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Ferrari
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Caio Ferrari
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Duvida Que Persiste!
' Ferrari' respondeu tópico de ' hulk nervoso' em [TRIO] Elétrico e som pra fora
Olá, São alto falantes bastante diferentes. Um (selenium) prioriza um grave mais profundo, aquele grave mais retumbante, típico de som com o "beis" no máximo. Este tende a agradar a maioria, principalmente aqueles que admiram música eletrônica, hip-hop entre outros estilos de música e/ou barulho carregado em graves (gosto é gosto). O outro (eros) prioriza uma resposta mais bem comportada, com graves mais firmes e controlados (na prática, com menos "peso") que seria mais admirado por pessoas que admiram músicas como MPB, Jazz, Blues... Pagando um belo mico e utilizando a velha ornomatopéia Selenium: BUUMMM BUUMMM BUUMMM Eros: TUM TUM TUM TUM Cada um com suas caracteristicas distintas atendendo a gostos distintos. Espero ter ajudado. -
Dutos Triangulares Qual Comprimento Pro Caso?
' Ferrari' respondeu tópico de ' robertomaronezi' em [TRIO] Elétrico e som pra fora
Caro Trovac, comparei o 2226H com a curva da JBL. É a mesma coisa que o WinISD mostra, analizando até os 100Hz mais ou menos. Lembrando que a escala do gráfico no folder deles está bem ruim, cada linha são 5db. Lembre-se que o modelo proposto por Thiele Small se propoe a simular o comportamento do falante nas regiões da frequência de ressonância. Veja que os fatores Q (Qts, Qms, Qes) estão ligados com a largura do pico de ressonância do falante, seu conjunto mecanico e seu conjunto elétrico, respectivamente. Quanto ao Beyma, pelo que ouvi nos sistemas desenvolvidos pelo figura - Carlos Correa - são muito bons mesmo. Não trabalho com shows e não sei como é a vida deles no dia a dia de trabalho duro, mas o desempenho em testes laboratoriais são excelentes. -
Dutos Triangulares Qual Comprimento Pro Caso?
' Ferrari' respondeu tópico de ' robertomaronezi' em [TRIO] Elétrico e som pra fora
Qual o problema com esses falantes? Eu simulei o RCF aqui utilizando a caixa que eles recomendam no site http://www.rcf.it/download.phtml?id=1853 120L @ 37Hz Fica idêntica a curva simulada por eles que é mostrada no próprio PDF. Talvez eles usem um programa que utilize o mesmo algorítimo que o WinISD. A "deficiência" que notei é que com o alinhamento sugerido pelo fabricante o falante ultrapassa o xmax. Mas como é muidificil ficar dentro do xmax tocando a 800W .. Qual o problema que encontrou com ele nas simulações? Eu nunca tive a oportunidade de medir para comparar as curvas simuladas com a real. Eu continuo por lá, mas postando pouco como sempre. Percebi que o pessoal realmente deu uma sumida. Eu fiquei fora uns tempos devido a uma doença grave. Ao autor do tópico: Me parece que você está procurando "porrada" com o falante errado... -
Dutos Triangulares Qual Comprimento Pro Caso?
' Ferrari' respondeu tópico de ' robertomaronezi' em [TRIO] Elétrico e som pra fora
Eles usam o Leap. Não muda tanta coisa para o WinISD véio de guerra. A diferença é que o Leap consegue ser mais preciso quando comença a se afastar de Fs (devido aos paramos que só ele lê: Krm, Kxm, Erm, Exm) e também ele simula algumas anomalias na resposta influenciadas pela area/comprimento do duto e plota e simula o falante em camara anecóica, half space e ground. Ou seja, se você comparar a resposta do WinISD com a do Leap sem levar em conta a influência das ressonâncias no duto, terá essencialmente a mesma resposta. Como já disseram, é impressionante como a maioria dos alinhamentos sugeridos pelos fabricantes ficam uma verdadeira droga nas simulações. Nessa AES o Homero vai apresentar uma palestra falando sobre o uso do winISD. Quetiona-lo-ei sobre isso. -
Caixa acústica de subwoofer automotivo
' Ferrari' respondeu tópico de ' sepacheco' em AutoSom.net HOT TOPICS
Ola Rodrigo, realmente foi uma pena a moderaçao do forum agir apenas quando o cinto apertou de verdade. Desde que entrei no forum, houve certo atrito com o Paulo Duto no que se diz respeito a teorias que obviamente geraram discussões técnicas, na medida do possivel. Infelizmente depois de um certo tempo, comecei a ser vitima dos sarcasmos e indiretas do Paulo, tentando reduzir à lixo e à piada os pontos de vistas e experiências que divergem daquilo que ele acredita. Infelizmente, ou felizmente nem todos tem a paciencia de ouvir mer** e sair por aí dando risada. Como você, moderador, deve ter percebido eu sempre tentei nao cair na onda de ficar tirando sarro e as Threads sempre acabaram com alguma mensagem minha, do paulo ou de alguém dizendo "É isso aí Paulo". Porém realmente agora nao deu. Eu posto uma mensagem para tentar contibuir com material o tópico e vem o cara querendo me dar aula como ou se eu nao soubesse p! nenhuma e ele fosse o tal ou se eu tivesse dito algo ao contrario do que ele disse. Depois de uma explosão _minha_ aí sim a moderação entra em cena - de forma parcial, diga-se de passagem- para abafar o caso. Triste...... Como diz o velho ditado: Os encomodados que se mudem, peço ao Rodrigo que remova o meu Account do forum Obrigado -
Caixa acústica de subwoofer automotivo
' Ferrari' respondeu tópico de ' sepacheco' em AutoSom.net HOT TOPICS
Prezado Ferrari, Infelizmente eu não posso deixar coisas como essa que vc escreveu passarem, se você tem algo a contestar com a idéia do Paulo, mostre o que está errado e não utilize palavras chulas, não vai ser desse jeito que as coisas vão se resolver Obrigado pela compreensão Abraços -
Caixa acústica de subwoofer automotivo
' Ferrari' respondeu tópico de ' sepacheco' em AutoSom.net HOT TOPICS
Aproveitando o tópico, gostaria de saber se alguém aqui ja simulou uma caixa no computador, montou e depois mediu para ver o resultado. Eu tenho aqui algumas coisas, tem a ver com o tópico ou fica pra próxima? -
Bp Evolution - O Que A Bomber Deve Fazer P/ Contin
' Ferrari' respondeu tópico de ' Gustavo Bomber' em [GERAL] do som automotivo
Ola, gostaria de parabenizar a iniciativa da Bomber de ir até o fórum perguntar a opnião dos clientes. Bem, infelizmente eu perdi a promoção e não pude concorrer ao alto falante. De qualquer forma gostaria de deixar aqui algumas sugestões: - Coloquem um manual com mais informações a respeito do produto. Ao colocar a sensibilidade do alto falante, indique em qual faixa a mesma foi medida. Isso indica seriedade na divulgação dos dados e não corre o risco de que o cliente se sinta enganado pois a sensibilidade de 90db foi alcançada devido a um pico de 10db em 1khz, por exemplo. Não sei se seria ético dizer isso, mas independente da qualidade dos produtos, o pdf da linha profissional da selenium é um ótimo referencial de como construir um bom datasheet de um alto falante. Lembrem-se que no Brasil, falantes automotivos também são usados para Hi-Fi devido a falta de uma linha de drivers residenciais no Brasil e portanto, um data sheet mais completo ajuda com que o alto falante domine esse mercado também. - Quanto aos produtos, além das características óbvias como durabilidade, construção IMPECÁVEL, etc, tentem projetar um alto falante completo. Digo, aqui no Brasil é muito fácil você achar um alto falante que tenha uma característica impressionante, sei lá, um Fs de 25hz num falante de 10". Aí você começa a olhar outros parâmetros e vê um Qts de 0,2 e um VAS alto demais, por ex. Isso é de desanimar qualquer mortal. Porntanto, se esforcem para fazer subwoofers com Fs baixos, mas baixos mesmos, ficando em torno de 20Hz mantendo um Qtc ideal em torno de 0.4 mesmo que para isso seja necessario um imã mais pesado, o que elevaria o preço. Porém, dêem um voto de confiança ao bom gosto do cliente, que estaria disposto a pagar algo a mais por um produto de qualidade e características exepcionais. Desejo sucesso à empresa. E desulpem pelo pos-livro. hehehe Um forte abraço, Caio Ferrari -
Pessoal, adiciono mais uma coisa à discussão. Muitos tentam avaliar o falante pela resposta em frequência do mesmo, e quando veem muitos picos e vales na respota, já julgam o falante como lixo. Não tiro a importancia da curva de resposta, porém, gostaria de ressaltar que uma resposta plana não significa um bom falante e/ou com timbre agradável. A resposta esta no fato de que a curva de resposta apenas mostra a intensidade do som naquela frequência e não a forma de onda de tal frequência. Um exemplo? Pegue um piano devidamente afinado e toque a nota LÁ com uma intensidade de 90db, por exemplo. Agora toque a mesma nota LÁ no violão nos mesmos 90db. Ambas terão 440Hz a 90db porém soarão completamente diferente ao ouvido. Fazendo a medição com um OSCILOSCOPIO veremos duas senóides de mesma frequência porém com distorções completamente diferentes, o que determina a diferença de sonoridade entre os instrumentos tocando a mesma frequência. Bom, por inquanto é só! Um abraço a todos e um bom final de semana
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Uma coisa que me deixou besta !
' Ferrari' respondeu tópico de ' Guto de Almeida' em [GERAL] do som automotivo
Matou a pau! Esse é o problema... falante profissional deve ser a prova de mer**, por isso deve ser mais indicado para a maioria. Ainda defendo a tese de que são excelentes falantes os automotivos e funcionam muito bem, na mão de quem sabe trabalhar, ou na mão de quem quer um som pra dentro do carro e não ficar fazendo auê na rua, com 15 cornetas, 1 subwoofer e 80% de distorção. A título de curiosidade, já sonorizei uma sala de Jazz (não o Jazz ritmo musical e sim aquele tipo de Dança) com 2xBass 8" e duas caixas com um Bravox BA8SS e um Tweeter Arlen (não lembro o modelo) com cone de papel. Os Bass estavam com 250W CADA UM com corte em 150Hz e a caixa de altas, estava ligada numa Staner 100S recebendo, cada uma cerca de 50W RMS. Foram várias apresentações com diversos grupos, e o sistema ficou tocando cerca de 5 horas seguidas. Não queimou UM alto falante sequer. E os alto falantes estavam trabalhando muito próximo ao seu limite Quem quiser detalhes, o sistema era: Mesa Staner 06-2s Equalizador Staner GE13 Crossover 2 vias Stereo 12db/8a feito por mim Potência Staner 100S StudioR Heavy Duty SX1400 com potência regulada para 250W em 4ohms Caixa seleada Selenium Bass 8" (linha antiga, com cone preto) Caixa selada com Bravox Ba8SS e Tweeter Arlen com cone de papel. -
Uma coisa que me deixou besta !
' Ferrari' respondeu tópico de ' Guto de Almeida' em [GERAL] do som automotivo
Fora a correria, ta tudo bem. E com você? Eu chutei os parâmetros me baseando pelo 8kw3 da Keybass. Ele tem 95db de sensibilidade e ressonancia por volta dos 70Hz. Não lembro bem. Por isso não coloquei nenhum parâmetro exato. Esses falantes, como o Eros e o 8PW3 são "profissionais" sim. Pelo menos seguem as caracteristicas desses modelos, respeitando obviamente as limitações de um cone pequeno. Pouco ouvi o 8PW3, não acho que é um dos melhores, mas também não acho uma negação. Nem sempre uma curva plana tem a resposta mais agradável. (sendo a recíproca verdadeira) Paulo, você não aprendeu nada errado, porém, são pontos de vista diferente. Veja que para a chegar a extensão de graves de um falante de 12" "automotivo", você precisa de um alto falante profissional de diâmetro MUITO maior, assim como a caixa. A eficiencia é bem superior sim, porém a custo de uma ressonancia maior, ou no caso de respostas em graves equivalentes, a custo de um alto falante bem maior. Não sei se te contei, mas tenho uma caixa acústica Studio-R SKY 300. Ela usa um falante de 12" e um driver Ti 2" em montagem coaxial. Tenho uma caixinha aqui, com um 8" Bravox Premim. Respeitando as ENORMES diferenças de SPL, é possivel usá-lo como complemento da resposta de graves e Sub da Sky 300. Sim, é óbvio que para o Premium a 100% da potência, a SKY não fica nem em 10% porém, não preciso deixar o tal "sistema" no talo para ouvir um som em alto volume no meu quarto. Isso ilustra legal o que quero dizer. Um abraço Caio Ferrari -
Uma coisa que me deixou besta !
' Ferrari' respondeu tópico de ' Guto de Almeida' em [GERAL] do som automotivo
Pois é... até alguém descobrir que falante profissional dá mais SPL, ou "bate mais" como preferirrem... Aí começou essa mer** toda. Eu lendo esse tópico inteiro, não tiro uma virgula do que disse. Um falante de 200W, TEM que aguentar 200W seja ele automotivo ou profissional. Se não aguenta, é lixo. O fo** é você julgar uma linha inteira de falantes porque você viu que tem uma meia dúzia de fabricante vagabundo que os produtos não aguentam a potência declarada. Lembrando que não existe falante automotivo nem profissional. Isso é para separar o joio do trigo para o zé povinho que não manja lhufas de som. Alto falante é alto falante e ponto final. Nada me impede de montar um Sub com um Bass ou um Premium para pequenos ambientes como salas de escola de dança, por exemplo. Da mesma forma que nada impede o pessoal colocar um trambolho de 18" polegadas no porta mala do carro. Bom, acho que é só -
Uma coisa que me deixou besta !
' Ferrari' respondeu tópico de ' Guto de Almeida' em [GERAL] do som automotivo
Só esqueceu de dizer o porque de tudo isso. A grande maioria dos Subs automotivos foram feitos pensando em caixas seladas, devido à sua maior extensão em subgraves. Antes de começar essa moda de trio elétrico, o pessoal prograva subgraves dentro de um carro, sem precisar de um falante de 18". Então, TUDO era pensando para garantir isso. Inclusive a bobina longa, pois a caixa fechada exige maiores excurssões do que uma Bass reflex (fora as frequencias abaixo de Fb, pre PRECISAM ser atenuadas). Os falantes profissionais já foram feitos pensando em SPL. Caixas bass reflex que, na teoria tem 3db a mais de SPL que as fechadas, e pedem alto falantes com baixo Qts, e bobina curta. Só não concordo com o que você disse sobre o Fs de falantes profissionais. A maioria não tem Fs tão baixo assim, apenas alguns modelos de 18" e olhe lá! A grande maioria tem ressonancia na casa dos 45 - 50Hz, enquanto qualquer falantinho automotivo de 10" já tem Fs em 40hz para baixo. Como eu disse em outra mensagem... Simples. Porque falantes automotivos são feitos para...ham... carros. Isso quer dizer que a sua sencibilidade é sacrificada em função de altos valores de Qts e baixos valores de frequência de ressonância. Pois pressupoe-se que um alto falante para ser instalado dentro de um carro, não precisa de tanto SPL como um show, afinal a intensidade sonora teria que ser mantida num ambiente de pequeno volume. Ah, e claro, pressupõe-se também que o sujeito não iria gostar de ter uma caixa de 200L com um alto falante de 18" só para ter subgraves. Por isso meu amigo, se você comparar um alto falante profissional de 8 polegadas com um automotivo, verá alto como. Profissional : - Sensibilidade na casa dos 95dbs Ressonancia na casa dos 70Hz Automotivo: - Sensibilidade: 85dbs Ressonancia: 43Hz Se comprar ambos no ouvido, notará que o automotivo terá bons graves. O profissional, responderá a partir de 100Hz, porém terá uma sensibilidade muito maior. Adivinha como o pessoal do profissional compensa isso na hora de fazer um falante que de graves??? Acertou!! Colocam um enorme diametro de cone! Mas caso você encontre um louco que queira usar automotivo num show, ele precisará de 10 alto falantes de 8" para ter o mesmo SPL com 1W que 1 8" profissional. Mas pode ter certeza que terá MUITO mais grave! Porém, ao invés de 10x8" o que eles fazem? Bingo! usam um 15 ou 18" -
Uma coisa que me deixou besta !
' Ferrari' respondeu tópico de ' Guto de Almeida' em [GERAL] do som automotivo
Simples. Porque falantes automotivos são feitos para...ham... carros. Isso quer dizer que a sua sencibilidade é sacrificada em função de altos valores de Qts e baixos valores de frequência de ressonância. Pois pressupoe-se que um alto falante para ser instalado dentro de um carro, não precisa de tanto SPL como um show, afinal a intensidade sonora teria que ser mantida num ambiente de pequeno volume. Ah, e claro, pressupõe-se também que o sujeito não iria gostar de ter uma caixa de 200L com um alto falante de 18" só para ter subgraves. Por isso meu amigo, se você comparar um alto falante profissional de 8 polegadas com um automotivo, verá alto como. Profissional : - Sensibilidade na casa dos 95dbs Ressonancia na casa dos 70Hz Automotivo: - Sensibilidade: 85dbs Ressonancia: 43Hz Se comprar ambos no ouvido, notará que o automotivo terá bons graves. O profissional, responderá a partir de 100Hz, porém terá uma sensibilidade muito maior. Adivinha como o pessoal do profissional compensa isso na hora de fazer um falante que de graves??? Acertou!! Colocam um enorme diametro de cone! Mas caso você encontre um louco que queira usar automotivo num show, ele precisará de 10 alto falantes de 8" para ter o mesmo SPL com 1W que 1 8" profissional. Mas pode ter certeza que terá MUITO mais grave! Porém, ao invés de 10x8" o que eles fazem? Bingo! usam um 15 ou 18" Não era tão difícil assim né?! -
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' Ferrari' respondeu tópico de ' Guto de Almeida' em [GERAL] do som automotivo
Ta ficando meio paranóia o negócio... O pessoal esta achando que amp profissional é mais potente porque pesa mais.... Já temos amplificadores profissionais com fonte chaveada que pesam 14Kg e dão 8KW. Pessoal, potência é energia/tempo e fim de papo. Se o seu amp automotivo, profissional, residencial, ou seja lá o que for, marcar 100W RMS e ele não conseguir reproduzir, volta ele pra fabrica porque saiu com problema. Outra coisa. Se o falante marca 1KW RMS é que ele tem uma bobina que DEVE suportar 1KW RMS. Seja a sensibilidade dele 80db ou 100db. Potência da bobina é totalmente independente de sencibilidade. Não tem o que discutir. Se você construiu uma caixa bem projetada, mandou 1KW RMS com distorção menor que 5% vinda do amplificador e o seu falante queimou ou bateu bobina.... Ou ele é um lixo ou você foi premiado com um produto defeituoso. Agora, se os tais falantes automotivos não aguentam a potência declarada, não venham com essa de automotivo e profissional não. O falante é uma bst e acabou. Eu tenho um selenium BASS (120W RMS) que só queimou com um regime musical de 2horas a 560W RMS. Fora essa estupidez minha, tocou durante anos, inclusive em pequenos eventos com potencia de 200W em problema algum . Pensem sobre isso
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