Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

cariman

Selenium Tweeter 3/4tw1

Recommended Posts

Queria saber se ele é bom?

Ia comprar um da Falcon, mas acabei comprando ele por preço bem proximo, mas depois me lembrei do Neopoint da Bravox.

Alguém tem e sabe se compara ele ao neopoint?

0000063nd4.jpg

0000066um2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Queria saber se ele é bom?

Ia comprar um da Falcon, mas acabei comprando ele por preço bem proximo, mas depois me lembrei do Neopoint da Bravox.

Alguém tem e sabe se compara ele ao neopoint?

0000063nd4.jpg

0000066um2.jpg

nobody? :unsure::P

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, não posso te dizer quanto à comparação

Mas esses tweeters da Selenium pelo jeito e comentários da galera agradam mais que os equivalentes da Bravox

Só acho que vc tem que se atentar pra potência dele, talvez seja necessário ligar um atenuador Lpad nele pra casar a potência (tipo, um Mid de 70wrms e o tweeter de 35)

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

E muito superior ao neopoint , tanto em desempenho quanto em qualidade , nao acho que sejao concorrente pois tem caracteristicas diferentes de contrução o domo dos meus 3/4" sao de seda mas acho que hoje ja nao sao mais feitos desse material do 1TW1 acho

Compartilhar este post

Link para o post

inclusive foi o Cirso que me tirou da cabeça de comprar falcon, e ir no selenium... :rolleyes:

quanto ao material deles, um é domo de seda o 1tw1, e o meu é pei ferro fluido! isso eu sei, pois ambos partilham de mesmo manual...

segundo o que eu andei lendo, o domo de seda é mais suave, mas li também que consegue-se atenuar colocando um papel bem fino!

pena meu carro estar no conserto, mas quando eu instala-lo, eu posto a minha impressão.

realmente interessante, se o tweeter for melhor q o neopoint, estarei bem contente!

Compartilhar este post

Link para o post
inclusive foi o Cirso que me tirou da cabeça de comprar falcon, e ir no selenium... :rolleyes:

quanto ao material deles, um é domo de seda o 1tw1, e o meu é pei ferro fluido! isso eu sei, pois ambos partilham de mesmo manual...

segundo o que eu andei lendo, o domo de seda é mais suave, mas li também que consegue-se atenuar colocando um papel bem fino!

pena meu carro estar no conserto, mas quando eu instala-lo, eu posto a minha impressão.

realmente interessante, se o tweeter for melhor q o neopoint, estarei bem contente!

:vts

Pode ver que os únicos tweeters que a galera curte mesmo da Bravox são os Neotech, e olha lá hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

:vts

Pode ver que os únicos tweeters que a galera curte mesmo da Bravox são os Neotech, e olha lá hehehe

eu até pensei em pegar o neotech 20a, ou o 1tw1, mas como no momento eu não tava podendo gastar (muuuuuuuitississimo menos agora) eu resolvi pegar algo da linha de entrada, mesmo que porque, eu gosto muito de musica, mas não sou expert a ponto de me irritar com um sistema mediano...

então, dentro das minhas condições, escolhi o tweeter, e comprei...

eu queria saber aonde compra o tal do crossover dos kit 2 vias, que dizem ser a diferença da agua pro vinho!

eu me arrependo de não ter comprado o tw1, mas sei que vou ser feliz com o 3/4 :rolleyes:

pena que ninguém tem,pra deixar postadas impressões dele! :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Uai, o crossover já vem no tweeter

O passa alta do Mid vc faz no amp, e o passa alta do tweeter vem com ele, é um crossover de 12db/oitava em 5Khz (fica os mesmo cortes de um sistema Bravox CSB por exemplo)

Tem as especs do tweeter em http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=130

Potência RMS (W): 50*

Potência Máx. (W): 100*

Impedância (ohm): 4

SPL 1 W @ 1m (dB): 88

Resp. Freq. @ -10 dB (Hz): 1.500 a 20.000

Diâmetro da Bobina (mm): 19

Peso do ímã (g) : 4,9

Material do Diafragma : Domo de PEI

Material do imã: Neodímio

* com crossover 2,5kHz - 18dB/oit

:D

Compartilhar este post

Link para o post
Uai, o crossover já vem no tweeter

O passa alta do Mid vc faz no amp, e o passa alta do tweeter vem com ele, é um crossover de 12db/oitava em 5Khz (fica os mesmo cortes de um sistema Bravox CSB por exemplo)

Tem as especs do tweeter em http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=130

"divisor de freqüência de 18 dB/oct(1TW1) refrigerado com ferro fluido"

:D

poisé, eu tou usando o filtro de passa alta no fosgate 4600x, e nunca entendi direito como funciona aqueles crossovers com seletores, e etc, além do ganho que eles dão!

o meu 3/4tw * com crossover 5kHz - 6dB/oit

o 1tw1 * com crossover 2,5kHz - 18dB/oit

queria saber qual essa diferença! no que afeta!?

inclusive foi lá na leosound que eu comprei...

Compartilhar este post

Link para o post

o tweeter não veio com o crossover?

Os crossovers da bravox tem um seletor que apenas atenua em -3db o tweeter

No seu Fosgate, vc deixa o corte hipass em cerca de 100-120hz, e liga o tweeter no crossover dele próprio, assim o Mid só recebe as frequências acima de 100-120hz e o tweeter só as frequências acima do corte dele (geralmente 5khz pracima)

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca escutei este aí mas, eu gosto mais do meu 1TW1 do que o Neo !!!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

No seu Fosgate, vc deixa o corte hipass em cerca de 100-120hz, e liga o tweeter no crossover dele próprio, assim o Mid só recebe as frequências acima de 100-120hz e o tweeter só as frequências acima do corte dele (geralmente 5khz pracima)

o crossover é aquele fio com barriguinha preta e conector na 1ª foto, mas eu esperava aquele com seletor, com capinha plástica e etc...

mas se fizer um bom serviço, tá valendo [-]

Compartilhar este post

Link para o post

o crossover é aquele fio com barriguinha preta e conector na 1ª foto, mas eu esperava aquele com seletor, com capinha plástica e etc...

Vixe, daquele tamanho só? manda uma foto mais detalhada dele pra nós

Será que esse crossover é de 12db/oitava mesmo? não é só o capacitor (6db/oitava)???

Mas de qualquer jeito tocar bem ele deve tocar, não esqueça de postar as impressões pra nós aqui :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Vixe, daquele tamanho só? manda uma foto mais detalhada dele pra nós

Será que esse crossover é de 12db/oitava mesmo? não é só o capacitor (6db/oitava)???

Mas de qualquer jeito tocar bem ele deve tocar, não esqueça de postar as impressões pra nós aqui :vts

Antigamente só o 1tw1 vinha com crossover de 2.500HZ a 18db 8ª

o 3/4 nem vinha nem vinha só o osso :vts

Compartilhar este post

Link para o post

eu gostei do meu...grita um pouco alto pra min, dai baixei o ganho, já que deixei em bi-amp..

Compartilhar este post

Link para o post

também tenho um 3/4 1tw; não posso comparar com bravoz pois não escutei, mas

gosto muito do selenium comparado a outros de qualidade que já escutei;

o meu, quando comprei, estava encalhado na loja de um amigo e parece-me ser antigo; ele não veio com crossover, e parece-me que ele é domo de seda (se não estiver equivocado os antigos 3/4 vinham com domo de seda) será que procede?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

O agudo é bem transparente e possui uma boa regularidade; é como um pinguinho no "i", como dizem; faz a diferença no conjunto; mas se pedir muito médio dele, dependendo do corte, ele enrola e não funfa com clareza; é melhor exigir dele somente cortes bem altos e que necessitem apenas daquele toque de agudo, agudo mesmo;

gosto muito da sonoridade dele; pretendo colocá-lo em três vias.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

poisé, eu tou usando o filtro de passa alta no fosgate 4600x, e nunca entendi direito como funciona aqueles crossovers com seletores, e etc, além do ganho que eles dão!

o meu 3/4tw * com crossover 5kHz - 6dB/oit

o 1tw1  * com crossover 2,5kHz - 18dB/oit

queria saber qual essa diferença! no que afeta!?

inclusive foi lá na leosound que eu comprei...

O 3/4tw corta de 5000hz pra baixo, caindo 6db's a cada oitava - de 5khz pra 2,5khz cai 6db (atenua 4 vezes a potencia), de 2,5khz pra 1,2khz cai mais 6db (atenua 4 vezes a potencia) e assim vai.

Isso nao eh mtt legal, pois o falante que mal toca 4khz acaba recebendo frequencias de 2khz, degradando o audio.

Esse crossover eh de primeira ordem, apenas 1 capacitor.

As oitavas sao passos de frequencia que vao dobrando a partir de 20hz:

20hz, 40hz, 80hz, 160hz, 320hz, 640hz, 1,2khz, 2,5khz, 5khz, 10khz, 20khz ...

No caso do 1tw1, o crossover eh bem mais eficiente, pq atenua 18db (praticamente morre a potencia) a cada oitava. Ele tb toca mais cedo, 2,5khz, fazendo o palco subir bastante.

Esse cross eh mais eficiente, pois garante que o falante toque a partir daquela faixa mesmo, deixando as frequencias abaixo disso para o mid

Esse crossover eh de terceira ordem, com uma associacao de resistores e capacitores mais elaborada

:legal:

PS - Nao estou entrando no merito da qualidade do crossover e sim da teoria para a construcao dos mesmos <_<

Compartilhar este post

Link para o post

pelo visto, é apenas um tweeter mainstream...

vale a pena eu investir num cross mais parrudo, ou avançar pra um 1tw1?

de qualquer forma, tenho que esperar o carro chegar do conserto para testa-lo, e quem sabe ele supere minhas espectativas :rolleyes: (ja digo de passagem, não sou bom entendedor...)

queria algo melhor, pois o tweeter original ford do meu fiesta 96 deixo de me satsfazer a algum tempo... :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

É impressão minha ou estes 'crossovers' são somente capacitores?!

Compartilhar este post

Link para o post
É impressão minha ou estes 'crossovers' são somente capacitores?!

no caso do meu, é um capacitor, e em casos mais elaborados (crossovers mais parrudos com seletores) é um grupo de capacitantes! :blink:

Compartilhar este post

Link para o post
no caso do meu, é um capacitor, e em casos mais elaborados (crossovers mais parrudos com seletores) é um grupo de capacitantes! :blink:

alguém tem idéia de quanto sai mais ou menos um cross da bravox, aquele hp5 que vem no kit 2 vias CS50/60D??

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, uma vez tinha aqui no fórum pra vender, em classificados, por R$ 40,00, mas é difícil de achar só eles :P

Compartilhar este post

Link para o post

ae tava rodando aki e vi esse post....

bom eu tenho um kit 2 vias da sony , porem meus tweeters acabram queimando e na minha falta de $ acabei comprando esse 3/4 mesmo visto q os da bravox sao mto caros pelo menos pra mim ... olha vou te contar um coisa.... nao me arrependo mto naum ... curti pra caramba o som deles....

agora como eu naum entendo nada dessas coisas posso estar errado mas ele eh bem estridente ai eu dei uma atenuada no plyer e fiko bom ... agora naum sei se ajudou o fato de eu estar usando o crossover da sony mesmo... pois acabei nen instalando o cross q veio junto com os tweeters...

bom de qlq forma estou mto contente com eles..vvisto q sao mto melhores q os da sony ..

abraço espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post
alguém tem idéia de quanto sai mais ou menos um cross da bravox, aquele hp5 que vem no kit 2 vias CS50/60D??

Se não me engano, tem cross do csb para vender nos classificados aqui do forum... foi tw, mid e sobrou o cross...

;)

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...