Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mrib

Distacia do fim do duto ate o fundo da caixa

Recommended Posts

Pessoal,

Preciso fazer uma caixa que o duto recomendado eh de cerca de 28 cm...

Qual eh a distancia minima do final do duto ate a parede de fundo da caixa?

Agradeço quem colaborar!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Distância minima de 5 cm, da entrada de ar até a parede da caixa. senão der, coloque uma curva e boa.

Markto

Compartilhar este post

Link para o post
Distância minima de 5 cm, da entrada de ar até a parede da caixa. senão der, coloque uma curva e boa.

Markto

hmm....

talvez nao tenha o espaço de 28 + 5 ....

vc poderia me falar como seria essa curva? um ou dois joelhos? virados para q lado?

obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa blz?

Tomem sempre cuidado com esta chamada distância mínima do fim do duto até o fundo da caixa!

O ideal é que a distância mínima seje sempre o mais próximo possível do diâmetro do duto cilíndrico ou da altura do duto retangular!

Exemplo: duto indicado de 4 polegadas, logo a distância mínima aconselhável é que seje de 4" (10cm). Duto retangular de 30cm largura x 7cm de altura x 25cm de prof, logo a distância mínima é de 7cm!

Eu sempre bato na tecla de que para cada sintonia existe uma caixa mais ideal, e este ideal que digo se refere a estar o mais próximo possível desta condição junto é claro da litragem ideal pro falante e fb ideal da resposta requerida!

Há uma polêmica que na teoria se contrapõe com a prática que seria duas caixas em mesma litragem e sintonia, porém uma com a distância exata do fim do duto como sendo a mesma de sua abertura com relação ao fundo da caixa, e a outra como sendo uma distância em que sobra mais espaço ficando fora desta linha de limite.

Qual caixa tocaria mais?? Em teoria ambas seriam iguais se você simular em um destes softwares mais utilizados, porém na prática posso afirmar que a caixa com esta distância de fim de duto exata, ou o mais próximo possivel, tende a ter uma resposta com maior SPL.

É só imaginar que ao "bater" o falante força o ar de dentro da caixa pra fora (também vice-versa), neste momento todo o ar que vai sair da caixa ou entrar precisa de uma mesma área para que não haja perdas!

Imagine ao contrário, quando você faz a distância menor que a de abertura do duto você acabada ocasionando o chamado "estrangulamento" em que todo o ar por exemplo puxado pra dentro da caixa fica estrangulado ali no duto já que ele não tem o espaço exato da abertura para poder entrar e sair no mesmo volume!!

Com relação a dutos cilíndricos isto é pouco visível e imaginável, mas quando analizado em caixas com os chamados dutos gaveta a conversa ja muda!! ;)

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post
hmm....

talvez nao tenha o espaço de 28 + 5 ....

vc poderia me falar como seria essa curva? um ou dois joelhos? virados para q lado?

obrigado!

Bem se realmente não cabe la dentro, terá que usar um joelho de Pvc mesmo. De modo que a soma total, cano + curva dê a medida que precisa. Esse duto é colocado em um canto da caixa, para que possa virá-lo, para o lado que sobra espaço. Isso não faz diferença.

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

:rever1: boa noite...o que o nosso amigo baraldi falou tem muito fundamento...isso acontece todos os dias....mais vi uma coisa que nao sabia....no dia que comecei me aprofundar nisso descobri coisas que me fizeram pensar e refletir sobre esse assunto....sei que nao sou ninguem,apenas um mane que le le e nao entende nada...absolutamente nada....

mais deixo aqui um teste que fiz.... a cx e chamada de push pull...isto e quando o falante movimenta pra fora o ar entra no duto, e quando ele volta pra sua pocisao incial o ar sai do duto....isso todo mundo ja sabe...mais quando se trata de certos efeitos causados pela distancia do duto em relacao ao fundo da cx,ai o bicho pega....

prestem atencao:

foi realizado um estudo e descobriu que se o duto estiver longe demais,independente da sintonia...( esquece a sintonia da cx agora ) se ele estiver longe demais pode ocasionar um efeito onde o ar tende a embolar dentro da cx...ja se ele estiver proximo do fundo o efeito tende a se agravar mais ainda....

quando estavamos fazendo testes com os falantes resolvi analizar isso e descobri coisas que realmente tive que ir pra casa muito chateado...o falante borbulha....o som fica feio.....se vc colocar o mic e fizer a rotacao de fase ele sai fora do eixo coisa de 30 graus....

os falantes que possuem altos valores de massa e altos valores de carga acustica sao os que mais sofrem....tambem pelo seu tamanho e potencia....

intao o melhor forma de saber se o duto esta ou nao no lugar certo e fazendo as contas.....

e sabendo o que esta fazendo....tem muita gente que usa o softwere e tira curva de nao sei o que o pico nao sei da onde e por ai vai.....mais ninguem me explica como o pc chegou nesse resultado....

ate mais a todos.... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Bem se realmente não cabe la dentro, terá que usar um joelho de Pvc mesmo. De modo que a soma total, cano + curva dê a medida que precisa. Esse duto é colocado em um canto da caixa, para que possa virá-lo, para o lado que sobra espaço. Isso não faz diferença.

Markto

Pode dar alguma diferença em usar um joelho de PVC de 10cm ou uma curva de 10cm"

Compartilhar este post

Link para o post

to começando a entender... obrigado a todos pelos esclarecimentos...

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo!

Me lembro um dia que vc me explicou sobre este efeito push pull!! Eu perguntei pra você se era normal em vez de eu sentir o ar saindo da caixa como mais visivel em um subwoofer eu sentia também mais presente algo que nunca havia percebido em meu som: o fato de que o falante soltava ar pra fora pelos dutos e também puxava minha mão pra dentro deles!! rrs

Ai vc me explicou sobre este efeito push pull!! que é normal e que quase sempre existe, porém com estes falantes de grande porte de trio pancadão a sensação é bem mais percebida não?? rsrs

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, em se tratando de curva, gostaria de saber qual parte (X ou Y) devemos levar em consideração para somarmos ao comprimento total do duto?

duto.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

divide a figura em dois!

o que estiver na horizontal vc soma até o fim como uma medida! e o que estiver na vertical depois do cotovelo vc soma como sendo outra medida!

Os dois tenho pela convicção de que são as medidas finais da prof. do duto!

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

Voçê pega a medida do meio do tubo, já é o sufuciente.

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...