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Duke

Sonda Planar

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Tava lendo um boletim de reparo de um Civic 2000.No boletim falava que nos civic's de 2001 pra frente usam sonda Planar e não tem como usar a sonda universal na reposição da peça.

 

 

Como funciona essa sonda planar?

 

Só muda o formato?

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Não é essa que chamam de "banda larga"?

 

ps: planar nao é algo de algebra? equaçoes? :P

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Retirei alguns trechos de textos na net:

 

 

 

 

"Sonda planar é narrow band também, e lê até 2000 mV. Ou seja, dá pra ler 1100 com sonda narrow"

 

 

 

"Sonda tipo Narrow (banda estreita, a mais comum de se encontrar por aí) apresenta uma variação de tensão que fica em torno de 0 a 1000mV QUANDO EM PERFEITO ESTADO DE FUNCIONAMENTO E QUANDO CORRETAMENTE INSTALADA, e é aí que começam a aparecer os problemas, e as confusões, principalmente quando a sonda é instalada sem maiores critérios.

 

- A tensão gerada pela sonda tem estreita dependência com a temperatura de funcionamento.

Digamos que numa determinada situação de funcionamento do motor uma sonda em temperatura IDEAL de funcionamento gere 800mV, por exemplo. Com o motor nesta mesma situação, caso a temperatura da sonda fique ABAIXO do ideal, a tensão gerada será mais elevada, e se a temperatura estiver ACIMA do ideal a tensão será menor. De quanto será o desvio depende de quanto a temperatura está distante do ideal.

 

- Mistura rica TENDE a abaixar a temperatura dos gases de escape, mistura pobre TENDE a aumentar a temperatura. Não fica dificil perceber que se a sonda já estiver trabalhando fora da temperatura ideal, a qualidade da mistura pode influenciar negativamente no sinal gerado pela sonda.

 

- O resistor de pré-aquecimento serve para ABREVIAR o tempo de aquecimento da sonda, mas não garante a manutenção da temperatura ideal de funcionamento em TODOS os regimes de giro do motor, já que quem garante isso é a temperatura dos gases de escape que atingem a sonda.

 

- Sonda Lambda pode ser entendida como um gerador de alta impedância, onde qualquer aumento de consumo atenua o sinal gerado.

Para quem não tem afinidades com elétrica/eletrônica, imagine a sonda como uma pilha comum, dessas de 1,5V, capaz de fornecer corrente suficiente para acender UMA lâmpada com uma determinada luminosidade.

Se junto a esta pilha ligar mais uma lâmpada, a luminosidade delas será menor, porque a corrente necessária para manter as duas lâmpadas supera a quantidade de corrente gerada pela pilha.

Com a sonda acontece o mesmo, e qualquer acréscimo de consumo, mesmo que pequeno, "derruba" o sinal, devendo-se evitar ao máximo a utilização de circuitos com impedância incompatível ou a inclusão de diversos circuitos na mesma sonda.

Conexão dos fios é outro ponto importante. Como o sinal é muito débil, qualquer mal contato pode falsear a indicação da sonda. Atenção especial deve ser dada às sondas com retorno de sinal pela carcaça, já que a "qualidade" do sinal vai depender do estado de conservação - e fixação - do cano de escape, coletor, aterramento do motor, e por aí vai.

 

- Sonda Lambda tem vida útil, e com o tempo de uso a impedância da sonda aumenta e a tensão versus relação ar/combustível sofre alteração, apresentando uma curva mais pronunciada, alterando sensivelmente a relação entre tensão e mistura. Além disso, o tempo de reação também aumenta, ou seja, a sonda fica "mais lerda", não respondendo com a devida rapidez às variações de mistura.

 

- O sinal da sonda NÃO é linear em relação à quantidade de oxigênio presente nos gases de escape, o que significa dizer que uma pequena variação nos extremos de tensão (0~200mV na parte "baixa" e 600-900mV na parte "alta" da curva, aproximadamente) representam uma razoável variação na relação ar/combustível. Já entre 200~600mV, também aproximadamente, qualquer variação simplesmente demonstrará uma PEQUENA variação para mistura rica ou mistura pobre.

Pelos dados que tenho da Bosch e da NGK, a faixa UTIL da sonda situa-se entre 20mV a 920mV, e nos dados técnicos isso é indicado como TENDÊNCIA e não como valores absolutos, podendo, evidentemente, haver pequenas variações. Seja lá o que for, acima ou abaixo destes valores de tensão a sonda não apresenta precisão, e nestes casos os valores não tem utilidade prática.

É por causa desta ausência de linearidade da sonda tipo Narrow que o ideal é analisar o sinal da sonda em termos de "fator lambda", é muito mais simples do que ficar interpretando milivolts com a devida correção em termos de curva.

 

 

Saber interpretar o sinal é tão importante quanto a correta instalação da sonda, e tão importante quanto esses dois itens é a qualidade do instrumento utilizado para fornecer a informação. Pode-se perfeitamente utilizar um multímetro como indicador estequiométrico DESDE QUE seja de qualidade. Multímetros baratos, desses de 50~100 reais, não tem sensibilidade adequada e muito menos aferição, e o que é pior, o erro é maior nas escalas de baixa intensidade.

O lado bom desta história é que é fácil checar se o instrumento realmente é bom ou não, basta comparar a tensão indicada pelo multímetro barato com outro de qualidade, de uso profissional, que por sinal não custa pouco. "

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"Sonda Lambda Planar - Outra diferença em relação ao sistema fabricado pela Magneti Marelli é o sensor de oxigênio. Este componente informa a ECU sobre a quantidade de oxigênio presente no sistema de escapamento, permitindo o controle do funcionamento do motor em Circuito Fechado. Este modelo, denominado Planar, tem como principal diferença seu aquecimento com controle de freqüência e funcionamento mais rápido (veja quadro). "

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Planar é narrow band (banda estreita) também

 

A "única" diferença pra sonda finger (sonda universal), que eu lembre, é que na planar é a central que controla o aquecimento da sonda e na finger é constante, ligado no pós chave

 

Mas a construção delas é diferente, sei que a planar tem vantagens, mas não lembro quais :bah

Se não me engano a velocidade de resposta é melhor

 

Por isso que elas não são intercambiáveis

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