Exato, até porque dizem que para comprar uma bateria boa tem que se olhar mtu mais a Corrente de Partida do que a Capacidade Nomianal dela, pois o que vai fazer o motor dar partida seria a corrente de partida.
Mas dai vem uma perguntar, o alternador alimenta o motor depois de dado a partida, e a luz do farol, a luz do painel, essas coisas, quem alimenta mesmo depois com o carro ligado.
Vou fazer isso , vou ser obrigado a comprar um multimetro mesmo, pois quero fazer o esquema dele ler a sonda lambda e já meço se tem alguma fuga de corrente no meu manco.
Som eu não tenho atualmente, eu só tenho hj alarme, trava e vidro eletrico. E em qual "categoria" eu ponho o multimetro para medir ??
O meu não tenho certeza se tem essa proteção que vc mencionou duke, pois tenho certeza que ele é antigo, e era usado pelo meu pai para carregar bateria de trator na fazenda.
Sera que a bateria de um trator é de 6V ???
É eu tava lendo um pouco sobre isso na net, mas não achei o esquema, só ouvi fala desse carregador. Mas sera que compensa "montar" um carregador desse ?!!?
Como é instalado um voltímetro ??? Daria para usar um multimetro para fazer isso ???
O alternador "alimenta" o motor.O resto(rádio,pisca,farol e etc) qem alimenta é a bateria.
Pra ver se o teu carregador tem esse sistema de proteção, é só nota se ele vai baixando sozinho a amperagem.Por exempo, começa com a carga em 7A.Depois de 4 horas ele tá marcando corrente de 5 A sem tu ter mexido em nada.Agora se tu coloca ele pra carrega durate 1 ou 2 dias e nada de baixa nem que seja um pouco a amperagem,certo que ele não tem proteção e vai carregando a bateria até .... E isso reduz a vida da bateria.
Não sei nada de trator.Mas não é imposível que trator trabalhe com 6v e a amperagem de pico seja alta suficiente para "virar" o motor do trator.Pra tirar a prova, só medindo mesmo para saber se é 6 ou 12v.
Sobre o carregador, tem esquema de montagem.Se tiver cadastro,no fórum do site Preparados tem um tópico do pessoal montando um carregador desses.Mas não acho que seja uma boa monta, vai $$$ e M.O.Prefiro investir num carregador mais "profissional".
Voltimetro no carro pra liga é simples.
Liga o positivo do instrumento em algum fio positivo pós chave(só tem corrente com a ignição ligada) e o fio negativo do instrumento em qualquer fio negativo do carro ou aterrar na própria carroceria.
Da pra usa um multimetro como voltimetro de carro.
Mas não acho muito prático.
Se não gosta de voltímetro de ponteiro, existe uns digitais que marcam mais precisos que os de ponteiros.