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Walter

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  1. Fiz isso num gol bola que eu tinha em 99, ficou muito bom..... o que eu fiz foi colocar o tw(TS-S20Pioneer) no pé da coluna do lado direito, no canto do pára-brisa(quem conhece esse tw sabe o trambolho q ele é). O da esq. fui variando a posição até encontrar o equilíbrio, ficou muito bom, acabou ficando mais próximo do retrovisor do que do pára-brisa. Eu tinha tb um par de Neo25 na porta no lugar original, mas direcionado para o retrovisor oposto. A idéia é essa, só consegui o equilíbrio com a reflexão do som no pára-brisa. Depois do gol tive um Santana e coloquei esses super-TW no lugar original em cima do painel, num tem o que falar, show demais, perfeito. Acompanhava um par de triax TS-1676 embaixo na porta mas com seus tw desligados. Vai ser difícil montar outro sistema igual Agora eu to com um gol bola denovo mas em cima do painel no canto esquerdo tem um Autometer 5", então desencana de TW no canto do painel. Só sobrou o lugar original na porta(esquece palco) ou apertado junto à regulagem dos retrovisores pra colocar os TW do kit CS60K. Os MB vão na porta mesmo. Vou montar amanhã os TW e os MB, vou tentar montar os TW no retrovisor mesmo.
  2. Tô querendo montar dianteria e traseira pq curto p/carai o SoundFieldControl, principalmente pros MP3 de qualidade um pouco inferior, o SFC disfarça total. Não sei, mas acho que só o CS60K não vai dar muito volume. Por isso tô colocando os PMB6"+neo 25 na traseira. Como eles falam menos, o som não deve ficar puxando para a traseira e qdo quiser aumentar sei q vai dar um bom volume de som e limpo. Só não sei se o SUB-W vai acompanhar os 4 MB e os 4TW, é um UpGrade de 12"BD em uma dutada empurrado pelos dois bridge de uma Roadstar RS-4210(2 bridges de 182WRMS@12,8V). Será q esse kit atrás tá demais ??? []´s
  3. Nem, ele tem 6 saídas, 2ch low(Sub-woofer)+2ch mid(só médio, desde Mid-Bass até Mid-High) +2ch high(só tw, desde Mid-High até Hi-Freq.). No PRO mode eu perco as funções de Sound Field Control que seriam os efeitos de surround que eu curto pra carai, mas ganho equalização paramétrica de 4 bandas ao invés de 3 bandas no STD mode. Vale lembrar que meu CD tem tb eq. paramétrico de 3 bandas, então a 4ªbanda do PRO mode nem faz diferença pq na realidade eu já vou ter 6 bandas. []´s Walter.
  4. Falae Sergio, Eu também tenho um par de Neo25, um par de TS-S20(Pioneer) e um par de PMB6". O Neo 25 num fala nada e o TS-S20 fala demais inclusive Mid-High. Eu havia pensado em montar o kit CS60K na dianteria e o par de PMB6+Neo25 na traseira(por falarem menos) e ter um pouco de surround provido pelo equalizador DEQ-9200. O equalizador tem sim alinhamento de tempo(delay) e crossover ativo para low(LP), mid(LP+HP) e high(HP) frequencies mas só qdo ligado no PRO mode, no caso eu vou ligar no STD mode e ter os efeitos de Sound Field Control. []´s Walter.
  5. Walter

    Tweeters do kit CS60K

    Falae galera, amanhã termino de montar o meu sonzin.....e tô em dúvida de onde montar os tweeters. É um kit 2 vias CS60K pra montar num gol bola (com forro de porta = do GIII). Não sei se monto os TW no lugar original(junto com a maçaneta) ou se monto na porta junto à regulagem dos retrovisores. No painel nem rola pq já tem coisa no lado esquerdo(Autometer). Já testei os tw no som aki encasa e o bichinho é estridente pra ca*****!!! mesmo atenuado(-3dB). Tô achando q nos lugares originais o palco vai ficar sem profundidade, baixo e estreito. Nos retrovisores, direcionados para o pára-brisa, acho que vai dar um resultado bem melhor, vai levantar e dar profundidade ao palco e num vai ficar tão estridente. Quem puder ajudar, agradeço... []´s Walter.
  6. Falae GGG, Certíssimo, eu pensei uma coisa e escrevi outra. Eu ia escrever que a velocidade DIMINUI DO CENTRO PARA A BORDA, aí achei melhor dizer no outro sentido e esqueci de inverter o DIMINUI. Vou concertar lá. o perfil de velocidades é Vz=(-1/4µ)x(dp(R^2 - r^2)/dz) onde µ é o coeficiente de viscosidade cujo valor depende do gás e da temperatura, e dp(R^2 - r^2)/dz é a derivada da pressão em relação ao raio do tubo. Esta é a equação de uma parábola e, uma vez que o escoamento é axialmente simétrico, o perfil de velocidades gera um parabolóide de revolução. O valor máximo da velocidade de escoamento ocorre para r com o valor de r=0, ou seja, bem no centro do tubo: Vzmax= - (1/4µ)x(dp(R^2)/dz) O sinal negativo na equação aparece uma vez que a pressão num escoamento viscoso decresce com a distância, isto é, dp é negativa. Para se obter a velocidade média em cada secção da tubagem, efetua-se a integração do fluxo da velocidade sobre a área da secção e dividindo-se o resultado pelo valor da área desta secção. Tem-se então um valor para a velocidade média V de: V=(1/Pi.R^2).(integral de 0 a R de(Vz.Pi.r)dr) que no final das contas dá: Vmédia= - (1/8µ)x(dp(R^2)/dz) Se ∆p for a queda de pressão p1-p2 num comprimento L=L2-L1 de um determinado volume de controle estabelecido, a velocidade média V pode ser expressa por Vmédia= - (1/8µ)x(∆p(R^2)/L) Resumindo: A velocidade DIMINUI DO CENTRO PARA A BORDA Falow, []´s Walter.
  7. opa concordo totalmente, minha antiga caixa não era nenhum absurdo nas simulações, ficando abaixo de 25m/s, mas soprava imensamente!!! Gus O Sopro aerodinâmico ocorre acima de 40 m/s sendo suportavel até 55 m/s [] Sandro Falae galera, Valew pelos toques do delay, mas gostaria de opiniões do projeto por ser k-baço em dutadas (é a minha 1ª). A respeito do vent noise ou sopro, há teorias que vão de 0,05 Mach a 0,15 Mach como de valor limite para início do sopro. O que os softwares calculam é a velocidade média do ar no interior do duto, Mas quem conhece mecânica dos fluidos sabe que não é bem assim, que temos "campos de velocidade" e a velocidade do ar AUMENTA no sentido da borda para o centro do duto. Se o duto tem imperfeições (emendas ou rugas), acabamento interno com rugosidade alta ou curvas acentuadas, a velocidade instantânea nesses pontos de restrição aumenta a valores MUITO além da vel. média do ar no duto, além de causar turbilhonamento do ar(menor eficiência do duto). A soma de todos os pontos de vel. alta do ar é responsável pelo sopro (chuffing). Por falar em curvas acentuadas, Sandro , como vc fez para colocar a curva 90º longa numa caixa com 31 cm de profundidade se a curva longa tem 38cm de profundidade já cortando a bolsa (encaixe) ??? Vc cortou já avançando a curva ?? A minha caixa tem prof. menor= 10,0cm; prof. maior=29,0cm; altura=46,0cm e largura=87,0cm de medidas externas. SERÁ QUE CABE a curva longa??? E não vai ficar muito perto das parades internas ?? Com a curva a frequência de sintonia da caixa deve cair, quanto +- ???? Por favor mandem opiniões do projeto tb !!! Valew, []´s Walter.
  8. Walter

    Delay em Vented Box

    Falae galera....... Tô montando o sonzin do meu carro e gostaria de opiniões de pessoas com conhecimento teórico e principalmente EXPERIÊNCIA PRÁTICA em caixas dutadas. Num conheço muito mas tenho alguma noção da teoria básica das caixas seladas e dutadas. É a primeira caixa dutada q eu projeto (sempre fui de selada e tô com vontade de experimentar uma dutada agora) e não tenho noção do valor de delay. Quanto é baixo, quanto é alto, quanto é aceitável ????? Aí vão as informações: Carro: gol bola. Amplificador: Roadstar RS-4210 (2 bridges de 182WRMS@4Ohms, 1 bridge para cada bobina) Alto-falante: Bomber Up Grade SW12B-D (12", 250WRMS, 2x4Ohms) Projeto da Caixa: Vint=55 litros (já descontados falante e duto) Fb=36,5 Hz (Freq. de sintonia da caixa) F3=36,2 Hz (Freq. a -3dB) Fm=29,3 Hz (Menor freq. aplicável à potência máxima do SW) Fp=59,0 Hz (Freq. de pico de resposta) Ganho= +3,7dB@59,0 Hz em Relação a F0. Máx. delay=11,25ms@45,5Hz Máx. Vel. Ar=26,55m/s@21,6Hz (0,07 Mach) Duto: d= 9,8cm l= 23,63cm Gostaria de opiniões sobre valores de delay e comentários do meu projeto. O projeto é para um gol bola para dia-a-dia e ouço de tudo, do Drum n' Bass ao sertanejo. Como ponto de partida, só para comparação: Dutadas recomendadas pelo fabricante: >> Up Grade SW12B-D Máx. delay de ~11,0ms@49,7Hz >> Bravox UXP-12D4 Máx. delay de ~14,0ms@47,6Hz. >> Bravox E2K12D-4 Máx. delay de ~23,8ms@43,6Hz. Seladas (todas com Qtc de 0,9 para parametrização): Obs: Escolhi o alinhamento do Tipo Chebychev (Qtc=0,90) por ser o que favorece os graves de ataque, ou seja, mais "secos"(rápidos, baixo delay). >> Up Grade SW12B-D em 42l, Máx. delay de ~5,85ms@45,0Hz, >> Bravox UXP-12D4 em 31l, Máx. delay de ~5,37ms@48,5Hz >> Bravox E2K12D-4 em 33l, Máx. delay de ~6,23ms@42,0Hz. Quanto é baixo, quanto é alto, quanto é aceitável ????? A partir de quanto de delay o sub começa a ficar "embolado" ??? []´s Walter.

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