Sou mecânico e vou te falar sobre a manutenção dos carros que vc elencou no post.
O 307 é um bom carro,mas o contra seria o preço das peças meio caras,e em alguns casos,como bobina,por exemplo,só a original resolve.Mas tem várias autopeças especializadas em franceses pra contornar isso.O que tem estar ok é a eletrônica do carro,principalmente a rede CAN,suspensão dianteira e A/C.
Na mecânica geral,tanto o 1.6 como o 2.0,são motores manjados p/ manutenção pra quem é sério no ramo.Estando ok,como todo usado,é fazer a manutenção de praxe,como correias,velas,filtros,vazamentos,arrefecimento,etc a tal.
Meriva e demais GM são os mais molezinhas na manutenção e peças baratas.O Meriva têm alguns detalhes chatos,como troca de embreagem,cilindro mestre e hidrovácuo do freio,mas no geral é um carro fácil e relativamente barato quanto à manutenção.Contras:consumo alto e o fato de vários terem sido usados por frotistas.
Fit não é tudo isso que os consumidores falam.É bom e robusto?Sim,mas se pegar um mais ou menos,vai dinheiro.Ex:a troca da embreagem é muito ruim e o kit é caro,suportes de câmbio e motor não muito robustos.
O Alves sugeriu o C4,e caso te interesse,siga o roteiro do 307.
Resumindo:conservado é bom,mas com pendências é bomba.Parece clichê,mas excetuando os populares básicos,os demais tem que estar com manutenção em cima e não futricados na eletrônica.Ou seja,carro é dono!!!
E sobre espaço pra som,só faz não igual a mim.Vendi um Focus pra ficar apenas com um Palio,e montar SQ com Focal KR2,PPI,Audio Art,8w1,e ainda quer que não tome espaço