Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

cirso

Qual Sub Desses 12"? Uxp, Nar, Premium

Recommended Posts

Postado em

Opa galera, blz?

Escuto muito black musice e dance, meu amp é um Hbuster 4100 com os canais traseiros em bridge (240wrms @ 4ohms), vou trocar meu atual sub Bravox Revenge por outro de 12" também, estou na dúvida entre 2 modelos:

Bravox Premium IIe 12" R$ 161,00 aqui perto de casa:

bravox_premium2eexp_pws10.jpg

Potência RMS: 200W RMS

Potência máx: 400W máx

Bobina(s): BS 4 Ohms

Diâmetro: 12 polegadas

Peso: 5Kg

Dados técnicos:

Especificações Técnicas

Impedância 4 ohms

Sensibilidade 91,0(dB/2,83V/M)

Freqüência Ressonância 32 (Hz)

Potência Máxima 400 Wmax

Potência Nominal 200 Wrms

Qts 0,43

Qms 10,5

Qes 0,45

Vas 90 litros

XMáx 4 mm

Sd 0,0552 m2

Bl 13,9 TM

Re 3,9 ohms

Peso 4325 g

Caixa dutada 54L

Selenium Bass 12"R$ 149,00 no ML:

selenium_bass12sw8a.jpg

Potência RMS: 250W RMS

Potência máx: 500W máx

Dados técnicos:

Subwoofer desenvolvido especialmente para reproduzir as mais baixas freqüências do espectro de áudio. Cone e calota injetados em polipropileno na cor azul metálica, suspensão em termoplástic Rubber, carcaça em chapa de aço com pintura resistente à intempérie, bobina de corpo de Kapton, conjunto magnético com arruela rebaixada para permitir grande excursão.

Aplicação Subwoofer 12”

Potência RMS (W) 250

Potência Prog. Musical (W) 500

Impedância (Ohms) 4

SPL 1 W @ 1m (dB) 90

Resp. Freq. @ -10 dB (Hz) 30 a 3 k

Freq. de Ressonância (Hz) 35

Peso do Ímã (g) 1.240

Diâmetro da Bobina (mm) 46

Material do Cone Polipropileno

O Bomber Upgrade já descartei, o lojista amigo meu que vende eles me aconselhou a pular fora da Bomber, pq eles estão dando muita dor de cabeça pros lojistas, com garantia e talz, inclusive eles estão querendo parar de trabalhar com a Bomber em virtude disso...

Fiz tbm uma simulação deles no WiniSD:

simulaocaixasvg6.jpg

As caixas em tons de vermelho são as dutadas indicadas pelas fabricantes, em tons de azul são na minha caixa, com duto de 3" e o comprimento está estampado na imagem

Pela simulação, o Bass dá muuuito mais grave, e a diferença entre as caixas indicadas pelas fabricantes para a minha, para cada sub, é pequena, o que varia mais é o duto da indicada para a minha (devido à diferença de litragem)

Está correto isso?

Qual desses 2 quem escutou ou conhece me aconselha? E pela análise dos gráficos?

(pela minha análise e pela opinião da galera do CDR, estou pendendo ao Selenium Bass, só uma informação milagrosa me faz mudar hehehe)

Pelo q me parece o Selenium Bass só está precisando de mais marketing, pq é um sub em conta e com boa qualidade interna, além de ter bom SPL e tocar macio...

Ps: Meu irmão gamou no Endurance de 12" roxinho que compramos esses dias e já disse que não me vende nem por 50% a mais no preço :banghead Pelo jeito vou ficar sem unir a família no meu corsinha :huh: Tou pagando 100 pra quem sequestrar o carro dele e simular um roubo de sub hauhauhauahuahuahuahua

Valeu galera, grande abraço a todos

Postado em
Opa galera, blz?

Escuto muito black musice e dance, meu amp é um Hbuster 4100 com os canais traseiros em bridge (240wrms @ 4ohms), vou trocar meu atual sub Bravox Revenge por outro de 12" também, estou na dúvida entre 2 modelos:

Bravox Premium IIe 12":

bravox_premium2eexp_pws10.jpg

Potência RMS: 200W RMS

Potência máx: 400W máx

Dados técnicos:

Especificações Técnicas

Impedância 4 ohms

Sensibilidade 91,0(dB/2,83V/M)

Freqüência Ressonância 32 (Hz)

Potência Máxima 400 Wmax

Potência Nominal 200 Wrms

Qts 0,43

Qms 10,5

Qes 0,45

Vas 90 litros

XMáx 4 mm

Sd 0,0552 m2

Bl 13,9 TM

Re 3,9 ohms

Peso 4325 g

Caixa dutada 54L

Selenium Bass 12"

selenium_bass12sw8a.jpg

Potência RMS: 250W RMS

Potência máx: 500W máx

Dados técnicos:

Subwoofer desenvolvido especialmente para reproduzir as mais baixas freqüências do espectro de áudio. Cone e calota injetados em polipropileno na cor azul metálica, suspensão em termoplástic Rubber, carcaça em chapa de aço com pintura resistente à intempérie, bobina de corpo de Kapton, conjunto magnético com arruela rebaixada para permitir grande excursão.

Aplicação Subwoofer 12”

Potência RMS (W) 250

Potência Prog. Musical (W) 500

Impedância (Ohms) 4

SPL 1 W @ 1m (dB) 90

Resp. Freq. @ -10 dB (Hz) 30 a 3 k

Freq. de Ressonância (Hz) 35

Peso do Ímã (g) 1.240

Diâmetro da Bobina (mm) 46

Material do Cone Polipropileno

O Bomber Upgrade já descartei, o lojista amigo meu que vende eles me aconselhou a pular fora da Bomber, pq eles estão dando muita dor de cabeça pros lojistas, com garantia e talz, inclusive eles estão querendo parar de trabalhar com a Bomber em virtude disso...

Fiz tbm uma simulação deles no WiniSD:

simulaocaixasvg6.jpg

As caixas em tons de vermelho são as dutadas indicadas pelas fabricantes, em tons de azul são na minha caixa, com duto de 3" e o comprimento está estampado na imagem

Pela simulação, o Bass dá muuuito mais grave, e a diferença entre as caixas indicadas pelas fabricantes para a minha, para cada sub, é pequena, o que varia mais é o duto da indicada para a minha (devido à diferença de litragem)

Está correto isso?

Qual desses 2 quem escutou ou conhece me aconselha? E pela análise dos gráficos?

(pela minha análise e pela opinião da galera do CDR, estou pendendo ao Selenium Bass, só uma informação milagrosa me faz mudar hehehe)

Pelo q me parece o Selenium Bass só está precisando de mais marketing, pq é um sub em conta e com boa qualidade interna, além de ter bom SPL e tocar macio...

Ps: Meu irmão gamou no Endurance de 12" roxinho que compramos esses dias e já disse que não me vende nem por 50% a mais no preço :banghead Pelo jeito vou ficar sem unir a família no meu corsinha :huh: Tou pagando 100 pra quem sequestrar o carro dele e simular um roubo de sub hauhauhauahuahuahuahua

Valeu galera, grande abraço a todos

Eu recomendaria o Selenium, tem um grave mais gostoso. Eu já tive o premium, aliais está aqui guardado na caixa, usei ele 3 anos, é bom, porem nao gosto de uma coisa dele. Ele vibra de mais, vc acaba sentindo a vibracao e nao ouve o grave. Eu nao sei quanto ta custando o selenium, mas... eu iria de UXP, bate mtoo mais gostoso. Acredite, uxp com míseros 200w toca mtoo, se vc alimentar ele direitinho entao, vish...

Pode colocar qualquer um, que com esse seu modulo da H Bustar nao vai tocar nadaaa. hehehehe, brincadeira. já discutimos bastante dos H Buster no outro tópico, não creio que seje ruim nao, ate eh legal, a unica coisa que creio é que nao seje o melhor, mas dá pro gasto, da pra diversao. Curtir é o mais importante, curtir com dinheiro no bolso é melhor ainda.

ps

To precisando de um programa desses, como arrumo um?

Postado em

Cirso, acompanhei o seu tópico lá no CDR, não conheço os subs mas pela análise dos graficos não pensaria duas vezes pra pegar o Selenium. Agora em relação a idéia do UXP que o supercharger deu e me parece que você quer um sub de 12" não sei se valeria muito a pena, 240w pra empurrar um sub de 400w seria subutiliza-lo, mas derrepente se puder testar quem sabe não taí a solução mesmo sabendo que é mais pesado e etc mas tem melhores parametros, melhor construção, parece que maior sensibilidade ... É realmente uma pulga atras da orelha mas ...

Abraços

Postado em

Fala Supercharger, blz?

O programa (e outros) vc pega aqui:

http://www.autosom.net/caraud2.asp#softwares

Cara, ouvi um Premium IIe (esse seu não seria o primeiro Premium?) e curti o som dele, não vibrava, as vezes no seu pode ter sido a cx que provocava a vibração (num tópico não sei se aqui um usuário até tinha um problema desse, mas num e2K devido à vibração do teto hauhauhahua)

Rapaz... se vc ver o grave q já dá desse Hbuster no meu sub velho revenge (que é free air) na cx mal dimensionada pra ele vc vai ficar espantado hauhauhuahahau num sub bom e com boa cx então...

O UXP de 12" no HBM4100 não sei se ficará tão legal, pq o damping factor dele não é forte o suficiente pra empurrar um sub mais pesado como o UXP, Upgrade e Premium sei q ele empurra tranquilo por relatos de usuários q usam (O Bass ainda não descobri, vou ter q ser a cobaia de todos os fóruns heheheh)

Se fosse o HBM2100 ou 2200 iria tranquilo, é classe D e mais forte...

Acho que um UXP de 10" ele toca mais tranquilo, mas não sei se o grave seria o mesmo... vou simular aqui no Winisd pra ver como fica

Beto, o de 12" mal alimentado não adianta hehehe, se o amp tocasse eu não pensaria 2 vezes em ir no UXP de 12", mas aplicar só metade da potência é heresia hauhauhau

Vou pensar no UXP de 10", mas como quero mais área de cone ainda vou pender pro Bass, que tb é mais sensível

Logo faço o teste do UXP de 10" comparado ao bass no WINISD e posto aqui pra vcs verem

Valeu galera e abraços

Postado em

Amigo

Pleo fato de ser cone de celulose , ou seja, bem mais leve e de melhor timbre que os de polipropileno eu escolheria o upgrade e só vai te dar problema se você aplicar nele mais potência que o especificado ou aplicar sinal distorcido a ele

Mais como você já o eliminou eu ficaria com o Bravox , por ser mais robusto e de maior sensibilidade

:legal:

Postado em

Já tive os dois. Curti mais o Bass. Agora os dois são confiáveis, queimam pra nada. O grave do Premium eu achei mais seco, gostei mais do grave do Bass. Meu tio chegou a usar uns dois dias dois Bass 4+4 de 12" em um 6800D a 1 ohm e eles não queimaram, dava dando um grave absurdo (citei isso só pra mostrar o quanto são resistentes, imagina se fossem upgrades, rs).

CUrto muito o bass, só não entendo porque ele está tão apagado no mercado.

Postado em

Bom pessoal, como prometido está aí a simulaçao UXP 10 vs Bass 12:

simlulaouxp10bass12or2.jpg

Agora as linhas em tom de vermelho são a simulação na minha cx de 43 litros

Reparem que só a 64hz pra baixo o UXP vai tocar um pouco mais, até a faixa dos 44hz

Olhem a simulação do grave deles:

simlulaouxp10bass12bassvt7.jpg

Puuutz

O Selenium Bass ganhou absurdo hauhauahuahhauahauhahaua

Pelo visto realmente está faltando marketing no Selenium Bass e a galera usar "coisa nova" parar de ter medo de sair da mesmice...

Valeu pela opinião Tartaruga, mas o grave do Bass é mais macio ao que me informaram, faz mais o meu gosto, o Premium é bom tb, ouvi um de 12" e gostei as creio q vou gostar mais do Bass

Pois é Danilo, pelo visto tb não entendo hehehe

Postado em
Fala Supercharger, blz?

O programa (e outros) vc pega aqui:

http://www.autosom.net/caraud2.asp#softwares

Cara, ouvi um Premium IIe (esse seu não seria o primeiro Premium?) e curti o som dele, não vibrava, as vezes no seu pode ter sido a cx que provocava a vibração (num tópico não sei se aqui um usuário até tinha um problema desse, mas num e2K devido à vibração do teto hauhauhahua)

Rapaz... se vc ver o grave q já dá desse Hbuster no meu sub velho revenge (que é free air) na cx mal dimensionada pra ele vc vai ficar espantado hauhauhuahahau num sub bom e com boa cx então...

O UXP de 12" no HBM4100 não sei se ficará tão legal, pq o damping factor dele não é forte o suficiente pra empurrar um sub mais pesado como o UXP, Upgrade e Premium sei q ele empurra tranquilo por relatos de usuários q usam (O Bass ainda não descobri, vou ter q ser a cobaia de todos os fóruns heheheh)

Se fosse o HBM2100 ou 2200 iria tranquilo, é classe D e mais forte...

Acho que um UXP de 10" ele toca mais tranquilo, mas não sei se o grave seria o mesmo... vou simular aqui no Winisd pra ver como fica

Beto, o de 12" mal alimentado não adianta hehehe, se o amp tocasse eu não pensaria 2 vezes em ir no UXP de 12", mas aplicar só metade da potência é heresia hauhauhau

Vou pensar no UXP de 10", mas como quero mais área de cone ainda vou pender pro Bass, que tb é mais sensível

Logo faço o teste do UXP de 10" comparado ao bass no WINISD e posto aqui pra vcs verem

Valeu galera e abraços

O Premium que tive é igual ao da foto ai. Esse mesmo.

Esqueci de dizer que a batida dele é seca. Nao foi o caso da caixa dele só nao, já que quando fiz o som atual e tirei ele fora, na loja me falaram de clientes que tinham ele e reclamavam da mesma coisa.

Eu colocaria o UXP de 10' que vai bater mtoo mais do que qualquer outro citado, mesmo sendo de 10'. Ou até mesmo o de 12", já vi tocando o de 12 com 200w, e toca muito bem, aliais, até o pessual mesmo da Bravox disse que o UXP já vai bem com 200w, no seu caso seria 240w.

Vc é de que cidade? Eu gostaria de ver o H Buster tocando.

Eu acho o UXP mais negocio, e alem do mais num furuto vc pode aplicar mais potencia nele, sem ter que trocar de sub.

Postado em

Um amigo meu tem 2 premium 2 e ja cansei de ouvir e acho bem "duro", acho que nao dá muito subgrave.

Nessa faicha de potencia eu iria de selenium bass em comparação a todos, ainda mais depois que vi os graficos no winisd.

è preferivel ter um sub "inferior" com potencia na bunda do que um "superior" s em potencia, o que realmente manda é a potencia.

Edit. Penssando com os meus "botoes", dá uma simulada no nar de 12" o de 180 Wrms, acho que esse tbm entra no páreo, e cvai estar com potencia sobrando em cima dele!

Ps: sabe que esse tópico me fez ter a ideia de fazer um sistema todo Bass, os mids de 6" + 1tw1 e o sub bass, seria lindo a familia reunida! hehehehe

Postado em

Bom... hehehe... esse tópico tá ficando cheio de gráficos, parece minhas antigas provas de engenharia ahuahuhahua

Após muito buscar achei os parâmetros desse NAR (Pow, o Nicolas disse no começo do ano que ía colocar o site no ar e até agora nada), fiz uma comparação dos 4 subs na caixas indicadas pelo fabricante, somente o NAR que utilizei como base uma informação do usuário "fernandu" que postou em http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...pic=62577&st=20 que usa uma dutada de 56 litros O.O , então foi a que usei como base... todas sintonizadas pra freq. de 55hz

narbasspremiumuxp1nd5.jpg

A cor de cada um está fácil de visualizar...

Agora o gráfico de SPL dos subs:

narbasspremiumuxp2rv4.jpg

Esse NAR ficou interessante, porém a caixa dele é muito grande pra 180w e ele é bem mais caro que o Selenium Bass, mas não deixa de ser uma boa opção, reparem como ele superou o Premium e o UXP, mas ficou bem rente em ganho com o Bass e em SPL perde tanto pro Bass qto pro Premium...

Até que tá legal brincar de simular os subs hauhauahauaua

Supercharger, sou de Campo Grande - MS, creio que seja de outra região, dá uma procurada que vc acha fácil alguém aqui no fórum, mesmo que de certa forma inativo, que use amps Hbuster pra vc dar uma escutada aí...

Qto ao UXP, sei não, se compararmos o de 10" ele não está valendo a pena frente a outros de 12" mais baratos e que aparentemente estão tocando mais, concordo na questão do upgrade futuro, mas como não tenho carta na manga pra investir muito agora, no MEU caso não seria uma boa opção, valeu pela dica...

Abraços a todos

Postado em
Bom... hehehe... esse tópico tá ficando cheio de gráficos, parece minhas antigas provas de engenharia ahuahuhahua

Após muito buscar achei os parâmetros desse NAR (Pow, o Nicolas disse no começo do ano que ía colocar o site no ar e até agora nada), fiz uma comparação dos 4 subs na caixas indicadas pelo fabricante, somente o NAR que utilizei como base uma informação do usuário "fernandu" que postou em http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...pic=62577&st=20 que usa uma dutada de 56 litros O.O , então foi a que usei como base... todas sintonizadas pra freq. de 55hz

narbasspremiumuxp1nd5.jpg

A cor de cada um está fácil de visualizar...

Agora o gráfico de SPL dos subs:

narbasspremiumuxp2rv4.jpg

Esse NAR ficou interessante, porém a caixa dele é muito grande pra 180w e ele é bem mais caro que o Selenium Bass, mas não deixa de ser uma boa opção, reparem como ele superou o Premium e o UXP, mas ficou bem rente em ganho com o Bass e em SPL perde tanto pro Bass qto pro Premium...

Até que tá legal brincar de simular os subs hauhauahauaua

Supercharger, sou de Campo Grande - MS, creio que seja de outra região, dá uma procurada que vc acha fácil alguém aqui no fórum, mesmo que de certa forma inativo, que use amps Hbuster pra vc dar uma escutada aí...

Qto ao UXP, sei não, se compararmos o de 10" ele não está valendo a pena frente a outros de 12" mais baratos e que aparentemente estão tocando mais, concordo na questão do upgrade futuro, mas como não tenho carta na manga pra investir muito agora, no MEU caso não seria uma boa opção, valeu pela dica...

Abraços a todos

Acho que o da Selenium é mais negocio entao.

Já ouviu os da Falcon? Esses mais fracos já escutei e achei legais até. Ve se tem como simular algum desses ai.

Postado em
Acho que o da Selenium é mais negocio entao.

Já ouviu os da Falcon? Esses mais fracos já escutei e achei legais até. Ve se tem como simular algum desses ai.

Falcon nunca ouvi e não posso opinar, sinceramente creio q o som deles não deve ser tão bom (pelo menos como de um Premium, Upgrade ou Bass) mas claro que seria necessário um teste e principalmente a opinião de quem ouviu pra afirmar, mas acho que pela diferença de preço e principalmente pelas recomendações de quem ouviu, tem e pelos gráficos o Selenium ainda está sendo mais negócio

Postado em

Fala Cirso blz!

Cara certa vez instalei um Bass com um banda 4.8 numa caixa dutada de 70l com dois dutos de 3". Bom a sintonia ñ lembro mas era algo em torno de 40e poucos hz.

Que grave macio, bom timbre desce muito excelente sub pelo preço que é. Agora ñ se esqueça que o carro da um ganho de mais alguns dbs. pega logo o Bass e seja feliz []-[]

Postado em

Vcs já tentaram simular o Bomber Up Grade de 12 bobina simples de 2 Ohms?

Modelo: SW12B-2

Sensibilidade: 92dB 1W/1m O.O

QTS: 0,47

Vas: 109 l

Fs: 29 Hz

Re: 1,4 Ohm

Xmax: 4mm

Bl: 7,4

Sd: 539 cm2

Pe: 250W

Tenho certeza que toca mais que o Selenium.

O único porém fica pela impedência de 2 Ohms.

Tente com uma caixa de 50 l e sintonizada em 40Hz. :legal:

Eu particularmente gosto mais da caixa de 75 l e sintonizada em 34,5 Hz. []-[]

Postado em
Vcs já tentaram simular o Bomber Up Grade de 12 bobina simples de 2 Ohms?

Modelo: SW12B-2

Sensibilidade: 92dB 1W/1m  O.O

QTS: 0,47

Vas: 109 l

Fs: 29 Hz

Re: 1,4 Ohm

Xmax: 4mm

Bl: 7,4

Sd: 539 cm2

Pe: 250W

Tenho certeza que toca mais que o Selenium.

O único porém fica pela impedência de 2 Ohms.

Tente com uma caixa de 50 l e sintonizada em 40Hz.  :legal:

Eu particularmente gosto mais da caixa de 75 l e sintonizada em 34,5 Hz.  []-[]

Olá pessoal, então, pra não variar para infinitas possibilidades de comparação dos subs, estou me baseando só pelas cxs indicadas pelas fábricas, e que são utilizadas pela maioria dos consumidores, com certeza de caso pra caso dá pra dar uma variada no volume, freq. de sintonia, etc. mas para termos um parâmetro legal dá pra usarmos as indicadas, até reparei q os falantes tendem a manter a inferioridade ou superioridade conforme se altera proporcionalmente as caixas

Qto a freq. de sintonia valeu pela dica Beto, mas estou usando, como comparação, a freq. utilizada para o corsa, 55hz, e tb estou mantendo essa por padrão de comparação.

As bobinas sempre estou utilizando a BS 4ohms, ou no caso do UXP a dupla de 2ohms, pelo fato de serem as ligações que combinam com a maioria das ligações normais (bridge canais traseiros)

Fiz a comparação do Bass x Upgrade, bs 4ohms... e tchararam:

bassxupgrade1um1.jpg

Olhem o SPL das crianças:

bassxupgrade2zn3.jpg

Pelos gráficos vc se enganou Beto, o Bass toca mais q o Upgrade ;)

Mas pra quem quer ouvir som pra fora tb, dizem q o Upgrade se dá bem nessas condições, não sei se o Bass iria bem no som pra fora tb...

O Bass está surpreendendo até o adorado Upgrade hahaha

Valeu moçada... abraços

Postado em

eu ficaria com o BASS... eu sou fã assumido de Selenium.. meu amigo usa um par de Bass 4+4ohms num 1200D a 1ohm.. mandando teóricos 600rms pra cada um.. tocmo muuuito, e tá a quase 1 ano e não queima!

Postado em

desculpa, mas bravox ta virando marca de pessoas que gostam de leds no carro... ta começando a investir em beleza e se esquecendo do principal... pra neguinho tocar bem esse pxw, vai ter que colocar 1 SD2300 pra cada bobina... só não deve ser pior que o bvx... pq aquele ali só com trator pra mover a bobina.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...