E aí galera!
Sou novo aqui no fórum, como cadastrado, mas a algum tempo acompanho pra tentar aprender alguma coisa.
Tenho um Celta 09 2p e estou querendo montar um set básico de qualidade pra dentro do carro, algo dentro do que estou disposto a gastar com equipamentos. Sei que não vai ser aquela Brastemp, mas irá me atender.
Eu tinha no meu carro um MP3 Pioneer antigão, um par de 6x9 Bomber ligado num módulo booster, resultado: nenhuma qualidade!
A cerca de 3 meses, depois de ler muito o fórum, comprei um kit 2 vias bravox (CS50B) pras portas da frente (R$135,00 com frete) e um MP3 Pioneer DEH6350SD, com 3 pares de RCA, havia lido no fórum que era interessante no mínimo 2 pares, (R$350,00 com frete) talvez se fosse hj eu esperaria um pouco mais e compraria pelo menos um Kenwood, mas pro que quero acho que o Pioneer será suficiente.
Liguei o kit no player e mantive o booster e 6x9, mas atenuados, pra eu poder escutar o som do kit. Em termos de qualidade a melhora foi extremamente sensível e eu gostei do "tal efeito palco".
Quero dar um UP no som, tirando o 6x9 e módulo booster e colocando um sub no porta malas, de preferência em caixa de fibra na lateral ou numa caixa de mdf fechando todo o fundo do porta malas. Quero comprar um módulo pra ligar o kit 2 vias e o subwoofer. A princípio pensei em alguns equipamentos, dentro das minhas possibilidades e gostaria da sugestão de vcs.
- Amplificador
> Taramps T-400: pensei nele por ser digital e ter baixo consumo de bateria o que seria legal pra mim que tenho uma de 65Ah. Li um artigo da auto som falando que amplificadores digitais não são legais pra altas-frequências por causa do chavemento na amplificação e eles são recomendados para até 1kHz. Aí não sei se ele seria ideal pra tocar tudo. Outro ponto fraco seria o crossover fixo, por outro lado possui tamanho bem reduzido, o que me agrada. Uns dos instaladores que fui me disse q ele mente bastante na potência, mas não soube me dizer quanto ele dá. Outro instalador me disse que entre os nacionais é uma marca boa que me atenderia.
> Huricane 4.160: pensei nele por ser mosfet, mas o consumo é muito maior. Assim como eu li no fórum, um instalador me disse que os Huricane mentem muito sobre a potência, mas esse 4.160 dá em torno de uns 350 a 380Wrms, o que me atenderia.
> Huricane 4.250: apesar do consumo ser ainda maior, ele dar um pouco mais de potência q o 4.160.
Todos os amplificadores estão na faixa de uns R$350,00.
- Subwoofer
Estava pensado em ficar na faixa de uns 180 a 250W.
> Bravox premium (Achei em loja por R$200,00): Me agrada mas já está fora de linha a bastante tempo, os que tem pra vender, mesmo nunca usados, já são velhos, não sei se prejudicaria a viada útil.
> Bravox UXP: Acho esse sub muito bom, mas o de 10 pol tem 400W o que me faria ter q comprar um módulo maior.
> NAR 180W, 10 ou 12 pol (R$200,00 + frete): Pelo que tenho visto, nacional é um dos melhores, nunca ouvi.
> Pioneer 303 10 pol 250W (R$300,00 + frete): Achei ele bonito e numa potência dentro do que eu pretendia.
Um outra dúvida que tenho é: Como equilibrar a potência do kit com a do sub? Por exemplo um kit de 130W é legal trabalhar com sub de quanto, 200, 300W?
Então galera, o que me sugerem? Não gostaria de mexer com player e kit 2 vias agora, visto que acabei de compra-los e gostaria de ficar na faixa de preços dos equipamentos acima, pois ainda tenho que adquirir os cabos pra fazer uma instalação bem feita.
Para os amplificadores qual destes me daria a melhor qualidade, alguma outra sugestão nessa faixa de preço?
E sub, algum destes ou sugerem outros?
Estou no aguardo e aceito sugestões.
Valeu!