"Voltando ao assunto do tópico..."
Isso ocorre porque o fenômeno da Difração (quando as ondas contornam os obstáculos) ocorre com maior facilidade em frequências mais baixas (grave por exemplo) devido ao comprimento de onda ser maior, já nas frequências mais altas (TI's por exemplo) ele ocorre com menor intensidade pois em frequências mais altas o comprimento de onda é menor.
Quando a galera fica na frente dos drivers com cortes altos (geralmente as TI's mesmo sendo de grande porte como a ETD7200) formando uma parede humana, essa voz dificilmente chega do outro lado, pois como as frequências geradas são altas o comprimento de onda é menor, dessa forma, a difração ocorre com menor intensidade, ou seja, as ondas não contornam as pessoas (obstáculos).
Agora com o "grave" as coisas mudam, como as frequências reproduzidas são mais baixas e apresentam comprimento de onda maior, o fenômeno da difração ocorre com mais facilidade. Por isso, mesmo quem estiver depois da barreira humana "ouvirá" o grave com força e muitas vezes com qualidade.
Na prática se compararmos:
Eros SDS 18'(cortado a 50hz - JFA24db)
Ultravox 12' (cortado a 90hz - JFA24db)
------e---------
D405 (cortado a 500hz - JFA24db)
ETD7200 (cortado a 1.200hz -JFA24db)
Notaríamos que:
- Eros SDS 18'(cortado a 50hz - JFA24db): Claramente por reproduzir frequências mais baixas, contorna melhor a "barreira humana" chegando praticamente inalterado nos ouvidos das pessoas após alguns obstáculos.(Maior Difração)
- Ultravox 12' (cortado a 90hz - JFA24db): Também contorna os obstáculos, porém, menos que o SDS, pois o ultravox reproduz frequências um pouco mais altas, dificultando o contorno dos obstáculos. (Menor Difração)
------e---------
- D405 (cortado a 500hz - JFA24db): Contornaria melhor os obstáculos (barreira humana) do que a ETD7200 pois, reproduz frequências mais baixas (500hz). (Maior Difração)
- ETD7200 (cortado a 1.200hz -JFA24db): Também contorna os obstáculos a sua frente, porém, menos que a D405 citada, pois a ETD7200 reproduz frequências mais altas que o D405, dificultando um pouco o contorno dos obstáculos. (Menor Difração)
Resumindo, no geral:
Frequências mais baixas = Maior comprimento de onda = Maior Difração = Melhor contorno de obstáculos.
Frequências mais altas = Menor comprimento de onda = Menor Difração = Pior contorno de obstáculos.
Em relação ao alcance do som (qual vai mais longe), depende do local em que estejam:
Local sem obstáculos:
Frequências mais altas = Mais direcionais = Maior Alcance.
Frequências mais baixas = Menos direcionais = Menor Alcance.
Local com obstáculos:
Frequências mais altas = Mais direcionais = Menor Difração(desviam menos dos obstáculos) = Menor Alcance.
Frequências mais baixas = Menos direcionais = Maior Difração = Maior Alcance.
Bom, isso ajuda no entendimento de porque quando temos obstáculos na frente do som, escutamos o grave mais intensamente, assim como as vantagens de "levantar" as "Cornetas" e "Médios"(Vantagem = Diminuição dos obstáculos = Aumento do Alcance).
E também o porque de muitas vezes um driver D405 a 500hz(em um local com muitos obstáculos) se sair melhor do que uma ETD7200 a 1.200hz (500hz contorna melhor os obstáculos que 1.200hz).