Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Reginaldocm

Como Funcionam as Baterias e Diferenças entre as Estacionarias

Recommended Posts

quase comprei uma freedom dessa só não comprei pois não consegui informação com ninguem sobre elas!!! Legal o video!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mto bom o vídeo [-]

No caso das AGM, como seria o mais certo sua ligação:

1-Direto do alternador ? (sei q num vira)

2-Ligada juntamente com a bateria do cofre ?

3-Ligada numa bateria estacionária que por sua vez é ligada na bateria do cofre ?

4-Usando um disjuntor entre a bateria do cofre (da a partida no carro e depois liga o disjuntor)

5-Desligada da corrente do alternador, mas ligada juntamente com uma bateria estacionária daria algum problema ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pela não falarem mais nada sobre as optimas somente que são melhores e mais caras

Rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

No caso das AGM, como seria o mais certo sua ligação:

Use um mega capacitor em paralelo com as baterias e pronto, pode utiliza-la sendo carregada pelo alternador. Só tome cuidado com a temperatura (não utilizar no cofre do motor).

Compartilhar este post

Link para o post

Use um mega capacitor em paralelo com as baterias e pronto, pode utiliza-la sendo carregada pelo alternador. Só tome cuidado com a temperatura (não utilizar no cofre do motor).

Ja foi comprovado q isso realmente funciona ? Quantos farad ?

E no caso do carro ficar o dia todo no sol, e a bateria AGM na mala, será q vai danificar ela ?

Editado por Kaifer

Compartilhar este post

Link para o post

Ja foi comprovado q isso realmente funciona ? Quantos farad ?

E no caso do carro ficar o dia todo no sol, e a bateria AGM na mala, será q vai danificar ela ?

Capacitores são filtros, eles diminuem os ripples, que é justamente o que o alternador gera que diminui a vida útil das AGM. Qualquer MC serve, visto que eles tem capacitância "monstruosa", 1F são 1.000.000uF.

Até 30~35ºC essas baterias aguentam numa boa, não tem problema, mas quanto mais frio maior a vida da bateria.

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post

Link para o post

Tem mais um detalhe... a maioria das estacionárias é feita para flutuação em 13,8V, e não em 14,4V. Parece pouco, mas em caso de bateria totalmente descarregada, a corrente de carga será maior, aquecendo mais a bateria.

Aliás, nenhuma (NENHUMA) bateria deve ser carregada pelo alternador quando totalmente descarregada. A única carga segura é a lenta, neste caso. Uma carga rápida quebra um galho numa emergência, MAS reduz a vida útil. Tem bateria que não sobrevive à primeira descarga, outras seguram umas 3 ou 4.

Compartilhar este post

Link para o post

Pela não falarem mais nada sobre as optimas somente que são melhores e mais caras

Rsrs

Optima é uma AGM. O que muda? As placas são cilíndricas, muito finas, e intercaladas, montadas numa proximidade absurda, contando apenas com uma finíssima malha de fibra de vidro separando as placas (a malha é que torna uma bateria AGM).

Assim a resistência interna é muito pequena, o que dá uma capacidade de entrega de corrente muito alta. Porém as placas são finas, o que permite taxas de descarga menores. Por isto a capacidade em Ah é baixa.

Nada disto tem a ver com as estacionárias AGM. As placas são próximas e separadas pela malha de fibra, mas são grossas e em pequena quantidade. Por isto tem GRANDES taxas de descarga, mas entregam pouca corrente em relação a uma tracionária.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem mais um detalhe... a maioria das estacionárias é feita para flutuação em 13,8V, e não em 14,4V. Parece pouco, mas em caso de bateria totalmente descarregada, a corrente de carga será maior, aquecendo mais a bateria.

Sim, a FLUTUAÇÃO é 13,8 V, mas para carga 99% das baterias a tensão é 14,4 V. O detalhe é que em carro essas baterias estão em constante carga e descarga quase nunca dá tempo para que elas carreguem por completo e necessitem ficar em flutuação, a não ser durante uma viagem de carro que a bateria pode até ser carregada por completo pelo alternador, e depois disso, principalmente nas AGM, a flutuação é essencial.

Outro detalhe é que algumas baterias estacionárias são muito sensíveis e não aguentam ficar horas e horas sobre a tensão de 14,4 V, elas começam a "ferver" e esquentar.

Aliás, nenhuma (NENHUMA) bateria deve ser carregada pelo alternador quando totalmente descarregada. A única carga segura é a lenta, neste caso. Uma carga rápida quebra um galho numa emergência, MAS reduz a vida útil.

Exato, o alternador só manda "carga máxima" quando as baterias estão bem descarregadas. Mas pensando que quem usa bateria AGM geralmente usa como auxiliar, se o cara tem 200Ah de bateria e um alternador de 70A e não deixa suas baterias descarregarem muito, não chega muitos amperes em cada bateria, pois além das baterias não estarem totalmente descarregadas, ainda tem duas ou três baterias para receberem carga, então a corrente se divide mais ainda entre as baterias, chegando poucos amperes em cada bateria, sem perigo de diminuir muito a vida útil delas.

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas pelo que já conversei com profissional auto elétrico no caso para carregar 200ah de bateria tendo um Alternador de 70ah vc vai precisar no mínimo de 3hs para conseguir fazer o carregamento completo da carga

@KLB então por ter placas finas que as Optima suportam mais calor que as tradicionais AGM??

No vídeo faz menção a isso do que para mim foi um tanto superficial nesse ponto

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostava pela durabilidade e estava pensando em trocar tudo por AGM gel , dia 16 fui num encontro com um Reboque de um amigo e apos 1hora simplismente escutamos uns estralos TRA TRA TRA bem alto e um fedor enorme .

Desligou o som e ja fomos afoitos nos amplificadores , nada , tudo OK .

Quando olhei pro chão liquido derramando do rack de baterias e fumaça de leve, simplismente 4 de 22baterias explodiram , pedaço de carcaça pra todo lado e um principio de incendio tacamos extintor de pó quimico e corremos no alicate cortando todos os cabos entre baterias.

Mermão depois disso fiquei cabreiro com o uso de AGM-gel e olha que no caso nem era alternador apenas 3xfontes Jfa1400, eram 22x 190a daquelas vermelhas de torre .

PS. as outras baterias estavam batendo uns 100º facil , muito quente mesmo .

Compartilhar este post

Link para o post

Mas no vídeo mesmo o cara já fala disso que essas baterias não suportam muito calor

Aí podemos dizer que foi uma cabaçada sua e dos seus camaradas

Rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostava pela durabilidade e estava pensando em trocar tudo por AGM gel , dia 16 fui num encontro com um Reboque de um amigo e apos 1hora simplismente escutamos uns estralos TRA TRA TRA bem alto e um fedor enorme .

Quando olhei pro chão liquido derramando do rack de baterias e fumaça de leve, simplismente 4 de 22baterias explodiram , pedaço de carcaça pra todo lado e um principio de incendio tacamos extintor de pó quimico e corremos no alicate cortando todos os cabos entre baterias.

Mermão depois disso fiquei cabreiro com o uso de AGM-gel e olha que no caso nem era alternador apenas 3xfontes Jfa1400, eram 22x 190a daquelas vermelhas de torre .

Nesse caso se for a bateria vermelha que estou pensando (Enersys Power Safe com terminal frontal) o problema é que esta bateria em si não suporta 14,4 V direto por muitas horas. Um amigo meu me passou duas baterias dessa marca, uma amarela e outra vermelha, para que eu desse uma carga lenta e após 1 hora em 14,4V recebendo apenas 8 amperes a bateria já estava esquentando, depois de mais algum tempo ela já estava muito quente, até que resolvi parar de dar carga nela, e aconselhei ele a usar carregador de 13,8 a 14 V no máximo.

Quem tiver essa bateria aconselho usar fontes que tenham regulador de tensão ou que são travadas em 13,8 V.

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas pelo que já conversei com profissional auto elétrico no caso para carregar 200ah de bateria tendo um Alternador de 70ah vc vai precisar no mínimo de 3hs para conseguir fazer o carregamento completo da carga

Na verdade isso aí é um conceito errado que todo mundo fala, mas que não é o correto. Visto que a corrente que o alternador/fonte entregam não é a mesma o tempo todo, ou seja, a corrente diminui conforme a tensão aumenta e o tempo passa.

Na prática vemos que se 200Ah de baterias estiverem totalmente descarregadas e o alternador/fonte tiver 70A você leva muitas e muitas horas para dar carga completa nesta baterias, eu diria pelo menos 24 horas.

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas vc já fez algum teste pratico neste sentido

Isso que mencionei já ouvi de pelo menos 3 caras que trabalham somente em auto elétrico

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas vc já fez algum teste pratico neste sentido

Isso que mencionei já ouvi de pelo menos 3 caras que trabalham somente em auto elétrico

Várias vezes. Carrego baterias com frequência e analizo a corrente e a tensão o tempo todo, com voltímetro e amperímetro true rms.

Vou dar um exemplo que aconteceu a pouco tempo, eu estava com 3 baterias iguais, Moura de 100Ah, e elas estavam com carga baixa, mas não estavam muito descarregadas, algumas em 12,2V outras em 11,8V, uma média de 12V mesmo. Então liguei as três baterias em paralelo e com uma fonte de 120A eu dei carga nestas baterias, durante dois dias inteiros, até que elas ficassem completamente carregadas.

Posso dizer que até as baterias carregarem uns 80% do máximo até que passa rápido, mas depois disso quando a corrente cai para poucos amperes, as baterias levam horas e horas para "encher" totalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Nun foi cabaçada não , as fontes estavam desligadas , tensão em 12,8-13v batendo 11.9-12v nos picos e o local das baterias é arejado , o problema é que essas baterias não fornecem picos por muito tempo , se voce ficar sugando a carga em picos ela Ferve rapidinho .

De gel que vi aguentar "ca****" mesmo foi só aquela pequenas e bem altas "não é as slim" parece um vaso 3v , ja usei 3x70a para tocar uma festinha no sitio 3krms de amps tocando alto e segurou a noite toda acima de 12v sem esquentar.

Carregar mesmo é rapidinho , o que demora é estabilizar a carga , apos 2-3horas vão estar 90%carregadas , mais para estabilizar mesmo pode colocar ai 24h de flutuação a 13,8v .

Depois de carregar manter em 14.4v estraga , depois de um carga de 2-3horas em 14.4v o certo é colocar em 13.8 e deixar flutuando mandando 3-5% da amperagem nominal .

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso 2 optima sendo que a aux. é de maior amperagem do q a que esta no cofre ligação sai direto do alternado via cabo 0 notei que a aux. Esta perdendo carga rápido de mais é uma D74

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, a FLUTUAÇÃO é 13,8 V, mas para carga 99% das baterias a tensão é 14,4 V.

Somente se a carga for com limitação de corrente.

Em geral elas suportam bem todo o ciclo de carga a 13,8V sem limitação de corrente, desde, claro, que não estejam totalmente descarregadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Partindo da descarga completa, mais de 3 horas. A carga não é linear, quanto mais ela se carrega, menor a corrente que circula por ela.

Alguns carregadores inteligentes trabalham pelo princípio de corrente fixa, ou seja, ele altera a tensão de forma à bateria estar SEMPRE submetida aquela determinada corrente, mesmo próximo ao fim do ciclo de carga.

@KLB então por ter placas finas que as Optima suportam mais calor que as tradicionais AGM??

No vídeo faz menção a isso do que para mim foi um tanto superficial nesse ponto

O que muda a resistência à temperatura, na verdade, é a capacidade dela de recuperar o líquido que evapora.

No meu carro a bateria fica num local tão quente, que sem aquela manta que a peugeot usa nas baterias (e que só cabe na de 45Ah), dificilmente uma bateria chega a 2 anos. Bateria selada eu já perdi por quantidade baixa de líquido em 1 ano e meio.

Compartilhar este post

Link para o post

Nego tá usando bateria de gel estacionária em sistemas de alto consumo, olhando apenas a capacidade em Ah.

Sempre repito aqui, Ah É INFORMAÇÃO INÚTIL NO DIMENSIONAMENTO ELÉTRICO, mas sempre tem um mamão que fica de teimosia.

Se você força a bateria a uma descarga que ela não é projetada para suportar, ela VAI aquecer. E as VRLA ainda tem um problema maior, pois a válvula pode não ser capaz de equilibrar a pressão dos gases internos. As estacionárias TODAS tem uma tabela indicando os valores seguros para descarga.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...