tem algumas formas do carro ficar esperto desde baixas rotaçoes....!!
- vc pode colocar uma turbina com a parte quente pequena, ai vai ter pegada desde baixas rotaçoes mas pode estrangular em alta ... !!!
- vc pode rodar com o motor taxado, o carro vai fikar esperto desde baixas rotaçoes... ! mas ai vc nao pode abusar da pressao se nao fura pistao !!
- vc pode rodar com baixa taxa de compressao e colocar um gerenciador de bicos e ponto ... !! ( o MEG por exemplo) o carro vai ficar mais esperto que o original em baixas rotaçoes... !! e voce vai poder abusar mais da pressao por causa da baixa taxa de compressao ... !!
- vc pode colocar um supercharger.... desde a marcha lenta ele ja estara funcionando !!
olha a diferença entre taxas de compressao !!
Taxa dinâmica:
((Pressão/1)+1) x Taxa do motor
Aproveitando um ótimo exemplo do Caio, licensa Ka! biggrin.gif :
''Se pegar um motor com 12:1 de taxa e socar 1,0 bar (que chega a 24:1 de taxa dinâmica), voce tem um enchimento de 3723,70 cc.
Ja com 8,5:1 de taxa estática, pra vc chegar em 24:1 de taxa dinânica (como aconteceu @ 1 bar com 12:1 de taxa estática) vc precisa por 1,82 bar. E nisso o enchimento vai pra 5461,11 cc.
Nem precisa perguntar quem vai anda mais, mesmo com a MESMA taxa dinâmica e mesmos riscos de quebra por sobre-pressão.
E uma turbina pra encher 1 bar e uma pra encher 1,8 bar não tem tanta diferença em termos de turbo-lag.''
Uma taxa estática alta, com pouca pressão, pode render bem, mas se aumentar a pressão, vai furar o pistão, pois a explosão concentra muito no centro. Além do que este tipo de procedimento (alta taxa e alta pressão no turbo) causa problemas como de calço hidráulico (casos mais extremos), desgaste dos casquilhos, sérios problemas de temperatura e de troca de calor.
O que dá mais potência com menos quebra, é menos compressão estática e mais compressão dinâmica (mais pressão / mistura), pois existe melhor eficiência na troca de calor, melhor turbulência, over-lap customizado (usando-se um levante melhor do came ou no grau), esfriando a câmera, melhor controle do avanço de ignição, melhor marcha lenta, etc... São vários fatores a favor de uma taxa estática baixa, girando em torno de 8,5~9:1