Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rajjax

Pioneer 7950ub + AB 4100 + NAR-1 [[ ATUALIZADO ULTIMA PAG ]]

Recommended Posts

Postado em

RESUMO ATUALIZADO: voltando da facul semana passada meu modulo simplesmente parou e provavelmente queimou, amanha de manha estou indo busca-lo na Audiobank, e vou ver qq os kras de la falam q aconteceu.

NOVAS DUVIDAS:

Meu sistema esta com fiaçao de 8mm² no positivo e negativo , remote fininho, fiaçao dos falantes se nao me engano eh 1.5mm² , e apenas um Fusivel de 50A perto da bateria.

Vou trocar a fiaçao de energia por 16mm² ou 21mm² (qual me recomendam, lembrando q NAO IREI fazer up no modulo e em sub nesse carro, portanto nao existe possibilidade de upgrade no sistema pra maior potencia) . Qual fica melhor? 21mm é exagero?

Proteçao: está correto esse fusivel de 50A perto da bateria? fiz o "calculo" de acordo com os artigos do autosom e deu q tem q te um fus de 90A!!!! achei muita coisa pra um sistema de baixa potencia q é o meu.

sei la galera, ja olhei os artigos do autosom, mas queria uma opinião de vcs tambem...

+ e - de 16mm² ou 21mm²?

fusivel de quanto?

apenas o fusivel perto da bateria já é suficiente?

vcs acham q o motivo da queima do modulo foi a fiaçao?

o fusivel da bateria NAO queimou, queimou os 2 do modulo E o modulo hehe.

abraçosss

Postado em

No meu pioneer eu notei mais ou menos isso tb, curioso...

Eu acabei regulando assim, sub LPF 50hz level +1 kit HPF 63hz achei q ficou relativamente bom!

Como o corte do sub eh 18db/8 ele toca ateh uns 100hz o corte hpf eh 12db/8 ficou um grave razoavel na frente, em full os falntes descem q encobre tudo tb e em 50hz tb fica mto "integrado" o sub com o mid vc nao nota quem eh quem, vc percebe q ele tah tocando mas nao percebe q eh o sub!

Abracos!

Emerson.

Postado em
No meu pioneer eu notei mais ou menos isso tb, curioso...

Eu acabei regulando assim, sub LPF 50hz level +1 kit HPF 63hz achei q ficou relativamente bom!

Como o corte do sub eh 18db/8 ele toca ateh uns 100hz o corte hpf eh 12db/8 ficou um grave razoavel na frente, em full os falntes descem q encobre tudo tb e em 50hz tb fica mto "integrado" o sub com o mid vc nao nota quem eh quem, vc percebe q ele tah tocando mas nao percebe q eh o sub!

Abracos!

Emerson.

puts kra, mais corta o sub a 50hz nao eh meio "pecado" por mais q ele toque ate uns 100hz por ser 18db/8, mas nao fica muitoo "fraco" de uns 60hz pra cima? sub tem q tocar com um bom SPL ate uns 65~70hz, acima disso os mids ja dao conta (pelo menos pro meu gosto, sei la)

vo testa essa config

oq eu acho MUITO estranho eh o sub ficar mais atenuado quando o HPF está ligado... nao consigo entender... hehe

abraços

Postado em

Eu tb notei essa diferenca achei q estava ficando louco, eu sugeri o q no final acabou ficando melhor no som, sinceramente nao notei falta nos 65-70, mas meu set eh diferente, mas ai vai de testes mesmo!

Postado em

Ah uma coisa q andei pensando hj sera q vc nao trocou algum cabo RCA e ligou no rear e quando ativa o HPF ele mata 1 canal do bridge?

Foi vc q instalou o som ou instalador? Tem como ver isso em q canais RCA do player esta ligado o sub e kit 2 vias?

Postado em
Ah uma coisa q andei pensando hj sera q vc nao trocou algum cabo RCA e ligou no rear e quando ativa o HPF ele mata 1 canal do bridge?

Foi vc q instalou o som ou instalador? Tem como ver isso em q canais RCA do player esta ligado o sub e kit 2 vias?

foi a primeira coisa q eu pensei tmb, é bom dar uma verificada direitinho nos rca, faz uns testes pra ver... acho que as ligacoes devem estar erradas....2

Postado em
foi a primeira coisa q eu pensei tmb, é bom dar uma verificada direitinho nos rca, faz uns testes pra ver... acho que as ligacoes devem estar erradas....2

eh , nao pensei no RCA, fui eu q instalei, mas num sei c tem como eu te errado, pq nao teve erro, os 2 rcas do sub nas saidas de sub do player e 2 rcas do kit 2 vias no frontal do player...

masss vo da uma verificada e posto aqui =)

falowss

Postado em

meu, os RCA's estao todos certinhos, tanto q nem precisa tirar o player, pq o balanço e o fader tao perfeitos, ou seja, c tivesse algo "errado" acusaria na hora de jogar tudo pra um lado ou tudo pra frente ou vice - versa...

o novo problema agora é... voltando hj da facul , vim com o som a uns 70% do volume max, entrando na garagem escuto um "psss" e o som parou, o modulo tava FRITANDO, nao sei c entrou em proteçao ou c foi-se um dos fusiveis... amanha com calma e na luz do dia vo da uma olhada... =/

kct viu

Postado em

Eu cogitei dos RCA pq o 7950 tem 3 pares de RCA certo? Front Rear e Sub oensei q talvez vc pudesse ter ligado sem querer em uma das saidas Rear 1 canal do sub, ele tocaria, porem quando vc ativa o HPF ele cortaria um dos canais do bridge do modulo, reduzindo a potencia.

Agora o buraco eh mais embaixo! Mas bom sinal nao eh... Espero q seja algo simples tipo fusivel, pq eu sei como eh 1 saco ficar sem som, e pior ainda quando da problema...

Postado em

sim,o 7950 tem 3 pares de rca, mas certeza q estao ligados corretamente...

ESPERO q tenha sido soh um fusivel, mas oq teria causado a queima desse fusivel? =/ sempre escutei o som do meu carro proximo de 70% do maximo, ou seja, sempre escuto bem alto, a simples troca de players "força" mais o modulo? sendo q eu "re" regulei o ganho e ficou praticamente identico de como eu usava com o Sony (pois ambos tem 4V na saida rca).... teoricamente nao tem motivos pro modulo frita um fusivel ou entao sei la, te entrado em proteçao...

abraçoss

Postado em

UPDATE:

é, o buraco foi mais embaixo.... pelo visto queimou o modulo (pois troquei os fusiveis (q estavam queimados) e mesmo assim o modulo nao toca, esta chegando energia nele, mas nao toca, vou tentar mandar hoje la pra audiobank)

q raiva...

agora os possiveis motivos?

o volume quando o modulo parou de tocar estava bem alto, mas nada de distorçao nem nada, de 62 de volume, eu estava em uns 40....

fiação "velha"?? notei q o fusivel (50A) que fica junto à bateria estava bem "deformado" e meio oxidado , mas nao estava queimado nem nada.

fiação fina? o positivo e o negativo tem uns 8mm de DIAMETRO, nao sao nada grossos, mas tbm nao sao tao finos assim , levando em conta q meu sistema nao tem potencia elevada.

o modulo estava MUITO quente quando ele parou de funcionar (nao tinha reparado, c nao tinha desligado antes)

alguem arrisca algum motivo?

abraços

Postado em

qual o sub? voce nao estava usando impedancia abaixo do minimo no bridge nao?

as audiobank não suportam abaixo de 4 ohms no bridge.

sobre o grave apagar quando vc abre os graves do mid, na minha opinião esta tendo cancelamento de ondas com o subwoofer, experimente inverter a fase do sub.

Postado em

sub eh o NAR-1 , bob simples de 4ohms, nao tem como estar errado, e detalhe q tudo isso depois q instalei o pioneer, tpo eu nao mudei meu som inteiro, meu som ja funcionava perfeitamente por mais de 4 anos com esse set (com um Sony no lugar do Pioneer)

Postado em

Fala ae Rajjax!

Poxa, eu ouvi o som dele com o Sony+KA4100+NAR 10"+60D na porta tratada do montana. Estava tudo normal.

O seu player esta emitindo ruidos nos auto falantes???

Falow!

Postado em

po cara, eu tive um audiobank a um tempo atras alimentando somente 2 kits cs60d, e ele queimou tmb.... esquentou muito e nao entrou em protecao....

eu cheguei a testa-lo com o uxp de 12" , é um bom amp, faz o sub descer bem...

ta na garantia? será q eles consertam? abracos

Postado em

Fala Devilll

entao, unico "ruido" eh akele famoso white noise dos pioneers, q deve resolver com o aterramento do negativo do rca do player, mas nem tive tempo de mecher nisso ainda, vo ve c aproveito e faço isso enquanto to com o som sem tocar hehe

o modulo ta na garantia ainda sim, a garantia vence dia 25/04/09

mas a audiobank tem uma senhora assistencia tecnica, o Sergio (tecnico responsavel de lá) eh super atencioso e nem pergunta se esta na garantia nem nada, nao exige nada, soh levar o modulo la que o cara arruma tudo sem custos

mandei la hj, provavelmente queimou algum componente, o estranho eh q queimou os dois fusiveis do modulo (ou seja, teoricamente os fusiveis estao lá para proteger o modulo e nao o fizeram hehe)

o fo** eh ter q ouvir musica no celular enquanto to sem som... =/

algum tipo de oxidação ou mal contato no fusivel perto da bateria pode "forçar" o modulo? e com isso ele queimar antes da proteção ser ativada?

abraçosss

Postado em

Entao.. se tiver esse ruido quando voce acelera ou liga o ar condicionado, ou seja, tudo que tem Indutor, e pq o fusistor esta aberto..

isso, qualquer assist. tec da pioneer troca por qualquer 20 reais(MAXIMO) ou ate mesmo na faixa..

Postado em

Nao, mais o "ruido" nao eh quando acelera ou qdo liga nada, eh simplesmente um ruido (MUITO baixo) q soh da pra escuta MESMO, quando ta tpo no AUXILIAR , e aumenta o volume quase no maximo (sem musica nenhuma tocando)

c fosse barulho de acelerador ou algo do tpo eu ja tinha ido corre atraiz, eh mto ruim esse chiado de acelerador... o meu eh bem baixinho e quase nao c percebe...

eh quase q um HIS

abrçaoss

Postado em

Ele é o único amp? Se for o caso, o cabo de 16mm já deve ser suficiente.

Coloque 21mm se vc tem perspectiva de adicionar mais um amp no futuro!

Qual é seu set?

Postado em

Sim, unico amp

Meu set ta na assinatura

Pioneer 7950UB

Audiobank KA4100

1x NAR-1 10" 125wrms

Mids Bravox CS60D + 1TW1

Monster Cable XLN 401

abraços

Postado em

UPDATE: peguei o modulo hj e o tecnico da audiobank falou q queimou trilhas, e mais um monte de coisas q eu nao vou lembrar os nomes agora, falou q a causa disso pode ter sido um pico de energia da bateria (igual quando liga o carro, mas nao foi o caso) algum componente do proprio modulo q "falhou" e causou a queima, ou o sub

agora pensando, o cara q instalou o meu pioneer no lugar do sony, só fez cagada (instalaçao porca) e pode ter feito lugação errada dos falantes (até por isso a duvida de o HPF "atenuar" o sub tbm. Ou seja, uma ligaçao errada pode ter forçado o modulo e queimado.

O Fusivel da bateria tambem estava bemmm deformado (pelo calor, pois era aqueles de plastico) e pode ter dado mal contato e fudido o modulo.

Resumindo, vou refazer a fiaçao(força), e a instalaçao numa loja BOA aqui perto de casa (mais cara) , colocar um fusivel de vidro perto da bateria (e nao de plastico, pra nao derreter novamente) e ver oq vai dar.

Vou atualizando aqui assim que possivel

abraçoss

Postado em
UPDATE: peguei o modulo hj e o tecnico da audiobank falou q queimou trilhas, e mais um monte de coisas q eu nao vou lembrar os nomes agora, falou q a causa disso pode ter sido um pico de energia da bateria (igual quando liga o carro, mas nao foi o caso) algum componente do proprio modulo q "falhou" e causou a queima, ou o sub

agora pensando, o cara q instalou o meu pioneer no lugar do sony, só fez cagada (instalaçao porca) e pode ter feito lugação errada dos falantes (até por isso a duvida de o HPF "atenuar" o sub tbm. Ou seja, uma ligaçao errada pode ter forçado o modulo e queimado.

O Fusivel da bateria tambem estava bemmm deformado (pelo calor, pois era aqueles de plastico) e pode ter dado mal contato e fudido o modulo.

Resumindo, vou refazer a fiaçao(força), e a instalaçao numa loja BOA aqui perto de casa (mais cara) , colocar um fusivel de vidro perto da bateria (e nao de plastico, pra nao derreter novamente) e ver oq vai dar.

Vou atualizando aqui assim que possivel

abraçoss

Cara se o seu porta fusivel estava derretido, provavelmente o força estava com mal contato o que gera aquecimento e pode ate ter sido esse o motivo do problema com o seu modulo ....

Instalação é quase tudo em um set .... nao adianta economizar !!!!

Boa sorte !!! :legal:

Postado em
Cara se o seu porta fusivel estava derretido, provavelmente o força estava com mal contato o que gera aquecimento e pode ate ter sido esse o motivo do problema com o seu modulo ....

Instalação é quase tudo em um set .... nao adianta economizar !!!!

Boa sorte !!! :legal:

eh entao, mais sinceramente eu NUNCA economizei, o problema é q essa instalação eh a mesma de 4 anos atraz, qdo eu tinha o player original, um banda 2.4 e um kit 2 vias mais fraquinho... mas NUNCA tinha me dado problema algum, estava tudo conforme, fusivel, fiaçao, aterramento... o problema eh q deu problema justo agora... e eu nem tinha me tocado q o fusivel estava nesse estado, se nao teria trocado hehe

bom, hj deve fica pronto, espero q nao me de mais dor de cabeça...

abraçoss

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...