Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ClioD4D

Mega Capacitor Em Série!

Recommended Posts

Seguinte galera,é que tenho um MC de 1,2F no entanto como dizem que a proporcao é de 1F pra cada 500wrms e troquei recentemente meu ampli por um de 1000wrms,precisaria de um MC de 2F pelo menos...no entanto estava pensando se nao poderia ligar outro MC em serie com o que ja tenho pois nao queria me desfazer dele e ter de comprar outro maior e mais caro por consequencia.Aí é que ta minha duvida...posso ligar dois MC em serie?Somaria a capacidade dos dois?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ligar em papalelo .... + com + e - com -

Com isso a tensão fica igual e a capacitância dos dois caps é somada.

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas por curiosidade.... qual seria o resultado de dois MCs em série? A tensão ficaria a mesma (pois eles não receberiam nada além de 14,4vcc) e a corrente, por estar em série, tb seria a mesma?

Pq pela lógica, dois em série de mesma capacidade daria pra suportar 24vcc numa boa.. mas no carro isso n existe! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Fuçando agora pelo Google encontrei: "Dois capacitores com a mesma capacitância ligados em série ficam com metade do valor dum deles."

No caso de dois capacitores de valores diferentes ... não tenho nem idéia (será que é a regrinha de sempre?). Graças que não me formei nessa área hehe.

Compartilhar este post

Link para o post
Fuçando agora pelo Google encontrei: "Dois capacitores com a mesma capacitância ligados em série ficam com metade do valor dum deles."

No caso de dois capacitores de valores diferentes ... não tenho nem idéia (será que é a regrinha de sempre?). Graças que não me formei nessa área hehe.

Seguinte noisesteel...neste intervalo de tempo do almoco fui la na loja e comprei outro MC igual ao que eu tenho de 1.2F,fiz a ligacao conforme me disse,liguei o positivo de um com outro e negativo tb..mas minha duvida e com relacao aonde ligo o ampli...puxo de somente um MC?pois ele vai estar puxando do outro tb?ou terei de puxar um fio de cada?

Outra,no momento estou puxando um fio de 21mm de um deles....no mostrador digital vi que esta marcando uma diferenca de tensao entre eles...tipo o que tinha fica marcando 12.64v com carro desligado e o outro que esta ligado nele fica marcando 12.50v...é normal?

Ah,antes que me perguntem a ligaco entre eles esta sendo feita com cabo 21mm tanto pra + qto pra- e dai parte outro de 21mm pro ampli.

O MC primario esta com cabo de 21mm tb ate bateria e outro de 21mm pra lataria do carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Se os dois capacitores ficarem bem próximo um dos outros (encostados) e bem próximos ao amp, pode fazer esse link no mesmo cabo sim. O principal é evitar perdas nesse caminho dos capacitores até o amp .... quanto mais próximo, melhor.

Essa diferença na tensão que aparece no mostrador digital é muito pequena ... pode ser erro no voltímetro.

Compartilhar este post

Link para o post
Se os dois capacitores ficarem bem próximo um dos outros (encostados) e bem próximos ao amp, pode fazer esse link no mesmo cabo sim. O principal é evitar perdas nesse caminho dos capacitores até o amp .... quanto mais próximo, melhor.

Essa diferença na tensão que aparece no mostrador digital é muito pequena ... pode ser erro no voltímetro.

Entao ficou mais ou menos assim: entre um MC e outro o cabo ficou em torno de 30cm cada e puxando de um deles pro ampli ficou com 60cm.O que vc acha?

Ah,como acompanho o forum vejo que vc entende tb do assunto entao se der gostaria que desse uma olhada num topico que coloquei na parte de spl e opinasse naquilo que explico.Vlw pela forca noise!!

Compartilhar este post

Link para o post

Então, quanto mais próximo melhor, saca .... Se essa aproximação é o melhor que pode ser feito, então pode deixar assim. Mas se puder literalmente encostar os caps no amp, melhor ainda.

http://autosom.net/artigos.asp

Vá nesse link acima e em seguida em "mega capacitores" .... alí explica tudo em detalhes.

Compartilhar este post

Link para o post

Pera,

Vcs estão dizendo de ligar os MCs em PARALELO né? não em série.

O esquema está correto, + com + e - com -, mas no primeiro texto o autor tópico diz "ligar em série", e isso não é correto não.

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post

"No caso de dois capacitores de valores diferentes ... não tenho nem idéia (será que é a regrinha de sempre?). Graças que não me formei nessa área hehe."

Cara, estudo engenharia mecatrônica, dai em Física 2 aprendi que a formula para achar a capacitância em série é a seguinte (1/Ceq) = (1/C1) + (1/C2) +...

Se não me engano, o que o bloom falou ai é verdade... se colocar dois capacitores em série eles podem somar as tensões nominais de entrada, porém se vc fizer isso com esses MC acho que vai estourar os 2, pois geralmente eles não suportam + que 20v...

Caso esteja errado, me consertem ai!!

Espero ter ajudado,

Abraços.

ps: editei pois me expressei errado =P

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...