT ou Dutada?
AutoForum.com.br
O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis